quinta-feira, 16 de maio de 2013

DIZE-ME COM QUEM ANDA E EU TE DIREI QUEM ÉS... INFLUENCIAS DAS AMIZADES... JULGAMENTO DAS PESSOAS PELAS APARENCIAS

Dizei-me com quem andas e eu te direi quem és... Para mim, é quase impossível não lembrar de um livro que eu li há mais de  trinta anos . Para falar a verdade não gostei muito dele, talvez porque o autor apesar de famoso não me cativa a leitura. O livro foi escrito por Jorge Amado, ele  o fez porque queria dar ao filho pequeno um presente.   Jorge Amado por incrível que pareça, parece outro escritor. A narrativa, não tem palavrões, prostitutas, boêmios, e nem  gente. Nele um gato e uma andorinha ficam tão amigos que acabam se apaixonando. O gato, era mal visto e mal quisto por todos, amedrontava todo mundo, era um gato que fazia tudo de gato, inclusive comer passarinho, A andorinha era querida por todos. O amor impossível, gerava satisfação para os dois e criticas entra a bicharada. Enfim, o gato foi contaminado pela doçura da Andorinha, e se deixa enlevar pelo amor. Ele esquece de tudo que é, seus instintos e só quer viver o amor . Até que um dia, a andorinha para de ir se encontrar com ele e assim, ele fica muito triste, pois a andorinha passou a ser sua razão de viver. Ele recebe então um bilhete que diz que a andorinha vai casar , para quem  ela estava prometida, o rouxinol. No dia do casamento, o gato vai á cerimônia, a andorinha chora por ele . Ela segue seu caminho, agora com o rouxinol. O gato vai para a toca da cascavel, que como ele era mal quista e mal vista e lá ela o  encaminha para o fim do mundo, ou seja, o gato vira refeição. Fato é que as companhias, podem influenciar, se a gente deixar. A andorinha não deixou o que era, não virou gato. O gato não virou andorinha, mas de se deixou influenciar. Na verdade, ele tinha a bondade dentro dele, ele só não se permitia ser bom. Amizade , só é boa se faz da gente uma pessoa melhor, sem que a gente perca nossa essência. Vi ,outro dia, num programa de TV, alguém dizendo que essa expressão estava na bíblia. Literalmente, não está. Porém, a biblia toca nesse assunto e a ideia é semelhante. Provérbios 13, 20 nos diz:"Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição.” E Também, 1 Coríntios 15, 33 afirma:“Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.”  Na adolescência, andava com um monte de gente boa e também com gente que era  considerada má companhia. Andava com uma moça muuuito namoradeira. Naquela época não tinha esse negócio de ficar, mas, a danada da  moça já ficava. Então os rapazes tinham a tendência de achar que eu fazia parte do pacote, que ia ter o comportamento dela, que  eu ia sair por ai, ficando a doidado . Eles achavam que eu era como ela, só que eu não era. Eles sempre me diziam que eu andava com a moça... eu era e sempre fui eu, eu não era, e nem sou como ninguém, ainda que eu pague um preço caro por isso, ás vezes,é duro ser eu, rsrsr.A gente pode escolher as amizades. A gente pode se deixar influenciar, a gente pode ser amigo  porque escolheu ser. A gente pode decidir com quem a gente vai ficar ''juntu e misturadu'', rsrs  e quem a gente quer distância, ainda que esteja do nosso lado.  A vida é para ser curtida hoje, agora, não depois, o amanhã, pode nunca chegar. Quem vive ansioso , não vive, nem o passado, nem o presente e nem o futuro, vive somente expectativas. E mais uma vez , a gente vai perceber que a vida é bela , se a gente ver a beleza nela. A vida vale a pena , se a gente fizer valer. Viva a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário