quinta-feira, 21 de março de 2013

QUEM NUNCA COMEU MELADO , QUANDO COME SE LAMBUZA... DESLUMBRANDO COM A FARTURA

Quem nunca comeu melado quando come se lambuza... Um palestrante disse que a primeira coisa que ele comprou depois de casado, foi uma lata de pêssegos em calda, comeu tudo de uma vez, numa sentada só, até ter dor de barriga.Ele contou  que quando solteiro nunca  conseguia fazer isso. Achei muito interessante, porque exemplifica bem essa expressão, quando melhorou de vida, ele resolveu fazer uma coisa simples, que ele considerava um luxo.Eu tenho uma historinha  que contada em palavras faladas é bem mais engraçada. Minha avó materna apesar de morar em Belo Horizonte, é Pernambucana. Ela recebeu para ficar uns tempos na casa dela,uma sobrinha de Recife. A casa da minha avó ficava perto da nossa casa , uma era extensão da outra , apesar de não ser na mesma rua. Essa prima ia muito na nossa casa, um dia foi tomar café , experimentou e levou um susto, porque em casa de mineiro cada um adoça seu café, rsrsr. Então, pegou um copo, colocou o café e pos mais de 3 colheres de acúçar. Eu, adolescente, de uns 14 anos, olhei aquilo e disse:-  "noooooó ","Cruz credo"!!! Café assim fica melado. Ela jogou o café na pia e , lavou o copo e começou o processo anterior de novo. E eu :- "noooooó"," cê" gosta mesmo de café melado, né?  Ela jogou fora o café e começou tudo outra vez. E eu: Vai gostar de café melado assim, lá na china!! Dá até nervoso de olhar . Ela, então, jogou de novo o café fora e agora pegou a garrafa para jogar o cafe todo fora. Daí eu  segurei a mão dela e falei:- "Cê" ta doida, menina? Desperdiçando café desse jeito!? Olha, se "cê"  gosta de café melado , isso é problema seu, só que esse tanto de açucar aí, deve fazer até mal. "Pra quê" jogar o café da garrafa fora? E ela, com todo sotaque nordestino:- Vixe menina, tenha da misericórdia,  tu não ta dizendo que o café ta melado? Pois, então, to jogando fora para poder fazer um limpo. Aí que eu fui entender o que era Melado para ela e o que era Melado para mim. Melado para mim era ter muito acúcar, estar muuuuito doce. Melado para ela , era sujo, rsrsr. Depois, de muito "aperreio" e de ficar "vexada",expliquei o que era Melado em Minas e finalmente a minha prima conseguiu tomar seu cafezinho sossegada. Coisas do Brasil, uma palavra pode ter vários sentidos dependo até do lugar de onde se fala. Fato é que é sempre bom guardar doces lembranças, como essa que eu tenho do Melado, rsrsr Acredito que a  gente pode  fazer a vida mais doce, mais feliz , basta a gente querer. A gente nessa vida precisa mesmo é se lambuzar de felicidade, ainda que  só de vez enquando. Viva a vida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário