domingo, 15 de setembro de 2013

BOTAR REPARO... OBSERVAR, ENXERGAR, PERCEBER, COM VEEMÊNCIA,

Botar reparo...'Botar Reparo é  dar super atenção para alguma coisa. Tem muita gente por aí , que bota reparo em tudo. Observa, se a gente está vestido de acordo , se a gente está dentro dos padrões que a sociedade nos impõe. Tem gente que repara se a gente está no ''nível'' dela, se a gente se encaixa dentro da caixa do mundinho delas. Gente, que mesmo que a gente se esforce, nossa atidude nunca vai chegar ao reconhecimento, a gratidão, ao coração dessas pessoas. Gente,que bota reparo se a festa que foi convidado teve isso ou aquilo, se fulana ou beltrana estavam com um vestido da festa passada, se o presente que ciclana deu era caríssimo ou foi comprado na loja de 1,99. Eu acho o cúmulo gente reparadeira, eu me acho o cúmulo ás vezes. Eu ás vezes boto reparo nas coisas e nas pessoas,para o bem, não para o lado mal. No sítio dos meus pais , morava um casal de velhinhos que foram despejados , após o ex patrão deles vender o sítio em que eles moravam antes. Eles foram morar no barracão do caseiro que estava vazio. Quando digo velhinhos, eram muuuuito  velhinhos mesmo. Mas, o engraçado era que eles pareciam ter saído de um livro do Guimarães Rosa. O senhorzinho contava ''causos'' e vantagens. A senhorinha, se sentia na flor da idade, sempre maquiada com um batom vermelho borrado, esmalte vermelho e vestido de chita com lencinho combinando. Ela, mignonzinha e magra. Ele, alto e esguio. O barracão do sítio ficou muito diferente apartir do dia que eles foram para lá. O barracão não era feio, nem mal cuidado, era um barracão normal de sítio. Os habitantes novos deram ao barracão ares de mansão. Redecoraram tudo com paninhos, com copos de massa tomate que foram enfeitados com florzinhas de esmalte vermelho, coisinhas que davam um ar brejeiro ao lugar. Eu, na primeira vez que aceitei o convite dos velhinhos para visitá-los no barracão, olhava  a decoração , a arrumaçao nova dos móveis ,os paninhos em cima das coisas, todas as mudanças feitas, e a plaquinha de madeira pirografada que tinha vindo da outra casa,e que agora estava na parede do barracão, nela  estava escrito:" DEUS lhe dê em dobro tudo aquilo que me desejar".A senhorinha percebeu que eu botava reparo e me perguntou com toda simplicidade se tinha algo errado, se eu tinha gostado. Respondi, que achei bonito, que estava muito bem decorado, muito chique. A senhorinha sorriu feliz e disse que ela que tinha feito, toda orgulhosa. Botar reparo, nem sempre é uma coisa que é ruim , botar reparo para ver os outros, enxergar as coisas que os outros fazem de bom, enxergar o melhor das pessoas, isso é uma coisa boa. DEUS bota reparo na gente, ELE vê o nosso melhor , vê tudo que a gente faz. A gente tem que ver as pessoas ao nosso redor,gente que a gente passa por elas, gente que a maioria não bota reparo. Certa vez, mandei um cartão para um senhor empregado na igreja. Ele é quem era responsavel pela manutenção, pelo bom andamento das coisas. Ele era responsavel por colocar toalhas nos banheiros, papel higiênico, orientar a pessoa da limpeza, verificar um monte de coisas que parecem automáticas porque sempre está feita. Eu mandei um cartãozinho escrito: '' Sr..... ,muitos não percebem o quanto o senhor faz, o quanto o sr. é . DEUS vê o seu bom trabalho. Tem valor tudo que o o sr. faz , para mim o senhor não é invisível. Eu aprecio seu afinco, seus serviços, sua sempre presteza. Quando o senhor estiver desanimado, triste ,cansado, lembre -se que  DEUS o vê. Obrigada, por tudo que o sr. faz , eu o tenho em alta conta. Eu o vejo!!"  A gente tem que botar reparo nas pessoas enquanto elas estão por aqui,enquanto elas podem saber que a gente bota reparo nelas.A vida é muito curta e não se pode poupar a vida, guardar um pouquinho de vida para o dia seguinte. A vida é agora!!! A gente tem que botar reparo no que faz valer a vida .  Afinal,se a gente não botar reparo, a vida passa e a gente apenas passou pela vida !! Viva a Vida!!

Um comentário:

  1. Botei reparo no passeio delicioso pelo "botar reparo"...Assim, fica o saldo: " a partir de" é correção necessária para arrematar essa delícia.

    ResponderExcluir