Uma nova meta. Um projeto de escrever diariamente. Viva a Vida!! Viva a liberdade de Expressão!!
sábado, 30 de novembro de 2013
TER O OLHO MAIOR QUE A BARRIGA ... UMA PESSOA QUE SE SERVE DE MAIS COMIDA DO QUE PODE COMER
Ter o olho maior que a barriga... Coisas do cotidiano me ensinam licoes profundas. Como socialmente, rsrsr, nao sou muito de comer, me obrigo a fazer isso.Tenho percebido que tem gente que nao se controla diante de um buffet, diante da mesa posta, diante da fartura de comida. Interessante, que isso acontece em todos os nives socioeconomicos. Gente que parece que esta passando fome, que diante da mesa posta , do buffet, sempre tem que ser o primeiro e pegar os melhores pedacos. Gente que se priva do dever de ser educado, simplesmente por nao conseguir se controlar. Gente adulta que se comporta como crianca mal educada, que coloca no prato mais do que pode comer e desperdica comida.Vejo que na vida tem muita gente assim, avanca nas oportunidades e que depois as desperdica. Gente que pega o lugar do outro e depois nao da conta do recado e o outro perde a chance de tentar . Gente que quer tudo para si , que nao tem a minima consideracao com o outro. Se a gente pensar bem... A gente tem que se policiar para que isso nao aconteca com a gente... A gente nao pode perder a capacidade de ser gentil, de ceder a vez , porque isso 'e o certo a ser feito. Tem que comecar na gente ... E se a gente tiver a consciencia de que tem para todos se a gente souber divivir, a gente vai aprender todo dia que pode se contentar com menos coisas materiais e mais do que importa... Quem sabe... a gente perceba que o importante 'e simples como risadinha de bebe.Viva a vida !!
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
DE PAPEL PASSADO... AUTORIZACAO DOCUMENTADA
De papel passado ...Quem passa algum bem de papel passado, da um documento que autoriza o outro a ser dono de seu bem ou seu filho. Fiquei pensando que na vida muitas vezes sem querer a gente autoriza comportamentos que a gente nao gosta, tratamentos que a gente nao suporta, com o simples fato da gente nao usar do dialogo, da conversa franca e as palavras pare com isso por favor .Outras vezes a gente comenta fatos da vida da gente que da entrada para outras pessoas , expondo a gente , colocando a gente em situacoes vexatorias.. A gente tem que ser independente e conservar com a gente aquelas
amizades que fazem a gente crescer. Expor a vida 'e dar aos outros o
direito de entrar nela, 'e abrir uma porta para que as pessoas entrem
nela 'E passar de papel passado o direito do controle da propria vida para quem nem merece tanta confianca. Com a experiencia , a gente fica esperto , mas , muitas vezes cai nas proprias armadilhas, infelizmente. A vida 'e curta demais para que a gente passe aos outros o direito dado pelo criador de tomar conta da gente mesmo. Quando a gente toma as redeas da vida gente e descobre que anda sozinho, que cai , escorrega e levanta para ir para frente, para crescer, para ser dono do proprio nariz, 'e uma experiencia arrebatadoramente libertadora... Uma conquista! A gente descobre que pode ser feliz sem se precisar de culpa, de cobranca, de gente que so quer vampirizar a gente . Ai , ninguem segura a gente mais , porque a gente pode seguir o caminho, sem amarras... a gente pode ser verdadeiramente livre para ser livre . Viva a vida!!
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
TIRAR A BARRIGA DA MISÉRIA ...APROVEITAR COM PRAZER
Tirar a barriga da miséria... Tem coisas na vida que a gente faz por obrigação, mas outras a gente se permite ter um prazer tão grande, que é como se a gente tirasse a fome que a gente tem das coisas boas da vida . Eu, faço isso , literalmente com camarão, gosto demais de camarão. Camarão é um alimento trabalhoso de comer e muitas vezes de fazer , eu não o vejo assim, vejo como um luxo, uma iguaria. Um mimo que eu me permito fazer e ter. Com camarão, eu tiro a barriga da miséria. Não sou de pagar qualquer preço... Mas, pago um precinho a mais por esse capricho. Sou uma pessoa muito ponderada, mas de vez em quando...Vale a extravagância, o momento, vale o prazer.A gente pode baixar a guarda, deverz em quando para que a vida seja celebrada.Afinal, um prazerzinho , um mimo ... Ser bonzinho com a gente, não faz mal a ninguém . A gente tem que curtir a nossa curta vida . Viva a vida!!
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
CHAMAR A RESPONSABILIDADE ... ASSUMIR AS PRÓPRIAS OBRIGAÇÕES E A DOS OUTROS
Chamar a responsabilidade ... Quem exemplifica bem essa expressão, é a Madre Tereza de Calcutá. Para quem não conhece a história, a mulher decidiu ser freira,foi mandada para Índia, para servir num convento tradicional, em que as castas superiores colocavam suas filhas . Ela além de ser educadora, ás vezes visitava as famílias ricas para ajudar essas meninas no traquejo social. Com isso, frequentava os melhores lugares, comia nas melhores mesas, tinha todo conforto. Um dia, na volta de uma das visitas ela percebeu que na mesma cidade que tinha tanta riqueza, tinha uma miséria extrema e se sentiu impelida a fazer algo por aquela gente, além de orar . Incomodada, ela chamou a responsabilidade para ser solução do problema que ela tinha visto e cada dia mais foi se envolvendo com gente que vivia em condições subhumanas, sobreviventes do lixo.Ela alfabetizava as crianças e cuidava dos doentes. Ela percebeu que o que fazia era pouco e que no fim do dia, ainda tinha comida e cama quentinhos no convento e assim era fácil demais. Então ela viu que precisava morar , ser parte de verdade daquela vida e saiu do conforto que tinha e foi viver com aquelas pessoas, dedicando sua vida a elas. Precisa mais? Quantas vezes a gente fica esperando que as coisas caiam do céu , quando a gente mesmo é a própria resposta de oração? Vida é agora!! Esperar , em certas horas é perder tempo , é deixar passar a oportunidade . Assumir a responsabilidade é dar uma chance para gente de ser melhor, de ser gente de fato e de verdade.A gente tem que ver que a vida passa muito rápido e a gente tem que fazer valer , sem esperar que o outro faça, sem esperar que caia do céu a solução que a gente sabe que pode dar . A vida tem que ser vivida ... celebrada...sorvida ... A vida é coisa séria, fato. ... Responsabilidade é necessidade, Mas,não precisa de ser tão dura, pesada, tem que ter leveza . Viva a vida!!
terça-feira, 26 de novembro de 2013
CORTAR O MAL PELA RAIZ...ACABAR DE VEZ COM AQUILO QUE NÃO FAZ BEM
Cortar o mal pela raiz... Na vida a gente as vezes presencia coisas absurdas.coisas que se a gente contar ninguém acredita . Outro dia, vi um marido desrepeitar em publico a esposa gravida e ela não fez nada , pela cara levou na esportiva ... Mais tarde , eu e uma pessoa que me acompanhava no lugar , comentamos sobre os motivos que fazem com que a mulher não reaja. Muuitas vezes , a gente tem que tomar um atitude drástica para que as pessoas não desrespeitem a gente.A gente não pode aceitar tudo que colocam na nossa frente . Tem coisas que a gente não pode deixar evoluir, senão... descamba tudo. A gente tem que perceber que o mal, o que não faz bem para gente , tem que ser extirpado, antes que a situação fique desagradavel ao extremo. a gente tem que fazer o que tem que ser feito,infelizmente isso dói e faz parte do crescimento .Antes que o mal tome conta a gente o corta o mal pela raiz e acaba que impede que nos domine .Aceitar ser maltratado?NUUUnca . Viva a vida !!
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
TOMAR PARA SI .. ARTE DE VIVER PARA OS OUTROS.
domingo, 24 de novembro de 2013
FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO... TUDO QUE VAI, VOLTA ...
Feitiço virou contra o feiticeiro... A vida é cíclica, as estações do ano, as fases da lua... e tudo que a gente faz de bom e de ruim, volta de uma forma ou de outra para a gente. Tive um chefe no banco que me sabotava. O cara era muito ruim, se fingia de amigo para poder ter munição, para no futuro poder usar as informações colhidas a favor dele. Ele foi capaz de não enviar um pedido de transferência para outra agência, só para ter a empafia de dizer que tinha poderes sobre mim. Depois quando o gerente geral encaminhou o pedido , ele falava sempre que lá na outra agência , eu não ia durar nem um mês. Engolhia em seco e abaixava a cabeça para o assedio moral que ele fazia porque na época era nova e tinha outra mentalidade. Durei mais de ano, porém depois que eu estava lá há uns seis meses , ele foi demitido e foi até mim pedir que encaminhasse o pagamento de fundo de garantia, e que eu pagasse o mais rápido possível. Fiquei até com dó, ele era mais velho, e pai de família , ao contrário de mim, que estava começando a vida. O caso é que eu ainda durei muito tempo e ele não. Tudo que ele falou voltou para ele, coitado... A vida é assim, um dia a gente está em cima , no outro pode não estar. Como no poema de Gioia Jr. , A gangorra que diz :-'' A gangorra é como a vida,nos movimentos que tece;quando eu desço, você sobe,quando eu subo, você desce...
Você, que ficou no alto,não deve de mim sorrir;você terá que descer,quando eu tiver que subir.'' Por mais que a gente esteja por cima, a gente não pode esquecer que é igual a qualquer outra pessoa e que deve tratar as pessoas como a gente quer ser tratado. Ser é sempre a melhor pedida...ser uma pessoa melhor, ser uma melhor pessoa... ser conciênte de que mesmo querendo melhorar , ninguém é melhor que ninguém. Na vida tudo tem volta, o bem e o mal... E mesmo fazendo o bem, a gente não tem garantia que tudo será um mar de rosas... Então , o jeito é viver de coração aberto, consciencia limpa ... Indo e vindo , nas voltas que a vida dá. Viva a vida !!
Você, que ficou no alto,não deve de mim sorrir;você terá que descer,quando eu tiver que subir.'' Por mais que a gente esteja por cima, a gente não pode esquecer que é igual a qualquer outra pessoa e que deve tratar as pessoas como a gente quer ser tratado. Ser é sempre a melhor pedida...ser uma pessoa melhor, ser uma melhor pessoa... ser conciênte de que mesmo querendo melhorar , ninguém é melhor que ninguém. Na vida tudo tem volta, o bem e o mal... E mesmo fazendo o bem, a gente não tem garantia que tudo será um mar de rosas... Então , o jeito é viver de coração aberto, consciencia limpa ... Indo e vindo , nas voltas que a vida dá. Viva a vida !!
sábado, 23 de novembro de 2013
CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE ... IMPORTANCIA DO DIÁLOGO
Conversando a gente se entende... Hoje em dia, as pessoas não tem mais tempo para conversar. Andam ansiosas demais para ouvir e para dispensar um momento argumentando idéias com os outros. Correria e impaciencia, comunicação ineficaz, mal entendidos e insatisfação. Dialogar é ouvir e ser ouvido, é expor aos outros suas ideias, ainda que estas sejam diferentes. Dialogar é um ato de civilidade e respeito. O que difere a gente dos animais entre muitas outras coisas é a gente saber verbalizar, dialogar ao invés de sair
quebrando tudo, de gritar ou ter uma atitude irracional. É tempo da gente discutir com respeito, sem briga, sem alteração. Afinal já
passou da hora da gente decidir ser mais pleno, mais maduro, uma pessoa
melhor. Ninguém é feliz , se está magoado e amargurado, com pendencias com alguém. A vida não espera, não pára .Hoje é tempo de ter uma conversa de qualidade, calmamente, com vontade de acertar , e ser
mais feliz!! Viva a vida!!
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
RASGAÇÃO DE SEDA... BAJULAÇÃO
Rasgação de seda....Tem gente por aí que perdeu a noção das coisas.Gente, capaz de fazer de tudo por seu artista preferido, pelo chefe, pelas pessoas que ele admira. Gente, que fica sempre vulnerável, que se expoe ao ridículo de bajular ao outro, assintosamente.O bajulado que aceita isso naturalmente, diminue seu admirador, mesmo sem intenção. Bajulação é coisa que parece boa , mas não é, porque coloca o outro no lugar de extremo destaque, isso é uma espécie de idolatria. A gente não pode venerar tanto um semelhante . Quem bajula, bajula por interesse,ainda que seja uma migalha de atenção. Tem gente que quando está na nossa frente adula a gente, por trás, na nossa ausência, calunia, fala mal, apunhala a gente pelas costas. É preferível a verdade que incomoda, do que muitos agrados com adulações. A gente tem que ser sensato. A vida é agora !! Fugir de quem bajula e de bajular... A gente tem que ficar esperto e viver da melhor maneira possível porque se for para bajular que seja bajular a vida , rsrsr .Viva a vida !!
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
QUEM NÃO CHORA NÃO MAMA... SABER PEDIR
Quem não chora não mama... choro da criança é a forma de reivindicar o que ela quer . Tenho uma sobrinha chorona, a gente, ás vezes, cai na armadilha que ela faz, manipula a gente, recebe o que quer , porque a gente não quer que ela chore. Criança chorona é muito inconveniente. Minha sobrinha, não está incluida nesse contexto, porque ela é muito linda da titia. O choro no adulto pode vir em forma de pedido indireto, em reclamação, pedido direto. Fato é que se a gente não pede, a gente não se dá a oportunidade de receber um sim . Os outros , assim como a gente , não tem bola de cristal para ver o que a gente precisa, quer. Eu sei, que é vida é curta de mais para que a gente não curta, a gente pode pedir ajuda, pode pedir , pode esperar ganhar e pode receber um sonoro não . Pelo menos , a gente tentou... a gente arriscou , não custa pedir. Quem sabe assim, pedindo, a gente ganhe o que quer. Acho que a gente tem pedir a quem pode tudo e é dono de todas as coisas :- DEUS !! (funciona para mim), ELE conhece o coraçao, a mente, a alma, sabe o que é o melhor para gente. Afinal, Não existe impossível para DEUS!! ELE dá ...ELE provê... A vida continua !! A gente tem que seguir o fluxo da nossa vida, porque ela está aí , para que a gente aproveite intensamente... só se vive uma vez... Só nos resta aproveitar e... viver . Viva a vida !!
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
SENTI FIRMEZA... APROVAÇÃO , INCENTIVO...MISSÃO CUMPRIDA.
Senti Firmeza... Tem coisa que a gente conquista e que a gente tem que vencer. E quando isso acontece a gente tem uma sensação que fez o que tinha de ser feito. Entra ano e sai ano e a gente na lida, na correria, nem vê que o tempo passa rápido, que a vida não para. A gente simplesmente segue o fluxo que a vida tem. O importante é que a gente continue tentando ser uma pessoa melhor do que foi no dia anterior.A gente tem que sentir firmeza na vida,ainda que ela seja corrida e imperfeita... Ainda que ela saia fora do planejado, que não dê tudo certo. A gente tem que sentir firmeza na gente , porque a gente é somente aprendiz, é semente que pode germinar e a gente é um instrumento, é um canal de tudo aquilo que faz, de tudo que é. A vida é isso:- Um jeito da gente cumprir a missão para qual a gente nasceu e DEUS nos deu para fazer ,um meio da gente agir e ser, agente da gente mesmo. Viva a vida!!
terça-feira, 19 de novembro de 2013
PEIXE MORRE PELA BOCA ... CUIDADO COM AS PALAVRAS
Peixe morre pela boca ... Outro dia, fui visitar parentes, lá mãe e filho pequeno tinham uma relação muito boa. Mas, como o garoto era levado, a màe esbravejava com ele de vez em quando. O menino levava a bronca meio que na brincadeira e dizia para mãe , sempre que ela zangava:- Não fica nervosa!! A mãe acaba rindo da gracinha e ele se aproveitava disso. Teve uma hora que ela bronqueou e o menino ficou bravo e começo a ameaçar um ataque, uma birra.Então ,eu não aguentei e intervi, disse ao menino:- Não fica nervoso!! O menino ficou desconcertado ao ver que eu devolvi a fala dele e ela serviu contra ele. Peixe morre pela boca!! A gente deve pensar antes de falar porque o que a gente fala pode virar contra a gente. A gente deve falar para promover com as palavrasvida e não morte nas pessoas.A gente deve saber falar, de modo preciso e delicado, de forma que o nosso discuros seja verdadeiro e sincero O que a gente fala , tem que ser escrito com letras garrafais no coração e na mente das pessoas, como uma boa semente . A vida é agora!! E a gente, só tem que fazer uma coisinha, viver da melhor maneira que der. Viva a vida !!
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
MALHAR EM FERRO FRIO ... INSISTIR EM COISAS OU PESSOAS QUE NÃO MUDAM
Malhar em ferro frio... Tem coisas nessa vida que a gente insiste de teimoso. Tem gente que por mais que a gente invista, vai sempre decepcionar a gente porque é da natureza da pessoa fazer isso .só se preocupar com ela mesmo, ser insensível aos outros. Gente que fala palavra dura , sem mais nem menos, gente que amarga a vida dela e das outras pessoas e não aceita nada de bom que os outros falam. Gente que critica a gente , quando a gente o elogia. Gente que a gente convive porque tem que conviver e que a gente gosta, por gostar. Tentar mostrar o que essas pessoas nao querem ver, não adianta.Assim como não adianta, a gente argumentar, se justificar, é perda de tempo , é gasto de latim. A gente tem que tomar por lição, esse contra-exemplo e seguir a vida, da melhor maneira possivel. A gente tem mais o que fazer, do que ficar investindo onde não dá resultado, dividendos. A gente tem que remir o tempo e fazer valer com as pessoas que nos colocam para cima, que nos elevam e não nos levam ao chão. A vida é muito curta para que a gente não a curta... A vida é para gente viver plenamente!! Está aí.. A vida vale a pena e só nos resta viver !! ViVA a Vida!!
domingo, 17 de novembro de 2013
EM CIMA DA HORA... NA HORA CERTA
Em cima da hora... Por muito tempo, a minha relação com o tempo era de correria. As horas pareciam que nunca trabalhavam a meu favor . Quando queria que elas passasem devagar ,elas corriam , quando queria que elas corressem, elas teimavam em pingar de milésimo em milésimo. Ter compromisso com horário em cidade grande é correr, suar e de repente se ver refém de um engarrafamento e nem pagando resgate a gente consegue sair. No interior, a gente sai quinze minutos antes do compromisso, vai a pé e ainda chega cedo. Enquanto que na cidade grande a gente sai 3 horas antes, e nem sabe se vai conseguir chegar em cima da hora. Puxa!! Chegar em cima da hora é lucro , é o sonho de consumo de todo mundo que tem compromisso e não mora no interior. Descobri, com o tempo, que não adianta a gente estressar que o engarrafamento não vai se desfazer e nem o tempo vai parar, mas, a gente pode ter um colapso nervoso, com tanto estresse e pressão para que a gente consiga honrar os compromissos que a gente tem dentro do horário estipulado. A vida da gente é uma correria, um movimento, o importante é a gente não fazer disso algo que seja tão estressante que nos mate por viver tanto. A vida é agora... É preciso saber viver porque a morte não manda aviso, e na vida cada coisa tem sua hora, as oportunidades passam, a gente tem que viver cada momento, na hora certa , para não se perder no tempo... A gente tem que viver o que se tem no tempo certo , ainda que seja em cima da hora . A vida taí... Só se vive uma vez!! Viva a vida!!
sábado, 16 de novembro de 2013
ENFIAR A CARA NOS LIVROS...LER DEMAIS... ESTUDAR MUITO
Enfiar a cara nos livros... Livro sempre me encantou, sempre despertou em mim um fascínio tão grande, que eu tinha sempre um comigo. Quando precisava saber de alguma coisa muito difícil , ia á biblioteca e ficava lendo tudo sobre o assunto. Quando precisava de uma companhia barata e instrutiva que não ia me criticar, que ia me aceitar com meu jeitão desengonçado,achava um livro e lia. Enfiar a cara nos livros, nunca foi mistério, dispendioso ou muito difícil, pelo contrário, sempre foi um prazer. Hoje, num mundo que existe sites de buscas, onde a informação chega pronta , rápida e instantanea, e a descoberta sumiu do mapa. O livro é um amigo que fala no silêncio, em cada página,vive e morre, e leva a gente com ele. Sou do tempo que enfiar a cara nos livros era uma coisa boa, necessária... Sou da época que o livro de papel não era um acessório era um instrumento de lazer e saber. Site de busca, facilita, mas, talvez, porque eu, como muitos da minha época, aprendi a selecionar as informações, através da pesquisa que a gente fazia quando enfiava a cara nos livros. Site de busca pode ter a informação e a emoção tecnológica, mas, não tem aquela coisa que fazia a gente viajar no pensamento : - imaginação. Isso não se acha na tecnologia , a gente só acha dentro da gente.
A gente tem que dar asas a imaginação, na gente e nas crianças... Antes que isso desapareça com o tempo . Imaginar é preciso!! Imaginar faz parte da vida!! Viva a vida!!
A gente tem que dar asas a imaginação, na gente e nas crianças... Antes que isso desapareça com o tempo . Imaginar é preciso!! Imaginar faz parte da vida!! Viva a vida!!
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
REMAR CONTRA A MARÉ ... LUTAR CONTRA AS CIRCUNSTANCIAS
Remar contra a maré ... É fácil seguir o fluxo das coisas. É fácil não fazer nada , quando as circunstâncias são desanimadoras. É fácil ser feliz no tempo de festa. Conheço gente, que a vida não dá tregua, e elas não dão trégua para a vida e lutam como que podem para vencer o que acontece. Gente que leva a vida na boa,apesar de ter dificuldades. Gente que poderia cruzar os braços e ter ''peninha '' de si mesmo...Gente que poderia se revoltar e sair por aí amargando a vida ...Gente que resolve seguir em frente mesmo que tudo puxe para trás. Gente que , chega ás raias da teimosia, que não deixa a peteca cair , que não se deixa esmorecer. Gente que quando a gente está na minha frente , percebo o quanto a minha vida é diferente, o quanto eu reclamo de barriga cheia, o quanto eu sou ingrata, mesquinha e fraca. Gente que serve de exemplo para muita gente , pricipalmente para mim. Gente que me mostra o quanto eu preciso evoluir como gente. Vivendo e aprendendo... Hoje, a vida convida a gente a celebrar, a não desanimar por pouca coisa, a não estressar por coisinhas que se a gente for ver não são nada. A vida está aí para ser aproveitada... Ela não espera, é agora ou nunca!! Enquanto a vida continua , a gente tem que remar, ás vezes contra a maré, as vezes seguindo a correnteza... A gente pode escolher ser mais leve, mais solto,mais livre e pode acreditar com certeza que há esperança (em DEUS) que dá força para todo esforço, para continuar remando. Então... só nos resta viver ... Viva a vida!!
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
DO FUNDO DO BAU ... MEMÓRIAS, COISAS ANTIGAS
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
OS DEDOS DAS MÃOS NÃO SÃO IGUAIS... NENHUMA PESSOA É IGUAL A OUTRA
terça-feira, 12 de novembro de 2013
MIL CONHECIDOS , NÃO VALEM UM AMIGO...AMIZADE VERDADEIRA VALE MUITO..
Mil conhecidos , Não valem um amigo... Alguém ouviu uma canção na América e a canção dizia que amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves dentro do coração...Interessante é quem ouviu a canção, pensou justamente como eu , que um dia ia encontrar de novo o amigo, que um dia a gente ia se abraçar e ia tirar a foto que eu queria e ficou para depois da pizza... Ledo engano!!
Sabe quando a gente pensa que vai ter uma outra
oportunidade? Eu pensei. Depois que cheguei de um encontro com um amigo que achei na rede social,que eu
não via há mais de 25 anos, lembrei que queria tirar uma foto e não tirei.
Fiquei um pouco triste por isso, mas, o coração estava quente com a alegria do
abraço e de ver pessoalmente o querido amigo. Gosto de ver tudo pelo lado bom então,mesmo sem foto foi mais que melhor .Valeu, sim,guardei o abraço, o
sorriso tão lindo, a alegria, a festa do reencontro que foi como se a gente
nunca tivesse sumido um do outro. Esse meu amigo foi o cara que me escreveu uma
carta linda quando fiz 15 anos, esse meu amigo era o cara que cantava bem, que acolhia
que ensinava sem precisar dar sermão ou aula, fazia isso com a vida. Engraçado,
escrever no passado, quando no meu coração, ele está guardado, tão alegre, tão
cativante, tão vivo... E hoje o dia que DEUS resolveu chamar meu amigo, fica
mais uma lição, se eu tiver vontade de tirar foto, mesmo que fique sem graça de
pedir, não vou perder a oportunidade de guardar o momento tão feliz para
posteridade, não vou deixar de curtir as pessoas, vou tentar me lembrar de
nunca esquecer de celebrar a vida... Viva a vida!!
Ps.:- Esse é o texto que escrevi , depois do reencontro .. Amigo do peito http://365expressoeslibertadas.blogspot.com.br/search?q=amigo+do+peito
Ps.:- Esse é o texto que escrevi , depois do reencontro .. Amigo do peito http://365expressoeslibertadas.blogspot.com.br/search?q=amigo+do+peito
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
FAZER OUVIDOS DE MERCADOR... OUVIR APENAS O QUE INTERESSA, DESPRESAR O QUE O OUTRO FALA
Fazer ouvidos de mercador ... Para exemplificar isso ,tem a mãe que chama o filho para tomar banho, e o filho diante do computador grita : Já vou!!! E isso irritantemente vai se repetindo por horas, a mãe chama , o filho grita e não faz o que a mãe pediu. Outra forma de mostrar isso, é a lembrança do meu avô que não escutava bem para nada , mas se a gente falasse um valor em dinheiro , ele escutava direitinho. Que lição a gente pode tirar do ouvido de mercador ? Primeiro, isso não se faz , partindo do pressuposto que a gente deve tratar os outros como quer ser tratado. Segundo, já que a vida é curta a gente deve curtir a vida. A gente vai ouvir um monte de coisas , ás vezes de pessoas que são muito importantes para a gente , ás vezes de gente que a gente considera e essas pessoas não estão nem aí pra gente . Tem gente que se especializa em dizer palavras ruins , que deixam a gente para baixo. Como a gente age nesses casos é escolha nossa. Dar ouvidos ao que não presta é coisa que só acontece se a gente deixar.A gente pode ouvir e se deixar levar ou pode fazer ouvidos mercador e filtrar as coisas que ouve. Estou tentando fazer isso. Confesso, é difícil. Mas, não é impossível, apesar das recaídas.Estou conseguindo com a ajuda de DEUS. Conseguir, dá uma satisfação de que a gente está se bancando e diante das circunstâncias, das pessoas , de tudo, a gente está forte. Dá uma sensação de vitória , de que a gente sabe quem é e que tem domínio das emoções, tem domínio da gente. Vale a pena fazer ouvidos de mercador para as palavras malditas. Quando a gente decide fazer isso, curte mais a vida, se sente mais dona/dono da situação e releva as coisas para o nosso próprio bem. A vida continua ... A vida é agora... A vida é para ser vivida ... Para finalizar, uma citação do padre Fábio de Melo : - ''Só mais uma coisa. Não te preocupes tanto com o que acham de ti. Quem geralmente acha não achou nem sabe ver a beleza dos avessos que nem sempre tu revelas.O que te salva não é o que os outros andam achando, mas é o que Deus sabe a teu respeito.'' Simples assim... Viva a vida !!
domingo, 10 de novembro de 2013
COZINHAR EM FOGO BRANDO... MOROSIDADE ...
Cozinhar em fogo brando... É agir devagar, é não ter pressa, mesmo diante de pressão. Essa expressão se aplica em várias situações: trabalho, relacionamentos,emoções,consigo mesmo. Quem age assim no trabalho, nao cumpre os prazos e muitas vezes tem uma performance ruim.Tem gente que age dessa forma com nos relacionamentos,deixa a relação indefinida ,sem continuidade. Há quem faça isso consigo mesmo, e nunca sai do lugar , porque nunca toma uma atitude para que a situação se resolva , está sempre á espera de algo extraordinário , na expectativa que aconteça alguma coisa, vai empurando com a barriga , protelando, jogando as coisas para debaixo do tapete. Acho necessário, em algumas situações cozinhar as emoções, sentir ao máximo para digerir tudo e poder seguir em frente . Quando a gente faz isso,lava a alma, dá um tempo para que as coisas se ajeitem, um tempo para que tudo tome o rumo que tem que tomar. A gente pode de vez em quando, se permitir viver essa morosidade necessária, isso faz bem ao coração.Chega uma hora, que se acaba o ''cozimento'', fica a cicatriz que lembra que a gente sobreviveu ao mesmo tempo que renasce a esperança de que a gente está pronto para seguir em frente e saborear a vida outra vez. Tudo na vida dá-se um jeito...Enquanto a gente tem fé ,(pelo menos para mim é assim) não perde aquela coisa que faz a gente ter o instinto de permanecer lutando, aquela coisa que pulsa nas veias da alma,do coração, uma chama acessa...Uma energia, uma força,que move,que impulsiona,revive,recomeça,é DEUS, sempre e para sempre dentro da gente . Viva a vida !!
sábado, 9 de novembro de 2013
CRUZAR OS BRAÇOS ... DESISTÊNCIA ...
Cruzar os braços ... Diante do que acontece na vida , de bom e de ruim , é como a gente encara as coisas que faz toda a diferença. Tem gente que arregaça as mangas, e começa a trabalhar quando as coisas não estão bem, na esperança de melhora ou apenas para permanecer lutando , para não esmorecer. Gente que não se dá ao luxo de cruzar os braços , ou se recusa a isso para permanecer na vida. Admiro muito quem faz isso, porque são pessoas que não dão lugar á desistência, ao desânimo e perseveram seguindo o fluxo das coisas , fazendo o que tem que ser feito do jeito que dá. Quem cruza os braços desiste, esmorece, deixa o desânimo tomar conta, é vencido pelas circunstancias , parou de lutar, parou de viver de verdade . Talvez, por fraqueza ou por preguiça, essas pessoas não consigam permanecer na luta , escolhem assistir a vida passar, como num filme. Cruzar os braços, não deveria ser opção para ninguém, porque quem não faz nada não quer dizer que nada faz. Quem não faz nada , já decidiu que não quer se comprometer com vida, nem consigo mesmo. A vida é muito curta para que a gente não a curta . A gente tem que por a mão na massa, lutar, sacodir a poeira e agir para que as coisas andem para frente, que saia do lugar que estão. Hoje é tempo da gente ter atitudes assertivas , positivas que levem a gente a um lugar melhor . De braços cruzados a gente não pode respirar fundo, se sentir livre ... A hora é essa... A vida é agora !! Essa é a nossa hora para abrir os braços e de peito aberto viver plenamente. Viva a vida !!
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
FIM DA PICADA ... ABSURDO...INDIGNAÇÃO
Fim da picada ... Picada, além de ser um caminho estreito , é mordida de inseto, de cobra,marca da agulha de injeção, e na Argentina, é um prato com frios. O fim da picada é uma coisa absurda, que causa indignação na gente. Então, vou fazer uma lista das coisas que para mim são o fim da picada.
1- Gente mal Humorada
2-Gente que faz o mal por puro prazer
3-Gente que julga a gente
4-Gente que promete e não cumpre
5-Gente que não aceita os outros e exige ser aceito
6-injustiça
7-incoerência
8-falta de carácter
9-Mentira
10-traição
11-Falta de respeito
E... mais um monte de coisas que fazem o sangue da gente ferver... coisas da vida ...
E por falar em vida ...Durante a vida a gente vai errar, acertar, se indignar, vai ver coisas absurdas. A vida é movimento sem fim. Gente que faz questão de amargar a vida , é gente que morre em vida, , como se a gente caisse de paraquedas na vida. E isso é o fim da picada, ainda hoje ,ter gente que vive como morto, quando poderia viver de verdade. A vida é cheia de dilemas,de contradições, de absurdos... Na verdade tudo isso , faz parte do que a gente é . E a gente tem que, fazer o certo pelo certo, o bem pelo bem ,mesmo diante dos muitos absurdos... A gente não tem compromisso com o que não seja bom e justo e sim, o compromisso da gente( com gente mesmo), é fazer de tudo para viver da melhor maneira, para fazer essa nossa curta vida valer. Viva a vida!!
1- Gente mal Humorada
2-Gente que faz o mal por puro prazer
3-Gente que julga a gente
4-Gente que promete e não cumpre
5-Gente que não aceita os outros e exige ser aceito
6-injustiça
7-incoerência
8-falta de carácter
9-Mentira
10-traição
11-Falta de respeito
E... mais um monte de coisas que fazem o sangue da gente ferver... coisas da vida ...
E por falar em vida ...Durante a vida a gente vai errar, acertar, se indignar, vai ver coisas absurdas. A vida é movimento sem fim. Gente que faz questão de amargar a vida , é gente que morre em vida, , como se a gente caisse de paraquedas na vida. E isso é o fim da picada, ainda hoje ,ter gente que vive como morto, quando poderia viver de verdade. A vida é cheia de dilemas,de contradições, de absurdos... Na verdade tudo isso , faz parte do que a gente é . E a gente tem que, fazer o certo pelo certo, o bem pelo bem ,mesmo diante dos muitos absurdos... A gente não tem compromisso com o que não seja bom e justo e sim, o compromisso da gente( com gente mesmo), é fazer de tudo para viver da melhor maneira, para fazer essa nossa curta vida valer. Viva a vida!!
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
ELEFANTE BRANCO... AQUISIÇÃO QUE POSSUI A CARACTERISTICA DE SER DESPROPORCIONAL Á SUA UTILIDADE OU VALOR
Elefante branco...Interessante, como ás vezes a gente fantasia sobre as coisas, achando necessidade para as coisas que a gente não tem e começa a querer como se precisasse para salvar a vida. Quando estava para casar, meu sonho de consumo era um multiprocessador. Na época, era como se fosse a última maravilha do século. Ganhei dos meus padrinhos, fiquei feliz demais. Beleza, quando fui usar a primeira vez, o encanto se desfez. Não tinha demanda para sujar tantas pecinhas, e o trabalho era bem maior com ele. Triste... meu sonho virou um pesadelo. Ás vezes, os sonhos se realizam para mostrar que no sonho as coisas tem um brilho bem maior do que no mundo real. Caí na real rapidinho. Na casa da minha mãe tinha mais necessidade, não era um elefante branco , como era para mim e depois de uns 10 anos dei para ela porque sempre usava lá para picar as coisas,em menos tempo. E a gente usa até hoje. Elefantes brancos , ensinam a gente que tudo que a gente pode querer nem sempre serve pra o que a gente precisa.A gente precisa ficar sempre atento para aprender as lições que a vida ensina. Tem gente que acha que recordar é viver, e eu não discordo disso, pore'm penso que aprender é viver porque aprender é mais dinamico e move a gente para frente , para o agora, é prático, enquanto que recordar é um movimento para o passado e a gente tem que tomar cuidado para não ficar parado lá. Sempre é tempo de aprender, sempre é tempo de viver . Viva a vida!!
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
DEIXAR A POEIRA ABAIXAR .. NÃO AGIR NO FERVOR DA DISCUSSÃO
Deixar a poeira abaixar ... A raiva provoca na gente reações que normalmente a gente não teria. A raiva , muitas vezes cega a nossa razão. Uma vez , enquanto caminhava a noite,indo para casa, faltava mais ou menos uns 10 metros para o ponto do meu ônibus,vi um rapaz lá ,no ponto de ônibus, conversando com uma moça , carregando os livros dela, e os dois riam e agiam como se fosse intimos. O rapaz só me chamou a atenção, porque era um sósia perfeito do meu namorado. Mesmo sabendo que em sã consciência, nunca faria isso, e que meu namorado era super honesto e me amava, apertei o passo e fui em direçao a eles, já pronta para dar um pescoção na orelha dele. Cada passo era um passo a menos rumo a estravasar minha raiva. Mas, por um segundo respirei fundo e aí, o cara virou de frente para mim e eu pude ver que não era meu namorado. Ainda bem,que eu respirei ou hoje a história séria outra. Nào gosto de discussão, de bate -bocas, de conversas que não levam a lugar nenhum. Só sei que na hora da discussão,raramente o outro escuta a gente, e quase sempre se a gente ao abrir a boca vai falar coisas que não eram para serem ditas. Então , é melhor na hora da raiva, colocar água na boca e tomar bem devagar . A água acalma e impede de falar (com ela na boca) , coisas que a gente vai se arrepender ou que a gente dê a razão para o outro ao faltar com o respeito. Bom, é deixar a poeira abaixar, falar numa hora em que os ânimos estão mais amenos, em que os ouvidos podem escutar de fato.Na hora da raiva, a gente não pensa direto .A vida é muito curta para que a gente fique sem aproveitá-la bem. A vida é agora ... sempre é tempo de por água fria na poeira que a raiva levanta.Sempre é bom respirar fundo, ter calma, e não deixar a raiva falar mais alto do que a razão. Não compensa trocar a paz por nenhuma poeira desse mundo... A vida está aí, e só nos resta viver. Viva a vida !!
terça-feira, 5 de novembro de 2013
A MOEDA TEM DUAS FACES... TUDO QUE ACONTECE NA VIDA TEM VÁRIAS VERSÕES
A moeda tem duas faces... Cada coisa que acontece tem pelo menos uma versão a mais daquela que a gente vê. Muitas vezes, a gente toma decisões baseadas somente numa versão do fato. Quando isso acontece a gente pode ter mais possibilidades de errar do que quando a gente vê a história por outro ângulo. Isso faz com que tudo seja relativo ,apartir do que se pode perceber do que acontece.Quando estudei jornalismo, tinha que procurar ser o mais imparcial possível, mostrar as faces da moeda. Cada vez que fazia uma reportagem , tinha que contar a história a partir de outros olhos de outras bocas , de outras pessoas, de outros ângulos, para que na busca da verdade , o leitor se empolgasse com o texto, tirasse suas próprias conclusões, formasse uma opinião sobre a materia escrita. Na vida aprendi,com a experiência que o que é normal para mim, pode ser o anormal para o outro. Tem coisa, que no meu entender, não tem estrutura, não tem razão, nem base, mas, no entender do outro tem total sentido. A gente não é sempre o certo, a visão da gente nem sempre é a correta. Para que a gente seja justo, a gente tem que compreender o outro, ter empatia, ver por outros olhos ,pode dar, ás vezes ,uma visão melhor do mundo , ou reafimar a nossa visão. O que a gente tem que fazer sempre é ficar atento ao olhar do outro para entender como o outro vê, afim de que a gente possa ponderar e entender como o outro pensa e assim , entender como o outro nos vê. Hoje, é o tempo da gente, cada vez, mais querer ver os lados da moeda para enxergar o nosso universo com mais clareza,á luz das informações verdadeiras , á luz daquilo que é mostrado. Hoje, é o dia da gente , firmar e afirmar a nossa fé, preservar aquilo que a gente acredita sem vender alma, sem se corromper com falsas verdades, mas, consciêntes do que está á nossa frente e na capacidade que a gente tem de avaliar cada fato, de unir as peças para se ter uma visão geral e justa da situação. A vida é hoje, agora!! A gente não pode deixar de ver a história das muitas maneiras que se pode contar ,para que a gente conte direito a nossa história, de fato e com os fatos, faça valer a nossa versão . A história faz parte da vida, a vida faz parte da história .!!Viva a vida!!
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
O QUE OS OLHOS NÃO VEEM, O CORAÇÃO NAO SENTE ... OCULTAR A REALIDADE PARA NÃO ASSUMIR A RESPONSABILIDADE
O que os olhos não veem , o coração não sente ... Essa expressão, na realidade, justifica a omissão. A omissão é esconder a verdade, isso é uma forma de conviver com a mentira. Se essa expressão fosse literalmente verdade, os deficientes visuais seriam pessoas sem sentimento, destituidas de coração. Se fosse verdade, no escuro ninguém sentiria nada . O fato da gente ignorar algo não quer dizer que a gente não foi atingido, que as consequências daquilo não vai resvalar na gente. O impressionante é que a gente pode até fechar os olhos para coisas ,ou seja, fingir que não está acontecendo. mas, a gente não deixa de sentir. Dizer que quando os olhos não veem o coração não sente,é dar lugar a uma falsa verdade, quando a gente omite para não ser confrontado ou descoberto naquilo que a gente quer esconder.Fazer isso , é ocultar a realidade para não assumir a responsabilidade, para não arcar com as consequências que se tem quando se faz as coisas abertamente. Agir desta maneira é uma forma de adiar os fatos , é fazer da vida um grande jogo, em que o jogador prefere trocar o que se construiu por um segredo. A gente deve ficar esperto, abrir o olho bem aberto , viver de forma que não precise esconder as coisas, que não precise ter dilemas que poderiam ser evitados. A vida passa muito rápido, é muito breve... Por isso o melhor é aproveitá-la ás claras. A gente tem que procurar viver de tal maneira que não tenha do que se envergonhar . Viver , não na escuridão, não na hipocrisia e na mentira , mas, na luz de toda a verdade. Por mais que a verdade doa, fira os sentimentos, ela sempre é a melhor pedida. Quem vive com a verdade , se assume, se banca, e de certa maneira , vive certo, não se vende ás ilusões, vive de verdade . Viva a vida .
domingo, 3 de novembro de 2013
GOSTO NÃO SE DISCUTE ...O QUE AGRADA UM PODE SER DESAGRADÁVEL PARA OUTROS..
Gosto não se discute... A lei básica da convivência, é sem dúvida, respeito.Respeitar. mesmo que a gente não concorde, não ache bom , a gente não agride ou desfaz da pessoa que pensa diferente da gente . Tenho para mim, que o paladar das pessoas não é igual. Tem gente que ama uma fruta chamada pinha, eu, já acho que tem o gosto que pano de chão deve ter. Tem gente que bebe leite como bebe água, eu detesto e conheço gente que detesta também. tem gente que gosta da cor verde , eu acho a cor mais feia do mundo. Não dá para querer forçar o outro a ter o gosto da gente. Tem gente que gosta de filme de quebradeira, luta. Tem gente que gosta de filme romântico... E nem por isso há que se dizer que um está certo e o outro errado.Tem gente que torce para o Corinthians, outros para o Atlético,cada um é cada um e torce para o time que quiser. A gente pode não gostar ,tem que respeitar, não pode ter preconceito. Preconceito nada mais é, que achar que o que a gente pensa é o absolutamente certo e o jeito dos outros está fora da '' normalidade''. Preconceito é desrespeito , apartir do momento que a gente não dá ao outro , o direito de ser o que é.Gosto é gosto!! E, nessa questão é cada um na sua . A vida é muito curta, para que a gente não a curta!! O mais importante é , experimentar cada dia, sorver cada gosto, do jeito que der e a cada minuto achar sabor na vida.Viva a vida!!
sábado, 2 de novembro de 2013
MINHOCAS NA CABEÇA... PROBLEMAS IMAGINÁRIOS
Minhoca na cabeça...A gente ás vezes ''endoida'', fica pensando coisas que não tem razão de ser. Pensa um monte de coisa e repensa, pensa de novo e os pensamentos vão numa velocidade tão grande que a gente , por alguns segundos, fica incapaz de distinguir o que é verdadeiro e genuíno do que é somente a imaginação alçando vôo. Tem ocasiões que a gente age em cima de uma ideia que a gente teve nesse pensa repensa , nesse vôo imaginário. Tem gente que instiga a gente a isso, gente que vem para colocar a gente para baixo, vem plantar uma ideia de que a gente não é o que a gente é . Gente que promove a insegurança e a baixa auto estima, de maneira tão sutil que a ideia , se a gente deixar fica dentro da cabeça , e as minhocas dão cria. Eu, particulamente , luto com essas minhocas, todo dia, já que lutar com essa gente não vale a pena. Estou num processo que tento fazer como a Medusa que seu olhar transformava quem a olhasse em estátua de pedra; tento neutralizar quem vem com ideias ruins , e só quer colocar minhoca na minha cabeça. Tento também não pensar coisas que não edificam, coisas que não fazem bem. Ás vezes, consigo, ás vezes não , pelo menos tento. Queria que tivesse um'' minhoquicida'', inseticida que mata minhoca., dessas que dão cria na cabeça da gente de vez em quando. A verdade é que a vida é boa demais para que a gente fique triste por coisas que não existem , porque a gente deixou minhocas se multiplicarem na cabeça . A gente tem que fazer um exercício de não se deixar abater por pouca coisa, um exercício de auto confiança e fibra para que as influências e circunstâncias externas fiquem de fora da cabeça para que a gente não se entristeça por algo que nem verdadeiro é. A gente tem que tomar uma atitude madura de analisar os fatos , analisar a a gente e seguir a vida. A vida é curta demais para que a gente a jogue fora, com idéias que não tem sentido.Viver, já é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como a gente o encara é que faz a diferença.A gente tem que ocupar a mente com coisas legais, que são fato de fato. Vale mais a gente sair por aí, amando,sorrindo,sofrendo,chorando, resolvendo problemas reais,sendo a gente mesmo, tendo fé ou seja continuar vivendo do jeito que dá, do jeito que a gente pode... Vale mais a gente ser feliz, porque a vida é uma só e só se vive uma vez!! Viva a vida !!
sexta-feira, 1 de novembro de 2013
CANSAR A BELEZA... CONTRARIAR, ESTRESSAR CHATEAR, AMOLAR
Cansar a beleza... Nem sou bonita, mas tem coisa que cansa a beleza , mesmo de quem não a tem. Posso citar um monte : Mal humor, gente fingida, gente barraqueira, gente que promete mas não cumpre, gente que está sempre emburrada, gente que nunca tem nada de bom para falar ou fazer para o outro, gente que só sabe criticar por criticar. Vou explicar um a um... Mal humorados, se irritam por qualquer coisa e geralmente contagiam o ambiente. Gente fingida, é gente que te atraí e depois traí,sem sinceridade, cheia de falsidade, gente que se aproveita da gente. Gente barraqueira, se acha o centro do mundo , aluga o ouvido de todos ao redor,constrange a quem não tem nada com a situação e quem tem, além de ceder a razão com o escandalo que faz. Gente que promete e não cumpre, faz a gente investir nela uma esperança e depois joga a esperança da gente no lixo , como se o investimento que a gente fez, não tivesse nenhum valor. Gente que está sempre emburrada, é triste porque a cara fechada, espanta as pessoas, espanta a gente também. Gente que nunca tem nada de bom para falar ou fazer para os outros, é egoísta , mesquinha e não vê ninguém além de si mesma. Gente que só sabe criticar, é duro!! Porque com seu alto padrão nunca acha que o outro fez/faz nada de bom, ou se fez de bom não fez bem feito, raramente elogia. Gente assim como essas pessoas aí, me cansa a beleza que eu nem tenho, porque faz a vida mais dura, mais pesada e é gente que a gente nunca sabe se agrada, se pode fazer algo e se a gente chega perto,sobra pra gente. Gente que com suas atitudes, seu mal comportamento faz o ambiente ficar ruim, onde quer que vá, onde estiver.Acho que a vida é muito curta para que a gente canse a beleza a ponto de não curtir a vida da gente por conta daquilo que essa gente faz. Mas, que é desagradável, é. Fato é que nem todo mundo sabe viver bem e não é por isso que a gente vai se deixar contagiar . A vida é para que a gente aproveite ao máximo, do jeito que dá, do jeito que a gente pode. A vida é para a gente ter atitude positiva, dar gargalhadas, ser sincero e se a gente tiver maus momentos ,ficar triste/ contrariado a gente deve passra por isso,sem descontar nos outros ,sem destilar veneno, sem magoar ninguém. A vida é simples... A vida é para viver , para valer , para levar ... A vida é hoje e agora!! Viva a vida !!
Assinar:
Postagens (Atom)