sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

QUANDO VEM COM O MILHO , JÁ COMI A CANGICA... RITMO ACELERADO...

Quando vem com o milho , já comi a canjica....Sempre que eu penso nessa expressão penso na estorinha da Galinha Ruiva (conto do folclore internacional):
Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia, ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para colher e virar um bom alimento.A galinha ruiva teve a ideia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iriam gostar! Só que teria muito trabalho, porque  ela precisaria de bastante milho para o bolo. Quem poderia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem poderia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem poderia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Se todos ajudassem, não seria nada complicado. Pensando nisso que a galinha ruiva procurou seus amigos. Ela disse:- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo?
- Eu não, disse o gato. Estou com muito sono.
- Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
- Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar.
- Eu não, disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.
Todo mundo disse não. Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno.Quando o bolo ficou pronto, exalou  aquele cheirinho mais delicioso!  Os amigos foram se aproximando. Todos ficaram com água na boca.Nessa hora a galinha ruiva disse:- Quem foi que me ajudou a colher e a preparar  o milho  para fazer o bolo? Todos ficaram bem quietinhos, pois ninguém tinha ajudado.Então a galinha falou:- quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos. Vocês podem continuar a descansar. E assim foi. A galinha e seus pintinhos  se esbaldaram  com o gostoso quitute  e os preguiçosos ficaram só como o cheiro,rrsrsr.

Eu queria saber dizer não como essa galinha!! Deixar os que não me ajudam no cheiro, rsrs. Mas, adoro cozinhar, ver os outros comendo e ajudar a a todos.Entendi melhor a expressão,"Quando vem com o milho ,já comia a canjica", quando vi como demora para ser feito o Mingau de milho. Mingau de milho verde, cural , ou canjica , dependendo da região, o nome muda, a demora em ficar pronto não, ainda mais quando a gente adoooora.Essa é uma expressão  muito usada por gente que conhece bem as pessoas, ou pelo menos pensa que conhece. É também usada por gente que faz as coisas bem rápido, antes que os outros tomem a iniciativa , o serviço já está pronto.A expressão é falada com ironia, para brincar quando uma pessoa não reage de acordo com as expectativas, demora fazer uma coisa. Fato é que todo mundo tem um ritmo e a gente não tem que ter o ritmo de todo mundo . A gente não pode ser preguiçoso, deixar de ajudar os outros ou deixar de fazer o que se tem a fazer, somente porque a gente não quer sair da comodidade e investir um tempo para servir  alguém. Já pensou se DEUS , quando a gente orasse, respondesse, como os '' amigos'' da galinha? Ainda bem que não acontece assim, pelo menos eu acredito que não.DEUS quando a gente pede, ELE já sabe tudo, ou seja quando a gente vem com o milho, DEUS já comeu a canjica, sempre, rsrsr.A vida é agora, não espera, não pára. Hoje é o tempo para que a gente não fique somente na vontade de ajudar, quando a gente puder sair da nossa ''zona de conforto'',  que a gente faça, e vá além, porque isso é o certo a fazer, se a gente não quer ficar só no cheiro de ser uma pessoa melhor. A vida vale a pena, quando a gente faz valer e prá valer!! Viva a vida !!

2 comentários:

  1. ...então vamos fazer valer a pena....gostei, sempre que venço a preguiça, leio seus posts, são ótimos...rsrs.

    Fique na paz, que não te falte inspiração e coragem para continuar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, me sinto honrada e feliz com isso. Amém, preciso mesmo de inspiração e coragem todo dia , paz e tudo de melhor, de coração, leh

      Excluir