segunda-feira, 10 de junho de 2013

VENDER O ALMOÇO PARA COMPRAR A JANTA... DINHEIRO QUE NÃO SOBRA..

Vender o almoço para comprar a janta... A primeira vez que eu ouvi essa expressão era criança muito pequena, e não a entendi com clareza, entendi literal e achei muito incoerente. Lembro de ficar em volta ouvindo a conversa para saber como era isso. Claro, que depois de horas pensando, perguntei á pessoa que tinha dito , como é que ela conseguia fazer isso ,se ela não estava almoçando mais, e ainda  a convidei para comer na minha casa. A pessoa achou graça e eu achei muito esquisito , se a pessoa tinha o almoço praquê vender para comprar a janta? A pessoa tentou me explicar e cada vez complicava mais, até que resolveu me explicar(do jeito de adulto) que era uma expressão e que um dia eu ia entender. O tempo passou (e somente quem passa por isso, sabe como é), e eu na faculdade, trabalhando contava as moedinhas para pagar a mensalidade e as minhas despesas, torcia para  que o mês  acabasse junto com o dinheiro. Eu nunca fui boa em esportes, mas, nessa época fazia era uma exímia ginasta, fazia uma ginástica para que o dinheiro desse numa inflação de 80% ao mês. Nunca fui boa em matemática, mas, sabia muito bem que se eu tinha zero, não tinha nada , e que o zero , no meu caso, era sempre á esquerda. Quem tem zero,não pode gastar .Hoje, acho graça daquele tempo, que eu vendia o vale transporte para o trocador, resultado das minhas andanças(literalmente falando). Acho graça de ter vendido meus tickets, porque muitas vezes levei marmita, sanduiche de casa, ou ainda comia sanduiche de ovo no restaurante natural, porque era mais barato e eu gostava demais . Foi levando marmita e vendendo ticket, que eu entendi o que era vender o almoço para comprar a janta. Não me arrependo disso, contei moedinha, sim. Sempre paguei minhas contas, honrei meus compromissos. Lição que eu tiro disso:- A vida ensina para quem quer aprender, levei um bom tempo para saber o que significava vender o almoço para comprar a janta. Tive as minhas perguntas de criança, respondidas. Como a gente consegue fazer a façanha, a gente simplesmente dá um jeito, não passa fome, não saí por aí gastando o que não tem, gasta somente o que pode e tem com o dinheiro que recebe do trabalho, o que dá para comprar. Sabe de uma coisa? Contar moedinhas não é tão ruim, quando a gente tem consciência que tudo que a gente tem e pode ter é DEUS  quem dá. A gente tem mais  é que ter um coração grato  e tirar o máximo de proveito de tudo que acontece. Com essa noção, tudo que vier, vai cooperar para o nosso bem, assim, a gente caminha para ser cada dia   melhor, aprende viver com o que tem e  vive mais feliz. Viva a vida!!

2 comentários:

  1. Boa tarde! Essa frase eu já conhecia a muito tempo, mas hoje ouvindo o Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan, o jornalista falando da situação financeira de um determinado çlube de futebol, disse: "Está vendendo o almoço para comprar o jantar" e emendou :"Raspando a parede para fazer farofa". isso já é penúria de fazer dó! Lauro de Goes Maciel, Pederneiras SP Email: tracoforte.srv@gmail.com
    Boa sorte!

    ResponderExcluir