terça-feira, 9 de julho de 2013

ÁGUA COM ACÚCAR ... SEM DIFICULDADES , ROMANTICO, ... TRANQUILO .


        Em caso sofrimento, susto, estresse ou coisa parecida, tem sempre alguém que se lembra de um remédio para qualquer mal: água com açúcar.  Também ,quando se vê um filme , que não é “grandes coisas”, geralmente, um romance, diz-se logo que o filme é água com açúcar. Mas, eu nunca me esqueço de um fato em que   água com açúcar, foi solução para lágrimas sentidas em um bloco cirúrgico.
    Lá pelos anos de  1996, fazia estágio de instrumentação cirúrgica , e uma das inúmeras operações que eu instrumentei ,me marcou profundamente , pela história de vida do paciente.
    Ele era um menino franzino, tinha no máximo 12/13 anos. Pobre , tinha parado de estudar para ajudar em casa.Ganhava meio salário mínimo, trabalhava horário integral, numa fabriqueta de chinelos.   Estava faltando aquele dia, tinha se acidentado numa das máquinas e quase perdera a mão . O patrão em nada se manifestara, a não ser , para lhe descontar os dias que não compareceria ao trabalho.
      Assustado, na mesa de operação, o menino tentava bravamente, ser forte. Mas lágrimas e soluços venciam  a batalha  cruel . Incomodado, com a excitação do garoto, o anestesista, fazia uma sabatina, perguntando amenidades, só para distrai-lo. Porém, era vã a tentativa , quanto mais assunto , o anestesista puxava , mais  o garoto se agitava, contando sua triste vida. De repente, lembrava da mãe, da ajuda que não poderia dar  a ela, do dia que ela estava perdendo, e que mesmo assim, eles iriam embora de táxi. Nessa hora, houve um sorriso sofrido, alegre e triste ao mesmo tempo.    Vencido e comovido,   o anestesista , pergunta ao menino: - “O que eu posso fazer para que você se acalme? Pede , que eu te dou.”
Engolindo o choro , o garoto responde: - “Eu queria mesmo, moço, pra  acalma os “nervo” , água com açúcar.”
   Surpreso, o médico deixou de lado todo seu “know how”, deu ao menino uma bisnaguinha com glicose . Explicando, antes , que era como  se fosse um “chup –chup” de água com açúcar.O menino sorveu a glicose como quem ansiava  adoçar sua vida, depois, exausto, adormeceu.   O médico sentiu-se feliz,ao ver que o garoto  finalmente, descansava.
          E, eu que tudo assisti, desejei que o garoto tivesse doces sonhos e que dali para adiante ele tivesse uma doce vida. Aprendi,naquele dia, com o médico e o menino, que na vida da gente, o importante é  a gente ter água com açúcar dentro do coração.    Viva a Vida !! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário