quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ATÉ DEBAIXO D'ÁGUA.... EMTODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS, DE TODO JEITO SEMPRE


Até debaixo d'água... Tem coisas na vida que a gente não  pode abrir mão. Tem coisas na vida que a gente tem que cultivar como uma planta rara, um tesouro. Tem gente na vida que é desse jeito para gente. A gente guarda no coração, na memória e leva com a gente para o além vida. Há quem diga que tudo tem seu preço, inclusive as pessoas, acho essa frase muito pejorativa, e para mim , é idiota. Talvez, porque eu acredito que tem coisas na vida que não se pode comprar. Tem gente na vida que não tem preço, simplesmente porque a gente nem ousa mensurar em dinheiro, o valor que elas tem. O dinheiro não é tudo. O dinheiro não compra amigos sinceros, daqueles que a gente conta e ele nem se dá conta da importância que tem para a gente. Tem pessoas que são amigas até debaixo d'água. Gente que participa e se envolve  na vida da gente ,apoiando, dando força, encampando os projetos que a gente tem. Tenho uma prima que é assim , ela é muito enrolada, distraída, meio Dolly ( personagem do filme Procurando Nemo), gente boa demais. Eu tinha um sonho de ir viajar com  minha avó e a convidei para ir conosco e ela se mobilizou e foi. Acho que a viagem não seria tão boa,se ela não tivesse ido.De manhã, a  gente tinha uns arranca rabos, porque eu sou indecisa e não sabia qual passeio fazer.Mas, era só ali, depois de resolvido era só animação.Á noite, a gente compartilhava lanche e histórias, e como isso era bom. É, somos amigas até debaixo d'água, para sempre e sempre, uma pode contar com a outra. Diz aí, isso tem preço? Amizade tem valor , mas, não tem preço. Gente inspira e extrai da gente o melhor que a gente tem. Gente que move a gente a ser uma pessoa melhor. Gente que faz a gente ser poeta e a poesia corre o mundo e volta para gente .Escrevi para ela e agora na rede , o texto ganhou o mundo e já serviu de expressão para muita gente. Coisa boa ...é ter amigos!!
 Amizade
 por Alessandra S.L. Nascimento(Leh Nascimento)
Amigos verdadeiros, são para sempre porque...
não importa a distância,
no coração estarão sempre perto.
não importam as diferenças,
no coração sempre terão um ponto de acordo.
não importam as brigas,
no coração sempre haverá lugar para o perdão.
não importam circunstâncias,
sempre haverá um ombro para recostar,
mãos para ajudar,
olhos para enxergar e chorar de alegria e dor,
bocas para expressar as verdades e sorrir.
Amigos, verdadeiros são para sempre, porque
quando dois corações se unem ,formando um só,
DEUS se manifesta ali, através do amor.
E o amor é mais forte que a morte,
é benigno, paciente, tudo sofre, crê, supera.
não se ufana ,nem se ensoberbece, apenas ...ama.
certamente, permanece.


É tempo da gente declarar aos amigos , que eles são importantes . A vida é agora!! É para ser vivida , sorvida, saboreada ...Hoje é o tempo da gente proclamar, que a gente valoriza a amizade, a presença ainda, que geograficamente distante... E a gente está aí, na vida, sobrevivendo , encarando tudo com bom humor e galhardia. E, a gente está sempre aí, e pode contar em tempo e fora de tempo,até debaixo d'água, para o que der e vier, para além dessa vida ... Viva a vida!!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

DAR A VOLTA POR CIMA ... SUPERAÇÃO

Dar a volta  por cima... É acima de tudo , superação . E o que é superação? É não se deixar vencer pelas dificuldades , é agir , é reagir .é mesmo abalado, abatido, lutar com todas as forças para sobreviver ao que aflige a gente.  Superação... é ter dor todo dia e dominar a dor , seja dor física, a dor de uma perda, dor é dor, quem a tem sabe o quanto incomoda e o que tem que superar. Cada dia a gente tem que superar o dia.Cada dia, a gente pode escolher se vai desistir ou vai superar o que o dia nos traz.Superaçao me lembra sempre o filme : ''Procurando Nemo'' ,por mais infantil que seja  a minha visão,  cada personagem tem algo a superar. O pai do Nemo tem que superar o medo de perder o filho e de sair da zona de conforto. A Dolly que tem que superar a sua falta de memória. Os 3 Tubarões tem que superar a vontade de comer outros peixes. O pessoal do aquário tem que superar os obstáculos que impedem que eles cheguem ao mar. O Pelicano tem que superar a vontade de comer o Pai  e aDolly para ajudar a encontrar o Nemo. O Nemo tem que superar a deficiência, a saudade do pai , a convivência com o pessoal do aquário e depois que o pai o encontra e é jogado ao mar, ele tem que superar os obstaculos todos para encontrar o pai.Precisa mais que isso?  Superação é ultrapassar limites, transformar uma situação ruim, em boa, recuperação. É possível, superar,não é uma coisa fácil , não é  uma tarefa tão hercúlea, que somente os heróis conseguem fazer. No meu conceito é Super Agir,ou seja, fazer uma super ação, algo que venha de um Ser superior, eu acredito que DEUS é quem nos dá o Super Poder de agir ,ELE nos dá a SUPER  AÇÃO, produzindo na gente, a força capaz de motivar e nos fazer vencer qualquer obstáculo que a vida nos trouxer. Eu, por incrível que pareça , já fiz isso muitas vezes . Todo dia , supero a mim, pois, em mim, estão as causas  de muitos dos meus problemas, daquilo que eu tenho que enfrentar. A maneira com que eu decido, escolho enfrentar o que me contraria, o que me aflige, o que me doe, é que faz diferença, é o que faz superar. A gente só sabe quem a gente é ,depois que  se vê diante das dificuldades e percebe do que é capaz. A gente precisa saber viver de fato de verdade,  a gente precisa superar o medo e  ser feliz. A gente tem que continuar vivendo, mesmo que algo dê errado, diante das coisas que nos dão rasteiras, que nos fazem tristes , que doem, caindo e levantando,superando sempre. Cair faz parte da vida, ficar no chão ou levantar , depende da nossa atitude, da nossa decisão.Então, diante das coisas que a gente tem que encarar para continuar vivendo, a gente tem que  dar um jeito,do jeito que der... A vida está ai, só nos resta viver!! É agora ou nunca, essa é a hora , é a nossa vez ...Quem nasce, morre todo dia... viver o dia e manter-se vivo , é driblar a morte, é sobreviver.   A  vida  é isso :  sobreviver todo dia e fazer disso um grande feito. Viver de verdade... Sobreviver a vida é a maior Super Ação!! Viva a vida!!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

RELÓGIO QUE ATRASA, NÃO ADIANTA ...QUEM VIVE DE PASSADO NÃO ANDA PARA FRENTE

Relógio que atrasa não adianta.. O passado é um tempo que a gente já viveu, não volta mais. Tem gente por aí , que vive como numa máquina do tempo presa no seu passado,vive se arrastando no presente. Gente que tem obrigações no presente, a vida é regida pelo que passou, não segue em frente, fica sempre numa nostalgia,amarrada num passado, a fatos que aconteceram lá. Como se nada que o presente tem o atraísse para o tempo certo , para vida do agora. Gente que vive num saudosismo macabro,mórbido,que não faz bem.Certo é que o passado faz parte do que a gente é. Alguém sem passado é alguém sem história. Mas, o passado não pode travar o presente e impedir que o futuro seja melhor. Quem faz isso não consegue se desenvolver bem, precisa de ajuda para andar, para seguir a vida  e ir em frente . Vi, na prática, em meu estágio  de Psicopedagogia, como o passado pode atrapalhar a vida de quem não consegue pelos erros  dos outros  e ações em que  foi  submetido sem poder se defender , ficou no prejuizo, ficou atrasado, não anda para frente , não consegue aprender , e certamente  isso o afetará em sua caminhada na terra , se não receber  a ajuda ou não aproveitá-la, quando recebida. Crianças, adolescentes, por causa de outros , sem culpa,  não lêem e nem escrevem bem , porque no passado os pais não deram valor á educaçao e a escola empurrou o problema até que a situação ficasse intolerável. Tem gente que vive de passado,voluntariamente , ainda que inconscientemente,decidiu viver assim, porque não consegue enfrentar a realidade que tem , ou porque se magoou tanto que se prendeu á magoa e isso se faz presente , mesmo  que já tenha há muito passado. Quem vive de passado é museu. A vida é agora!! É pra frente que se anda!! . A vida nasce todo dia para que a gente deixe o passado  guardado no passado e viva o presente que nos é oferecido para ser vivido da melhor maneira que der. Passado é construido, passado é pra ser guardado na memória, lembrado com alegria. Afinal, a vida só pode ser compreendida, quando a gente olha  para trás; mas, só pode ser vivida, quando a gente olha para frente. A vida está aí, para gente viver o hoje, o presente ,o agora, sem amarras , sem medo, sem mágoas. A vida está aí, presenteando, todo dia com oportunidades de fazer tudo novo, de ver a vida novamente... Cada dia, é dia de viver aquele dia, como se fosse o último pela primeira vez!! Viva a vida !!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CÁ COM MEUS BOTÕES... COM MEUS PENSAMENTOS E IDEIAS

Cá, com meus botões... Desde pequena sou uma pessoa que pensa, que cria , que sonha. Posso não ter colocado em prática tudo que pensei,criei , sonhei, mas, fazer isso é de graça e não me faz mal algum. Sempre fui uma pessoa ''meio Platão" muitas ideias na cabeça,pensamentos a mil. O freio que tenho para tudo isso é que me cerco de gente que me ensina a filtrar tudo isso que tenho na minha cabeça. Cá, com meus botões, sou prática, e apesar de ter discalculia, não gasto naquilo que nãopreciso. Se tenho uma ideia, e se a acho boa,vejo quais as possibilidades de a colocar em prática, custo, beneficios, tempo que vou empregar , pondero e aí se der coloco a mão na massa. Cá, com meus botões, sou de um tempo em que a imaginação era muito usada, explorada por meninas como eu, que são do tempo que não tinha tanta tecnologia e não se podia viajar na internet.As viagens virtuais eram feitas na cabeça.  Cá, com meus botões, já viajei muito desse jeito, de primeira classe e sem ter os incomodos check in e check out. Já visitei de Papai Noel ao Papa e ja tive as melhores sensações sem nem sair do lugar, sem precisar de me conectar a rede de computadores, sem  precisar da tecnologia. Gosto demais da tecnologia, e viajo muito virtualmente, a gente depois que usa não quer ficar sem. Mas... Venhamos e convenhamos, a boa viagem dentro da cabeça, tem lá sua vantagens. A gente toma decisões, faz escolhas, revive bons e maus momentos e convive com a gente mesmo. Dentro da cabeça da gente, o que se passa é da gente..Lá é o caminho mais curto para o coração.Lá onde o pensamento rola solto que a gente , cá com nossos botões, pode explorar todos os mundos que estão dentro da gente para ser uma pessoa melhor e fazer desse mundo em que a gente comunga com tantos outros seres, um lugar melhor para se viver. Ideologia pura? Quem sabe ....mas, cá com meus botõs, gosto de pensar que faço parte de um grupo que pensa, cria, sonha e lá com os nossos botões, acredita que a paz do mundo começa dentro da gente . E então, vivo para fazer isso acontecer , ainda que não seja nada , que não seja visto, planto uma semente na esperança de que um dia a arvore cresça e se não puder dar frutos , pelo menos dê sombra. A vida é agora e essa é a hora de viver !!  Viva a vida !!

domingo, 27 de outubro de 2013

PICA FUMO ... QUEM NÃO FAZ O QUE DEVE FAZER

Pica Fumo ... O Pica Fumo é um sujeito que não faz o que deve fazer , o que se espera que faça, ou até o que ele combina . Na realidade, todo mundo é um Pica Fumo.Tem vezes que  a gente pica o fumo porque acontecem coisas que impedem a gente de fazer  o que devia, isso tem que ser  excessão Mas, como eu sempre digo, tem gente que é especialista nisso. Pica Fumo especialista é aquele que está sempre reicindivando nos comportamentos que deixam a desejar. Gente que age  como irresponsável  e  não se importa com nada daquilo que possa acarretar aos outros. Ele é mestre em desculpas, mestre na arte de convencer as pessoas que é a vítima da situação. O Pica fumo não se dá conta que mesmo com todo seu carisma, uma hora , as pessoas vão cansar, desistir de apoiar suas atitudes de criança mimada. Quem é que não conhece um Pica fumo especialista? Eu conheço muitos. A gente tem sempre que aprender com essa gente para não se tornar um deles. Uma das coisas que a gente precisa fazer é não prometer o que não pode fazer.Não contar nunca com os Pica fumos . Ficar longe deles, para não se chatear e não ser conivente com o mal comportamento.  A vida é agora!! Vale a pena aprender com os contra exemplos e erros alheios, assim , como vale ter consideraçao com os outros e  fazer de tudo para servir as pessoas da melhor maneira que se pode. A vida é isso:- Camaradagem,amizade, contar com quem está na mesma caminhada, fazer o bem pelo bem fazer . Viva a vida!!

sábado, 26 de outubro de 2013

A GOTA QUE FALTAVA... O QUE FAZ UMA PESSOA TRANSBORDAR

A gota que faltava... Essa expressão geralmente é usada para dizer que era só o que faltava acontecer de ruim para dar tudo errado. Mas , ontem ouvi essa expressão para algo bom. O homem que falava em uma reunião que eu fui,  disse que era para que as pessoas se lembrassem da expressão como se fosse a gota que faltava para que o coração e a mente saissem daquele lugar transbordando.  Gostei!!  Pensei muito sobre isso ,como sou prática, me incluo nas coisas , aplico o que aprendo, na minha cabeça formulei mil coisinhas para que eu fosse a gota que faltava do bem. Pensei o quanto seria bom se eu pudesse gotejar para ajudar as pessoas,fazer as pessoas sorrirem ou mesmo para estar do lado delas somente para curtir a vida. Nunca pensei que ia querer ser uma gota. Mas... A vida é assim, de gota em gota a gente transborda o copo...Então, que seja para o bem, para o bom,para o certo , para o que faz feliz, para o que edifica. Se a gente gotejar por ai , talvez,contagie as pessoas e quem sabe... Caia chuva de  tudo de bom.  A partir de hoje, estou nessa !!Viva a vida !!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ABRIR O JOGO ...ARTE DE SER VERDADEIRO , MOSTRAR SENTIMENTOS , MOSTRAR O QUE SENTE

Abrir o jogo... Não sirvo para ser parceira no jogo de ninguém. Sou uma pessoa que tem discalculia, não faço conta de cabeça com facilidade, sempre erro no valor das cartas que posso descer. Jogo para me divertir , enquanto os outros jogam para ganhar. Sempre esqueço das regras  e perco pontos. Meu jogo é aberto, sem querer todos veem as minhas cartas. Sou assim na vida também. Transparente, não sei jogar o jogo da hipocrisia, não sei jogar com a mentira, não sei blefar. Sou verdadeira demais. Quem me vê,me vê de verdade , não sou de esconder nada. Certo é que a vida não é um jogo  A gente não pode  jogar com a vida . Tem muita gente que faz isso, joga com os sentimentos do outros, aposta  muito alto em pessoas que não valem a pena andar com elas. Gente em quem não se pode depositar confiança, gente que esconde o jogo. Gente que não é verdadeira, capaz de agir como um vampiro e  ainda deita a cabeça no travesseiro e dorme na maior tranquilidade. Por pior que a verdade seja , sempre é bom que ela seja exposta. A verdade faz a gente livre. A verdade dá leveza á vida. Melhor  abrir o jogo do que  viver com o peso que a mentira dá ,o medo de ser pego nela. Sinceridade, traz com ela a verdade. Sinceridade faz a alma mais leve.Abrir o jogo é ser honesto , é acreditar que o mundo pode ser melhor É  crer que isso começa dentro da gente. A vida é agora! Viva a vida!!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CASA DA MÃE JOANA... LUGAR BAGUNÇADO, DESORGANIZADO

Casa da Mãe Joana...Não sei porque essa mãe levou a fama de desorganizada e bagunceira. A primeira vez que ouvi isso, nem lembro , mas a mim soa estranho essa expressão. Fico sempre me perguntando como a D. Joana , deixou que a sua casa fosse motivo  de chacota , sinônimo de lugar onde tudo pode ser feito, sem consequência, sem regra , sem limites de nada. Sei, que muita gente vive em casa de mãe Joana, porém, sem aparentar . A casa, é até , bem arrumadinha, no que diz respeito aos móveis e tudo que  isso envolve. Eos que  moram nela ?  A  alma da casa é/são  as pessoas que lá habitam, pois, uma casa vazia não tem vida . Então, tem muita casa que a vida não interage, não há dialogo, não há união, não há acordo. Casa , em que as pessoas não comungam em nada, ninguém se relaciona. Casa, em  que as pessoas posam de boas e fingem ser quem não são. Isso é, uma casa desorganizada emocionalmente. Puxa vida !! Conheço uma porção de casas assim, onde  o  básico não se deu, e aí, virou bagunça. Gente sem principios e valores sólidos.A vida está ai, convidando a gente a celebrar, comungar, compartilhar. A gente tem que cuidar das pessoas . A gente tem que cuidar da gente. A gente tem que cuidar bem do imóvel casa, assim como ,da casa habitantes. Tem que estar atento, dar manutenção,prezar  por um bom relacionamento, para que não vire a casa da mãe Joana, para que não vire bagunça. A vida é agora e hoje, é o tempo!! A  gente tem cuidar do que é nosso...  Afinal, uma casa é feita de tijolos, mas ,tijolos não fazem um lar. Viva a vida !!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

UMA COLHER DE CHÁ... UM VOTO DE CONFIANÇA,UMA CHANCE

Uma colher de chá...Todo mundo merece um voto de confiança,uma chance, isto é fato. Quem nunca precisou disso que atire a primeira pedra. Tem gente que dá colher de chá para todo mundo e para si, é um carrasco. A gente precisa ser bonzinho com a gente também. De vez em quando dar á gente uma colherinha de chá,um mimo,sem ser egoísta, não é crime, não. A gente precisa de se dar  uma chance de fazer de novo, de começar do zero, de aprender com o erro e não ser um algoz de si mesmo. Hoje é tempo da gente tomar um pouco de uma doce colher de chá de tudo de bom, para que a gente possa oferecer aos outros a gente tem que ter algo para dar. É  hoje, que a gente tem  a chance de fazer diferente e diferença na vida da gente para compartilhar com os outros e para estar de bem com a gente. DEUS é o mestre em dar chances, colheres de chá, ELE sempre está pronto para ser amigo .Com ELE, a gente aprende que quanto mais a gente der chance , aproveitar as oportunidades, fazer  boas escolha, mais a gente pode repartir , ser útil ao próximo e fazer aquilo que a gente aprende no catecismo, que a gente foi criado para glória de DEUS. A gente pode glorificar a DEUS  de muitas formas.: dar chance aos outros, se dar uma chance  são formas de servir ás pessoas. Afinal de contas, a vida, está ai, para ser vivida . E como diz o ditado: ''Quem não vive para servir não serve para viver. Se a gente está vivo tem que servir para alguma coisa. A vida é agora!! Ainda há tempo!! Viva a vida !!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

NÃO TEM CABIMENTO... NÃO FAZ SENTIDO ...

Não tem cabimento ... Se a gente pensar bem muita coisa nessa vida , não tem cabimento, não tem sentido. Coisas sem cabimento acontecem toda hora. Olha, o que acontecu comigo, fui pegar a carteira de identidade nova, mas, esqueci a certidão de casamento,isso mesmo certidão de casamento , e não pude provar que eu era eu. E como eu não peguei a Identidade, não pude pegar o passaporte novo, mesmo eu sendo eu e tendo a minha digital e a minha foto com eles  , eu não consegui provar que eu era eu. Tive que voltar na repartição com a certidão de casamento, que não tem foto e nem digital para provar que eu era realmente eu. Nossa!!  O pior que como sempre , não me identifiquei com as fotos dos documentos.Me senti no filme a Identidade Bourne e se eu não soubesse que eu era eu, até eu  desconfiaria de mim. Porque será que a foto de documento fica tão esquisita? Tem muita coisa que não tem cabimento nesse mundo... O que eu acho mais sem cabimento é gente que finge que é feliz. A vida da pessoa está um caos e a pessoa na maior pose. A pessoa está em frangalhos ,a casa caiu para ela e a figura está lá em cima do salto. Brincando de faz-de-conta, desde que a imagem seja  da pessoa mais bem sucedida da face da terra, está tudo as mil maravilhas. Gente que amarga a vida que faz o ambiente pesar ... Gente que vive num universo paralelo e de tanto mentir para si e para os outros, acaba acreditando que está mudando a situação. Não tem cabimento nenhum fingir que é feliz e ainda acreditar nisso.  Outra coisa sem cabimento é gente que tem atitudes ruins e reincidiva nelas, e cada vez que as comete pede perdão , na maior cara- de-pau. Talvez, porque sabe que as pessoas vão relevar ou porque ache que assim se isenta da responsabilidade. Pedir perdão sem ter a real vontade de mudar a atitude, não faz nenhum sentido. Certo,  é que  a vida é simples e é a gente quem a complica... Na vida da gente a gente é só agente... Se a gente não tem como fugir do imponderável, do que não tem cabimento... A gente tem mais que viver simplesmente para ser agente do bem , da  paz, da ,verdade e de tudo aquilo que faz sentido,para ser e fazer a gente mais leve, mais alegre,mais vivo!! Viva a vida!!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

LAVAR AS MÃOS... SE ISENTAR ... NÃO SE ENVOLVER...

Lavar as mãos...Essa expressão me lembra Poncio Pilatos... O cara que era o manda chuva na época de JESUS.O cara que sabia que JESUS era inocente e preferiu ouvir a multidão. O cara que escolhendo ouvir a multidão, se sentiu culpado e num gesto desesperado de se livrar da culpa ,lavou as mãos para simbolizar que a culpa de matar um inocente era da multidão e não dele. O fato da gente não se envolver ou de se declarar isento de culpa não tira a responsabilidade que a gente tem. Conheço muita gente que está sempre dando uma de pilatos, nunca assume sua responsabilidade. Pais, que colocam nos eletrônicos e na escola a educação dos filhos... Gente que no trabalho sempre erra , acha que foi azar  e põe o erro nos ombros dos outros, mas se acerta ou pode pegar carona no acerto dos outros faz o maior barulho. Gente que magoa as pessoas, sabe que faz isso e acha que a pessoa mereceu que não foi culpado, afinal,foi provocado de alguma maneira, ou não estava num dia bom.Gente que para se eximir de culpa,é mestre em arrumar desculpas. Gente que  age como Pilatos que ao lavar as mãos,  pensa ter se  livrado dos  mal feitos  e abranda a conciencia. A vida  é para a gente se assumir, se envolver, se entregar as causas  que se acredita, ás pessoas que valem a pena ter por perto, a fazer o certo pelo certo. A gente tem que viver de fato e de verdade, assumir as responsabilidades, escolhas, com  tudo de bom e de ruim que isso traz. Se a gente for lavar as mãos, que seja literalmente, para gerar saúde, porque saúde é vida com qualidade.  E qualidade de vida é ser cada dia melhor ,é ter paz e estar de bem com DEUS, com as pessoas...com a gente . Viva a vida!!

domingo, 20 de outubro de 2013

TROCANDO EM MIÚDOS... EXPLICAR NOS MÍNIMOS DETALHES...

Trocando em miúdos... Desde que eu me entendo por gente, procuro explicação para tudo nessa vida. Descobri que tudo pode ter uma expliçação , ainda que para mim , não faça nenhum sentido e para o resto do mundo seja uma lei, a Física , no meu caso, é o melhor exemplo disso. Explicação é coisa que nem sempre precisa ser dada. Explicação, ás vezes , complica ao  invés de esclarecer. Nem todos conseguem ser claros ao explicar . Tem gente, que na tentativa de explicar, faz a coisa parecer um mistério maior ainda. Nesse momento,cá estou,  mais complico, do que explico, tentando explicar o que  é explicação. Trocando em miúdos é explicar bem, do jeito que não haja dúvida, do jeito que não haja nada a ser esclarecido. Desde pequena, procuro explicar as coisas para mim mesma, indagando a quem possa me dar uma ''luz''. Desde pequena, percebi que tem coisas que não se explicam, que a gente tem que procurar sanar as dúvidas  e  os outros nem sempre tem a explicação para dar a gente . Essa busca,  sede de saber que me instiga,me faz ser alguém que descobre coisas todo dia, é a mesma que me faz querer saber mais e mais .Aprendi, nesse caminho, muitas vezes solitário,rumo ao conhecimento, que a vida passa, que a gente tem que pensar por si, que a gente nem sempre vai ter todas as respostas... muitas vezes o importante é a gente saber a pergunta. Ninguém nasce sabendo  mas , como Jean Piaget diria: ''Nasceu gente é inteligente!''  A vida não tem google...  A vida ensina ... Muitas vezes , o inexplicável é o melhor que podia ter acontecido para gente. Viva a vida !! 

sábado, 19 de outubro de 2013

PISAR NA BOLA... VACILAR , COMETER UM ERRO ...

Pisar na bola... Cometer erros faz parte de ser um ser humano. Cometer  erros faz parte da natureza da gente. Tem gente que o faz por prazer, tem gente que faz sem querer ... O que é errado  para uns pode ser acerto para outros. Uma coisa pode ser certa para uns e errada para outros, logo tem coisas que não são aceitaveis e outras que são dependendo do lugar , da hora ... Por exemplo, gargalhar é certo no circo,mas é errado em um velório.  Erros? A gente vai cometer... Aprender com eles faz com que a gente os evite. Quem nunca pisou na bola ? quem nunca cometeu e comete erros? A gente não é perfeito , isso é coisa certa . Mas, isso não justifica a gente ficar sempre pisando na bola. A gente tem que pelo menos tentar não fazer nada errado. (Eu peço a DEUS perdão pelos meus erros e arrependida peço  que ELE  me ajude a não fazê-los outra vez , funciona para mim ). A vida é muito breve, passa muito rápido , a gente tem que pensar, antes ,de tomar as decisões, antes de fazer as escolhas, para evitar  erros.  A gente tem que lembrar, que  pode fazer escolhas certas.Errar e acertar depende da gente. Afinal,  a gente não pode ficar o tempo todo pisando na bola, tem que continuar a partida , o jogo não pode parar , a vida continua...  Que ninguém é perfeito, é fato! Errar é humano? É, Sim. Mas, permanecer no erro, é burrice !! Viva a vida !!

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O MAR NÃO ESTÁ PARA PEIXE...CIRCUNSTÂNCIAS DESFAVORÁVEIS

O mar não está para peixe... Tem coisas que nào dependem da gente, por mais que a gente faça, a gente não pode fazer tudo. Eu, por exemplo, gosto de ajudar, me envolvo em pequenas enrascadas por isto, quando vejo, já estou dentro da situação. No que depende de mim, faço o meu melhor , me empenho. Aprendi, com o tempo que posso ajudar sem me prejudicar. Muitas vezes , é só escutar que uma pessoa está em uma situação desfavorável, que eu logo começo a ter idéias para mover céus e terra em favor da pessoa em questão.Nessa empreitada de ajudar, de me dispor, escuto nãos , escuto que sou maluca, doida, que eu  não vou conseguir, que é difícil. Eu, pelo menos, tento. Esse meu comportamento quase obssessivo de ajudar, me põe mais perto de quem eu quero ser , me põe mais perto de DEUS, me faz transpor meus limites e me faz mais gente, mais perto de ser melhor. Vejo as coisas  por outros prismas, quando ajudo , deixo de ver a vida somente por meus olhos. Vejo que a minha vida é boa demais e que sou uma pessoa muito privilegiada em poder ajudar alguém , ainda que isso faça pouca diferença para essa pessoa , faz diferença para mim. Então, percebo que a vida é feita de momentos , que é passageira. Quando o mar não está para peixe, a gente tem mais que continuar a nadar, seguir a vida, tem que  ter fé que as circunstâncias dsfavoráveis vão passar e olhar a vida apesar delas. Se a gente conseguir fazer isso , por mais difícil que seja, a gente fará da vida algo que realmente valha viver. Viva a vida!!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

LINHA DURA ... SERIEDADE AO EXTREMO..

Linha dura... Tem gente que faz da vida um quartel  age como general, muitas vezes ,extremista e/ou legalista . Fico pensando, como num mundo como nosso essas pessoas conseguem sobreviver sem entrarem em colapso nervoso. Nosso mundo é cheio de diversidades , diferenças, talvez ,seja por isso ,que tem lugar para todo mundo, que tem um lugar para os linhas duras. Conheço gente que faz isso com criança, os filhos são pequenos soldadinhos, são levados a uma obediência cega, que não pode argumentar . Não estou dizendo que isso seja errado, cada pai/mãe conhece o filho que tem e o melhor jeito de lidar com ele. Não acho que os linhas duras sejam de todo ruins, só acho que de vez em quando, um pouco de  flexibilidade não faz mal . Tem coisa na vida ,que não se  pode abrir mão.   Eu sou super linha dura em meus  princípios e valores,confesso Respeito os que pensam diferente e posso expor minhas idéias discordantes, sem ofender. A vida é muito curta para  que a gente seja radical... Além do mais, equilíbrio sempre é a melhor pedida. Se é para ser radical, que seja para fazer da nossa estadia nesse planeta   , uma  experiencia , uma aventura, uma viagem radicalmente viva! A vida é agora e é para valer!!Viva a vida!!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

NÃO ENXERGA UM PALMO DIANTE DO NARIZ... NÃO VER AS COISAS COM CLAREZA

Não enxerga um palmo diante do nariz. Tem gente com sindrome de Mister Magoo. Magoo é um personagem de desenho animado que é um velhinho simpático e serelepe que não enxerga quase nada , então, faz coisas que a maioria das pessoas não fazem . Ele faz sem ver, não tem muito senso da realidade por não enxergar, se mete em encrencas. Tem gente por aí que faz do mesmo jeito. Não consegue ver as coisas com clareza, se mete em encrencas, ou permanece nelas por não reconhecer que precisa de ajuda, que pode haver muitas soluções para uma situação desagradável. Eu muitas vezes agi assim. Muitas vezes, achei que não havia solução para um problema,mas, um caminho estava na minha frente e eu não conseguia enxergar. Certo é que, quem tem as respostas e pode me dar uma luz, abrir meus olhos para enxergar um caminho, uma saída, é DEUS. Para que isso aconteça é preciso que eu me relacione com DEUS  e pare de olhar para meu próprio umbigo. A vida é muito curta, o caminho está sempre'na nossa frente, basta a gente olhar em volta. Sempre há solução para tudo. Não  há problema que não possa ser resolvido . A gente tem que se permitir ver o caminho , enxergar mais de um palmo diante do nariz, deixar de agir como Mister Magoo . E , assim, seguir em frente  tomando cuidado para não tropeçar. Viva a vida !!

terça-feira, 15 de outubro de 2013

CAIR EM SI... ENCARANDO A REALIDADE, PARA MUDAR DE RUMO .

Cair em si...  Essa expressão me lembra  a passagem  bíblica do filho pródigo que cai em si e toma a decisão de ir ao encontro do pai dele, porque a vida que ele estava levando, era muito ruim ,depois de ter desperdiçado tudo que tinha . Essa expressao me lembra nota musical...  Como no filme '' A noviça Rebelde'' (Sound of Music),http://www.youtube.com/watch?v=LMht2cH_uu8, que muito me laegra o coraçao, porque me lembra , o Jardim Infancia Estrelinha, onde cantei demais essa música rsrs, aos 2 anos e meio de idade, em cima do muro da minha casa, vendo o movimento da escola , até poder frequentar, rsrsr E como demorou!!  Era mais ou menos assim: Dó tem pena de quem sofre , Ré , o carro anda para tras, Mi assim que chamo a mim,fá é facil de aprender, Sol, nosso amigo sol, Lá está longe daqui, Si o sino ja tocou e depois disso vem o Dó.. Dó,si,la,sol,fa,mi,re,dó '' . Cair  em Fá, não me faz lembrar nada ...Cair em ré , é se  apergar ao passado, a coisinhas que não dependem da gente, é deixar se abater e abalar por algo que não faz bem e é passageiro, é não saber relevar, faz a gente não ir para frente.  Cair em Lá,  é  duro e nào  leva a gente a lugar nenhum, lá pode ser longe demais pra se ir. Cair em Dó, é uma descida quase sem volta, leva a gente para auto piedade, para depressão e isso também nao faz bem. Cair em Sol, já leva a gente a uma luz, para um lugar quente e bom , onde tem sol, tem saúde. Cair em Mi(m)/ Cair em sí,  é ver a realidade e tomar uma decisão de sair de onde está, melhorar.Não é fácil,muitas vezes é preciso muito chão para gente ver que precisa de tomar uma atitude para que a situação mude. O problema que é que quando a gente cai em si , a gente percebe que a gente que tem que mudar. Quando a gente muda ,o mundo todo muda e nada que aconteça pode ser tão gratificante. Enfrentar a mesma situação com a mudança do pensamento, muda o sentimento,muda como a gente enxerga as coisas. Enfim, quando a gente já caiu em todas as notas, e finalmente cai em si, a gente pode tocar uma nova escala,e mais e mais vai aprendendo que só faz sentido tocar nota por nota se a gente toca um conjunto delas e faz da vida  um linda sinfonia.    Confesso que se eu regesse essa sinfonia da minha vida, ela teria notas bem diferentes e não sei onde daria. Prefiro não arriscar e deixar que DEUS dê o tom , o acorde e que faça da minha vida não o ''hit parade''que eu sonhei , mas ... a música que ELE prefere ouvir...Fazer  da vida uma boa   música não é fácil , mas, não é impossível. A gente tem que  lembrar  sempre ,que  o importante não são as notas separadas , mas, o conjunto da obra. A vida é agora!! A gente tem que fazer escolhas,decidir, cair em si , para fazer música da vida . Afinal, cair em si é reconhecer que a trilha sonora da vida da gente é a gente quem faz ...  .Viva a vida!!

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

MIOLO MOLE ... UM ESPERTALHÃO ÁS AVESSAS

Miolo mole... A gente vive num mundo ,muito agitado, muito cheio de gente, de coisas , de mundos que a gente nem tem noção que existe, mundo veloz demais, em que a vida passa e a gente nem se dá conta disso. Tenho visto, ainda que na rapidez que a vida permite apreciar a viagem da vida , que tem muita gente por aí, preocupado com aparência. Aparência é tudo. Um dia desses , conversando com amigos , a gente constatou que se a gente vai pronto nas lojas, repartiçoes públicas, médicos, concessionária de carros, a gente é melhor atendido. Coisa triste... Para mim, então, que não liga para aparencia, é loucura pura. Outra constatação é que quase todo mundo quer ser ''sarado'', quer fazer uma academia, quer ter um corpo ''legal'', quer se encaixar nos pardrões de beleza. Tem muita gente preocupada , fazendo com dieta, malhando o corpo ao extremo,sem precisar de nada tão radical para ficar ''em forma''.Nem vou falar das cirurgias, e lipos sem necessidade nenhuma, somente para ter o corpo ideal , num culto ao corpo, numa ode a ''boa'' Forma, ''boa'' aparencia .Tudo que é equilibrado é saudável. Não acho que todos que vão á academia,são  miolos moles. Quem quer ,que vá,  malhe o corpo , pela saúde e sanidade. Mente sã em corpo são, já dizia o ditado em Latim. Mas, que o o mundo está cheio de muitas coisa , a gente sabe, que está... O mundo está cheio de miolos moles. Gente, que olha aparencia, que valoriza o dinheiro mais que tudo, que não consegue ver as pessoas pelo que elas são e sim, pelo que elas tem. Gente que malha tanto o corpo que esquece de malhar o músculo que sustém e mantem todo organismo funcionando :- Cérebro!! A gente precisa malhar o cérebro!! Esse assunto muito me interessa!! Li artigos,já vi reportagens e documentários, já li livros a respeito. Malhar o cérebro  pode previnir muita coisa,uma delas é o mal de Alzaheimer, se a pessoa tem tendencia , pode retardar o processo. Uma coisa que é constante em tudo que vi é que  a gente pode exercitar o cérebro,realizando de forma diferente tarefas cotidianas, como tentar escrever com a outra mão, mudar o trajeto que faz para o trabalho, procurar coisas sem olhar.O objetivo é tirar o cérebro da sua zona de conforto para fazer com que ele busque mecanismos para responder de forma eficaz  o estímulo recebido. Quem dera, existisse uma academia para o cérebro!! Nessa , com certeza me matricularia  e seria assídua . A gente tem que ficar atento para não se encaixar dentro dos padrões, só porque isso faz a gente ser mais aceito no mundo dos miolos moles. A gente é o que é !! A gente tem mais que  conservar nosso coração aberto para se compadecer e sentir empatia com os outros, fazer o que é certo porque é o certo a fazer, viver de acordo com o que a gente acredita A gente tem mais que malhar o cérebro, para não se tornar mais um miolo mole. A vida está aí...Só  nos resta viver!! Viva a vida!!

domingo, 13 de outubro de 2013

DEDO DURO ... DELATOR ... APONTA O QUE O OUTRO FAZ

Dedo duro...No fundo é uma pessoa que gosta de contar o  mal feito dos outros , aponta o dedo para todo mundo , aponta o que o outro faz. Quando criança, é aquele menino que tudo que as outras crianças fazem , ele reporta ás respectivas mães.O dedo duro toma conta da vida de todo mundo. Me pergunto o que uma pessoa ganha sendo desse jeito? Alguma satisfação , ela deve ter. Eu sinceramente, não vejo nada que se aproveite. Corro léguas dessas pessoas que sempre envolvem a gente numa armadilha , numa fofoca, em algo que a gente não acha legal. Eu gosto de conversar, de falar,  detesto fofoca, delação, coisas que usem a fala para  o que não é bom.  A vida nos ensina até com os erros dos outros. Aprendi, que o dedo duro esquece que  cada vez que  aponta um dedo para outros3 tem apontando para ele. E com isso , não aponto, tomo conta de mim . A vida da gente passa tão rápido... a vida da gente passa num instante!! A gente precisa aproveitar cada acontecimento, cada momento, cada coisinha. Afinal,a  vida está aí para que a gente a curta, para que a gente faça sempre diferente e diferença. A vida está ai para gente fazer valer. Viva a vida

sábado, 12 de outubro de 2013

DOURAR A PÍLULA ... ARTE DE SUAVIZAR O DESAGRADÁVEL...

Dourar a pílula... Basicamente, é a maneira leve de contar algo pesado. Tem até uma historinha de um gato que subiu no telhado, para contar que o gato morreu ao cair de lá.Aí, muita gente começa com essa história para contar que alguém morreu. As verdades tem que ser ditas,mas,não precisam ser ditas na grosseria. Eu não sou de usar maquagem nem na cara e nem nas palavras. Gosto de dizer as coisas como são, com educação e dependendo da hora, prefiro ficar  calada. Dizer as coisas com doçura não faz mal a ninguém. Pelo contrário, pode salvar a vida. Era uma vez um rei que sonhou que tinha perdido seus dentes de uma só vez. Acordou apavorado chamou seus conselheiros e depois de contar osnho perguntou a eles o significado. Um deles , disse então ao rei:- Uma doença vai exterminar seus parentes, o mesmo numero de dentes perdidos será o numero de parentes que o senhor vai perder.Ao ouvir isso, o rei mandou matá-lo .Outro sabio então, pediu a palavra e disse ao rei:-Vossa magestade é um ser especial, escolhida dentre muitos para vida.Eis que uma enfermidade levará dessa vida seus parentes. Mas, tu., somente tu ,sobreviverá. O rei mandou honrar o sábio e lhe deu 100 moedas de ouro. Curioso, um servo procurou o sábio e o perguntou porque ele tinha recebido honras por dizer a mesma coisa que seu colega. Respondeu o sabio ao servo:- Disse a mesma coisa de outra forma, tudo depende da maneira de dizer. A verdade pode ser comparada  a uma pedra preciosa, que se jogada em alguém com força e intenção pode ferir,mas, se embrulhada em bela embalagem , dada com ternura, será  bem recebida. A gente deve dizer as verdades aos outros da  maneira como a gente gostaria de ouvir. Fato é que gentileza nunca é demais e educação não ocupa espaço. A vida é muito  curta para que a gente não use de misericórdia e saia por ai metralhando as pessoas com palavras deagradáveis. Quem diz a verdade ,não merece castigo, mas...nem por isso justifica ser rude com os outros. A vida é para gente viver em paz. Viva a vida!!

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

QUANDO OS GATOS SAEM OS RATOS FAZEM A FESTA .. LIBERDADEDE PARA FAZER O QUE NÃO É CERTO, QUANDO NINGUÉM ESTÁ OLHANDO

Quando os gatos saem os ratos fazem a festa... A tendencia humana em manter uma boa imagem , principalmente ás vistas das pessoas , é o que torna as igrejas lugares agradáveis, muitas vezes mais agradáveis que o próprio lar. Tem gente que quando está á vista do povo, é tão bonzinho, mas,quando está longe é capaz de se aproveitar da situação para fazer algo errado. As crianças , na ausencia dos pais ou professores , muitas vezes tem um comportamento que não tem na presença deles. E ainda tem o displante de dizer que se eles não estão vendo, ou não estão podem tudo. É a politica do o que os olhos não veem ,o coração não sente . Tem gente que faz , o mal feito e quando descoberto, nega veementemente. Fato é que quem é certo, faz o certo por convicção, não tem esse comportamento, faz o certo em qualquer circunstância. Independende disso, a gente tem a falsa ilusão de que está sozinho... DEUS está em todo lugar, tudo vê. A gente tem que ter caracter e ética para agir de maneira correta , mesmo que ninguém saiba,por mais dificil que isso seja. Manter uma boa imagem na frente dos outros e  atrás ser o oposto , não é uma boa atitude. Muitas vezes, já passei por boba idiota, ''certinha demais''. Mas, verdade é que nunca fiz algo que não pudesse ter a conciencia limpa e no fim do dia, não dormir por isso. Posso ter passado por tola, por não ter tirado proveito de uma situação,porém, a certeza de que fiz o certo pelo certo, porque era o certo a ser feito, me dá a segurança que vale o que eu acredito. A vida é muito curta para que a gente viva enrolado por coisinhas insignificantes, por atitudes ruins. Bom, é poder olhar a vida de frente, de  cabeça ergida e aproveitar cada instante de forma plena e intensa,  sem medo ,sem culpa e com a liberdade de quem sabe escolher o direito, sabe fazer valer.   Viva a vida!!

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CADA UM SABE ONDE O SAPATO LHE APERTA... CADA PESSOA SABE SEU PROBLEMA O QUE É INCOMODA

Cada um sabe onde o sapato lhe aperta... Todo mundo tem problema,cada um tem algo que precisa de ajuda,que incomoda, oque não pode é achar que o problema da gente é o maior do mundo.Problemas, vem e vão e nunca são maiores do que as nossas forças. Certo é que a dor da gente sempre dói mais que a dos outros. Isso não justifica a gente ficar olhando somente para si mesmo , sentir dó da gente também não ajuda.  O que a gente faz diante de um problema é que faz diferença, que pode mudar tudo.Nessas hora a capacidade da gente achar o eixo de novo e administrar a situação de maneira equilibrada , sem precipitação, é muito importante para a solução. Encarar é sempre melhor que fugir. Enfrentar é melhor que ignorar. No que depender da gente, fazer tudo para acabar com o problema, se não depende da gente, o jeito é , fazer a nossa parte e ter paciência, uma hora tudo se ajeita. Interessante, já passei por muitas coisas, e agora não , lembro o que contar. Lembro que eu, levada por uma vaidade , estimulada por minha mãe, que achava que eu tinha pés grandes,  comprei sapatos bem menores que os meus pés, me senti como as chinesas de antigamente que enfaixavam os pés para que eles ficassem minusculos. Doe muito andar com sapatos pequenos, faz calo. Mas, a vaidade tem seu preço. Eu nunca fui vaidosa, nunca liguei para aparência, liguei para agradar os outros.Enquanto estava com os meus pés super doloridos,machucados pelos calos,minha mãe  seguia a vida. Eu achando que valia por ela o sacrifício... Achando que se fizesse isso ia ser como ela queria que eu fosse... ledo engano. Ela seguia a vida enquanto eu carregava uma dor desnecessária.Custei perceber isso , quando percebi isso, ainda que inconcientemente, nunca mais usei sapatos apertados, nunca mais senti aquela dor dilacescerante ao caminhar. Fiz isso,muitas vezes de forma diferente, me sacrifiquei desnecessariamente, paguei um preço alto somente para agradar quem seguia a vida. Ninguém é culpado disso,mas, eu me deixei levar , eu quis carregar essas cargas. Problemas,existem,porém, a gente não precisa carregá-los. A gente não precisa caminhar com dor pela vida, isso é desnecessário. A gente não precisa sacrificar por coisas que não valem a pena. Para  tudo dá-se um jeito.E o que não tem jeito, já está ajeitado. Apesar de tudo, problemas,sacrificios, tempos difíceis, a  vida continua... E só nos resta viver . Viva a vida!!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

OVELHA NEGRA...DIFERENÇA

Ovelha negra...Sempre fui a ovelha negra ,sempre fui a a ovelhinha que não se encaixava, que não era igual. Ser ovelha negra nem sempre é ser uma pessoa que se destaca por maldades, mal comportamento. Ser ovelha negra, é não ser o que esperam da gente, ou nunca chegar ao comportamento que é imposto pelas pessoas do meio onde a gente vive. Comigo sempre foi assim, por mais que eu tentasse ser igual, sempre fui diferente. Vivi triste porque nunca consegui satisfazer o que programaram para mim.Vivi por muito tempo como a ''patinho feio''... Hoje,apesar de não ter achado meus iguais, me sinto mais cisne, me aceitei. O ''patinho feio ' não ficou  bonito,mas, aprendeu que a feiúra pode ser o diferencial, pode ser usada a favor. E também,que tudo na vida é relativo, que o que chamavam de super extroversão,de comunicativa demais  , hoje é inteligencia emocional, que no mercado de trabalho é tão valorizada . Com o tempo, a gente se aceita e vê que a gente é humano, que todo mundo é imperfeito, e por isso ninguém é melhor do que  ninguém.  A gente vê que se a gente tem (DEUS ,JESUS, no meu caso ), luz, algo diferente,qualidades que são vistas como defeitos, não quer dizer que a gente seja ovelha negra, mesmo que as pessoas nos encarem desse jeito. Eu sei que as pessoas podem rotular, enxergar a gente diferente,dizer que a gente é ovelha negra,porém, a gente é gente , é pessoa, é alguém independente da visão dos outros. Quando a gente se olha e se enxerga do jeito que a gente é, do jeito que a gente sabe que pode ser, a gente vê de verdade que o que as pessoas pensam ,rotulam, é problema delas  e segue a vida . Aí a gente vê que não é uma ovelha negra, é um ser multicor ,uma borboleta  que se transforma de lagartarastejante e a para um ser que  pode alçar vôo, que pode sair por aí , livre, solto, leve... A gente pode ter leveza na vida , se a gente nos der uma chance. Ovelha negra? Nunca mais!!  Sou borboleta!! Viva a vida!!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

NO MUNDO DA LUA ... DISTRAÇÃO,ESQUECIMENTO...

No mundo da lua...Pode acontecer com qualquer um, uma distração ou outra ...  Gente que vive  no mundo da lua  pode ser  alguém que é focado naquilo que ele acha importante, por isso nada que não seja o foco é levado em conta. Tem os que são lunáticos e que sempre estão distraídos e nem precisam nada para tirar a atenção deles.Sou um pouco de tudo rsrsr,dessas que pagam mico por se distrair, fazia isso mais quando era em pequena e as vezes ainda faço . Uma vez, e unica, fui convidada para para ser dama de honra e no caminho do altar levando as alianças, eu as perdi porque no altar estava o diretor da minha escola que era pastore ia fazer a cerimonia. Imaginem a cena... todo mundo prourando as alianças, as pessoas todas se movimentando na igreja. O noivo parecia que estava num formigueiro, se retorcia procurando nos bolsos do terno e da calça as alianças. Minha mãe gesticulando para mim, balbuciava :-olha na flor ! Olhei!! Estava lá na flor que enfeitava o meu vestido. Viajei para lua e voltei ... E tem a hitória do Sundae ... se quiserem saber vejam aqui pagar mico :-http://365expressoeslibertadas.blogspot.com.br/search?q=pagar+mico . Acho que gente assim vive mais feliz, na lua a gente é leve , rsrr. O importante é a gente focar naquilo que faz a vida ter qualidade , ter valor. A vida é tão curta... Então, que a gente viva leve , viva flutuante, viva de verdade !!  Viva de vez em quando  no mundo da lua!! Que a gente viva !! Viva a vida !!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A VER NAVIOS ... DESILUSÃO...

A ver navios... Sabe,aquela sensação que a gente não fez nada da vida e que a gente não foi o que podia ter sido? Muitas vezes fico desse jeito, buscando algo que não fui que deveria ter sido, que ficou por fazer... Não é uma sensação de fracasso, é muito diferente. Fracasso é uma tentativa que fugiu ao planejado. Essa sensação que eu falo, é a sensação que eu podia ter tentado,mesmo que eu tivesse fracassado, teria me dado a chance de experimentar as coisas que eu queria. Essa sensação de queda livre rumo ao duro chão da realidade , que mais dia,menos dia a gente tem que enfrentar. Não é arrependimento, não é sensação de perda de tempo...É desilusão consciente, que produz dentro da gente uma reflexão , não só do que devia ter sido feito ,mas também gera questionamentos que impulsionam a gente a seguir em frente, procurar respostas para : E agora,o que eu vou fazer com o que eu tenho? O que realmente posso fazer ?  Como posso fazer ? Será que eu posso fazer ? A realidade me lembra uma musica que o Milton Nascimento Canta que fala: - "Meu caminho é de pedras, como posso sonhar/Sonho feito de brisa, vento vem terminar /Vou fechar o meu canto, vou querer me matar."http://letras.mus.br/milton-nascimento/47456/ Travessia é o nome da música... E é assim, que muitas vezes,eu me encontro , a ver navios e esperando o próximo navio  para embarcar. Mesmo nesses momento, não tenho comigo tristeza, mágoa, nostalgia depressiva...Tenho a consciência que a partir do momento que eu entreguei a DEUS meus caminhos, ELE não prometeu que meu caminho seria de asfalto, não prometeu que seria fácil,prometeu que estaria comigo sempre, isso é graça e é  de graça, eu me realizo dentro daquilo que ELE me prepara diante das coisas que a vida me apresenta.Não sei o que seria se tivesse sido diferente, imaginar e ficar pensando naquilo que não tem mais jeito,não tem sentido . Estou na travessia, estou nesse meio do caminho. Vejo os navios e me pergunto se ficar admirando a paisagem até decidir em qual navio viajar é o mais prudente do que embarcar numa canoa furada. Então, estou aqui,olho o mar,comtemplo toda imensidão do mundo,de um mundo que eu ainda não explorei, que espera por mim, que espero por ele. E nesse cenário,ás vezes me sinto como num deserto a procura de um oásis, com sol escaldante, fritando meu cérebro, sem água, com a boca tão seca como os grãos de areia desse lugar. Nessas minhas imagiárias andanças, vejo água, verde, esperança,descubro que na vida a gente está sempre em transformação, os caminhos sempre tem meios e meios do caminho, para chegar onde a gente precisa. E  a gente tem que fazer como o povo do deserto,que transforma sede de água em sede vida. Sim, estou a ver navios, mas não estou derrotada, estou feliz por ver que como na canção infantil que diz que com CRISTO no barco tudo vai muuito bem, vai muito bem http://www.youtube.com/watch?v=8uvo5zc6QGQ , estou muito bem. Isso me dá segurança de que não fui o que o naão deveria ter sido,sou o que sou  e tudo que passei,as muitas águas, as pedras , tudo cooperou para o meu bem e fez de mim alguém,mesmo que muita gente não ache isso. Para essas pessoas , eu mando meu sonoro:- Não to nem aí.!!! Sou feliz, sou alguém , sou eu  do jeito que DEUS me permitiu constriuir e reconstruir. E se vejo os navios,  os vejo  sempre com esperança que nada vai me acontecer sem que DEUS esteja no controle. Se vejo os navios,os vejo, segura na mão de DEUS,onde sempre estou  deitada, relaxada, confiante .E , Tem melhor mão  para estar?  Vejo os navios e penso que se DEUS quiser vou navegar por mares nunca d'antes navegados. Sei que ELE sempre faz o melhor para mim... ainda que esse melhor seja ficar na praia vendo navios... A paz e a felicidade que eu tenho, independem das  circuntâncias, desde que eu esteja resfestelada na mão DELE, estou bem demais!! A vida é agora!! A gente tem que escolher bem o que vai fazer da vida e na vida. Ás vezes a gente precisa ficar a ver navios , repensar, refletir, descontruir e contruir . Isso faz parte da viagem , ficar parado, rever os mapas , planos,reabastecer o combustível e as energias para seguir em frente .A gente tem que aproveitar cada momento, no simples,no cotidiano, no normal... valorizar cada segundo, sentir-se privilegiado com coisas mínimas para sorver da vida o máximo. A viagem continua... Viva a vida!!

domingo, 6 de outubro de 2013

BARBEIRO...MOTORISTA QUE DIRIGE MAL

Barbeiro...Existe 3 tipos de barbeiros...Um é o inseto que transmite a doença de chagas que ataca ao coração, outro é o profissional que trabalha na barbearia que faz barba e corta cabelos masculinos e aínda o terceiro que é o titulo popularmente dado ao motorista que dirige mal. Dos 3, o barbeiro motorista, mata mais do que o inseto e erra mais do que o profissional. um motorista barbeiro é um alguém que mesmo tendo carteira de habilitação não está habilitado para dirigir ou não possui habilidades para ser um bom motorista. Ele atrapalha a vida dos pedestres, dos outros motoristas, enquanto dá serviço para os guardas de transito e profissionais da saúde. Ele nem percebe que arrisca a sua vida e da dos outros ao pegar no volante. Ele não tem noção de que ao atrapalhar o transito, atrapalha a vida das pessoas também. Na vida,  a gente muitas vezes ,faz como o motorista barbeiro, vai fazendo trapalhadas sem nem perceber o quanto nossas escolhas e atitudes afetam as pessoas que estão ao nosso redor. Na vida assim como no transito,a gente precisa saber que a gente não  está sozinho, que tudo que a gente faz afeta os outros  e vai de um certo modo voltar a afetar a gente. O melhor a fazer é apoiar em DEUS e pedir que ELE nos guie sempre,seguir o fluxo para chegar ao fim do caminho bem, sem nenhum acidente de percurso. Afinal,quem se acidenta ,não aproveita bem a viagem. E a viagem é para ser apreciada, curtida a cada momento.A viagem continua... todo cuidado é pouco!! A viagem é a vida ... Está ai, para gente perceber cada detalhe, porque é bela , mas,também é curta!! Viva a vida !!

sábado, 5 de outubro de 2013

LUZ NO FIM DO TÚNEL... UMA ESPERANÇA.

Luz no fim do túnel...O poeta Carlos Drummond de Andrade, no livro Sentimento do mundo, no seu poema Cidadezinha qualquer, mostra  de forma poética, o que ia no seu coração. O mundo de Drummond, apesar de  ter poesia é um mundo muito realista, muito fatual,muito cheio de matizes de cinza. O mundo de Drummond é um mundo onde a beleza fica um pouco encoberta pela dureza da realidade que ele enxerga na vida. Tem um humor apurado, desses que não é explicito,mas que marca .  Ele,é capaz de ver uma cidadezinha que continuava sempre na mesma, e que para muitas pessoas a beleza do lugar estava justamente na mesmice, como um retrato do mundo, da vida . No fim,o sentimento do mundo do  Poeta, diante da cidade era que uma crítica aos lugares que não progridem, que param no tempo , que no mundo fazem da vida dele ,uma vida besta. Os críticos tem o poder de ver um mundo assim, de não achar beleza onde os criativos veem cor e os bem humorados acham graça. Todo mundo tem seu papel, por isso o mundo é o que é. Os críticos reclamam,os criativos acham soluções para as reclamações,os bem humorados compram e vendem as ideias e produtos para gente crítica  e assim o mundo gira. Não só de critica, nem só de criatividade e bom humor o mundo é movido, tem mais gente que engrossa essa lista, usei os 3 para exemplificar.Fato é que tem sempre esperança, tem sempre algo que a gente pode ver de bom na vida .O importante é não deixar a luzinha que a gente tem apagar dentro da gente . Aproveitar a vida com qualidade, da melhor maneira que der. Viva a vida!!

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

DA BOCA PRA FORA ...PALAVRA DITA NO CALOR DE UMA DISCUSSÃO ,QUE NAO VEM DO CORAÇÃO...

Da boca pra fora ... Palavras são palavras nada mais doque palavras, já dizia um velho personagem de novela. As palavras ferem mais do que tapas, socos ... Dependendo quão enfáticas elas são podem causar feridas que nunca cicatrizam. Numa discussão, onde as partes ficam exaltadas ,ás vezes, há palavras ditas que não condizem com a verdade, e sim, com o momento. Quem fala, quando acaba a discussão nem sabe o estrago que fez,quem ouve leva com ele a ferida que uma palavra dita em um momento de irracionalidade,no furor da emoção, que marcou ,que magoou demais. Tem gente que não esquece a palavra mal dita ,que o outro lhe disse,e dá a essa palavra uma importância tão grande, que fica maior do que a paz,do que os bons momentos,do que o presente. A bíblia diz que a boca fala daquilo que o coração está cheio- Fato. Mas, a gente tem que pensar que isso não acontece o tempo todo. Os seres humanos agem segundo suas emoções e no calor da emoção as coisas não são claras. O coração do Homem é enganoso- Verdade. A palavra da boca para fora é dita sem pensar, não passa nem pelo cerebro,quanto mais pelo coração. Ela fere se a gente se colocar como alvo,se a gente deixar que ela ultrapasse os ouvidos,entre dentro da nossa mente, do nosso coraçao e lá fique incomodando como calo no dedinho do pé, feito por um sapato novo. A gente tem escolha de deixar que as palavras ditas da boca para fora ,não nos atinjam,nos firam e fiquem de fora da nossa mente, do nosso coraçào da nossa vida.É dificil?Sim é muuuito difícil.É impossivel?Não!! Se eu consigo qualquer um consegue. É um exercício arduo e diário, do querer viver em paz, apesar das pessoas,das circunstâncias  da correria da vida .Porém,é  um sabor de conquista quando a gente vence o incomodo que essas coisinhas tem. Quando a gente consegue ver que isso é tão pequeno, que a vida é bem maior que isso ,a gente fica de bem com a vida e aí o que vem de fora se for fazer mal, não atinge a gente .É uma sensaçao tão boa,taão livre, tão simples que só quem vive sabe como vale a pena... A vida é bem mais do que essas coisinhas  que fazem a gente olhar para baixo, que fazem o coração ficar pequeno, fazem nó na garganta, e a lágrima rolar. A vida é sol, é céu, é cabeça ergida, é banho de chuva ,é ...boa  demais!!  A vida é agora !!A vida é mais !! Viva a Vida!!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

MATAR O TEMPO... DEMORA DE PROPÓSITO

Matar o tempo ...Matar o tempo é fazer hora , por incrivel que pareça. É, ficar á toa num contexto em que se tem muito a fazer, ou seja  no trabalho, na escola,em casa.Matadores de tempo são gente que explora os outros,egoístas,que escoram nas pessoas.Essa expressão me fez pensar sobre o tempo e essa coisa de matar o tempo . Então, olha aí o que deu .. Muita gente acha que o tempo á algo enigmático, impossível de controlar , vencer, lidar, driblar. Tem gente que quer remir o tempo para se adaptar a uma rotina e ter mais tempo para curtir a vida. Tem gente que acha que ficar numa sala de espera,num médico,dentista , que mesmo com hora marcada não cumpre o o horário, é perda de tempo. Tem gente que nem liga para o tempo e catimba , enrola,demora de propósito, quando tem que agilisar e segue a vida como se fizesse tudo  a contento. Gente que sem vergonha nenhuma mata o tempo antes que o tempo o mate.Não sei  matar o tempo,sei correr dele, sei correr com ele,sei olhar para ele e ver que não consegui fazer a tempo o que eu queria ter feito.Quem dera  a gente ao matar o tempo encontrasse um instante que a paz fosse tão grande que a gente saisse por aí dividindo com quem não a tem... Quem dera a gente conseguisse matar o tempo e com isso dizimasse da terra tanta coisa ruim, que faz a gente desanimar de ser gente.  Quem dera, a gente pudesse matar o tempo  e depois o ressucitasse.Quem dera que ao matar o tempo a gente eternizasse os momentos que realmente a gente viveu intensa, plenamente...   por mais que a gente tente,matar o tempo,  A gente só faz constatar que ele não pára...A vida é agora, só nos resta viver!!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

ANTES PREVENIR DO QUE REMEDIAR...PRECAUÇÃO ..

Antes prevenir do que remediar... Eu não valorizava capacete,achava que era um acessório pesado e desconfortável que a gente era obrigado a usar quando anda de moto. Confesso,que nunca pensei que todas aquelas explicaçoes que o vendedor dá quando a gente vai comprar eram verdade. Usava capacete como obrigaçao, quando andava de moto e só. Um dia , um  carro com um motorista doido me pegou junto com a moto, no meio da rua, eu voei e cai de cabeça e então pude ver que valeu apena investir em qualidade, nem dor senti no outro dia. Capacete é muuuuito necessário , é um acessório até a gente precisar dele. Outra coisa que usava por Obrigação ,era o cinto de segurança ,mas quando tive um acidente, fiquei segura nele e se não fosse ele eu tinha me machucado. Na vida, também é assim, as vezes ,a gente precisa ser precavido, economizar, sair de casa com um guarda chuva livra a gente de problemas que podem ser evitados, se a gente se previnir. Escovar dente ,evita carie. Anticonsepcional. evita gravidez. Camisinha evita DST. Capacete e luva em trabalho de risco, evita acidente de trabalho. Tudo isso se resume numa coisa :- Prevenção, preservação da nossa qualidade de vida. A vida é muito curta para que a gente não faça o simples para evitar um mal que pode ser prevenido. Isso é prevenção saudável, quando, a gente parte para super prevenção, como se  a gente quisesse segurar na mão a vida, aí é neura, é ansiedade pura..Prevenir com sabedoria, é uma questão de saude.Prevenir é melhor do que remediar,viver  com qualidade  é muito melhor. Viva a vida!!

terça-feira, 1 de outubro de 2013

PAU QUE NASCE TORTO NUNCA SE ENDIREITA... COMPORTAMENTOS QUE SE REPETEM....RÓTULOS QUE SÃO IMPOSTOS

Pau que nasce torto nunca se endireita...  Essa expressão me leva  a pensar que tem comportamentos repetitivos,que certas pessoas fazem, no decorrer da vida eisso mostra, que não querem mudar. Gente  que tem sindrome de Gabriela, personagem do livro de Jorge Amado que virou filme, novela e série cuja a abertura sonora dizia :- "Eu nasci assim,eu cresci assim.E sou mesmo  assim, vou ser sempre assim."  Gente que é  avessa ás mudanças,que não é flexível, que se recusa a pensar , refletir sobre um comportamento e mesmo sabendo que isso não é o certo, faz, somente pela convicção de achar que tem que fazer dessa maneira, do jeito que sempre foi feito.Mas, a vida não é cartesana. A vida não é uma ciência exata. A vida é cheia  reviravoltas... E, feliz ou infelizmente, as pessoas podem mudar. Eu, acho que quando a mudança é para melhor, é uma mudança feliz.Além dos comportamentos repetitivos,  quando penso em pau que nasce torto,nunca se endireita, penso nas pessoas que desde pequenas são rotuladas e por isso, são encaradas como essa expressão.Gente que ao longo de suas vidas, por mais que façam diferente,as pessoas a enxergam igual. Gente rotulada, gente que por menos que faça por merecer, recebe um carimbo de ser algo que na verdade não é. Coisa triste,somente quem já passou ou passa por isso , é que sabe o quanto isso marca, o quanto isso prejudica. Certo é, que nos dois pensamentos,a gente tem se policiar para não agir de maneira inflexível, repetir comportamentos,ser cabeça dura .Tem que se policiar para não rotular ninguém , mesmo que a pessoa aja sempre do mesmo jeito,a gente tem que dar a ela o benefício da dúvida. A gente tem que se policiar para que os rótulos que são colocados na gente não sejam o mote da nossa vida, não sejam peso para a gente. A vida é agora!! A gente tem que estar aberto ás  mudanças, aberto para mudar, para fazer diferente e diferença na vida. A gente por mais torto que seja pode consertar, basta que a gente se dê uma chance de refletir ,usar a sensatez, de ver as coisas por vários ângulos .  Sempre é tempo de mudar...Sempre é tempo de renovar, de recomeçar, de redescobrir a vida.Sempre é tempo de viver plenamente... A vida está aí e só nos resta viver. Viva a vida!!