sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

PRÁ INGLÊS VER ..SOMENTE NA APARÊNCIA..

Prá inglês ver... Essa expressão surgiu na época em que o Rei JoãoIV, veio para o Brasil. Lá em Portugal, ficaram  no comando os ingleses. A Inglaterra, rainha na organização, quis colocar ordem em Portugal, criava leis que os portugueses figiam cumprir. Da teoria á prática , os ingleses são cumpridores. Já os portugueses... enrolavam, enganavam , somente para os ingleses verem. Eu ouvi essa expressão a primeira vez, por ironia do destino, da boca de um inglês, acho que tinha meus 13/14 anos. Ele falava e ria e eu não achava graça nenhuma. Ele falava ria sempre, mas, a hora favorita dele era quando tinha á mesa uma tigela de pavê, aí ele fazia o trocadilho, rsrsr. Eu confesso que não via sentido naquilo, era o esforço dele em fazer parte da cultura brasileira que era digno de admiração.Como muitas expressões, essa  era uma que para quem eu perguntei não tinha muita explicação. Eles entendiam e não sabiam explicar. Minha avó Judith , saiu, com essa:- "Prá ingles ver, é uma coisa de fachada!" Aí,eu entendi, sem saber explicar rsrs. Só agora que eu entendo a expressão, não sei, como um inglês podia achar graça disso. A nossa competente arte de enrolar, colocar o lixo para debaixo do tapete, de procrastinar e de dar ''jeitinhos''... Acho que o inglês no fundo não via a maldade  e a gravidade da coisa.Infelizmente, isso é quase uma caracteristica Brasileira, que não se justifica por ser parte de nossa  herança. Por mais que a gente tente mudar, está tão entranhado na gente que ás vezes a gente não percebe que faz isso com a gente mesmo. Conheço gente que anda vestido de griffe e deve a alma. Conheço gente que tem uma familia perfeita na rua e em casa... é uma sucursal do inferno.Conheço gente que finge que não fuma, pode? Tenta enganar as pessoas e posa de vitorioso, sem ser. Gente que tem vida de fachada, somente na aparência, sem na verdade ser. Claro, que todo mundo tem defeitos e a gente não precisa para ser honesto, colocar anúncio no jornal(Jornal?Anúncio?Que coisa mais antiga!!!rsrs), Colocar na rede social(agora, sim!! Isso é moderno, por enquanto, né? rsrsr). A verdade é que ser verdadeiro , para muita gente é apenas um discurso,uma coisa conviniênte a falar aos outros, a fazer, nem tanto. A gente é imperfeito, isto é fato!! A gente é quem decide a vida que a gente quer ter, escolhe a maneira que a gente vai proceder diante dos acontecimentos. São as escolhas que nos diferenciam, são elas que determinam quem a gente realmente é.Hoje mais do que ontem é o dia da gente escolher a verdade, a transparencia, fazer o nosso melhor, praticar o certo, ser coerente. A vida está aí, todo dia, dando a chance da gente ser mais gente e mais vivo. A vida está aí, toda hora, dando a oportunidade da gente a ter, seguindo em fé, com toda a razão, de todo coração, de verdade ,plena e intensamente,  sem ter vergonha de ser feliz , diante de DEUS  e o mundo e não só prá inglês ver . Eu acredito que isso é possível, basta a gente querer! Viva a vida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário