quarta-feira, 31 de julho de 2013

DE MALA E CUIA... DE MUDANÇA ... INDO DE UMA VEZ ...

De mala e cuia... Se a gente pensar bem, a vida é mudança , é uma partida de mala e cuia rumo ao conhecido mais desconhecido que se pode ter. A gente se acostuma com tudo na vida , até com maus hábitos, com coisa que não faz bem.Todo dia a gente se levanta achando que sabe tudo que vai acontecer e uma coisa pode acontecer e mudar o curso do nosso planejado, esperado e rotineiro dia.Como isso , vai afetar ou melhor como a gente vai se deixar afetar por isso é que vai fazer do nosso dia ,um dia pesado ou leve. A verdade é que em um segundo a vida da gente pode mudar para toda  a nossa estadia aqui. Não existe certeza, não existe controle, apenas uma sensação de  ter o domínio de toda a situação que envolve a nossa vida. Fato é que a gente quando nasce,vai  seguir pela vida a fora, para um desconhecido que a gente conhece bem,  até que falta água, o chuveiro não esquenta,  acabe o gás ou aconteça algo que sai dos planos, da rotina. A gente está sempre se adaptando, se adequando,indo pra frente, seguindo a vida. Há quem siga por caminhos de tristeza, de descontentamento, de rancor, questão de escolha. A gente que escolhe como vai fazer com o que acontece com a gente.  Eu, sou dos que seguem por caminhos de esperança mesmo quando tudo está contra, sou dos que seguem por caminhos de alegria, mesmo quando as coisas não vão bem. Sou dos que vão sempre de mala e cuia para onde tenha sol, para onde tenha positividade , por onde tenha DEUS , para onde tenha algo que me faça feliz .Estou aí, para vida e a vida está para mim. De mala e cuia, recomeço todo dia, sobrevivo, até que a morte me busque, porque não tem volta ...Depois que a gente chega nessa vida, a gente  está sempre de partida. Viva a vida !!

terça-feira, 30 de julho de 2013

NO MELHOR PANO CAI A NÓDOA... NÃO EXISTE NESSE MUNDO PERFEIÇÃO ...

No melhor pano cai a nódoa... Por incrível que pareça e até muita gente ache que há, perfeição não existe nesse mundo. Se bem, que tem gente que se acha a perfeição em pessoa e se dê ao deserviço de criticar todo mundo, de implicar com os reles mortais. Gente que deve se olhar no espelho e criticar o espelho pela imagem que reflete. Gente que só vê defeitos nos outros, porque não sabe de fato se ver. Gente que faz isso de várias formas, e com as desculpas que consegue para seguir sua vida. Usam a religião, usam DEUS , usam a experiencia, usam a escolaridade, usam o que tiverem á mão para apontar o que o outro tem de '' ruim '' aos olhos delas. Gente que não toma conta da própria vida, que espezinha os outros com seu julgamento, que não vê que a sua ''perfeição'' é seu maior defeito. Gosto de gente imperfeita, como eu, gente que corta a mão descascando laranja, que chora ao picar cebola e depois fica com a mão cheirando forte por horas. Gosto de gente, gente que erra, e se corrige. Gente que leva a vida da melhor maneira que dá, gente que faz o melhor do certo , que erra mesmo quando quer acertar e as vezes acerta depois de errar. Gente que mesmo sujeita ao erro, constroi, reconstroi ,faz e refaz, que é honesta, que é digna, que sabe que pode errar apesar de não ser por querer, gente que vai lá encara seus medos, enfrenta seus erros, pede perdão (No meu caso, sou gente que coloca os erros, numa conversa com DEUS, e confessa tudo pra ELE, desabafa e pede para fazer melhor.)Gosto de gente  que é real, que é mais que um conceito ou um perfil na rede social.  Gente perfeitamente imperfeita, mas, que segue sua vida , sendo o que é, simplesmente gente, que chora , que ri, que sofre ,se arrepende,que sente , que pensa , que reflete, faz o seu  melhor e está para a vida pro que der e vier.  A vida é agora e  como gente, só nos resta viver , Viva a vida !!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

CUIDAR DA VIDA QUE A MORTE É CERTA .. VIVER BEM, DANDO IMPORTANCIA AO QUE DE FATO IMPORTA

Cuidar da vida que a morte é certa... Nas minhas andanças pela vida , tenho visto tanta coisa absurda... Tenho visto cada coisa por vaidade, coisas desnecessárias com consequencias tão devastadoras que eu me pergunto: Onde é que essa coisa de vaidade vai levar as pessoas ? Não é da minha conta a vida de ninguém, a partir do momento que essa pessoa leva sua vida e sua insensatez para a mídia, e eu assisto, tomo como exemplo aí sim , passa a ser da minha conta . Uma moça que queria ter olhos azuis , foi se operar num pais vizinho , uma cirurgia no olho para mudar a cor  dos olhos , que enxergavam perfeitamente, agora está quase cega e o pior de tudo que a coisa não pode ser revertida.Fiquei penalizada, ao mesmo tempo pensando o que passa na cabeça de alguém para deixar alguém mexer no olhos e ainda pagar para que o outro faça isso? A vaidade é algo que coloca  todo dia as pessoas em risco, insensatez que faz com que atitudes sejam tomadas sem pensar nas más consequencias.  Não julgo,mas questiono a atitude para que eu não caia na tentação de ser insana,porque podia ser eu, se fosse vaidosa, se me deixasse dominar por uma falsa imagem de beleza, ao ponto de arriscar perder a vida ou mesmo a aparência que tanto é prezada. Conclusão que eu cheguei é que tudo tem que  feito com sensatez e equilibrio. A busca pela beleza, tem que ser dentro das possibilidades da ciencia e da vida. E o mais triste de tudo :- Vaidade,cega!! A vida é mais que uma luta diária pela aparencia melhor porque a  gente é mais que a aparencia, a gente é essência. Viva a vida !!

domingo, 28 de julho de 2013

ESCREVEU NÃO LEU O PAU COMEU...CUMPRIR COM AS OBRIGAÇOES... DECISÕES , CONSEQUÊNCIAS ..

Escreveu não leu o pau comeu...Desde os tempos da palmatória, tempos em que o ensino era cobrado  com dor, que essa expressão existe . Coisa triste, devia ser apanhar com a palmatória... Sou do tempo que" levar pau " "Tomar bomba ""repetir de ano" tinham o mesmo significado, ser reprovado na escola. Coisa triste era ser reprovado na escola... Hoje já não existe isso , o sistema é outro. A escola  com isso , empobreceu seu conteúdo e está formando gente que escreve e não lê , que é avaliado e não é reprovado, gente que passa pela escola sem aproveitar , sem aprender direito o que se tem para aprender. Coisa triste é participar desse sistema... Eu vivenciei, quando fiz estágio da pós. Gente de 15 anos que vai a escola, porque é obrigado por lei, gente que não copia, escreve e não lê, simplesmente porque o trabalho de ensinar não  é feito como deve ser.Hoje em dia, não se cobra, o aluno  e o professor estão perdidos com o sistema de Educaçao Continuada, que deveria chamar Deseducação continuada, porque não tem como dar aos estudantes um ensino de qualidade.  Eu não vou dar uma de Casemiro de Abreu  e dizer que o tempo não volta mais, sei, que a escola de hoje não está dando base para nenhum estudante.  Eu, que aprendi a ler sozinha aos 2 anos e meio, não entendo bem como alguém pode ser mal alfabetizado e carregar isso  a vida toda. Na minha época era, escreveu não leu o pau comeu. Eu não tive moleza, não tinha site de busca , era na enciclopédia, na biblioteca, era no papel almaço, na cartolina, era na mão.E ai de mim se não fizesse os exercícios!! O pau comia na escola, e depois em casa. Na vida da gente, que também é uma escola, muitas vezes a gente passa por situações que fazem a gente aprender tanta coisa... Muitas vezes, a gente repete de ano na escola da vida e o pau come solto, a gente sofre pelas escolhas que a gente fez. Mesmo assim, a gente continua, vivendo e aprendendo, seguindo em frente porque não tem como voltar , tem como fazer diferente. A  gente não tem como não seguir porque enquanto está vivo a gente anda somente para frente,mesmo sabendo que o pau pode comer , a gente não tem opção de não viver . E se é assim, a gente pode fazer disso uma aventura, uma descoberta , algo interessante , algo que valha a pena. A gente é o único, tirando DEUS , que pode mudar o coração, a mente e as atitudes da gente. A gente é o único que pode deixar a nossa vida mais leve, mais livre, mais feliz. A verdade mais verdadeira é que a  gente é o único, tirando DEUS que pode escrever a nossa história , se bancar, pagar para ver, ainda que  para ver  o pau comer .A vida é agora, só nos resta viver!! Viva a vida !!

sábado, 27 de julho de 2013

VESTIR A CAMISA ... EMPENHAR-SE , ACREDITAR EM UMA CAUSA

Vestir a camisa... Vestir a camisa , no futebol é torcer por um time  Quem torce por um time ,mesmo que ele esteja perdendo o jogo , está lá  na torcida, acreditando, vibrando, dando apoio, como que isso pudesse fazer o time golear o outro.Não critico quem torce, pelo contrário , até admiro. Interessante, cconheço  gente que se empenha pelo time, que torce a ponto de adoecer e que na maioria das vezes não faz isso com a família, com quem vale a pena .Gente que não veste a camisa da sua própria vida, não acredita que tem esperança que  as circunstâncias podem ser vencidas. Sou uma pessoa desligada de qualquer esporte, torço por um time por herança de família, não sou de torcer nem em copa do mundo, visto a camisa porque faz parte do pacote quando sou  chamada para ir ver o jogo na casa de amigos e nem fico na sala.  Prefiro servir pipoca e outros comes e bebes para os torcedores, rsrsr. Fiquei pensando sobre esse meu comportamento, e sobre as vezes eu vestir a camisa da causa dos outros e me desgastar,me exaurir só para ter o prazer de servir. Tantas vezes, eu fiz isso e depois fui para cama de tão quebrada que eu fiquei,cheia de alegria.Descobri que eu sou muito boa nisso,tão boa que esqueço de vestir a minha camisa, de empenhar em fazer as coisas para mim, de acreditar que sou capaz de  fazer algo para mim  e por mim. Engraçado que eu consigo muuitas coisas para outros e o meu simples para mim é impossível  as vezes. Sessão de análise e terapia á parte, rsrsr o acho que a gente  pode ser bonzinho com a gente também . como diz a minha terapeuta. Estou descobrindo que eu posso me permitir um monte de coisas ,que eu posso me divertir sem culpa. Culpa... Nooossa !Como é bom a gente desvestir essa camisa, só quem se sente livre de culpa pode ser livre de verdade.Quem desveste a camisa da culpa, veste a camisa da liberdade.  Não  sei da vida de ninguém , mas, as camisas que eu visto, a minha torcida , coloco em coisas boas  que levo dentro do meu coração. Viva a vida !!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

CABEÇA QUENTE ... MUITAS COISAS PARA RESOLVER .... E TAMBÉM PODE SER MUITA RAIVA

Cabeça quente ... essa espressão tem dois sentidos , dependendo do jeito que a gente a emprega .o mais usado é para quado a pessoa está dominado pela raiva. E o outro é quando tem muitas coisas para resolver num prazo curto. E é sobre o ultimo que eu vou escrever, porque de raiva eu acho muito chato. Na correria que a vida da gente é , a gente  tropeça na gente mesmo. A gente anda com tanta coisa na cabeça que nem sabe como uma cabeça cabe tanta coisa . A gente não pode parar, corre, corre, e o tempo passa e a gente nem viveu passou a vida correndo. Parece que se a gente parar o mundo não gira mais, o mundo acaba.A gente não é máquina,a gente tem limites, que geralmente a gente não respeita e  a conta chega , a cobrança vem geralmente da farmácia ou do hospital.Hoje estou num dia assim, correndo, correndo ... a pouco me preparando para escrever , vi que eu podia ter manerado, que  podia ter dormido mais ... A vida passa e a gente tem que curtir a vida , devagar, sorver dela todos os sabores... o que me lembra que eu tenho que fazer o almoço ainda ... rsrsr .. Agora, respiro fundo e me pergunto praque correr tanto? E sinceramente não sei responder... acho que se a gente fica parado a gente pensa que parou de viver , afinal de contas a gente é a geração correria, coca-cola que acelera, que corre e que quase não vê que nessa viagem tem coisas para ser vista,apreciadas ... se a gente desacelerar a terra vai girar , o mundo vai continuar mundo...Pior que a gente não aprendeu essa lição , de ir num ritmo mais lento ... E quando isso acontece a gente já se agita por não ter que correr. Mas , hoje eu vou fazer diferente, quem sabe , vou pelo menos tentar ir mais devagar esfriar a cabeça e dar um tempo... hoje vou apreciar a vista da minha janela, a noite vou encontrar os amigos para rir, para falar da correria , para desacelerar e viver um bocado ... hoje eu vou apreciar a viagem  e vou dizer para mim mesma:- Você não é palito de fósforo para esquentar tanto a cabeça ... manera aí  e  aproveita que é só hoje !!!  Viva a vida !!

quinta-feira, 25 de julho de 2013

DAR A CARA PARA BATER... CORAGEM PARA SER VERDADEIRAMENTE ASSUMIDO

Dar a cara para bater.. Isso  é caracteística de : Gente que tem compromisso com a verdade sempre assume o que faz, tem atitude, postura, enfrenta tudo pelo  que acredita.  Gente que quando a vida dá um rasteira , levanta sacode a poeira e dá volta por cima, supera os obstáculos,encara e luta. Gente que mesmo com a cara arrebentada, não desiste, segue seu caminho, segue em frente trabalhando , produzindo, somando  multiplicando e dividindo o que tem, gente que faz o certo pelo certo, o bem pelo bem. Gente que ás vezes, se arrebenta para colocar um sorriso na cara de alguém. Gente para quem a vida deu um limão, e que  fez do limão algo bom. Gente que tudo que toca é transformado em bem. Gente que não tem vergonha de ser quem é, com defeitos enormes, e quase nenhuma qualidade, e com as poucas que tem faz da vida de outros uma vida digna e melhor. Gente que na hora da precisão está sempre lá onde devia estar fazendo o que precisa fazer. Gente quenem sempre tem tempo de curtir a vida, de dar um tempo , de descansar.Gente corajosamente medrosa, que não foge ás responsabilidades. Gente que vai lá faz o que tem para ser feito bem feito. Gente que é criticada pelo que faz, fez, que não se omite. Gente que na berlinda , diz a que veio , não se esconde, vai lá e ousa fazer , não fica esperando que a vida lhe dê tudo de mão beijada, vai lá e cria, na cara e na coragem. Essa gente que dá a cara para bater, que nem sempre ergue a cabeça, nem sempre tem reconhecido o seu  valor, que  deita tranquilo a cabeça no travesseiro,tem a consciência limpa de que fez o que pode da melhor maneira possivel, e cumpriu sua missão. Gente como a gente... que todo dia mata um leão, e que não se deixa abater.  Viva a vida !!

quarta-feira, 24 de julho de 2013

A FERRO E FOGO ... ATITUDE COM EXCESSO DE VEEMENCIA, INTRANIGENCIA

A ferro e fogo... Tem gente que faz se valer a força, em rompantes que impõem aos outros sua vontade , presença e tudo quanto a vida lhe apresentar. Pessoas que não confiam que tudo pode ser resolvido pela paz.. Gente que não escuta os outros e quando escuta ouve o que quer  ouvir.A vida não é assim, precisa de flexibilidade, de ver pelo olhar do outro. A vida é muito mais, tem que  relevar, que levar em conta várias coisas, tem que ter prioridades certas. A gente não pode levar tudo a ferro e fogo, porque ela assim fica muito pesada e cheia de dureza. A vida é muito curta para não  ser curtida, não ser leve, para ser tão carrancuda. Se a gente quiser, a vida pode ser muito mais bonita , basta a gente querer enxergar , querer ver o bom da vida . Viva a vida !!

terça-feira, 23 de julho de 2013

LÁGRIMA DE CROCODILO ... DESAGUANDO FALSIDADE... CHORO FINGIDO

Lágrimas de crocodilo... Chorar é uma coisa que vem do coração, tem que ter emoção , é o que se pensa. Muta gente usa desse subteterfúgio para conseguirem  que querem. Gente que finge chorar , sentir tão bem que engana as pessoas. Gente capaz de chorar e depois virar a porta dar um sorriso sarcastico por saber que convenceu alguém daquilo que queria convencer. Não sei, se já aconteceu isso comigo,mas , vi um menino passar saliva no rosto e fazer uma cara triste para comover a mãe e funcionou, já vi muito adulto se derreter por uma história drática que um mendigo conta chorando, já vi gente choramingar pela vida e conseguir a atenção sem nunca  saciar sua carencia de atenção. Sim, atenção!! Quem usa desse subterfúgio, além de ser um chantagista emocional, quer conseguir a atenção, quer prender o interesse e usar isso contra a gente. Na verdade,gente fingida não é muito  a minha praia e eu não sou muito a dele,ainda bem. Sou uma pessoa que é verdadeira demais para fingir ,não entendo como tem gente que age assim.Choro de crocodilo,é uma coisa rara? Na minha vida, que eu perceba ,sim. Isso , me faz lembrar do Mario Quintana, que dizia,pior  que  as lágrimas, são os sorrisos de crocodilo... Preocupar com isso, eu? De jeito nenhum, tenho muita emoção verdadeira para premiar, celebrar e viver . Isso é que importa , viver a vida com toda intensidade e fazendo valer a pena sinceramente cada momento. Se tem gente que não se permite isso, não é problema da gente , e nessa situação é cada um com seus problemas. A gente tem  mesmo é que continuar a ser  verdadeiro de verdade e sinceramente feliz . Viva vida !!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

O QUE DER NA TELHA .. FAZER O QUE SE TEM VONTADE...

O que der na telha ... O que seria do mundo, se todo mundo fizesse o que desse na telha? O que seria do mundo , se todo mundo fizesse tudo que viesse à cabeça,sem lei, sem regra, sem limites? Acho que o mundo  já teria acabado. Se com leis , com regras e limites ,a coisa está como está... Fazer o que dá na telha tem hora e lugar como tudo na vida. Conheço gente que faz o que dá na telha na hora da raiva e depois tem que penar com as consequencias do que fez. Na hora da raiva , a gente não pode se deixar dominar, tem que respirar fundo , beber uma aguinha , e se possivel ficar com  a água na boca para até a vontade de falar besteira passar. Eu, decidi fazer esse blog, me deu na telha, essse projeto de escrever todo dia , é difícil ,é gratificante e me faz feliz. Gosto de fazer o que dá na telha de vez em quando, desde que eu não prejudique nem a mim , nem a ninguém e  que seja para me divertir. Mas, tem gente que faz o que dá na telha toda hora,age sem pensar, atropela todo mundo com seu egoísmo. Se a gente pensar bem ,Hitler foi um cara que fez o que deu na telha,  não teve quem impedisse, freiasse  seus intentos e   o mundo inteiro pagou e paga o pato, até hoje, amarga essa vergonha. A gente não pode sair por aí fazendo o que quer, apesar de conhecer muita gente assim. Gente que se a gente deixar explora, extrapola, escora na gente. Gente que se a gente deixar faz a gente de serviçal,gente egoísta, que pensa e age como se fosse a pessoa mais importante do planeta.  Eu um dia quis escrever o que me desse na telha e isso é parte do que deu : 
Dona poesia , me dê licença
Que vou divagar devagar
Não vou preocupar com um tema
se rimar , rimou
Apenas nesse momento , somente hoje
Vou escrever pelo orgasmo da escrita
Pelo extase de ver as letras e palavras
Afinal , dona poesia ...me de licença
De apenas ser mensageira do que se passa dentro de mim ,
O vulcão de ideias
Platonice adquirida há muito tempo
Me de licença , por favor
De apenas ser  escritora que escreve
por motivo nenhum e sem razão de ser
escreve por escrever
 
Se quiser ler tudo click: http://blogbyleh.blogspot.com.br/2011/10/licenca-poetica.html
Se todo mundo fizesse o que desse na telha sempre, o mundo seria um mundo cheio de malucos beleza , um caos sem esperança. Infelizmente, para muita gente, o mundo é assim um hospício infinito, um beco sem saída, um lugar tenebroso. Cabe a gente fazer o que der na telha quando isso for como o lema da Olga Benário, Lutar pelo bom, pelo justo , pelo melhor do mundo. Que em síntese é o que o apóstolo Paulo falou de combater o bom combate, proseguir para o Alvo... Se a gente vai fazer o que der na telha , que seja para  mergulhar fundo na vida, alçar voo,cavalgar pelos campos da calma, ser mais leve , mais livre, mais feliz . Viva a vida!!
 

domingo, 21 de julho de 2013

EMPURRAR PARA DEBAIXO DO TAPETE... FINGINDO QUE OS PROBLEMAS NÃO EXISTEM

Empurrar para debaixo do tapete... A  vida não e fácil. A maneira que a gente enfrenta a vida é que facilita tudo.Conheci um casal, cujo a dinâmica era a mulher humilhar o marido e o marido olhar para todas as mulheres, elogiar e se insinuar em tom de brincadeira para qualquer mulher . Achava isso uma coisa esquisita, que com a convivência percebi que era assim que eles eram. A mulher, não sei porque implicava comigo, apesar de ser do meu ciclo de amizades, falava o que queria e eu nem ligava,os outros amigos que cobravam dela um pedido de desculpas. Um dia, os amigos falaram com ela que a atitude comigo era errada e que  ela tinha que se desculpar. Fiquei super sem graça porque não fazia diferença para mim.  Foi então, que a mulher disse que até estava conversando comigo e que não precisava de desculpas. Entendi, que ela fazia isso  na vida, fingia que os problemas complicados de resolver já tinham sido resolvidos. Apesar de abominar a atitude de mulherengo do marido, fingia que não existia problema nisso. Só que muitas vezes o que a gente vê , é o que está na superficie e no fundo as coisas são muito diferentes.Havia um problema, o  marido além de não a respeitar,por tráz a traia . Eu desconfiei disso quando a filha deles de 3 aninhos me mostrou os presentes que a amiga do papai  tinha dado, a amiga que ia para o apartamento onde o pai morava em outra cidade e que dormia lá. E eu perguntei  para menina se a mãe dela conhecia a amiga do papai, e na inocência  a garotinha respondeu que o papai e a amiga dele levavam ela para almoçar e a mamãe não ia . A mamãe nunca vai ao apê do papai , ela não gostava de viajar. Passado alguns meses, a mulher,teve  confirmado pelo marido que ele tinha um caso e que ele queria acabar o casamento. Não sei o acordo que fizeram, mas, sei que vivem juntos até hoje sem resolver a questão, e isso já tem mais de 10 anos . Tem gente que acha que se fingir que o problema não existe, o problema deixa de existir.Vai empurando a sujeira da vida para debaixo do tapete, vai fingindo que está tudo maravilhoso. Um dia, a montanha de problemas cai em cima de quem a varreu e ai fica mais dificil de resolver. Fato é que ás vezes a gente tem que fazer uma faxina na vida , na alma e sacodir a poeira, limpar o que precisa ser limpo, para que cada coisa fique em seu lugar e não haja pendências. A gente tem a chance de todo dia ter a oportunidade de resolver os problemas, principalmente os dos relacionamentos. Nesse caso, se a montanha não vai a Maomé, Maomé tem que ir a montanha. Eu acredito muito em DEUS  e que para ELE tudo é possivel, acredito que nessa fé , a gente pode remover montanhas.Mas, para que deixar amontoar problema se a gente pode resolver no começo?   A vida não é fácil, a vida não é uma ciência exata (ainda bem, em matemática sou um zero á esquerda, rsrs) Mas , a vida é "vivível", a vida é o que a gente fizer com ela... O jeito é não deixar sujeira acumular, arrumar a casa dentro da gente todo dia, encontrar lugar para cada coisa, deixar tudo limpinho e brilhante . A gente sabe o que precisa ser mudado, jogado fora, perdoado, trabalhado, lustrado. Há sempre esperança,então é so a gente por mãos á obra , coração a larga e de peito aberto se dispor a viver de acordo com aquilo em que a gente acredita . E assim, de alma lavada,consciência limpa,  viver de bem com a vida , de mãos dadas com a paz. Viva a vida !!

sábado, 20 de julho de 2013

QUANDO A CABEÇA NÃO PENSA O CORPO É QUE PADECE ...INSENSATEZ... RACIOCINAR FAZ DIFERENÇA.

Quando a cabeça não pensa , o corpo é que padece... Quem em sã consciencia nunca fez algo que voltou contra ele mesmo? E conheci uma pessoa inteligentérrima,QI alto, que na hora da raiva fazia coisas que o machucava, uma vez numa discussão, chutou a parece e quebrou o pé. Contando assim, parece engraçado,apesar de sofrido. Conheci uma pessoa que na raiva conseguiu deixar sua marca,socou uma escrevaninha de madeira maciça e a mão afundou e marcou o móvel. Eu sou prova viva dessa expressão por não ter noção de direção sempre vou para o lado contrário e ando o triplo do que deveria andar.Tem gente que fuma sabendo o mal que o cigarro faz,e depois vai padecer por arruinar os pulmões por causa do vicio. Gente que não tem regra para beber e detona o fígado, gente que é viciado em comer e fica diabético. Gente que leva uma vida que não é saudável, o corpo vai cobrar um dia. Descobrir mecanismos para que a gente consiga usar a inteligência e não deixar que emoções aflorem e a gente se machuque é uma luta constante para vencer o que  faz  a gente ser insensatos e usar mal a inteligência. Impossível? Não!! Cabeça não é enfeite é para ser usada e bem usada. A grande questão é que a vida é um grande imprevisto,a gente não controla nada. A gente nem tem noção do que vai acontecer nos próximos minutos, a gente pode até planejar ,mas, não sabe se o plano vai dar certo ou mesmo se será colocado em prática. Certo é que tudo que  afeta a gente , tem consequências no corpo. O corpo somatiza o que acontece de bom e de ruim.  Gosto muito de um texto do Dr. Drazio Varella,(Click http://www.paralerepensar.com.br/a_artedenadoecer.htm) que diz que a  gente tem que ter uma atitude que seja positiva, para que o  corpo responda bem. (No meu caso, DEUS é o meu porto seguro, NELE , eu me encontro.) A gente tem que usar a cabeça, para se conhecer melhor, quem se conhece, sabe seus limites e suas qualidades  e descobre o caminho melhor a seguir para não padecer. Quem se conhece , pode trabalhar  seu interior para deixar todo peso, toda culpa e ser uma pessoa mais leve . A gente tem que pensar bem para não pagar um preço alto depois.  A gente tem que celebrar a vida, ter alegria, ter bom humor,olhar as coisas por vários angulos,parar de curtir tristeza, a raiva, rancor. Dar umas boas gargalhas, fazer algo que dê prazer e não vale trabalho, Descontrair, não levar a vida tão a ferro e fogo, faz toda diferença para que a gente seja mais positivo , mais leve, para enfrentar o que der e vier e do jeito que der ser mais feliz. A vida está aí ...basta a gente viver .. Viva a vida !!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

ENTRANDO EM PARAFUSO... FICAR DESORIENTADO, ATORDOADO, PERTURBADO

Entrando em parafuso... Vi num noticiário na TV, uma reportagem que falava sobre  mãe e tudo que essa pessoa é capaz de fazer por causa de um filho. O repórter  contava um História de uma mulher que não dormia até o filho chegar. A mulher sem dormir porque era noite e seu filho ainda estava na rua. A mulher esperando o filho... Toca o telefone , a mulher atende, e do outro lado uma voz dizia , seu filho está morto, seu filho morreu. A mulher desliga o telefone desorientada, seu único filho estava morto. Atordoada jogou alcool em seu corpo, riscou um fósforo, saiu para rua, flamejante gritando,chorando porque não tinha mais seu filho e sem ele não tinha motivo para viver. Na rua, a vizinhança chama o socorro , a policia, tudo é em vão, o socorro chega  tarde demais , a mulher foi consumida pela tristeza e o fogo. Em meio esse caos, o filho chega sem saber que o corpo que está no chão ,coberto, é da mãe. Os vizinhos,a polícia, os que viram a mulher sucumbir em chamas e tristeza, contam ao filho o que aconteceu e o filho se desespera, agora estava sozinho no mundo. O telefonema foi uma ação de quem não tem coração,um trote que gerou uma tragédia.  A mulher entrou em parafuso e não raciocinou mais. Conheci uma pessoa que entrou num golpe parecido, por causa da neta. Olha, que essa mulher é experiente, inteligente e foi enganada. A neta tinha ido para o Rio de janeiro a trabalho. E ,então, o telefone tocou e tinha ao fundo uma  garota chorando e pedindo que fizesse o que eles mandavam ,elespediam uma quantia em dinheiro e a pessoa pagou uma parte. Sorte que o gerente do banco desconfiou e ligou para o filho da mulher que conseguiu falar com a filha  que disse que estava tudo normal, ela estava bem.Mas, a mulher só sossegou  quando a neta ligou para ela e a tranquilizou. Entrou em parafuso e pagou caro por isso. Atire a primeira pedra , quem nunca agiu precipitadamente numa situação parecida Não precisa muito , é so a gente perder tudo que está no computador porque pifou a bateria ou o HD...  Ainda mais quando a gente está com a vida lá dentro rsrsr. A gente com o tempo aprende a se controlar, a não desesperar diante do imprevisto, diante do inusitado. Mas, mesmo assim, quando acontece o primeiro impulso é dar vazão a desorientação, e sair como doidivanas. Nessas horas,o importante é  antes de agir pensar e por mais difícil que seja, manter a calma. Eu, como sempre peço a DEUS para me ajudar,para me equilibrar e fazer isso me acalma.  Com o tempo a gente aprende que desesperar, entrar em parafuso de nada adianta, bom mesmo é fazer backup para não perder o que está no computador , rsrsr. A vida é muito curta para que quando acontecem coisas que fogem ao controle, a gente perca o controle e se desgaste, apesar de ser totalmente normal. A vida é agora e só nos resta viver, ainda que  seja um tobogã de emoções. Viva a vida !!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

BALAIO DE GATOS.. CONFUSÃO... BAGUNÇA

Balaio de gatos... um balaio de gatos é  literalmente ,um lugar muito confuso, cheio de miados e barulhos do ronronar dos felinos. Um balao de gatos , em filmes e desenhos animados é uma coisa meiga, mas, em casa para alimentar , não é nada engraçada, não é nada tranquila. Talvez, seja daí a expressão, da confusão que é a gataiada reunida num lugar pequeno. As vezes na vida, a gente faz isso com a gente, coloca tanta atividade, tantas coisas por fazer , tanta pressão, tanto estresse que a vida vira um balaio de gatos. Uma confusão tão grande que a gente não consegue tomar nenhuma decisão direito e só vai se enrolando, como uma bola de neve. O pior de tudo é que quando a gente está assim, a gente não percebe e não consegue ouvir bem quem nos avisa e não enxerga outra saída a nào ser rolar a bola de neve, empurrar com a barriga. Quando a gente se dá conta que não está dando conta ,  já está sem forças para tentar colocar ordem na bagunça. Quando isso acontece, a gente tem que respirar fundo,( eu peço ajuda a DEUS  e funciona para mim,), definir as prioridades, e com um pouco de calma tudo vai se ajeitando, até parar a bola de neve, até arrumar tudo, ainda que demore muito.Devagar, um passo de cada vez, a gente consegue. Então, o coração, a mente, a vida se aquieta, a gente aprende que tem que fazer uma coisa de cada vez, que a gente tem um ritmo, um tempo que a gente precisa para fazer o que tem para ser feito. Quando a vida está um balaio de gatos, o jeito é a gente ir esvaziando o balaio. A vida é muito curta para que ela não tenha qualidade, diversão, tranquilidade,momentos que nos fazem mais fortes, mais livres, mais gente. A vida é muito curta para que a gente não a curta plena e intensamente. A vida é agora!! Viva a vida!!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

JOGO DE CINTURA ... FLEXIBILIDADE... CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO

Jogo de cintura... O ser humano tem a capacidade de se adaptar diante das situações que a vida apresenta,. Se quiser , o ser humano, pode enfrentar qualquer situação. A maneira de encarar estas situações é que faz diferença. Tem gente que se irrita por qualquer mudança, gente que sempre fica ligado ao passado, tem gente que não consegue ver o novo e todas oportunidades que ele abrirá. Tem gente que não consegue ser flexivel, se adaptar,apenas vai levando a vida. Outros fazem do recomeço uma festa interior, um chance em que se agarra com unhas e dentes para celebrar a reviravolta que a vida deu. Para estes, fica menos dificil recomeçar, achar o eixo outra vez. Jogo de cintura é isso, achar o eixo da vida , reequilibrar-se mesmo que seja difícil. Muitas vezes, a gente precisa ser bem mais forte do que acha que é. A gente tem que ser, ás vezes, na vida, como uma dançarina de dança do ventre que sabe mexer a cintura na medida, equilibrar uma espada afiada, uma cobra, e ainda dançar no ritmo que a música guiar. Afinal de contas, a vida é assim , um eterno se adaptar desde que a gente nasce , até quando a gente morre... Então, o jeito é  viver da melhor maneira, curtir ao máximo , até a hora em que a gente tiver que se adaptar  de novo, porque a vida é dinâmica e a mesmice é uma coisa que a vida não aceita . Viva a vida !!

terça-feira, 16 de julho de 2013

MÃOS À OBRA ... TRABALHAR COM AFINCO

Mãos à obra ... Nesse mundo tem gente de todo tipo... Gente que reclama depois da coisa feita,gente que vê a coisa por fazer , gente que fica só olhando ... E gente que vai lá, pega para fazer e faz. Gente que faz mesmo sabendo que está dando a cara para bater, gente que faz mesmo sabendo que vai receber muita crítica e nenhum elogio. Gente que faz porque é o certo a ser feito, porque chama para si as responsabilidades, gente que não escora em ninguém. Esse tipo de gente,ao contrário de muitos outros tipos, sempre tem um tempo para prestar uma gentileza, para ajudar a quem precisa, mesmo estando com as mãos á obra , tem sempre uma '' mãozinha'' pra dar a alguém. Gente que vai á luta e batalha todo dia seu pão, que faz sua obrigação bem feita e da melhor maneira que sabe fazer. Gente que mesmo com toda dificuldade,  se esforça e  do jeito que dá,faz bem feito, dá conta do recado. Gente que passa o tempo todo pela gente e a gente nem vê. Gente que os serviços prestados são tão necessários para que o mundo seja habitável e que se o serviço não for feito a qualidade de vida decai. Ouvi certa vez uma história declamada no teatro do Colégio Batista Mineiro,chamada Guarda das fontes, que contava que tinha um homem que limpava as fontes que abastecia a cidadezinha em que morava. Recebia por isso e fazia sua obrigação com prazer. Ia sempre ás fontes para limpar o lodo , os excesso de folhas e tudo que impedia que a água fosse límpida e boa para a saúde. A cidade se orgulhava de ter lagos com cisnes, patos e sua água clara. Mas, um dia, os administradores da cidade , foram rever o orçamento e lá estava o guarda das fontes e acharam que  por ele nunca aparecer na repartição pública, nunca ser visto, não era digno de trabalhar e que era desnecessários os seus serviços. resolveram construir um reservatório de cimento e abastecer a cidade com ele. Proibiram o guarda das fontes de limpar, mesmo ele tendo se voluntariado para isso. O tempo foi passando e a cidade foi mudando sua paisagem bem depressa. A água já não era tão clara, e no lugar dos lagos bonitos , havia quase um pantano, sem cisnes, patos e cheio de agua-pés que exalavam mal cheiro.Por uma água de baixa qualidade abastecendo a cidade,  contaminados os cidadãos adoeceram. E foi assim, que atingidos pela doença, os administradores reconheceram que erraram ao proibir o guarda das fontes de trabalhar. Foram até ele e imploraram para que ele voltasse a fazer o serviço de antes. O guarda para alegria da cidade e dele, aceitou. Com o tempo ,a cidade voltou á saude. Muitas vezes ,infiltrados na correria da vida da gente, existem pessoas que são extremamente necessárias e que quase nunca aparecem. Certo é, que a gente pode perceber essas pessoas, elogiá-las, reconhecer o esfoço que fazem. Pessoas que são como o sol,nasce todo dia sem ser percebido, sem receber aplauso. Se a gente se dispor, a gente pode começar hoje a ter uma atitude de reconhecer no sentido de mostrar gratidão a  quem põe mãos á obra, a quem desempenha bem sua função.Eu penso, que a gente é obra de DEUS, que sempre mesmo quando não é percebido, coloca mãos à obra para ajudar, proteger, cuidar. Que bom, ainda bem. A vida está aí, sempre com um convite para gente fazer valer, não dá outra  opção, a não ser continuar na correria,  colocar mãos à obra e viver. Viva a vida !!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

SEM PÉ E NEM CABEÇA ... COISA OU RACIOCÍNIO SEM LÓGICA, SEM FUNDAMENTO, SEM EXPLICAÇÃO COERENTE.

Sem pé nem cabeça... Logica é a cïência de raciocinar com coerência , dando sentido para as coisas,nexo entre os fatos, as ideias e pensamentos . O que é lógico para uns pode nào fazer sentido para outros, assim como, o que é idiotice para uns,  pode ser lógico para  outros. O problema é que quando não encontramos uma resposta lógica , nos contentamemos com a resposta idiota. Gosto de pensar com a lógica das crianças, que para os adultos não tem lógica nenhuma. A lógica matemática para mim, não faz nenhum sentido, aceito por total incompetência em estabelecer um pensamento formal. Casei com uma pessoa que sabe muuuito matemática e que não entende como alguém pode viver do meu jeito. A lógica para ele é cartesiana, não tem como não ser percebida , é clara . Eu já penso ao contrário, como alguém pode achar lógica em coisas que são abstratas , em coisas que na prática ou na minha prática, nenhuma serventia tem. Acho que a gente  tem que ser flexível, se permitir uma lógica particular em que a gente tome conta da própria vida, faça as escolhas , arque com as consequências, e procure ser uma pessoa melhor . A gente tem que nessa lógica estabelecer o que a gente quer ainda que isso seja totalmente idiota para os outros. A gente tem que agarrar na vida, nas oportunidades antes que elas passem. A gente tem que curtir a vida de modo a fazer coisas legais, se entregar , se divertir, não levar as coisas tào lógicamente, na esperança que a vida seja cartesiana. A vida não é cartesiana, é sem exatidão.A vida é agora , não pára, não espera , não manda aviso que vai acabar. O tempo da gente sempre é o presente, o hoje.  A vida é curta demais, é simples e é a gente que a complica .A gente tem tudo para ter mais leveza, mais positividade, depende da ótica que a  gente escolhe ver.  A gente escolhe ser infeliz ou não, depende do foco que a gente coloca na vida. Certeza é, que isso não quer dizer, que não vai ter maus momentos, que vai ter festa todo dia.Posso até estar pensando uma grande idiotice, escolho  ser idiota, então, porque para mim, coisa mais sem pé nem cabeça , é a gente não ser feliz. Viva a vida !!! 

domingo, 14 de julho de 2013

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA.. SEMPRE TEM ALGO BOM NA VIDA , MESMO QUE HAJA DIAS MAUS ...

Depois da tempestade vem a bonança...  O arco-iris no céu depois da chuva serve para mostrar a todos um compromisso de DEUS com Noé, de que nunca mais DEUS iria inundar a terra como fez no dilúvio. E o arco- iris é tão bonito que quando a gente o vê mesmo que não tenha lido nada ou saiba dessa história da bíblia,a gente sente esperança. Verdade é que tempos difíceis sempre vão acontecer na nossa vida, nessa hora de tempestade é que a gente tem que saber que vai ter um arco-iris,tem esperança de melhora. Sei o quanto é dificil, quando a gente está no meio da tempestade, e tudo que a gente consegue ver é o transtorno que isso nos traz. Apesar de saber que haverá um arco-iris,  parece que a mente da gente ,muitas vezes só se ocupa e preocupa com a tempestade. Quando isso acontece, a gente só tem uma opção , enfrentar a a tempestade. Usar o pensamento para focar no aprendizado, no crescimento , na maturidade que isso traz, quando a gente segue a vida , luta, e mesmo ensopado, espera o arco-iris. A gente sempre vai ter problema, o jeito e a forma  com que a gente encara  é que faz diferença. Cada um sabe onde doí. Conheço gente que está no meio de uma tempestade, no que eu posso ver , e para essa pessoa isso é moleza, nem cosquinha faz. O que para mim, seria uma dificuldade, para ela é uma coisa natural. A vida é como chuva, e quem está na chuva é para se molhar, não tem outro jeito. A gente tem que tirar proveito da tempestade e quando ela acabar, olhar para o arco-iris no céu e saber apreciar. Quem sabe, assim, com o tempo, a gente possa apreciar até a tempestade, se a gente tiver fé ,segurar firme na mão de DEUS. Sabendo,  provando e comprovando que dias melhores virão , que a gente não está só. Enxergar entre raios e trovões  um céu, beleza,  um DEUS... Talvez, seja esse o nosso arco-iris interior. Viva a vida !!!

sábado, 13 de julho de 2013

OLHANDO PARA O PRÓPRIO UMBIGO... EGOÍSMO E EGOCENTRISMO

Olhando para o próprio umbigo... Todo mundo passa quando criança por fases, numa delas quando é bem pequeno , a criança se acha o centro do mundo e o mundo dela gira em torno dela mesma. Isso é normal, e cabe aos adultos responsáveis pela criança mostrar a ela que o mundo tem muita gente e que todo mundo existe e não é aceitável certas atitudes , dentre elas , o egoismo e o egocentrismo. Ainda que seja normal e seja uma fase que toda criança passa , é nessa hora que se faz necessário que um adulto eduque, oriente,mostre o caminho,corrija, para que quando essa pessoa crescer, não aja como uma criança mimada , toda vez que precisar relacionar com os outros.  Adultos que tem esse comportamento tem a tendencia a ver somente as suas necessidades, a  não ver o que o outro necessita, a fazer somente aquilo que o satisfaz . E quando acontece algo que o contraria, faz birra, esbraveja com quem está perto, destrata as pessoas que de alguma forma atravessam seu caminho, como uma criança fora de controle. Já vi adultos birrentos, marrentos, que fazem escandalo por nada , só porque não aconteceu o que ele queria ou o que ele está acostumado a fazer. Uma vez, vi um homem de mais de trinta anos, se comportar como se tivesse 3, ia viajar com a mãe e queria ficar num hotel que não tinha café da manhã , em que as acomodações eram ruins. A Mãe prezava por um bom café e precisava de uma cama boa, ainda que fosse mais caro. Mas, o homem não queria por achar que o preço era muito além do que ele achava que tinha de ser.A mãe argumentou, dizendo que ela ia pagar tudo, e ele irredutível esbravejou vociferando: -Eu não tomo café a mais de 10 anos e se quiser toma café na padaria. A mãe saiu de cabeça baixa, de onde eles estavam, eu que até esse momento , só estava de platéia, nao aguentei e disse ao homem que resmungava , que nao queria ir para apart hotel que a mãe dele queria  : Quer saber? Vê se cresce,o mundo naão gira em torno de você... Destratar a mãe, preocupar só com você... Sabe de uma? Você é um bebezão egoísta, pensa bem ... Acorda para vida , cara !!  Eu ,nem esperei resposta, sai de cabeça erguida, de onde o homem estava. Tem gente que não cresce nunca. Olhando  o próprio umbigo, vai pela vida a fora, sem vinculos , sem perceber o que vem pela frente, escravos de si mesmos e de tudo que pode ser comprado  ou obtido através dos outros que  na cabeça dele, nasceram para servi-lo , que de certo modo, coroam e premiam o  seu mal comportamento. Para esse tipo de gente o mundo é lugar muito ruim, imperfeito demais para que ele esteja nele. Então, tudo para ele é medíocre,nada está no nível dele. Adora que o papariquem, que o trate com mimos,mesmo que ele não faça isso com ninguém.  A gente não  está imune de olhar para próprio umbigo. O pior de tudo é que  a gente, muitas vezes, se comporta assim,e não percebe.Então, para evitar que isso  aconteça, a gente tem que  ficar atento, a gente tem que se refazer ,olhar para cima, olhar  para frente, olhar para os lados e ver que as pessoas importam de verdade,isso não pode ser somente em um discurso vazio e oco. A gente tem que sempre tratar os outros como a gente quer ser tratado. A vida é agora!  E sendo assim, a gente tem que sempre tentar ser  uma pessoa melhor, que reparte, que partilha , se conhece e por isso se compadece . Ao olhar  para o fora dos domínios do nosso umbigo, a gente é levado a reconhecer que a gente precisa dos outros, que a gente nesse mundo é somente um agente  e o que a gente faz com isso, é que faz toda a diferença .  Viva a Vida!!

sexta-feira, 12 de julho de 2013

NUM MATO SEM CACHORRO... NUMA SITUAÇÃO DIFICIL .... SEM SAIDA...

Num mato sem cachorro...Ás vezes, na vida a gente mesmo se coloca em situações dificeis, sem saida. Muitas vezes a gente se mete a fazer uma coisa para a qual não tem segurança, apesar de ter capacidade de fazer. Outras vezes, a gente se mete em enrascadas que só depois que a gente está dentro que percebe que nào devia estar. Numa dessas, é que a gente se vê num mato sem cachorro. Não sei o que a pessoa que inventou a expressão, pensou quando achou que um cachorro poderia resolver uma situação sem saida. Sei que ás vezes, faço algo que me arrependo, depois que estou  na situação. Uma dessas foi a vez que eu fiquei na fila da montanha russa de um parque por umas duas horas. Na fila, com sol na cabeça, depois do almoço, conversa boa com uma amiga, a idéia parecia muito divertida. Quando sentei no brinquedo, foi um friozinho na barriga, uma emoção , coisa de quem se entusiasma com a aventura. Mas, quando o brinquedo saiu e parou no topo , olhei para baixo, vi a rodovia de um lado, o asfasto saia fumaça de tão quente. Na minha cabeça, nessa hora só tinha um pensamento: vou virar um ovo frito nesse asfalto quente. E de repente, a empogação virou uma sensação horrivel de estar colocando a vida em risco por nada. Estava num mato sem cachorro... Os solavancos que  o brinquedo dava, detonava com a minha coluna mesmo com um colar cervical. Se de tudo não bastasse quando o brinquedo parou minha cabeça latejava, saí de lá com uma enxaqueca das bravas. Aquele tempo  no brinquedo pareceu uma eternidade. Aprendi muito com isso:
1- Se  a gente  está numa situação dificil, não deve olhar para baixo. Isso faz a gente pensar negativamente e faz com que a gente não aproveite o que de bom poderia ser vivido.
2- A gente deve olhar para o alto, para cima, pensar em DEUS . Já dizia o Rei Davi:-"Elevo meus olhos para os montes. De onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR que fez o céus e a terra. Quando a gente pensa que DEUS está com a gente, que a gente não está sozinho, a gente sente segurança para  seguir em frente e tem esperança que o socorro vai vir.
3-Se a gente ainda não está na situação, deve analisar bem antes de se colocar nela para quando estiver dentro não se arrepender.
A vida é muito curta para que  a gente não a curta, com calma e fé tudo se acerta. Então, como  não tem um jeito melhor senão viver, a gente tem que  viver do melhor jeito.  Só se vive uma vez... Viva a vida !!

quinta-feira, 11 de julho de 2013

QUEBRAR A CARA ... TER RESULTADO ABAIXO DO ESPERADO ...

Quebrar a cara ...Tem coisas que só acontecem comigo .... Quem me conhece sabe o quanto sou fã de salgadinhos fritos, coxinha, pastel portugues, rizolles... Hoje até que nem tanto,mas ,gosto bastante, ainda mais, quando são bem feitos. Quando eu tinha uns 14 anos ,eu viajei ao Espirito Santo-ES em férias com a familia,para uma cidade que não tinha nada .Eu, fruto da cidade grande, mesmo morando na periferia tinha o privilegio de achar salgado bom até em padaria.Belo horizonte é uma cidade que tem salgado bom em quase todo lugar. Mesmo com todo camarão do mundo,ás vezes batia uma vontade de comer salgados, que eu não tinha para comprar.Nem barraca na praia tinha. Então, fiquei sabendo por umas pessoas da cidade que alguém numa cidade vizinha ia fazer 15 anos e quem fosse podia levar um convidado. Não pensei nem uma vez, me ofereci. Não me importei de ir a pé mais de 3 quilometros, pelo caminho fui conversando com o povo , com o pensamento nos salgados que ia saborear. Bem da verdade, me convidaram mesmo , para um culto de ação de graças, isso na minha cidade e na minha cabeça era sinônimo de festa , comidas, e claro, Salgados.  O culto transcorreu bem, num campo de futebol de terra batida , sem cadeira ,todo mundo em pé. Depois de uma hora e meia de louvor, mais uma de pregação, em que o pregador falou sobre luxúria e quase apontava para mim , descreveu a minha roupa para a platéia, que olhou para mim , usando calça comprida, comecei a ter um pequeno arrependimento, quando pensava que ia voltar a pé mais 3 quilometros depois de ficar em pé . Mas, quando se tem 14 anos, e uma vontade enorme de comer salgados, a gente pensa que já que está lá, era só fazer uma matula e ir pela estrada a fora bebendo Coca-cola, comendo salgados... Até parece que eu era uma morta de fome. O culto acabou e o pregador veio conversar comigo e acabou ouvindo a minha pregação,sobre preconceito e sobre que a roupa não fazia a pessoa. E se calça comprida fosse coisa somente  de homem, coitado do povo de Israel, porque no tempo da Bíblia todos eles usavam saias. Coisa de adolescente falante ... O homem me olhou sem graça , porque ele achava que eu era uma pessoa que não tinha bons argumentos. E isso , tudo, eu esperando o salgado que não vinha, nem para o pregador . Foi então, que me chamaram para ir até a casa da aniversariante e eu na minha ingenuidade, pensei :-Agora sim, vou cair de boca numa coxinha , num rizole... Andamos uns cinquenta metros, e lá dentro da casinha ,um monte de gente apertada, uma bandeja com copos descartáveis com kisuco de laranja dentro, uma bacia cheia de pão frances com molho de tomate. Nada de salgados, nada de Coca-cola.... E isso, foi para apenas os VIPs ,dentre os tais a comitiva que me levou se destacava. Se tem uma coisa que eu não posso é kisuco de laranja, tive que tomar e comer o pão com molho, não podia fazer desfeita. Andei o caminho de volta, com um começo de enxaqueca,fome , dor nos pés e muito mais na consciência, de ter sido tão fominha , de ter imaginado e criado expectativas baseada na minha realidade. Mas , muito agradecida a DEUS porque mesmo depois de ter quebrado a cara , eu poder voltar para casa e comer uma pratada de arroz com feijão , achando que era um manjar dos deuses. Cheguei em casa, minha mãe,meus irmãos , meu pai e minha Prima, me  perguntaram sobre a  festa , contei e ainda zoaram comigo.Ás vezes, a gente precisa quebrar a cara para perceber que era mais feliz do que imaginava, para perceber que a realidade da gente é boa, que a vida da gente é bela demais, ainda que não se tenha salgados, no momento. Ás vezes a gente precisa andar,muito para quando voltar para casa ver que não precisava ter ido tão longe para saber que a gente já era tão feliz. Viva a vida !!   

quarta-feira, 10 de julho de 2013

ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA ...INSISTÊNCIA, PERSISTENCIA DIANTE DAS ADVERSIDADES.

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura...O que é limitação para muitos ,é motivaçao para outros.O que é impossível para uns pode ser o estímulo para outros. A persistência, quando bem usada, dá resultados que melhoram  a vida. Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica incandescente, fez 2000 tentativas  aproximadamente, até conseguir resultado satisfatório. Hoje, a gente acende a luz e colhe os benefícios disso, em nossa casa, nas ruas,nos hospitais, em todo lugar em que haja uma lâmpada. Marie Curie, doutora em  física e quimica, para decantar da natureza o elemento radio fez  tentativas por 5676 vezes  até que conseguir o seu intento , e se não fosse a persistencia dessa mulher,hoje nao se teria RaioX, radioterapia e muitas outras aplicações que curariam tanta gente. O que no passado foi impossível, agora é acessivel e favorece o mundo inteiro. Náo desistir diante de tudo que acontece é perseguir persistentemente aquilo que se acredita. Isso nada mais é esperar que água bata na pedra e faça um buraquinho que  com o tempo crescerá.Para tanto,  avaliar bem é preciso  para que  a gente não se deixe enganar por teimosia, não vale  ser cabeça dura, nessa tragetória. Muitas vezes, a teimosia, é persitir no erro,  e isso é fazer mal uso da persistência,é gastar tempo e esforço com o que não vale a pena.Até que  a água fure a pedra, a gente tem que fazer o que tem que ser feito, focar onde a gente precisa chegar e batalhar muito para vencer cada etapa desse processo. Como diria Thomas Edison:- A maneira mais segura de ter sucesso é tentar mais uma vez. A gente  pode não ser um inventor ou alguém que mude o mundo com o que faz,  a gente  pode tentar sempre ser uma pessoa melhor, conhecendo a si mesmo, chegando cada dia mais perto de DEUS. O Começo da mudança da humanidade começa dentro da gente e se a gente persistir pelo menos nisso, a pedra será furada pela água,( ainda que seja somente  uma esperança,)Mudando, a gente, muda a nossa história, atinge os que estão perto da  gente e isso faz com que a gente fique bem com a gente mesmo e  quando toda vez que isso, acontece  o mundo fica  um lugar  melhor.  Viva vida !!
 
,

terça-feira, 9 de julho de 2013

ÁGUA COM ACÚCAR ... SEM DIFICULDADES , ROMANTICO, ... TRANQUILO .


        Em caso sofrimento, susto, estresse ou coisa parecida, tem sempre alguém que se lembra de um remédio para qualquer mal: água com açúcar.  Também ,quando se vê um filme , que não é “grandes coisas”, geralmente, um romance, diz-se logo que o filme é água com açúcar. Mas, eu nunca me esqueço de um fato em que   água com açúcar, foi solução para lágrimas sentidas em um bloco cirúrgico.
    Lá pelos anos de  1996, fazia estágio de instrumentação cirúrgica , e uma das inúmeras operações que eu instrumentei ,me marcou profundamente , pela história de vida do paciente.
    Ele era um menino franzino, tinha no máximo 12/13 anos. Pobre , tinha parado de estudar para ajudar em casa.Ganhava meio salário mínimo, trabalhava horário integral, numa fabriqueta de chinelos.   Estava faltando aquele dia, tinha se acidentado numa das máquinas e quase perdera a mão . O patrão em nada se manifestara, a não ser , para lhe descontar os dias que não compareceria ao trabalho.
      Assustado, na mesa de operação, o menino tentava bravamente, ser forte. Mas lágrimas e soluços venciam  a batalha  cruel . Incomodado, com a excitação do garoto, o anestesista, fazia uma sabatina, perguntando amenidades, só para distrai-lo. Porém, era vã a tentativa , quanto mais assunto , o anestesista puxava , mais  o garoto se agitava, contando sua triste vida. De repente, lembrava da mãe, da ajuda que não poderia dar  a ela, do dia que ela estava perdendo, e que mesmo assim, eles iriam embora de táxi. Nessa hora, houve um sorriso sofrido, alegre e triste ao mesmo tempo.    Vencido e comovido,   o anestesista , pergunta ao menino: - “O que eu posso fazer para que você se acalme? Pede , que eu te dou.”
Engolindo o choro , o garoto responde: - “Eu queria mesmo, moço, pra  acalma os “nervo” , água com açúcar.”
   Surpreso, o médico deixou de lado todo seu “know how”, deu ao menino uma bisnaguinha com glicose . Explicando, antes , que era como  se fosse um “chup –chup” de água com açúcar.O menino sorveu a glicose como quem ansiava  adoçar sua vida, depois, exausto, adormeceu.   O médico sentiu-se feliz,ao ver que o garoto  finalmente, descansava.
          E, eu que tudo assisti, desejei que o garoto tivesse doces sonhos e que dali para adiante ele tivesse uma doce vida. Aprendi,naquele dia, com o médico e o menino, que na vida da gente, o importante é  a gente ter água com açúcar dentro do coração.    Viva a Vida !! 



segunda-feira, 8 de julho de 2013

BRINCANDO COM FOGO ... A IMPRUDÊNCIA É PERIGOSA E TRAZ CONSEQUÊNCIAS...

Brincando com fogo...Tem gente por aí que gosta de viver perigosamente... Gente que não tem noção do ''enrolo'' que algumas situações  trazem para a vida. Gente que gasta mais do que pode pagar, gente que é falso em seus relacionamentos, gente que apronta com as pessoas e pensa que não vai ser descoberto. Gente que finge que é religioso, para com a convivência com os que pensam que ele é santo, se desarmam e se deixam levar na conversa mole e nos golpes. Gente que brinca com os sentimentos dos outros e depois acha que vai ficar impune... Gente que se atrapalha com DEUS por qualquer coisa. Gente que traí e quando é descoberto diz que não é bem aquilo , gente que vive uma vida dupla, tripla... Conheci uma pessoa que fez isso tão bem que só foi descoberto depois de anos de sua morte .Tinha duas familias grandes , com mais de 10 filhos cada uma, era sapateiro, sustentava as duas familias que moravam  na mesma cidade e bairro. Ele só foi descoberto porque numa  repartição publica havia uma moça que atendeu uma filha e  ligou o nome do pai   nas carteiras  identidade das filhas que não sabiam que eram irmãs, porque ela conhecia uma das famílias e achou interessante o homonimo. Então reuniu as duas e com fotos descobriram que tinham o mesmo pai. Nem sempre quem brinca com fogo sai assim impunemente. Tem gente que arrisca a vida á toa, por exemplo, bebe, e sai dirigindo. Gente que não obedece as regras de trânsito, por exemplo, não para na placa de pare, corre além do permitido... Gente que sai de moto sem capacete... Gente que não obedece o conselhos dos amigos ou até dos pais e se mete em encrenca .Ser  insensato e imprudente traz consequencias que nem sempre são leves. Quem dá trela para o perigo, quase sempre paga um preço alto por isso. A vida é muito curta para que a gente não a viva com paz e tranquilidade . Fato é que quem brinca com fogo, deixa um cheiro de fumaça no ar e quase sempre  sai chamuscado. Viva a vida !!

domingo, 7 de julho de 2013

PILOTO DE FOGÃO... COZINHEIRO ...

 Piloto de fogão... antigamente, este termo era pejorativo, era preconceituoso.Hoje, as coisas mudaram, cozinhar é coisa chique , cozinhar ganhou ares de sofisticação. Tem até universidade para que as pessoas tenham conhecimento das técnicas apropriadas ao ambiente da cozinha. Por muito tempo , os pilotos de fogão foram  desprezados, apesar de todo mundo saber do valor que eles tem , aqui no Brasil , era como Ralé, como subemprego. Com a valorização da profissão, a sofisticaçao dos pratos, quem sabe cozinhar bem e é profissional deixa de ser um cozinheiro simples para ser gastrônomo,Chef  e culinarista. O fogão hoje  como um carro tem griffe, tem dsigne. Pilotar um fogão é e sempre foi uma expressão de amor, um repartir da arte culinária.   Pilotar fogão nada mais é que cozinhar... alimentar as pessoas. Cozinhar é um prazer , uma terapia, a melhor maneira de materializar em qualquer ocasião, o amor que sentimos.Não há nada melhor do que ver as pessoas comerem com prazer, saboreando;é como o aplauso para o artista, só quem recebe sabe o que é; É chegar vencedor á uma competição e receber o troféu; é  se sentir vivo.Cozinhar é repartir  vida, com o mundo inteiro e ser parte do mundo por uma vida. Essa , felizmente é uma história que não termina, que certamente, é espalhar um pouco de vida , um pouco de amor em cada prato que se faz , é  desejar  aos que comem , a experiencia de sabor que lembre que naquele instante, por um breve momento, foi  feliz para sempre.- Palavra de piloto de fogão.  A vida é cheia de sabores, basta a gente  cair de boca , com muita vontade de curtir cada tempero, cada ingrediente, para descobrir assim, o que mais agrada ao nosso paladar.Na vida, o importante além de descobrir os gostos, é nao perder o gosto da descoberta. Viva a vida!!

sábado, 6 de julho de 2013

BATER NA MESMA TECLA ... INSISTIR NO MESMO ASSUNTO, NA MESMA ATITUDE

Bater na mesma tecla ... tem gente que sempre insiste em assuntos desgradáveis, em atitudes que colocam as pessoas para baixo, em atitudes mal humoradas. Gente que com sua falta de paciência, sua intolerância detona com o ambiente, detona  quem se deixa contaminar, detona a  si mesmo por sempre ver o lado pessimista  de tudo .Gente que não consegue se relacionar com qualidade e nem percebe isso. Gente que bate na tecla do mal humor , da reclamação, como se sempre tivesse uma lente cinzenta  nos olhos e a vida não tivesse cor. Tem gente que puxa discussão  sempre pelos mesmo assuntos, defendendo causas , teses que nao valem a pena . Gente que tem sempre o mesmo discurso, não evolui,não cresce, não consegue deixar de ser egocentrico, de ser egoista . Gente que acha que o mundo tem que ser do jeito "perfeito", que eles acham que tem que ser o mundo. A vida não é cartesiana, não é uma ciência exata, não é somente preto no branco.A vida  tem imprevistos, nem sempre sai do jeito que se planejou , a vida é incerta , mas é cheia de cores , se a gente quiser enxergar. Confesso, que sou repetitiva, conto  e reconto histórias, as encaixo nas conversas, mas, são  variadas , rsrsr. E como tenho gente  amiga para ouvir , eles me avisam se já ouviram antes , rsrsr. Fato é que  piano que só tem uma nota, não toca música...gente que insiste em ser  negativo, não consegue ver nada de bom , não percebe que  na vida existe música e cor, basta a gente não ficar olhando sempre  para o próprio umbigo,  basta olhar ao redor  para  ver que existe uma vida além,muito além daquilo que a gente possa imaginar ,  esperando  que  a gente embarque nela. Viva a vida !!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

MARINHEIRO DE PRIMEIRA VIAGEM... FALTA DE PRÁTICA, SEM EXPERIENCIA ... EXPERIMENTANDO PELA PRIMEIRA VEZ

Marinheiro de primeira viagem... Experimentar faz parte da vida.A  gente não nasce sabendo, sempre tem uma primeira vez. A primeira vez é um momento que marca:- a primeira vez que a gente vê o mar, o primeiro beijo, o primeiro namorado...A primeira vez numa cidade , num pais , num lugar é sempre uma emoção a parte. Fato é que a gente não viver a experiência, a gente sempre será marinheiro de primeira viagem. A primeira vez que eu mergulhei foi em maracajaú, RN, um lugar muito lindo.A coragem de entrar na água demorou a vir , era frio, era friozinho na barriga, era medo de beber água salgada, era uma quase paralisia que me invadia os ossos, o pensamento e tudo que era eu . Eu olhava o povo na maior felicidade, dizendo que a água estava ótima, eu via tudo e ainda assim só conseguia por os pés na água. Eu tinha insistido para ir naquele passeio, comprado uma bolsa para colocara  maquina para fotografar dentro d'água e não podia ter um ataque de bobeira. Então,o jeito era como sempre faço , enfrentar, entrar na água... Tchibuuuum!! Mergulhei segurando no barco . Desajeitada com o óculus e o snórkel, olhando atavés da lente, o fundo ou o mais perto do fundo do mar que eu já fui. Vi tanta beleza , vi um mundo invisivel para o mundo... Aos poucos perdi o medo,aos poucos fui pegando jeito, aos poucos aproveitei o passeio ...  Lição que tirei disso: -Quando a primeira vez chegar, a gente pode ir aos poucos, sentindo segurança, é hora de  mergulhar... No fundo, no fundo , todo dia , quando amanhece é uma primeira vez... A gente tem uma chance nova de vida todo dia ...  A gente é sempre marinheiro de primeira viagem , basta a gente olhar em volta , até uma paisagem conhecida pode ter uma novidade , a gente tem que manter o interesse pela descoberta. Sempre vai ter uma primeira vez... Então, o jeito é fazer o que tem que ser feito e  aproveitar a viagem ... Viva a vida !!

quinta-feira, 4 de julho de 2013

RISCO DE VIDA ...PERIGO DE PERDER A VIDA ...

Risco de vida.... Há muitas discussões sobre ser errado o uso dessa expressão, se o correto seria risco de morte . Fato é que quando há esse risco a vida tem outro prisma, e tudo passa a ser mais focado na pessoa que sofre o risco. É dificil, ouvir de um profissional de saúde que seu ente querido está  a beira da morte e a gente precisa ser forte para enfrentar essa situação. A gente nessas horas vê a vida diferente, cheia de tristeza e tudo  é minimizado, diante da efemeridade da vida.Na vida, a gente tem que pensar que viver já é um risco de morte e vida todo dia. A gente pode numa hora estar vivo e em outra estar morto, isso acontece todo dia, com todo mundo. Então, vendo as coisas assim, a gente não pode deixar de viver bem com as pessoas (porque elas dão sentido á vida), dizer o que precisa ser dito, aproveitar cada momento, porque os momentos passam e a vida também. A gente que ter consciência de que é preciso saber viver e  curtir cada momento , se dar a chance de correr esse  risco , porque só se vive uma vez! Viva a vida !!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

ESTAR EM PÉ DE GUERRA.... PREPARADO PARA O CONFRONTO...

Estar em pé de guerra... Tem gente que vive sempre em pé de guerra, sempre preparado para o confronto. Como se o mundo fosse um ''front'' em que quem tem a melhor estratégia, faz a melhor trincheira ganhasse a guerra. Quem vive em pé de guerra com o mundo, vive em pé de guerra dentro de si.Quem vive em pé de guerra  não tem qualidade de vida, bem como, o que convive com gente que é assim.Gente que melindra, explode por qualquer coisinha, é mal humorado(parece até que se orgulha disso,seu grande e inesgotável mal humor , rsrsr) . Gente que não precisa motivo para brigar , além de metralhar todo mundo, parece que brigou com a vida . A gente tem que conviver com gente com esse tipo de comportamento, viciado em brigas, bate-boca, conflito, mas não pode se deixar contaminar, contagiar. A gente tem que sair fora dessas pessoas , sempre que possível manter distância e a paz.A gente tem dias que não está com paciencia,não está bem.A gente tem dias que fica mal humorado, a gente não é perfeito. O que não pode é um caso isolao virar rotina. A gente não pode viver em pé de guerra  com a vida. A gente tem que enxergar que a vida'tem muitos encantos, que a vida é boa demais. A gente não pode viver em pé de guerra com a vida, porque a vida é curta demais para que a gente saia por ai metralhando as pessoas , atirando para todos os lados. A gente tem que batalhar, sim , para ser uma pessoa melhor  para fazer sempre o bem e bem feito, para ser agente da paz. A gente só vive uma vez... e essa é a nossa hora!! Viva a vida !!

terça-feira, 2 de julho de 2013

BICHO DE SETE CABEÇAS ... ARTE DE EXAGERAR DIANTE DA DIFICULDADE ..

Bicho de sete cabeças ... Quando eu era pequena, ouvia muitas expressões relacionadas a bicho. Era o bicho papão, o bicho capideiro, nessa categoria, o bicho que vem te pegar, e numa outra categoria de bicho tinha o homem do saco... E a Cuca que vinha me pegar , junto com o boi da cara preta ...Mas o que mais impressionava era o bicho de 7 cabeças. Me mostraram uma gravura dele , que era como  se fosse um dragão, um dinossaruro com sete cabeças. Quando eu era pequena, toda dificuldade que eu tinha , me diziam que não era bicho de sete cabeças. Acho que quando as pessoas crescem, esquecem de como o mundo de criança é enorme. Esquecem que criança vê tudo grande , um quintal pode ser o universo, um sofá pode ser um obstáculo.Uma pessoa pode ser um gigante.Quando a gente é criança, a gente vive no mesmo mundo dos adultos, com uma visão e uma dimensão diferente. Quando a gente é criança  a gente tem a vantagem a gente de brincar no chão, sempre olhando para cima, sempre de  cabeça erguida. A gente não vê a tristeza do mesmo jeito. dos adultos, a vida é bem mais alegre, qualquer coisa vira um brinquedo,  a criatividade e a imaginação fluem. Talvez , eu sofra de síndrome de Peter Pan,e não queira crescer, de vez em quando vou até Neverland, rsrs . Acho que se eu crescer demais , eu morro, rsrs. Depois que eu cresci, entrei para o mundo dos adultos, a expressão caiu quase no desuso. Só gente da minha idade usa. Mas, o bicho de sete cabeças ainda povoa a minha imaginação, ainda me lembra que quando tem uma dificuldade, um problema, diante da adversidade, tenho que usar a minha cabeça para vencer o bicho. Tenho que exercitar minha fé e pedir ajuda a DEUS  e muitas vezes ás pessoas que eu ache pelo meu caminho. Na verdade, bicho de sete cabeças é tudo aquilo que a gente pensa que não pode conseguir, vencer, fazer, tudo que a gente acha que é maior do que DEUS, do que a gente. Quando a gente quer conseguir algo, não há bicho de sete cabeças que possa impedir.Não vale a pena ter a atitude de fazer de um problema um bicho de sete cabeças.A gente tem que ver o problema , respirar fundo, pensar uma solução, pedir ajuda se for preciso, ir passo a passo, fazendo uma coisa de cada vez,sem estressar.  A vida é muito curta,muito breve para que a gente deixe de ver o que ela tem de bom, toda vez que aparece algo que a gente tem que resolver,tem que fazer, algo que nos contrarie. A vida é mais que rabugice, é mais do que falta de paciência , é mais que mal humor. A vida é bela, se a gente olha para cima , além do próprio umbigo, além da gente .A vida é boa, se a gente ver que na simplicidade, a gente pode ser um monte de coisas , até  feliz. Quando o bicho de sete cabeças vier,tem uma receitinha básica porque não há bicho de sete cabeça que resista se a gente sopra nele, um pouco de alegria, um pouco  de paciência, um pouco de bom humor, um pouco de temperança,um pouco de mansidão, um pouco de  força de vontade, um pouco de tudo de melhor que a gente tem... A gente sopra nele um pouco de vida.  Nesse ponto, a gente percebe que muitas vezes, o bicho de sete cabeça que impede da gente fazer as coisas,impede a gente ter o que quer, da gente ser uma pessoa melhor, é a gente mesmo e que a vida não dá outra opção para a gente a não ser viver.Então, o jeito é fazer o melhor que der, de forma mais leve e plena continuar a viagem , aproveitar a paisagem, sorver todos os disabores e  sabores dessa vida.  A vida é simples, a gente que a complica .Viva a Vida!!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

A VINGANÇA É UM PRATO QUE SE COME FRIO... ESPERANDO A HORA DA REVANCHE ..

A vingança é um prato que se come frio... Quem acha a vingança um bom negócio, é porque deve ter tempo para investir nisso.Tem gente que se faz  de santo, mas,na hora que ela acha certa aplica uma vingança implacável em quem a ofendeu. Vingança , já dizia Seu Madruga  do seriado Chaves, :-" A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena". Quem foi envenenado pela vingança, vive atormentado para ver o outro se dar mal, outro não ter sucesso. A vida de quem tem sede  de vingança ,não pode ser boa,pois, a vingança é um mal que faz mais mal a quem o tem do que ao que será atingido por ela. Já que vai comer frio, o sedento de vingança poderia ao menos tem tentar a paz, conversando , dialogando, se depois disso , não tiver um resultado satisfatório, o melhor é largar de mão. A vingança dá trabalho, a vingança leva tempo demais,a vingança cansa fisica, mental e emociomalmente.A vingança nunca é boa. Praticar o mal, não lava a alma de ninguém. Ir á forra, não faz diferença nenhuma, a não ser  pesar mais a vida de quem se vingou. O bom mesmo é largar de mão estas pessoas que um dia fizeram mal para a gente.Trabalhar a gente e viver a vida , sem maquinar o mal, sem se magoar ,sem ter o trabalho de planejar e executar a vingança. Quem vinga acha que nunca vingará o bastante, que nunca vai se saciar e a vida começa a girar em função da atitude do que se quer atingir com a vingança. A vingança me dá uma preguiça... Detesto comida fria ...Também detesto fazer o mal e carregar o mal no meu coração. Uso minha cabeça e o meu coração para planejar surpresas boas, para maquinar como posso fazer as pessoas felizes. Então,não tenho tempo para gastar com gente que não me considera, que me faz mal, que me maltrata, preocupo em cuidar da minha vida, de fazer a minha vida cada vez mais leve e em ser na medida do possível uma pessoa melhor. Enquanto, quem vinga planeja vingança, eu estou muito ocupada demais  planejando e praticando  ser feliz. Nesse caso, sou mais eu, sou pela paz com os outros(se possível) e principalmente comigo. Viva a vida!!