terça-feira, 26 de março de 2013

EM MAUS LENÇOIS... FICAR NUMA SITUAÇÃO DE VEXAME POR ALGO QUE SE FEZ...


Em maus lençóis... Nada como a gente viver para contar a história, para ter história, para ser a história da própria vida. Depende da maneira que a gente vê, lê e vive essa história. Eu , sou uma pessoa que me ponho sempre em maus lençois,rsrsr, sou desastrada, desengonçada e muitas vezes faço coisas que se eu não tivesse vivido, eu mesmo não acreditaria, rsrsr. Por exemplo, há muitos anos atras, quando eu era adolescente, eu e minha mãe fomos almoçar no bandejão das Lojas Americanas, coisa mais fina da cidade de Belo Horizonte nos anos 80,rsrsr. Lá na encontramos sem marcar, por mero acaso com um casal querido que convivia com a gente praticamente todo dia. Para a refeição, enfrentamos fila e foi tudo maravilhoso. Depois, de limpar o prato, pedia minha mãe sundae, coisa rara porque eu não sou chegada a doce e minha mãe liberou. Naquela época as mães não se preocupavam com dietas , emagrecer e coisas saudáveis como as de hoje. Entramos de novo na fila, minha mãe, o casal, e eu. O casal pegou primeiro, atrás dele eu , esperava ser atendida. Então o homem me chamou  e perguntou:- Sundae de que? E eu toda eufórica respondi: Santos Lima de Sousa Cunha!! O homem sem entender, repetiu a pergunta e eu repeti a  resposta. E virei para minha mãe e disse :Mãe, será que eu ganhei um prêmio? Porque ele está perguntando meu nome? E aminha mãe rindo  nem conseguia falar: ''Cê'' ''tá'' doida menina? E eu:-  Não ,mãe!! Eu to feliz demais , ele sabe meu nome e tudo e ta perguntando o meu nome todo será porque? Nessa hora a fila toda já estava gargalhando , eu na maior seriedade ,o homem ficando zangado, achando que eu estava fazendo  hora com a cara dele, minha mãe tentando falar sem sucesso que o homem perguntava sundae de que, rsrsr.O casal assistia a tudo de longe , ria como todos exceto eu e o atendente que pela quinta ou sexta vez, me perguntava  eu dava a mesma resposta , me vira para minha mãe e dizia: Mãe fala pra ele , porque ele não entende que eu ja disse que é Alessandra santos Lima de sousa cunha. A minha mãe quase morrendo de rir e de vergonha, conseguiu finalmente, me beliscar e dizer entre gargalhadas:- é o sabor, é o sabor ... Sabor do sorvete ....ele tá falando sundae de que!!  Foi então que o homem com a cara mais brava do mundo, recebeu minha resposta sem entender a minha maluquice:- ah.... Flocos com bastante calda de caramelo. Eu poderia encarar isso como o pior momento da minha vida, fiquei em maus lençois porque o homem já tinha perdido as paciências comigo e ia chamar a gerencia. A história é motivo de riso hoje, foi há anos luz, motivo de vergonha e risadas também, rsrsr. Ah... Teve o dia que eu tive um ataque de riso , nervosa  com medo de não chegar a tempo para pegar uma carona com meu pai. Tudo começou com meu pai me castigando por 2 anos por  mudar de escola para fazer dependencia em 3 materias. Antes e depois da aula, eu tinha que  andar mais de 1km, para entrar no colégio e depois quando a aula acabava, encontrar meu pai no colégio que  os meus irmãos estudavam. Acrescentaram um horário a mais, e assim eu não poderia chegar no horário, meu pai não esperava e eu  morava muuuuuito longe dali, uns 20 km. Eu ia levar bronca , castigo se me atrasasse, e ainda corria o risco  ser deixada para tras. Então fui falar  com a orientadora e ela não quis me liberar , ai eu argumentei, tentei de tudo e o tempo ficava cada vez mais curto. Então,  disse que precisava ir, liguei para minha mãe e ela disse que eu fosse encontrar meu pai. E o tempo passando até que de repente, no meio do sermão da mulher, eu comecei a rir  e não consegui mais parar. Maus lençóis?  Foi pouco para o que me aconteceu a partir daí:-       
1- A Orientadora ficou brava demais      
2-A orientadora prendeu a minha carteirinha
3- A orientadora me suspendeu até que o meu pai e a minha mãe fossem ao colégio para ter uma conversa com ela
4- A orientadora me ''avisou'' que eu ia ver  e finalmente me liberou.
5- Perdi a carona do meu pai que ficou uma fera.
6- Fui para casa de onibus, sorte minha que eu tinha dinheiro para isso
7- quando contei para minha mãe, ela disse que tudo ia ficar bem.
8- quando contei ao meu pai, ele disse que não dava para ir
9- No outro dia, a reunião a 4, meu pai uma fera, minha mãe tentando equilibrar a situação e a orientadora dizendo o modo desrespeitoso que eu a tratei, mesmo eu explicando que era um crise de riso, era nervoso e incontrolável.
10- meu pai ficou 5 minutos e disse que tinha que ir trabalhar, saiu e a orientadora após conversar com a minha mãe liberou a carteirinha e a mim.Hoje, eu conto e acho graça, mas, na época enfrentar a raiva do meu pai, foi dureza. Maus lençóis me lembram uma historinha que eu li... Era um casal recém casado , que há pouco tinha mudado para essa casa. No café da manhã, a mulher vi da janela, a vizinha estendendo lençóis e achou um absurdo a mulher colocar  lencóis sujos para secarem. E,isso, de tempos em tempo , se repetia e era motivo de muitas conversas enquanto degustavam o desejum. A Mulher com ar crítico dizia ao marido:- como alguém pode colocar um lençol mal lavado desse no varal? Se eu fosse amiga dessa mulher eu ia falar com ela, acho isso um absurdo. Certo dia, depois de muito tempo, a esposa olha a cena e se admira:- Puxa!! Que milagre, os lencóis da vizinha hoje estão branquinhos. Vai ver alguém os lavou para ela ou  a ensinaram lavar. Dá até curiosidade de saber o por quê. O marido na maior calma , olha a mulher e diz: Quer saber a verdade? Não  notou nada de diferente aqui? E a mulher:- claro que eu quero saber e não vejo nada de diferente na nossa casa. E o Marido disse : vou te contar , querida , o que aconteceu. Hoje de manhã, eu acordei mais cedo e  limpei as janelas. A forma como a gente vê as coisas e a partir do que a gente vê, determina o que de fato a gente vai enxergar. A gente tem mais que deixar tudo bem limpinho, a janela da alma livre de sujeira, aí sim, antes de olhar para os lençóis do outro e criticar, antes de olhar para vida do outro e se permitir pensar errado, antes de verbalizar o que a gente julga. A vida dá muitas voltas, e nas voltas que a vida dá, tudo pode mudar. Se a janela do coração e da mente estiverem limpas e abertas, a gente poderá ver  com clareza, nitidez, a nossa real história. A Vida é muuuuito breve, uma hora a gente tem dez anos, outra quando acorda ja fez 30 e muitos. A gente precisa  abrir , lavar as janelas da alma, da mente ,do coração para sorver o melhor da vida , mesmo nos piores momentos. A gente tem que ver o outro do jeito que ele é, aceitá-lo, enxergar o potencial  e por fim , deixar o julgamento e tomar conta da nossa vida. A vida é agora!! Não  vale a pena se aborrecer por coisas pequeninas. Vale a pena , fazer valer a vida. Vale a pena acreditar que a gente tem esperança, vale a pena superar os maus momentos, esvaziar todo peso colocando os problemas diante de DEUS (funciona para mim) e mergulhar  de cabeça, escrever a história que no céu  está escrita! A gente tem  mais que curtir a vida e  fazer a vida leve antes que a vida nos leve!! Viva a vida!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário