sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

PEGANDO O BOI (COM CHIFRE E TUDO) ... A ARTE DE SAIR LUCRANDO ...


Pegando o boi ... Esta expressão é mais mineira do que tudo. Não sei sua origem, e o que quer dizer é um pouco difícil de explicar . Tenho tentado fazer isso , com meus amigos paulistas,  eles não estão 'enntendennndo'', rsrsr . Basicamente o que  a expressão quer dizer é que numa situação, o que pegou o boi levou vantagem, lucrou," tirou a sorte grande ", não é se aproveitar do outro tirando vantagem da situação, é como se fosse um "bonus" , um "plus" . Agora, se pegou o boi com chifre e tudo, levou muita vantagem , lucrou demais, ''se deu bem''.A origem dessa expressão deve estar nos negocios feitos , vendas de fazenda... vai saber.Eu sei que na vida a gente não percebe o quanto a gente pega o boi toda hora. Saúde,cama para dormir , comidinha quente, internet, celular, agua quente para tomar banho... são coisas básicas que a gente pega o boi de ter. A gente tem que perceber que estas coisinhas são indispensáveis, e tem muita gente que não tem. Ter um bom emprego é pegar o boi com chifre e tudo, está difícil de arranjar emprego, hoje em dia. Tem gente que não vê nada de bom na vida, não consegue enxergar o quanto ele pega o boi todo dia, por ter tudo que precisa. Conheço gente que reclama porque não tem uma coisa que está na revista de moda, conheço gente que faz divida para isso. Nem percebe que isso é uma grande bobagem, o que importa dessa vida é ter saúde, é ter paz, é saber viver  sempre  feliz com o que se tem,  mesmo que para isso tenha que contar moedinhas. É sorrir para vida e da vida, é ver o mundo de um jeito colorido, com mais brilho , com mais esperança e positividade. É ser mais  simples e mais leve, é olhar para o  que realmente vale a pena, investir em gente, investir tempo para fazer algo que faça diferença no seu mundo, um sorriso, um abraço , um elogio, uma gentileza, isso muda o mundo, faz bem a alma. Se a gente conseguir ver o quanto a gente'' pega o boi com chifre e tudo ''nas coisinhas do cotidiano, a gente vai andar pela vida mais leve, mais livre de peso. Agora, se a gente só pensar no ruim, na desesperança, nos problemas, no que traz a alma peso...  a vida vai ficar mais triste e irritante. E viver assim , '' ninguém merece''. E se isso contagiar os outros, se esse virus da negatividade, do mal humor pegar no mundo ... a humanidade  não vai ter  mais jeito , aí ... ''a vaca foi pro brejo'', mas, isso já  é outra história , rsrsr .Viva a vida!!!

3 comentários:

  1. Sou paulista e minha família é de origem nordestina. Mas como gato que nasce no forno não é pão, é gato, então também me considero nordestino. (Aprendi essa expressão com um mineiro e acho ótima!) Aqui em São Paulo usamos bastante a expressão "pegar o boi", eu mesmo a uso muito, e tem justamente a conotação que você deu no artigo. Por outro lado, é bem incomum a expressão "pegar o boi com chifre (e tudo)", como ênfase sobre "pegar o boi". Aliás, já ouvi muitas vezes, mas bem menos comum: "pegar o boi PELO chifre", cujo significado é enfrentar uma situação difícil com coragem e disposição. Acho interessantíssimo expressões idiomáticas. Também escrevo sobre isso em meu site. Aliás, escrevi um artigo sobre um dialeto que minha família nordestina fala e que poucos brasileiros conhecem: http://www.dicasingles.com.br/que-dialeto-voce-fala-com-a-sua-familia-e-os-amigos/

    ResponderExcluir
  2. Sou mineira. Sempre utilizo essa expressão. Só me esqueço que no SUL as pessoas nem sabem o que é isso. kkk

    ResponderExcluir