sexta-feira, 24 de maio de 2013

DESCANSA CARREGANDO PEDRA... TRABALHA NO TEMPO DE FOLGA

Descansa carregando pedra... Não sei porque , toda vez que ouço essa expressão, lembro de uma paisagem que sempre via da janela do carro, quando a minha família  tirava férias e ia para o Espírito Santo. A montanha ficava muito longe da minha visão, eu nunca fui boa nessas coisas de ver as coisas rápido enquanto o carro anda. Sempre via a freira e nunca via o frade . A história da montanha sempre era contada por algum parente que ia no carro com a gente. A história que contavam era até bonitinha... Dizem que há muitos e muitos anos atrás, quando os frades e freiras evangelizavam  índios, um frade e uma freira que viveram por aquelas bandas, se apaixonaram. Ao por do sol, quando todos entravam nas suas celas, (sim , celas,  por mais estranho que  possa parecer, é assim que chamam os quartos no convento), os dois iam para o lugar secreto deles, nessa pedra e lá ficavam conversando sobre a vida, sobre eles, sobre tudo que eles sentiam com relação a fé ,  ficavam lá até quase o despertar no convento. Quando o convento despertava, cada qual já estava em seu lugar, e assim faziam toda noite. Até  que uma noite o frade e a freira se declaram um ao outro,  e como não podiam se casar por imposição da igreja, foram transformados em pedra, condenados a  ficar rezando um de frente do outro. Isso é o que diz a lenda, e ainda diz que isso foi obra de DEUS, para impedir que eles vivessem em pecado. Pois, eu  nunca achei que fosse uma maldição, dessas como  a mulher de Ló, que virou estátua de sal por olhar para atrás. Tenho certeza que é só uma lenda e assim , acho que foi uma bruxa malvada que não queria que o amor triunfasse que os amaldiçoou, assim, o frade e a freira começaram a rezar e foram transformados em pedra. A minha história é bem mais interessante e mais plausível com uma lenda, eu acho. A pedra está lá no caminho para a capital Vitória, entre Cachoeira do Itapemirim e mais outras cidades . Voltando a Expressão... Talvez eu pense nisso tudo , rsrsr, por  ter acontecido nas férias e ser cansativo ficar tentando ver  uma coisa que todo mundo viu de perto , na imagem cada vez mais longe. Eu gosto de cozinhar para os amigos, fico feliz de ver todo mundo comendo, todo mundo saboreando, enquanto estou trabalhando, muita gente está em volta, ou até descansando. Há os que se incomodam, como a amiga Débora, que veio me dizer isso. O problema que cozinhar para mim, é descanso, é terapia, é uma coisa que me faz feliz. Era um dia de folga? Era. Trabalhei? Trabalhei. Carreguei pedra, mas, para falar a verdade, nem percebi, porque não foi pesado, foi um prazer. Acho que é a mesma sensação que certas  pessoas tem  quando fazem academia de ginástica, pegam aqueles pesos ,correm numa esteira  e depois vão trabalhar com ânimo. Fazer academia para mim é um martírio e isso sim,  no meu conceito,é descansar carregando pedra. O fato é que a gente precisa descansar , só por descansar. Descansar é bom, não é preguiça, é reposição de energias, é dar um tempo para  a gente.  A vida é muito curta, para que a gente se desgaste tanto a ponto da gente não conseguir mais viver, até acabar as baterias e descansar de vez. A vida é agora, hoje e a gente só vive uma vez. Não descansar, demanda que a gente corra o risco de que é uma bomba relógio prestes a explodir , que pode pifar a qualquer hora. Se até DEUS descansou, é porque  isso é uma necessidade e se a gente não faz isso, está se julgando maior que DEUS.  A gente precisa descansar ,sim,dar um tempo, parar um pouquinho. E de vez em quando ficar sem fazer nada, como dizem os italianos num  '' dolce far niente" para poder voltar com força total  para a lida , para poder ter qualidade. Hoje mais do que nunca é tempo da gente perceber que não é máquina, que é humano . Hoje mais do que nunca ,é  preciso saber viver e ter consciência que  descansar faz parte da vida. Viva a vida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário