sábado, 16 de fevereiro de 2013

QUEM AVISA AMIGO É... GENTE QUE SE IMPORTA COM A GENTE...

Quem avisa amigo é ...Minha tia Violeta Vicência dos Santos Lima, era do tempo que Mal de Alzheimer, era cadiquice. Nasceu me 1904, morreu em 1987. Acho que la já entrou os anos 80 caducando. Era ''solteirona'' e tinha uma vontade enorme de casar. Como eu sei disso? Caduca, ela repetia uma sequencia de frases, que juntas não faziam nenhum sentido  e entre cada frase ela falava :-Quero casar, casar ,casar... Esse velho ditado ela repetia também, milhares de vezes durante o dia. A coisa era como uma cantilena, e ao longo da caduquice foi se apagando até que ficou uma palavrinha e depois um eterno silencio, um jogo de olhares, que só entendia quem convivia com ela. Morreu segurando minha mão. Quem avisa amigo é , acho que se eu tiver Alzheimer, vou quem sabe repetir essa frase também, rsrsr . Eu sei de cor, quase 30 anos depois , o que repitia minha tia Violeta:- "Quero casar, casar, casar... o pano das cascas...Quero casar, casar, casar..  Não te deixarei , nem te abandonarei, não temas e nem te espantes, na casa de meu pai há muitas moradas...Quero casar, casar, casar...Quem avisa amigo é, quem não ouve conselhos raras vezes acerta...Quero casar, casar, casar...  " O dia todo repetindo isso, anos e anos, era somente esse o vocabulário dela, e sempre que a gente fazia alguma coisa , qualquer coisa , ela falava obrigada para gente. Essa História contei para explicar minha relação com esse ditado arraigado nas minhas entranhas. Prossigo com  um fato que ilustra bem a expressão'' quem avisa amigo é '', coisa de criança, coisas da minha sobrinha Ana Clara.Criança tem cada uma... Ana Clara chega da escola e conta para sua mãe :
- Mãe hoje duas coleguinhas deixaram de ser amigas uma da outra. Aí eu disse para uma delas, vai lá e fala pra ela que você não vai fazer isso mais. Mas ,vê se fala sem "grossura" porque pode piorar.
- Resolveu Ana?
- Resolveu sim, todos brincaram felizes
.
A vida é curta e são esses momentos em que a gente é avisado, que a gente se sente privilegiado por ter gente que se importa com a gente. A gente se sente mais gente. mais vivo, quando um amigo para  e mostra o quanto a gente é importante para ele. Até uma criança sabe que a amizade é preciosa, que ser amigo é falar" sem grossura" para não piorar as coisas. Conheço muita  gente ... Mas amigo ...´É difícil de arrumar de verdade. Amigo que mostre um desvio quando a  gente  vai cair num precipício, amigo que desarma armadilhas, que está do seu lado pro que der e vier, que quando a gente precisa de uma mão , ele é o primeiro a estender,melhor , a se jogar inteiro para socorrer, amigo que fala sem "grossura" as maiores verdades, que fala sempre  o que a gente precisa ouvir. A vida é agora!!  Hoje é o dia da gente ser mais gentil e demonstrar isso aos amigos, sem  ficar desconcertado.  A vida não espera, não para. Então,a gente tem que encarar de frente e cada dia  ser mais gente.   A gente , se quiser, pode sair da nossa ''zona de conforto" e se mostrar amigo , investir em pessoas , pode não valer para aquela pessoa,mas, é super gratificante para a gente. Amizade é relacionamento uma troca... vem de dentro do coração. A tranformação do mundo para que ele seja bem melhor, começa na gente... Compete, a gente, então, ser  amigo de fato e fé.Hoje, agora, Now!! O manhã pode nunca chegar. Viva a vida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário