sábado, 31 de agosto de 2013

CAINDO PELAS TABELAS ... DEIXAR O DESÂNIMO DOMINAR, DESGATE ,CANSAÇO, FATIGA, COM MAL ESTAR, MUITO ESTRESSADO

Caindo pelas tabelas... A vida é como um campeonato de futebol, time que nao ganha , time que nao tem  bom resultado , cai de posição na tabela da vida .  A correria e a rotina sacrificante  que o mundo de hoje exige da gente faz com que muitas vezes a gente fique caindo pelas tabelas. No entanto, conheço gente que parece nunca ter Pique para nada, como se tivessem deixado que o desanimo tomasse conta .Cansaço é normal, depois de um dia de trabalho, de esforço. Agora viver sempre cansado, pode ser doença. Conheço  gente que vive caindo pelas tabelas,desgastado em muitas areas da vida. Conheço gente que está tão esgotado de tudo, que gostaria de tirar férias da familia, do trabalho , das responsabilidades, jogar tudo para o alto e chutar o balde , porque o estresse é tanto que está a beira de um ataque de nervos. Gente que não consegue relaxar um segundo, gente que somente corre, e nao vive.  Conheço gente que jogou tudo  para o alto e deixou família , gato,cachorro e tudo que lembrava a vida de antes para trás e ao invês de melhorar piorou drásticamente. Paz , nao se conpra. Paz a gente conquista com as nossas atitudes. DEUS pode dar paz, disso tenho certeza, mas a gente também tem que ser agente de paz.Tem horas que  a gente precisa respirar fundo e continuar. A gente tem que ter momentos de lazer, e cooperar para que a vida seja menos pesada e divertida, antes que  a gente caia da tabela de vez. A vida é agora!! Viva a vida !!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ANDAR NA LINHA... AGIR DE MANEIRA CORRETA

Andar na linha... Tem gente que só anda na linha quando anda de trem. Tem gente que não anda de trem para não precisar andar na linha. Tem gente que nao faz o certo porque isso fere seus princípios de passar a perna nos outros, de levar vantagem em tudo. A gente nao é uma ilha,e tudo que um faz de errado é refletido em  todos. Andar na linha é ser correto pelo correto, fazer o certo por ser o certo a ser feito. É ter limites , regras , disciplina, pagar os impostos , mesmo que sejam abusivos, mesmo que nao sejam justos. Ser gentil mesmo com gente mal educada, arrogante, de mal com a vida. Andar na linha, é libertador, porque a gente saber que está certo, saber que tem razão, saber que pode escolher não ter nada a temer, faz bem a alma, faz bem a gente. A vida é muito curta para que a gente não sair pela vida sem medo de ser feliz, com a consciencia limpa e  ter mais tempo para aproveitar a vida do melhor jeito. E a vida é para gente fazer o certo e ter o melhor dela, fazendo valer sempre a pena ...Afinal, a gente só vive uma vez!! Viva a vida !!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PÉ-DE- VALSA... BOM DANÇARINO ... BOA DANÇARINA...

Pé- de- valsa...Sou do tempo que pé-de-valsa não tinha o - Hífen, por isso , vou escrever como antes, sem o tracinho.Nada como uma valsa bem dançada. Nunca fui a um baile, que se dançasse valsa. Conheço gente que é pé de valsa, que dança tudo que aparecer pela frente. A vida é uma grande dança, a gente tem que ser pé de valsa na vida. A vida tem a dança que a gente faz, pelas decisões e escolhas. A gente  vai pela vida dançando conforme a musica toca, temos de ser pés de valsa na vida. A música não pode parar , mesmo que muitos são tirados da pista, do salão, a gente tem que continuar a dança. Mesmo que a saudade nos consuma, corroa, a gente tem que dançar até que  a musica acabe para  a gente. A gente tem que se deixar levar, leve e firme para não vacilar e dançar direitinho. A vida é muito curta para que a gente fique sentado olhando a dança, achando bonito. A vida tem que ser celebrada, sorvida,bailada, porque o que importa nessa vida,é o que a gente aprende, convive, sente de maneira consciente e consistenteA dança é uma expressão, emoção ritmada, movimento preciso,que compensa e recompensa... A vida é dança que só com o tempo a gente aprende a dançar.A vida tem que ser dançada um passo de cada vez, com intensidade e qualidade. . A dança é feita da paixão de quem dança... Se a gente se apaixona pela vida, fica mais fácil até de respirar. A gente tem que viver com paixão , porque  só se vive uma vez... O baile está rolando .. A vida  continua .  Se a gente não vive  a gente "dança", rsrs . Viva a vida !!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

AMARELAR ... DEIXAR O MEDO TOMAR CONTA DA SITUAÇÃO

Amarelar... O medo pode ser bom e pode ser ruim. Como tudo na vida, tem dois lados. Ninguém quer ter medo. Todos querem ser corajosos,valentes. Lembro da estória de O Mágico de OZ, livro que virou filme de hollywood, que tinha um personagem em busca de coragem, um leão medroso,inseguro de tudo, que acha que o mágico pode dar a ele coragem. Coragem, como diz na música do Cocoricó,é o contrário de medo, Esse é o link da música , vale ouvir: http://letras.mus.br/cocorico/1201121/ .O medo muitas vezes é o que faz a gente não ir em frente numa situação, faz a gente ponderar,pensar mais um pouco e ser sensato.O medo é limitante e isso muitas vezes,não é bom, paraliza a gente na hora da ação, na hora  que a gente precisa ter uma atitude corajosa. A vida é muito curta para que a gente ande por ai , monocromáticamente amarelando sempre . A gente tem que ver a vida mais bonita cheia de cores,a gente tem que ter uma vida multicor, sem medo, sem insegurança de peito aberto, de alma limpa.Acho que a gente está sempre buscando coragem. A gente é como o leão de OZ, inseguro, enfrentando tudo para achar o que já tinha dentro dele. Quando a gente quer a gente enfrenta, a gente vai  e ganha do medo.DEUS pode fortalecer a gente quando a gente precisar, isso não é mágica,isso é realidade pura e simples, funciona para mim. Nessas horas, em que o medo bate á porta, é que a gente  descobre que  é mais forte do que pensa. A gente pode colorir a vida e fazer dela um arco-iris. Viva a vida !!

terça-feira, 27 de agosto de 2013

NA CRISTA DA ONDA ... ESTAR POR CIMA, ESTAR BEM...

Na crista da onda ... Uma expressão não muito usada, caiu quase no desuso. Pensando literalmente, deve ser uma sensação maravilhosa estar na crista de uma onda, lá em cima, dominando o mar, soberanamente equibrado com a natureza. Talvez, quem inventou ou disse essa expressão nas primeiras vezes, conhecia a sensação de estar tão dono da situação que até o mar se curva para ser montado como um mangalarga marchador , diferente de mim, que só levo rasteira , caldo de onda. A gente na vida precisa estar na crista da onda, nem sempre consegue porque tem horas que a gente leva caldo da vida. Nessas horas, a gente bebe água, leva susto,confia que a onda vai fazer a gente subir para que a gente possa respirar e pedir socorro. Tem coisa que faz a gente ir lá no fundo,tira a gente do eixo... Nessas horas que a gente tem que reconhecer que quem domina o mar e equilibra o mundo ,pode dar paz , equilibrio para a gente também. DEUS,é quem me dá essa esperança de que tudo vai entrar no eixo e eu vou ficar sempre na crista da divina onda , mesmo que nada que eu planejei, aconteça o que acontecer, o melhor é estar NELE, com ELE, eu tenho essa certeza comigo.  A vida é muito curta para que a gente perca a sensação de que a vida é para ser vivida e vale á pena ser aproveitada com qualidade, intensidade como uma onda rara que só se surfa uma vez,  como se tudo acabasse num momento. Viva  a vida !!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

RABO DE CAVALO ... PENTEADO DE GENTE

Rabo de cavalo... Penteado de gente , houve um tempo que era mais popular em mulheres, hoje , a gente vê em homens também.Sempre achei esse nome muito estranho, esquisito. Desde muito pequena,usando o penteado, eu não gostava de saber que estava com rabo de cavalo,me sentia  como  um personagem da estória do Pinocchio, em que eles vão para um lugar  que vão virando burros por não irem á escola. Ando de Rabo de cavalo , ando com rabo de cavalo, porque me facilita a vida, dá jovialidade e me faz poupar tempo com os meus cabelos. Muita gente acha que é porque não sou vaidosa como deveria, outros acham que é desleixo ... A mim, pouco me importa, uso rabo de cavalo porque gosto,porque talvez nào tenha vaidade, desleixada nào sou e não preciso dar nenhuma satisfaçào sobre isso.Fato é que o Rabo de cavalo  é usado por feios e bonitos, por ricos e pobres, homens e mulheres, adultos e crianças. Quem dera a gente conseguisse ser como um rabo de cavalo , que nao faz acepçao de pessoas, classes sociais,aparência física...Quem dera a gente ser aceito assim unanimemente, e todo mundo fosse amigo... Apesar de uma ideologia, até que seria bom que fosse de verdade. A vida é muito curta para que a gente não tente fazer das ideologias ou pelo menos parte delas algo que faça parte da realidade, se a gente conseguir pelo menos um pouquinho... o mundo da gente vai melhorar demais. Por uma vida que seja celebrada todo dia, acho que tentar vai valer muito  á pena ... quem sabe... não custa ...Viva a vida!!

domingo, 25 de agosto de 2013

QUEM TEM PRESSA COME CRU ... TUDO TEM UM RITMO UM TEMPO QUE NAO PODE ACELERAR


Quem tem pressa come cru... Há muitos e muitos anos, quando não existia microondas, quando as pessoas tinham mais tempo e que o mundo girava mais devagar, essa expressão fazia sentido. Antes da tecnologia e a correria tomar conta da vida da gente, as pessoas tinham que ter muito trabalho e levava muito tempo com tarefas domésticas, hoje , tem um aparelho para tudo, máquinas que facilitam a vida, agilizam tudo e maximizam o tempo. Tempo que ninguém tem num mundo que anda rápido demais, a ponto da gente nem ver o dia passar e com o passar das horas a gente ve que não vai dar para fazer tudo que a gente deveria em 24 horas , dezesseis uteis. Num mundo rápido e instantaneo, quem espera perde a hora e que quam tem pressa come em self service ou fast foods, desacelerar é quase um sacrilégio. Mas, se a gente pensar bem, mesmo com o tempo que as maquinas economizam a gente nunca tem tempo. A correria é tanta que a gente não sabe aproveitar quando dá uma folga, a gente não relaxa nunca , está sempre aceso, sempre ligado na máxima potência. Fato é que a gente nao é máquina, um dia o corpo  vai cobrar , um dia, co corpo vai mostrar o estrago que a gente fez. Então, se a gente respirar fundo pelo menos tres vezes por dia , não vai acabar com o oxigenio da terra, vai oxigenar o cerebro e ainda vai dar uma quebrada na rapidez com que a gente segue a vida. Desacelerar, tem que parte da vida , porque é saudável, faz bem , conserva mais o nosso pobre corpinho.  A vida é muito curta para que a gente desperdice o tempo que as máquinas poupam a gente . A gente precisa muuuuuito comer sem mastigar, engolir a comida como  se toda sobrevivência do planeta dependesse da gente. A gente precisa correr nium ritmo mais lento  para que a gente use energia naquilo que a gente muitas vezes deixa de lado e é o que mais importa. A gente precisa de ser mais leve, mais solto, mais risonho, menos sério . A gente precisa viver mais, apreciando a viagem nesse planeta. A gente precisa tirar um tempo paraeum dolce far niente, simplesmente para não pifar,... a gente tem que lembrar que a gente nao é eterno, que o o mundo vai girar se a gente estiver nele, afinal, a gente não é máquina. a vida é para viver , a vida  vida é para levar ...  Viva a vida!!

sábado, 24 de agosto de 2013

COLOCAR PANOS QUENTES ... ACOBERTAR MAL FEITO ...

Colocar panos quentes... Panos quentes são terapeuticos, aliviam dor e relaxam , esse é um bom uso deles. A expressão é que não tem nada de bom. Quem acoberta um mal feito é cumplice de quem fez. Tem gente que acha que se colocar panos quentes numa situação ruim, isso não irá se voltar contra ela. A questão é que sempre que se acoberta o mal , é porque de certa forma, concorda com ele, faz parte dele, se envolve com ele. Já vi pais fazerem isso, seus  os filhos cresceram com uma certeza de que os pais vão sempre os tirar das enrascadas que se metem e correm sempre para os pais quando se dão mal na vida, dependendem sempre dos pais de tal forma que acham que é obrigação dos pais por panos quentes sempre. A vida é muito curta para que a gente se envolva com o mal, ainda que a gente ache que isso fará bem a alguém. Nada justifica faltar com a verdade, trair as pessoas, fazer algo bom para encobrir o mal. A vida é cheia de ciladas , a gente tem que ter esperteza, sabedoria e sair fora delas. Viva a vida !!

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CAMISA DE ONZE VARAS ... SE METER EM ENCRENCAS...

Camisa de onze varas...Gostaria que tivesse um manual universal para não cair em armadilhas e meter em encrencas. Infelizmente, não existe. Tem gente que procura encrenca com as próprias mãos, se envolve com más companhias, fazem o que é ilegal... Tem outras que são levadas pela ingenuidade ou pela boa fé nas outras pessoas. Gente assim, é facilmente induzido a se envolver com pessoas que aproveitam disso ou se mete em situações que encrencam a vida..Eu quando tinha 17 anos, me encrenquei toda por ajudar uma senhora que foi atropelada por uma moto. O moço da moto não podia colocar asenhora na moto e levar para o hospital, ficou lá esperando a blitz, onde tinha acontecido tudo. Eu peguei a senhorinha , pedi uma carona até um hospital com mais 2 adolescentes que foram os únicos doidos como eu que se dispuseram a ajudar, os outros, davam conselhos palpites, e até diziam para o moço fugir. Entramos num carro com uma moça que levou a gente ao hospital, lá os médicos não quiseram atender e eu ameacei,fiz escândalo, discurso até o socorro ser prestado.Depois,mandaram a gente para um hospital público, não tinha ambulância, pegamos outra carona e lá no outro hospital, a mulher foi socorrida direito. Os adolescentes foram embora, e um policial que foi chamadopor causa da ocorrencia com a senhora,  perguntou se tinha documentos, me voluntariei, porque minha carteira de identidade era novinha em folha. Passados vários meses, nem lembrava mais do fato, recebi uma intimaçao para depois e meu pai ficou uma fera comigo. Foi uma encrenca, porque eu nem sabia o motivo da intimação... até lembrar o que eu aprontei para ser convidada com veemência para ir a delegacia... foi dureza, sobrevivi.  Certo é que o que a gente faz no impulso, mesmo que com boa intenção, sempre a gente está arriscando a se meter em encrencas. A vida é muito curta ... a gente tem que pensar antes de tomar decisões  e  cuidado nunca é demais.  Viva a vida !!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO...ANSIEDADE NAO RESOLVE NADA ...

Nada como um dia após o outro... E com uma noite no meio... Já tive muita pressa, corri demais , busquei chegar primeiro em todos os lugares. Já fui muito fominha de tempo, dessas pessoas que nunca estão na hora certa, estão sempre na correria, sempre esbaforidas. Já fui parte do povo que corre sem ser atleta, que sua de tanta agitação. Já corri por tantas causas, já corri por tanta gente, já corri demais por coisas que valeram e por coisas que nao valeram a pena. Nessa correria, nem vi que a vida passava , nem vi que muitas vezes somente corria e nada aproveitava. E o que eu ganhei com isso? Uma sensação que fazia o mundo girar, uma sensação que se eu diminuisse tudo ia parar... Ganhei dores que eu nunca tinha tempo de cuidar e que com a correria e a falta de tempo me obrigaram a achar que era normal viver dolorida, em crise, ir para o hospital e sofrer mais dor. Ganhei uma parada quase total, que me obrigou a refletir sobre tanta correria e tanta pressa para resolver os problemas do mundo e de todo mundo, enquanto eu nem lembrava mais de mim. No meio disso tudo, veio as férias, nelas também corri de lugar em lugar do jeito que dava para correr. E resolvi me dar um presente, Voar no IFly, um tubo de ar que a gente entra nele com roupa de paraquedista, capacete e com ar quente  voa. Paguei 2 voos e não conseguia nada a não ser me engasgar e me desesperar ao respirar ar quente. O instrutor olhava para mim e compadecido dizia em inglês, claro: -Relax, Relax... respirava fundo e mostrava como era Relax...Eu sabia o que era Relax, só nao conseguia me sentir Relax.Nessa hora, como em todas na minha vida eu apelei para DEUS. Na minha conversa com ELE, eu disse coisas materiais, que eu tinha pago caro em dólar e que nào iam me devolver o dinheiro... Disse que queria muito me sentir leve, queria muito voar e implorei ajuda naquele minuto , naquela horinha. Então, resolvi descansar em DEUS, de verdade mesmo, de um jeito que eu nunca tinha experimentado , foi quase instantaneo ... respirei fundo ... de novo o instrutor me disse que se eu quisesse mesmo,era a ultima vez , eu ia ter que relaxar... Ai disse que eu ia conseguir e foi nessa hora que eu me senti uma pluma e voei ... que sensação maravilhosa!! Voar... é indescritível... E desde então, aprendi o tal Relax, parei de correr, descanso mais em DEUS , não me torturo mais, resolvo um problema de cada vez, espero o momento chegar ,antes de descabelar, estressar, respiro fundo, pego na mão de DEUS e vou voar... Se eu não tivesse corrido tanto, talvez, eu nunca saberia o que é RELAX...Hoje, se não deu para resolver no dia, é porque não era para resolver. DEUS está no controle, sempre. Nada como um dia após o outro, nada como a gente crescer, a gente conseguir maturidade para perceber que não adianta tanta correria, o mundo não para se a gente maneirar o ritmo, respirar fundo , ser mais leve e se dar a chance de confiar em DEUS e voar. Estou voando... e isso é muito Relax....A vida é muito curta, para que a gente não a curta ... Como o Amir Sater, tocando em frente http://letras.mus.br/almir-sater/44082/, Ando devagar porque já tive pressa...  Eu, descansando em DEUS, estou vivendo.Simples assim... Viva a Vida!!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

DAR MEIA VOLTA .. RECUAR PARA PROSSEGUIR

Dar meia volta ... Muitas vezes, quando era criança brinquei de ciranda cirandinha, entoei uma cantiga que como a vida, convida a gente em certas situações dar meia volta para poder seguir pelos caminhos que ela nos apresenta. Tudo, nessas horas, que a gente tem a fazer é recuar para prosseguir. A gente tem que ter sabedoria para tomar fôlego e decidir não ir na direção em que estava indo. Mudar nunca é fácil, mesmo que seja uma meia volta, a gente tem que ter coragem, para ir em outra direção. Muitas vezes, a gente não tem apoio, nem é compreendido, somente sabe que tem que dar meia volta. Outras vezes, a gente tem que se apoiar nos conselhos de tanta gente que quer que a gente dê meia volta.  A vida é muito curta , cheia de surpresas,  voltas e reviravoltas, flores e espinhos, caminhos e caminhos. A vida é coisa séria, não é uma brincadeira de roda, cheia de escolhas, decisões, consequências. O que faz da vida uma viagem , uma aventura, uma grande história é o que a gente faz dela. A vida pode ser leve , livre, e cheia de possibilidades . Cada dia é um convite a isso...Riso, choro...imprevistos... Mas.  Certo é que para seguir em frente ás vezes a melhor pedida é a gente dar meia volta . Viva a Vida !!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

GÊNIO RUIM... GENTE QUE IMPÕE PELA FORÇA SUA VONTADE... GENTE QUE NÃO TEM MISERICÓRDIA

Gênio ruim...As pessoas que tem gênio ruim, sao fracas, e sempre caem na armadilha que elas mesma fazem para elas.A armadilha é o mau jeito com que encaram a vida. Seu temperamento é forte,a ponto de se comportar como se fosse superior aos outros, humilha as pessoas por prazer e se diverte com o sofrimento alheio.Interage com as pessoas por obrigação, e o mundo não tem nada que faça essa pessoa feliz, é um insatisfeito inveterado e contumaz. Contagia o ambiente com sua negatividade e irritação crônicas. Conheço gente assim, infelizmente...Gente que não acha graça na vida . Graça , no sentido de rir e no sentido de razão, motivaçao para seguir a vida.  Não sei, como essa pessoa consegue sobreviver. Sei, como muitas vezes ,é desagradável estar com esta pessoa.Tudo ela retruca, sabe , comenta com crueldade .Sabe ferir com palavras e  com atitudes. Contagia o ambiente com um peso, um clima de animosidade,amarga a vida de todos inclusive a dela. Gente de genio ruim, ensina muito para gente. Pelo menos, eu aprendo muito com elas. Aprendo que amargar a vida é algo que corroi, que afasta as pessoas, que faz mal até para saude. Aprendo que gente de gênio ruim, sabe o que faz e fere porque querer  e eu nao preciso entrar no jogo dela, ainda que eu saia de tonta na situação. Aprendo que os ataques só são bem sucedidos , se eu me deixar abalar e perder o domínio de mim. Aprendo que quando gente ruim age , eu posso bloquear essa ação, porque  eu escolhi não me  deixar abater, não me deixar derrotar, não me deixar contaminar, contagiar com o mau humor. Eu escolhi viver a vida diferente, apesar de conviver com a rabugice alheia. Escolhi cuidar da minha vida  , ser livre , solta ... L E V E ... E o peso que essas pessoas querem me impor, não aceito de jeito nenhum . Vou viver minha vida , o que já é um grande feito, porque gente ruim não vive bem ,independente daquilo que há na conta bancária ou  no sorriso que  a  maquina fotografica registra e a pessoa posta na rede social. Gente assim, é ensimensmada, e a vida é chata e tediosa , ainda que seja uma pessoa  cheia de atividades.  Escolhi ser eu mesma e isso inclue nao aceitar a opinião dela e fazer o qu eu penso que é certo. Vou viver a minha vida ... escolhi ser feliz,mesmo na adversidade. Gente ruim , escolhe nao ser gente boa .... posso nao ser nem um nem outra...mas, quero ser gente boa , melhorar cada dia mais. Quero ser um agente de paz, de concordia, Quero adoçar a vida sempre. Viva a vda !!                       

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

FILHO DE PEIXE , PEIXINHO É ... A FORÇA DE UM EXEMPLO...


Filho de peixe, peixinho é... Quantas e quantas vezes a gente já ouviu essa expressão ser dita?  Muitas ... Isso é um caso sério!! A questão não é ser parecido somente com o pai , a questão é ter o mesmo comportamento. Tenho percebido que a convivência familiar pode trazer sérios problemas ás pessoas. Tenho visto que gente que conviveu com pais que gritam,tendem a gritar com os filhos, gente que viu seus pais gritarem entre eles , muitas vezes grita com seus namorados e conjuges. Gente que conviveu com pais impaciêntes, vão pela vida sem paciência... um ciclo de atitudes que se repete , viciosamente. como se fosse uma programação celebral. O problema é que muitas vezes as pessoas não percebem que isso acontece nas melhores famílias e muito menos com elas. E quando percebem,tem muita dificuldade de agir de outro modo. A programação é tão bem feita que para que o ciclo se quebre é preciso muita disposição e trabalho, muita vontade de acertar e crescer, muita perseverança para tentar desprogramar o cérebro e agir diferente daquilo que é habitual. Repetir atitudes dos pais, avós e parentes, é seguir um exemplo. Um exemplo é tão forte, que não há repreensão que consiga apagá-lo. Um exemplo é mais forte do que qualquer sermão.Os exemplos, repetidos trazem consequências para vida toda e ás vezes para toda vida e passam de pai para filho, de filho para neto e por aí vai, gerações de gente marcada por um comportamento. Gente que vai pela vida sem saber o porquê que  certas situaçoes desencadeiam  atitudes que não se aprova e  porque isso acontece sem  ela perceber. Quantas vezes, um filho é mais que um DNA parecido, é mais do que sangue e aparencia ? Quantas vezes filhos que nem são de sangue, por influencia, tem o jeito do pai? Exemplo!O bom tende a ser perpetuado, assim como o ruim. Isso é que faz um  filho de peixe , ser um peixinho... e se o peixinho não nadar por outras águas,  a coisa irá se perpetuar  gerações , até que um peixinho saia do lugar comum, e desfrute de mares nunca d'antes navegados. A vida é feita de exemplos... A vida é feita de escolhas... E a gente pode ser o peixinho que nada por outros mares, se a gente quiser pode quebrar o ciclo, interromper o processo ruim e aprimorar o bom. Isso é difícil,mas , uma vez conseguida a façanha, é libertador e grafiticante. Uma vez, a façanha conseguida, a gente se renova, a gente faz diferente, a gente se enche de esperança, se sente mais gente, mais perto de DEUS ...O peso das costa sai, a gente se sente tão L E V E...É bom demais!!Viva a vida!!

domingo, 18 de agosto de 2013

TROCAR ALHOS POR BUGALHOS ... TRAPALHADAS DA LINGUA ...

Trocar alhos por bugalhos... Conheço gente que se atrapalha ao falar , confunde os sentidos das coisas e muitas vezes cria palavras e as fala o errado pensando que fala certo. Gente que confunfe burocrático, com burrocrático... gente que confunde cadavérico com catavérico... gente que diz que o marido nao manda nada em casa porque é um ditador. Pior de tudo quando falam com a  gente  e a gente não entende nada.  Gente que faz a gente rir, e ver o quanto o ser humano pode se confundir e ainda se achar dono de si, e das verdades. Gente atrapalhada que  mostra que a gente tem sempre de ser bem informado,atento, certo daquilo que vai fazer, dizer, agir, para não trocar alhos por bugalhos e  sair por aí, passando ridículo, sendo motivo de risinhos e  da chacota dos outros. Trapalhadas na vida, trocar alhos por bugalhos, situações em que a gente se confunda  vão acontecer e a gente tem que saber que isso é comum , normal e a gente nessas ocasiões tem que ser o primeiro a reconhecer e rir  do vexame . Ter uma atitude positiva , levar sempre na esportiva e encarar a gafe como uma oportunidade de aprender , de sorrir, de viver ... acontece nas melhores famílias,  quando isso é  com a gente , o melhor é seguir emfrente e  fazer como  os nordestinos, não se avexar, porque a vida
é muito curta para que a gente nao a curta.  Viva a vida!!

sábado, 17 de agosto de 2013

DIA DE CÃO .. UM DIA RUIM

Dia de cão ...Sempre que a gente tem um dia de stress,um dia ruim, umdia que a gente fica morto de cansado ou um dia que as coisas não dão muito bem, a gente diz que teve um dia de cão. Fico pensando no que um cão precisa para viver cada dia ... Fico pensando se a vida do cão é estressante, ou ruim. Um  cão precisa de alguém que o adote e ele nem sabe que  quem o tem acha que é seu dono. Um cão precisa de água, comida, alguém que cuide dele,ainda que este lhe dê somente as sobras, ele será fiel. Um cão nao racionaliza, não interpreta as ações do outro, apenas recebe o que lhe dão, sem questionar , sem cobranças, sem sentir pressionado. Infelizmente, a gente se relaciona, a gente se deixa abater e abalar pelas reaçoes dos outros. Quem dera a gente tivesse literalmente dias de cão, para que a gente pudesse ser menos pesado,mais leve.  Quem dera... A gente não age assim, porque a gente  precisa de uma coisa que um cão nao tem capacidade de exigir:- Respeito!!!   Quem dera a gente pudesse deixar de racionalizar , de interpretar o que os outros fazem, nao se sentir pressionado, cobrado com tudo com que a vida apresenta para gente.A gente aprendeu  que há falsidade no mundo  e que muitas vezes, as pessoas querem o nosso mal, simplesmente por querer . A gente precisa se sentir querido, útil e  de alguma forma receber um reconhecimento, isso até um cão quer  ter . A vida  não é feita  só de dias de cão. Ajuda saber que  a vida é muito mais, é  feita de dias cheios, e os de cão são apenas parte dela. Um dia de cão pode estragar um dia, só nao pode estragar a vida toda.  A vida é muito mais que isso, é hoje, é agora e se a gente olhar bem , está aí para ser celebrada, sorvida ... Ela é curta demais ... Viva a vida !!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ÁGUA NA BOCA ... SALIVAR ...MUITA VONTADE DE COMER ALGO

Água na boca ... Todo mundo que me conhece sabe que eu como socialmente , rsrsr . Tem coisas que me dão água na boca e vou fazer propaganda grátis aqui , espeto  de camarão, lagosta e a batata do Red Lobster. Camarão no espeto , na praia , isso me dá agua na boca ... Pão de queijo com pernil , uuulalá, me dá água na boca . E quando estou no exterior, o que me dá agua na boca só de imaginar é  tudo que eu não encontro para comprar ,meu arroz de panela de pressão , bacon fatiado feito no microondas e tomate picado com azeite e ajisal por cima, de preferencia as 3 coisas juntas , coisa boba que lá nos EUA, a gente nao acha como as daqui.  Tem comida mais gostosa que a nossa, gente? Tem comida mais gostosa e bem feitinha que a Mineira? Me desculpem o bairrismo , mas... eu penso isso.Para mim, nao tem muqueca capixaba, acarajé,polenta, barreado, tapioca, carne seca com mandioca, Virado á Paulista, que supere um feijaozim tropeiro, um angu, uma vaca atolada, um pernilzim assado e um paozim de queiji , tem trem bão ,melhor que esses, fala sério, gente? Há quem goste dessas outras comidas mais do que a comida mineira ,e isso eu respeito, elas  são deliciosas , sem falar que uma feijoada bem feita é de matar, e com o modo mineiro de fazer a couve ,fica muito mais saborosa, mas, acho que não tem quem não goste da comida mineira ...Gente um tutuzim de feijao, tem seu lugar ...é demaizzz. Sobre água na boca ... certa vez,  ouvi uma palestrante,que fez para  sua plateia uma recomendação, quando estiver discutindo com alguém , principalmente, se for alguém ríspido e ignorante, não responda se for impossível de enfrentar a tentação, coloque  agua na boca ,fique com agua na boca  até se sentir menos exaltado,porque com a boca cheia de agua é impossível falar. Confesso ,que já testei ,simplesmente, para não ofender ou falar algo do que possa me arrepender por estar com a cabeça quente, sou humana. Funciona !! Evita um monte de problemas , para que o furor da ira não aflore. Aprimorando mais , água ajuda a acalmar , esfria os ânimos, e isso coopera para paz interior e exterior . O mais importante , pelo menos para mim , é ser dona de mim e escolher nao deixar que a raiva, a ira, coisas negativas tirem de mim o poder que eu tenho de não me deixar dominar por elas e roubem de mim o equilibrio e a paz. Tem horas que eu me perco e perco as paciencias, como já disse , sou humana,mas, quase sempre lembro da águinha na boca e consigo me controlar. Pode parecer heresia,mas a gente pode ser resposta da nossa oraçao, quando a gente acha mecanismos e faz bom uso deles para não ser instrumento de discórdia, para não dar vazão ao lado negativo da ira. De que adianta pedir a DEUS que ajude a gente a fazer a vontade dele, quando no que depende da gente ,a gente podendo, não faz? De que adianta , a gente querer e ter um discurso de fazer o certo, fazer o bem, se na hora H, a gente pega prá capar? A vida é muito curta para que a gente não a curta ... Água na boca funciona!!! Viva  a vida !!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PERDER A BATALHA, MAS, NÃO PERDER A GUERRA...SOFRER PERDAS EM PROL DE UM OBJETIVO

Perder a batalha,mas, não perder a guerra.... A vida da gente é uma luta, uma guerra  constante. É a luta pela sobrevivência... Entrou na vida, tem que guerrear. Quem não aprende a batalhar , já perdeu a guerra.A gente não pode ter tudo nessa vida. A gente sempre tem que escolher, o que de melhor pode ser feito. Se a gente quer passar numa prova, a gente tem que estudar, gastar tempo, perder horas de lazer.Isso não é fácil, é uma batalha que se perde em favor de um objetivo. Perde-se uma coisa em detrimento de outra.E no fim, quando chega o grande dia,  a gente vê que valeu a luta, que a gente perdeu umas batalhas, mas,no fim, a gente ganhou  a guerra. E aí começa outra vez, batalha em cima de batalha... até ganhar a nova guerra.As vezes, a gente é o nosso maior impecilho para vencer a guerra, nossas batalhas internas são as mais difíceis de serem vencidas , e muitas vezes, são elas que nos impedem de vencer a guerra num tempo menor.Tem vezes, que  a gente é o nosso maior inimigo/concorrente, e sabota a gente mesmo. O que a gente tem que fazer para que isso não aconteça é manter o foco, é ter fé( eu creio que DEUS me ajuda sempre, isso funciona para mim), é não se prender pelas coisas que saem do plano que a gente traçou, e sim seguir o curso, em frente, fazendo o que tem que ser feito para chegar ao fim, sem chegar no final, até que a gente entre na morte ou a morte entre na gente. Uma coisa é certa, a gente que escolhe quais as batalhas a gente vai lutar, na esperança de conquistar os objetivos, de ganhar a guerra. Encarar com responsabilidade, o resultado das nossas escolhas nem sempre é fácil, a gente pode sair ferido, acabado, um dia de trabalho estressante, um dia de prova que "deu branco", em outro dia, a gente sai feliz por ter o dever cumprido, feito a nossa obrigação bem feita. O que a gente tem que saber é a hora de recuar, de ficar á espreita , de ir para a trincheira e se proteger das balas dos tiros, do que pode nos arrebentar, tem horas que a gente tem que perceber que a gente tem limites e ''dar um tempo'', faz parte de uma boa estratégia. A vida é agora!! Essa é a nossa hora, nossa vez de fazer valer a pena !!A gente só vive uma vez!! Viva a vida !!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O CAMINHO DAS PEDRAS ... A MELHOR SOLUÇÃO

O caminho das pedras... Quem descobre o caminho das pedras, acha um tesouro. Quem acha o caminho das pedras, descobre um jeito só dele de fazer as coisas que pode dar certo para os outros também. Quantas vezes, a gente vê uma coisa sendo feita e percebe que daquele jeito facilita  e agiliza a vida? O caminho das pedras é o que o povo antigo chamava de macete , o atalho  para resolver alguma coisa. Vi uma praia cheia de pedras, sem areia, lá na califórnia, pensei logo , que tinha encontrado o caminho das pedras. Logo eu, que sou de Minas Gerais, que já passiei na estrada real, que vi o caminho das pedras preciosas das cidades de Minas, achar o caminho das pedras na califórnia... Pode uma coisa dessas? Logo eu, que consigo passar um conceito de diversas formas, que penso e repenso para achar o caminho das pedras para facilitar a vida dos outros e que muitas vezes não consigo fazer uma simples conta de cabeça... Facilitar a vida das pessoas é uma coisa muito boa, a gente mostrar o caminho das pedras é como acender uma luz que muitas vezes estava ali e a pessoa não via ou não sabia onde estava o interruptor que acendia a lâmpada. Tem gente que para mostrar o caminho das pedras usa uma técnica...Tem gente que com sua simplicidade mostra o caminho das pedras de algo muito complicado.  O importante é que se ache o caminho das pedras, ainda que para isso, a gente use tentativas e erros, nao veja a simplicidade, nao tenha técnica nenhuma. O importante é achar o jeito que a gente pode fazer as coisas darem certo, o jeito da gente conseguir resolver da melhor maneira o que a vida apresenta. O caminho das pedras existe , mesmo que demore para chegar e a gente pode encontrar,pensando bem, ponderando, descobrindo os jeitos...  dentro da gente. Viva a vida !!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

VAQUINHA DE PRESÉPIO ... PESSOA QUE CONCORDA COM TUDO ...NÃO OPINA COMO PENSA , SE DEIXA LEVAR PELOS OUTROS

Vaquinha de presépio...Ñão sei porque a vaca ficou com  essa fama. Quando ela empaca ninguém consegue tirar  do lugar em que está, de certa maneira, ela tem opinião e a impõe aos outros. Conheço gente vaquinha de presépio, gente que acha que disfarça bem. O problema é que quando é confrontada  essa pessoa emite a opinião de quem ela quer agradar, simplesmente porque não tem opinião, ou é do tipo de pessoa que não se dá a minima chance. Ser vaquinha de presépio, quando se está acostumado até que não é dificil. Eu acho que a pessoa vaquinha de presépio tem opinião, sabe o que quer , mas, põe em primeiro lugar a opinião dos outros, ou daquele que quer agradar. Não sei se isso faz bem ou mal a essa pessoa ... Quem convive com gente assim, pode ter duas atitudes, uma é a de se irritar,outra é de mandar sempre.A vida da gente é feita de escolhas, a gente é quem escolhe o que quer ser. A gente tem que ter sabedoria, para emitir as opiniões na hora certa ou mesmo ficar calado. A liberdade de ser o que quiser passa até por ser vaquinha de presépio, será, mesmo? A vida é bela!! A vida é cheia de possibilidades, é uma porta aberta para que a gente coloque para fora o que de bom está dentro da gente , para que a gente se expresse...  Viva a vida !!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A NECESSIDADE FAZ O SAPO PULAR ... ADAPTAÇÃO AO NOVO , APRENDENDO PARA SOBREVIVER

A necessidade faz o sapo pular... A gente tem sempre que se adaptar, para sobreviver ao que a vida nos apresenta.Parece difícil hoje a gente se imaginar sem computadores,telefones celulares, e toda a tecnologia  com que a gente convive . Antes de tudo isso , tinha a máquina de escrever , o telex, a carta, o telefone público com ficha, relogio de corda, relógio cuco, enciclopédias ... E as profissões como a do  mecanógrafo, o arquivista, o datilógrafo,telegrafista... A gente tem que lidar com a tecnologia, e tudo que ela trouxe com ela:  A globalizaçao, a instantaneidade da notícia, a efemeridade das coisas, a interação de culturas, das pessoas, as redes sociais, a rapidez de tudo. Quem não sabe usar a tecnologia, é quase um excluido do mundo, independente da idade que tenha. Por necessidade, a gente se adapta, para não ficar de fora do mundo, questão de sobrevivencia, ainda que social.Quem não sabe usar a tecnologia, fica fora do mercado de trabalho, tem dificuldades arranjar um emprego, muitas vezes,de  candidatar a um a vaga, porque as empresas de Recursos humanos anunciam sempre na internet. A comunicação hoje , passa pela tecnologia, quem não a domina, fica na saudade, como dizia um comunicador :- quem nao se comunica, se trumbica .Se o sapo nao pula, não come, não se move, fica parado. Hoje, a gente pode falar abertamente o que pensa, tem mais liberdade de ser quem quer ser, mais oportunidade de chegar onde se quer estar, as mulheres conquistaram um espaço, e isso tem um efeito nos relacionamentos. Tudo isso, sendo bom ou ruim, sendo diferente daquilo que a gente tinha antes , fez com que a gente tivesse necessidade de dar nossos pulos, porque a gente quer estar integrado ao mundo . O importante é saber que , se a gente quiser, até aquilo que a gente sente,pensa e o que a gente tem dentro da gente  dependendo da necessidade, pode ser adaptado para que a gente tenha o melhor da vida . A vida está aí, é bela... E, só nos resta viver !! Viva a vida!!

domingo, 11 de agosto de 2013

LEITE DE VACA NÃO MATA BEZERRO... O QUE É NECESSÁRIO MARCA , ENSINA, ALIMENTA A ALMA

Leite de vaca nào mata bezerro... Educar é uma coisa dificil. Educar demanda esforço e perseverança, investimento de tempo  e de vida. Educar demanda também colocar limites , regras , enfrentar oposição e mostrar o caminho certo apartir da experiencia adquirida com a vivencia. Ser educador é participar do processo de formaçao de um individuo. Muitas vezes a gente tem que se impor , mostrar a autoridade e impedir erros  aos  que nos dão a oportunidade de entrar nessa interação, que a educaçao permite.  Antes, atritos do que maiores amolações no futuro.Os adultos tem que orientar as crianças e adolescentes por mais que essa tarefa seja desagradável. Quantas vezes , quando a gente era criança isso foi feito com a gente? Fomos fortalecidos , fomos educados, limitados.Sobrevivemos a isso , continuamos nossa vida , seguimos nosso caminho. Ainda bem... Somos prova viva que leite de vaca nào mata bezerro. Viva a vida !!

sábado, 10 de agosto de 2013

NÓ NA GARGANTA ... VONTADE DE CHORAR... TRISTEZA ...

Nó na garganta... Um nó amarra, prende, como se a gente fosse um prisioneiro dele. Amarras não permitem que a gente se desenvolva, que a gente seja livre. As vezes, a gente mesmo se prende num lugar dentro da nossa alma e depois de muito esforço, a gente pode sair , como se desprogramasse o nosso cérebro para que ele libere um mecanismo que possa nos resgatar da gente mesmo. As vezes, a gente é nosso maior algoz porque a gente é condicionado aos mais variados comportamentos e mesmo que exista um comportamento que não nos faça bem, a gente foi ensinado desse jeito,são anos e anos de repetição, treino poderoso, nó de marinheiro bem dado dentro da alma da gente. Para que esse quadro se reverta, a gente vai levar um tempo para fazer diferente, em muitas tentativas frustradas, até que a gente na perserverança encontre algo que faça o nó desatar,como numa corrente de pesçoco, com paciencia , calma , habilidade e sabedoria , um passo de cada vez. Como tudo na vida, nó tem um lado bom e um lado ruim . O nó nos motiva a perseverar para ser uma pessoa melhor, como na costura, a gente tem que saber que enquanto DEUS  não finaliza a peça  ELE não dá o nó de arremate.. A gente é uma costura não termimada,que ELE  que vire uma peça útil e bonita. ELE quer desatar os nós das situações que a vida nos apresenta, até que chegue o dia do nó de arremate final.  A gente tem que seguir em frente, porque não há nó nessa vida que DEUS não desate. A gente pode escolher pensar em soluções quando a angústia vier. A vida  é um presente, cabe a gente saber viver de verdade e plenamente para que a gente seja liberto, seja livre das amarras que nos prendem áquilo que  nos aflige, entristece incomoda , adoece. A gente não tem que   ficar com  um nó que corrói, que amargura, que dói no peito, que faz a gente se sentir muito mal,que não ata , nem desata, sem  sorrir com vontade,  sem sair para vida e ver um sol seco e não lacrimado. A vida é agora!!! A vida não pára , não espera , a gente tem que viver  porque a hora é essa. para ser feliz. Na  vida uma certeza  é fato, Nó na garganta, ninguém merece!!! Viva a vida !!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

MANDAR BRASA... FAZER AS COISAS COM ANIMO, DISPOSIÇÃO

Mandar Brasa...Manda Brasa era um supermercado de BH, ficava na rua Guarani e tinha outra saida pela Rua Tupis, eu e minha avó Judith, iamos lá, quase todo sábado, porque era mais barato.Toda vez que ouço essa expressão , lembro das aventuras que tinha ao voltar de ônibus com as sacolas cheias e da agradável companhia. A gente sempre terminava as compras com um bombocado, um quindim de coco, muito bom que só tinha lá. O supermercado fechou há muitos e muitos anos, e hoje  a expressão quase caiu no desuso. Eu sempre ouço  falar essa expressão diante de um prato de comida ou da possibilidade de ter uma comida que goste. Vejo, gente mandando brasa o tempo todo, no trabalho, nas atividades que precisam de serem feitas, no cotidiano. Gente que vai lá mesmo sem poder, sem sentir firmeza e faz o que é para fazer , dá o seu melhor.Gente que não se intimida , põe coração, se entrega em tudo que faz e deixa sua marca. Gente que muda de cidade para viver um grande amor, muda tudo, muda a vida e acaba mudando o mundo para melhor. Gente que é gente boa, que faz o bem, que acredita na ética e no carácter, que deita sua cabeça no travesseiro da tranquilidade, se cobre com a colcha da conciência limpa , sem medo de ser o que é.  Gente que não se detém diante da dificuldade,enfrenta, encara," se banca".Gente que está por aí e ás vezes, é  invisível , tem valor e muitas vezes ninguém reconhece. Essa gente que me inspira, motiva me encanta...   que manda brasa na lida ,na luta , na vida . Viva a vida !!!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CUSTAR OS OLHOS DA CARA ... QUANDO ALGO CUSTA CARO..

Custar os olhos da cara... Há quem conte que essa expressão é porque teve um poeta na grécia antiga  que se meteu a falar que fazia poesia melhor do que as filhas de Zeus , o deus grego. As moças não gostaram disso, e arrancaram os olhos do poeta. Certa vez, um surdo meu amigo ,me disse que tinha furado os olhos do cara que comprara seu carro e que agora podia comprar outro carro feliz. Uma coisa é um objeto custar os olhos da cara, outra é a gente poder ou querer pagar o preço .Tenho fama de pão dura, de gostar de pagar o menor preço, faço jus a ela. Apesar do que compro somente por precisar, comprar me estressa, ao contrário de muitas mulheres, me satisfaço ao ver as coisas.Vejo muita gente pagar o preço da vaidade, maquiando como vida saudável. Gente come 20 claras por semana para obter músculo, não pode ser saudável, gente que vive de alface não pode ser saudável, gente que não ingere gordura saudaveis , como a do azeite de oliva extra virgem , não ingere um monte de outras coisas necessárias á saúde sem que abra mão  uma vez na vida ,  para comer algo que fira a dieta,não pode ser saudável. Gente que não faz um monte de coisa, em nome da vaidade vive de forma desequilibrada se vive cometendo loucuras, insanidades para ter o corpo perfeito ou mantê-lo perfeito. A gente tem que ter equilibrio. Vi num documentário falando sobre uma noiva que quis ficar magra para caber em seu vestido de noiva. Tomou 4 comprimidos de diuréticos, uma noite antes do dia do casamento e entrou no vestido. No meio da cerimonia desmaiou e somente acordou no hospital, porque seu nivel de sódio baixou tanto que colocou sua vida em risco. Vi na TV , uma moça que queria ter olhos azuis e por isso fez uma cirurgia para mudar a cor dos seus olhos, infelizmente , vai pagar literalmente com os olhos da cara, estará em poucos meses completamente cega.  A gente tem que saber que a vida é o bem mais valioso que a gente tem.Infelizmente, muitas vezes o preço que a gente paga para ter qualidade de verdade é muito caro, apesar de valer a pena ser pago. A gente tem que se dar conta de que o que faz a gente feliz, fica mesmo na cara: um olhar, um sorriso, um beijo...E isso a gente não precisa pagar ... é caro, é raro e cheio de graça . Viva a vida!!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

FICAR COM A PULGA ATRÁS DA ORELHA... DESCONFIAR

Ficar Com a pulga atrás da orelha... tem gente que desconfia de tudo e de todos. Gente que que não confia em ninguém. Acho que isso é um comportamento comum, em lojas que tem guarda-volumes, desconfiam da gente e a gente tem que confiar neles, já fui roubada em guarda volumes. Outra coisa é vendedor que persegue a gente na loja, vigia a gente como se a gente fosse ladrão. Quando isso acontece só para vingar faço a pessoa dar umas três voltas , e se nada me interessa  agradeço e sigo a vida. Sou de confiar nas pessoas, mas tem aquelas que eu desconfio de cara e aí ... é certeza que essa pessoa apronte comigo. O fato é que a gente no mundo de hoje, está sempre com a pulga atrás da orelha, sempre desconfiando, nunca relaxa totalmente, ás vezes, esse comportamento é percebido em parentes e amigos. Certo é que a desconfiança nos coloca alerta, nos coloca atenta para não sermos pegos de surpresa. Mas também nos deixa tensos, de espíritos previnidos contra tudo e todos.  A gente pode confiar com toda certeza que DEUS cuida e zela por nós.Que DEUS está sempre com a gente .Viver desconfiado, não vai fazer com que a gente acerte sempre, mas, talvez, nos faça tomar atitudes que nos previnam aborrecimentos. A vida está aí, ela é muito boa, e  se a gente puder evitar situações desagradáveis ela ficará cada dia melhor . Antes previnir que remediar... Viva a vida !!

METER OS PÉS PELAS MÃOS ... AGIR DE MANEIRA DESAJEITADA

Meter os pés pelas mãos. Sempre na minha vida fiz isso, sem querer ... Me confundo , me atrapalho ,me coloco em situações que somente acontecem comigo. Não tomo nunca o metrô de S.Paulo, na direção em que quero ir, ofereço ajuda sem saber se vou poder ajudar direto...Antes me culpava por ser tão desajeitada, por derramar Coca-cola nos outros, por esbarrar no garçon nas festas, por pisar no pé dos outros, por enfiar o pino da sombrinha nas pessoas, tudo sem querer, é claro. Com o tempo parei de sofrer e comecei a reparar que todo mundo mete os pés pelas mãos, claro, que tem gente como eu que faz isso com mais frequencia, rsrsr. A maneira com que a gente sai dessas situaçoes é que conta, se a gente leva na esportiva, ri da gente mesmo, a coisa fica bem mais leve , mais ligth. E a gente acaba aprendendo a ser mais assertivo... “Assertividade é a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas”, ensina a Wikipedia. “ Então ... A gente aprende com tudo e por isso, meter os pés pelas mãos ,pode até ser educativo e didático , basta que a gente esteja disposto a se aprimorar, corrigir. A gente pode aprender com as trapalhadas que a gente comete. A vida é uma grande escola, ser um bom aluno só dependende de nós. A vida é agora , para ser vivida , sorvida, aprendida... curtida. A gente tem que se permitir não fazer tanta cobrança , a fazer a vida mais divertida e  se de vez em quando meter os pés pelas mãos, o jeito é consertar a situação, quando der  e viver a vida , seguir em frente porque não compensa o stress  só por uma trapalhada . Viva a vida !!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

TER VERGONHA NA CARA ... SER HONESTO, TER PRINCIPIOS E VALORES..

Ter vergonha  na cara... Primeiro, quem tem vergonha na cara , não negocia seu principios e nem valores,não sucateia seu carácter. Quem tem vergonha na cara não faz as coisas por debaixo dos panos, não aceita maracutaias, não aceita fazer o certo somente para mostra aos outros, faz o certo para ele mesmo , porque acredita, por que se importa em olhar no espelho e saber que o que fez , faz e fará será digno, ainda que pague um alto preço por isso. Tem gente por aí que diz que todo mundo tem seu preço,mas essa premissa não vale para quem tem vergonha na cara. Quem tem vergonha na cara, pode ir dormir cansado e com fome , deita a cabeça no travesseiro e dorme o sono dos justos. Quem tem vergonha na cara, faz o certo pelo certo, simplesmente porque acredita nisso e acha que valha mais a pena perder dinheiro,prestigio que peder seu sossego diante de alguma falcatrua. Muitas vezes, é tido pelos seus diferentes como alguém que não se deve andar, que se deve ter bem longe porque a sua  honestidade o afasta  de quem não tem parte com ela. Quem tem vergonha na cara, tem dentro dele, mesmo quando é maltratado, que não se deter no caminho de quem não tem vergonha é se livrar de engodo, se livrar daquilo só faz mal. Para quem tem vergonha na cara melhor é viver só do que mal acompanhado.  A gente pode ter vergonha na cara ou se deixar levar pelas facilidades que a desonestidade oferece. Tem gente que escolhe  não ter vergonha na cara, simplesmente porque escolheu não ter carácter.A gente é quem escolhe o que vai ser, ter e   fazer. A gente pode trilhar muitos caminhos na vida,o da vergonha na cara é um deles, com certeza é um caminho difícil. O que não pode ser esquecido é que caminhos difíceis podem facilitar e muito a nossa vida . Viva a Vida !!

domingo, 4 de agosto de 2013

MÃO DE VACA ... ESCRAVO DO DINHEIRO

Mão de vaca...Um mão de vaca é alguém que só pensa em dinheiro. Alguém que é capaz de viver na miséria , sendo rico. Não ajuda ninguém, se sai com amigos, nunca divide a conta do jeito que deve, sempre tira vantagem dos outros, sempre age com mesquinhez.Passar os outros para traz , desde que ele não leve prejuizo, é considerado uma coisa boa para ele.Úm mão de vaca, é algue egocentrico e egoísta, capaz de chorar as mágoas  se fingir de coitado para economizar umas moedinhas. Nào sabe o valor de dividir, a não ser que ele receba. Pior de tudo, que na vida ele é capaz de dispensar as pessoas que lhe prezam porque acha que as pessoas o prezam por causa do que ele tem. O mão de vaca acha que alguém é alguem pelo que tem e se ele não tiver dinheiro certamente será ninguém.O  apego ao dinheiro, tranca o coração e lhe cega alma. Dessa vida a gente não leva nada daqueilo que a gente pode guardar no bolso, no banco. Uma vez, um jovem rico encontrou com JESUS  e contou para ELE que fazia tudo direitinho, tudo certo,sabia as escrituras de cor e salteado. JESUS disse a le para vender tudo e dar aos pobres, mas, apegado ao seus bens , saiu triste  e na bíblia não se teve mais notícias dele. Certo éque onde está o nosso tesour aí está o nosso coração.  A gente pode ser muito rico e não ter nenhum dinheiro, porque os bens que a gente precisa está ao alcance d um sorriso . Viva a vida !!

sábado, 3 de agosto de 2013

PESSOA CASCA GROSSA... PESSOA RUDE,,SEM REFINAMENTO ...

Pessoa casca grossa ... O casca grossa, é uma pessoa que fala o que pensa sem pensar em quem vai atingir, não tem papas na língua, nem refinamento. Muitas vezes duro de aguentar...Uma pessoa  Casca grossa, independe de classe social, independe de escolaridade. Muitas vezes é polida por conviniência,na hora que a coisa aperta, a casca grossa aparece, essas são piores, porque sabem se comportar como convém e deixam a grossura aparecer porque é assim que são. A gente pode escolher ser casca grossa ou aprender a ter classe, sem frescura... pode ser educado. A verdade dos fatos é que a gente deve tratar os outros como  gostaria de ser tratado essa  é melhor maneira da gente saber se é ou não um casca grossa,porque mesmo um casca grossa gosta de ser repeitado. A vida é agora e a gente tem mais é que ser gentil, já que gentileza gera gentileza ... Viver em paz é um começo para a gente melhorar o mundo ... Viva a vida !!

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

VOLTAR ATRÁS... REVOGAR UMA DECISÃO, DESFAZER O QUE FOI FEITO



Voltar atrás...Cada dia mais, eu constato que a vida é uma grande ilusão. A gente se ilude pensando que pode controlar o que acontece,se ilude pensando que nada de ruim vai acontecer, A gente se ilude ao pensar que pode voltar atrás , voltar no tempo como um filme emDVD,que a gente retrocede para ve r uma cena mais de uma vez. A gente se ilude pensando que pode fazer planos para um futuro distante . E até se ilude pensando que se a gente pensar muito no passado, esse passado vai voltar. Conheci uma pessoa que dizia a plenos pulmões, que ia a igreja , mas não queria compromisso com DEUS.Vi,pessoas tentando convencê-lo de que  ele podia não ficar velho para fazer isso. E ele irredtível , disse que não , que isso era para quando ele ficasse velho. Quinze dias depois, recebi um telefonema que ele tinha morrido. A vida da gente é feita ilusões, muitas vezes , a gente se ilude pensando que  é eterno... Fato é que a vida é muito curta, e a gente com as nossas decisões vai por muitos caminhos e nesses caminhos a gente pode cometer erros, se perder. Revogar uma decisão muitas vezes requer suplantar o orgulho, engolir em seco e abrir um leque de possibilidades, desde  restaurar relacionamentos , até de mudar o rumo da vida. A maturidade dá muita clareza para gente,a maturidade mostra que as nossas ilusões são teorias, mas, não funcionam na prática.Levar as coisas a ferro e fogo só porque tomou  uma decisão, não é uma boa atitude, isso muitas vezes amarra e amarga a vida. Coisa boa é essa tal maturidade que mostra o quanto a gente ainda falta para virar gente grande, mostra que muitas vezes ,para seguir em frente na vida, a gente tem que voltar atrás. Viva a vida!!!    

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

FAZER UMA VAQUINHA... COLETAR DINHEIRO PARA UM CAUSA

Fazer uma Vaquinha... Para falar a verdade , sou a favor dessa vaquinha, dependendo da causa. Por exemplo,se for para utilidades  e não para futilidades.Mas, tem gente que faz isso por qualquer coisaÉ gravata picada em casamento, é gente que quer fazer bonito com chapéu alheio.Uma vez , vieram me pedir uma contribuição para uma fazerem uma surpresa para um colega de classe. O cara era gente boa,radialista, fazia jornalismo comigo. A questão é que o cara não ia muito gostar de um carro de mensagem com o som no talo,dentro do campus, chamando seu o nome e  espalhando que era aniversário dele. Pensei, que até eu , extrovertida ao extremo não ia gostar disso. Fui criticada, disseram que eu era avarenta ,que meus motivos não eram desculpa, que o cara ia gostar, resolvi dar cinco reais sob protestos, pagar para ver. Entrei na vaquinha, e pedi que meu nome não constasse da lista de '' amigos'' que participaram da traquinagem.No dia e hora marcados, no recreio, aconteceu o escarcéu, um barulho enorme  , foguetório e tudo mais .  Claro que  na hora, o cara  homenageado, sem graça de tudo,fingiu que gostou , no fim, valeu a diversão .  Ah... um pequeno e relevante detalhe , Infelizmente, um infeliz, leu uma ''homenagem'' e no fim dela disse quais os ''àmigos''  que tinham feito aquilo com ele, meu nome estava lá, lido no microfone de um carro de mensagens... Literalmente, ao entrar na vaquinha, acabei pagando mico ...Na vida, a gente tem que ser solidário, dividir uma conta, sempre é mais facil que pagar a conta sozinho, ainda mais quando é para ajudar alguém.Se a gente pode , a gente tem mais que ajudar , de coração.  Afinal de contas, a gente está nessa vida para fazer o certo  e o bem e isso é muito bom. Viva a vida !!