domingo, 30 de junho de 2013

JOGAR CONVERSA FORA ... CONFRATERNIZAR ...

Jogar conversa fora... Sou verborrágica... adoro conversar , adoro falar, adoro rir e fazer rir. Conversar é uma maneira de interagir, de confraternizar, de se entender. Tem conversa séria, tem conversa fiada, tem conversa de todo jeito , dependendo de quem vem. Jogar conversa fora é uma conversa que simplesmente tem a finalidade de divertir , de não ser pesada e na verdade , não tem que ter finalidade , se isso fizer desestressar.Não tem coisa melhor que juntar um grupo de amigos e jogar conversa fora, confraternizar, esquecer que existe tantas responsabilidades de adulto, simplesmente ser um pouco criança, sem obrigação, sem medo, sem ter um dever a cumprir, um chefe , algo a obedecer, um objetivo. Confraternizar para lembrar das coisas engraçadas, para brincar com os amigos , é bom ,reconfortante e repõe energias, desestressa , é mais barato que terapia. Rir é muito importante, rir é muito bom, diz que desopila o fígado  e alivia a mente . É uma forma barata de lazer.Quem sabe rir de si mesmo, enfrenta a vida de maneira mais positiva. A vida é muito curta para ser tão séria, tão certinha, tão cheia de obrigação , tão pesada, tão negativa... A vida pode ser mais divertida ... se a gente quiser e se dispuser a jogar conversa fora de vez em quando,  se dispuser a  fazer a vida mais  positiva, mais alegre  e bem mais leve... a vida é agora e por mais finita que ela seja , sempre é tempo da gente recomeçar, sempre é tempo da gente fazer diferente  ... Viva a vida !!

sábado, 29 de junho de 2013

ARRANCAR OS CABELOS .... ''TRICOTILOMANÍACO EMOCIONAL" ... DESEPERAR POR QUALQUER COISA QUE ACONTECE

Arrancar os cabelos... Tem "doido"para tudo nesse mundo. Tem gente que tem mania de arrancar cabelo , isso é doença e chama tricotilomania. Eu vi num documentário na TV, gente que fica careca de tanto arrancar os cabelos. Mas, a expressão  em questão não é essa mania. É a mania de por qualquer coisa a pessoa desesperar. É a mania dar gravidade ao que não é grave. É a mania de muitas pessoas de hoper valorizar o negativo , de não pensar em uma solução para o problema e já o considerar uma calamidade pública, uma situação de emergência, uma situação crítica. Isso me irrita profundamente, conviver com gente negativa que fica cega diante de uma coisa pequena, como se o mundo fosse acabar porque não aconteceu como o previsto, porque não achou o que guardou, porque perdeu algo, porque pifou alguma coisa, porque não tem pilha para a lanterna, porque a calça rasgou , porque acabou o gás quando tem visita para o almoço (aliás, acho que o gás , faz isso de proposito, rsrsr) porque quebrou a unha, porque não deu para fazer escova no cabelo, porque o pneu furou...É como se a pessoa estivesse viajando e só visse desespero pela frente, como se não tivesse paisagem , não tivesse beleza a ser vista. Acho essas pessoas, tricotilomanícas emocionais, porque arrancam os cabelos por qualquer coisinha que acontece,não conseguem ver nada além do problema.Para tudo tem solução, sempre pode ter uma alternativa, e se não tem... fazer o que ? Paciência!! É correr atrás do prejuízo, é improvisar , é ter jogo de cintura para amenizar a situação, do jeito que der.Avida é muito curta para gente andar por ai se estressando por coisa pouca. Se a gente quiser a gente consegue fazer um esforço e ver as coisas com mais clareza,respirando fundo, tentando encontrar o eixo, o norte, o equlibrio mesmo em situações em que o desespero e a falta de paciência  junto com  a negatividade, teimam em querer assumir o controle. A gente tem que raciocinar , deixar a razão falar mais alto, que a solução aparece. Eu sei melhor do que ninguém, que é fácil, escrever, falar,  ter receitinhas prontas, na hora H, fazer é que é dificíl. A gente tem que ter muuuuita calma nessa hora, rsrsr...Porque a vida é agora, e só se vive uma vez... Ah... mas isso... A gente já está careca de saber,né? rsrsr Viva a vida!!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

COM MÃOS DE FADA... ALGO FEITO COM CAPRICHO,FEITO COM HABILIDADE, CUJO O RESULTADO É PERFEITO

 Com mãos de fada... tem gente que nasce com um dom para fazer artesanato, desenho pintura e tudo que envolve habilidades manuais. Conheci uma pessoa assim,que fazia as coisas mais lindas, e não fazia questão de reconhecimento. Era uma artista que apesar de ter sua obra exposta, era anonima. O nome dela era cleusa, todo mundo chamava de cleusinha, porque tinha o mesmo nome da mãe. Além de minha prima de 3o grau, frequentávamos a mesma igreja. Ela,ao contrario de mim , era timida, vivia com um sorriso no rosto, sempre com boa vontade,sempre gentil.Era voluntária ,trabalhava com crianças, querida por todos. Um dia, ela adoeceu, foi tratada e o tratamento dela não fez efeito. Eu sempre admirei o trabalho dela, sem saber que era dela. Em cada sala da igreja ,nas portas e dentro também, a decoração era obra dela. Engraçado, que quando olhei tudo que ela fez depois que ela morreu , a beleza estava lá , mas , era uma beleza triste.Uma lembrança que a pessoa não está mais lá , uma ausencia gritante. O capricho com que ela fazia tudo na vida, era de se admirar,um exemplo a ser seguido. Fazia tudo ficar bonito e o trabalho que ela fazia parecia fácil nas mãos dela. Eu nunca disse obrigada para a Cleusinha por ela usar o dom dela para embelezar o mundo. Nunca nem procurei saber quem tinha feito a decoração das salas e do salão,para dizer o quanto era bonita. Aprendi muito com isso,hoje se eu gosto de uma coisa,ou se vejo o que o outro faz, eu procuro quem fez e agradeço mesmo quando não conheço. Acho que assim é o certo. Visitei O Aquario de Monterrey, na california. Tem tres andares de aquário, que vão do teto ao chào. O vidro dos aquarios precisam ser limpos a todo minuto porque a gente encosta neles toda hora, deixando marca de dedos. Tem um homem que limpa, sempre com seu material, limpando , parece invisivel. Eu achei o máximo o trabalho dele e quando estava indo embora, achei o homem e agradeci, disse que ele era muito importante no lugar porque fazia seu trabalho bem feito e por isso eu  vi os peixes, os moluscos e tudo mais . Ele ficou surpreso,e continuou seu serviço . Sempre que em penso em mãos de fada , lembro da Cleusinha, uma fadinha que passou na minha vida, embelezou o mundo e voltou para perto de DEUS,deixou comigo sua marca, uma lição de humildade, seu desapego ao reconhecimento, seu exemplo e sua saudade. A vida é assim, um dia a pessoa está e no outro ela já se foi, isso acontecerá com a gente também. Então, a gente não pode viver como se fosse eterno, a gente tem que aproveitar a vida, enquanto se está nela. A vida é agora!!! Viva a vida!!      

quinta-feira, 27 de junho de 2013

ROMA NÃO FOI FEITA NUM DIA ... PACIENCIA..CONSTRUIR LEVA TEMPO ...

Roma não foi feita num dia.... Para se entender Roma e toda sua grandeza, tem que se ver de perto o Coliseo. Eu como boa mineira da Capital, achava que o Mineirão era parecido com o Coliseo, um priminho pobre talvez. Até que fui a Roma e conheci o coliseo com toda sua imponência, com toda sua enormidade, com toda seu giga tamanho. O Coliseo é o resumo  de uma cidade construida num tempo que os cálculos eram feitos sem ajuda da tecnologia, num tempo que a precisão dependia das pessoas, tempos em que o conhecimento era aplicado e os resultados  estão aí, depois de Séculos. Quem já foi ao Coliseo sabe o que é se sentir uma partícula no universo. Quam já foi ao Coliseo sabe o que o Homem pode construir com conhecimento e força e  tem uma noção do que foi a Torre de Babel. O Coliseo das fotos é o que dá para ser visto, porque ele é como  um prédio  de  muitos andares, o que aparece nas fotos,é  apenas, os andares superiores. Construir uma cidade como Roma, demandou esforço, demandou tempo, demandou perseverança. A gente que só tem a noção de todo o poder que Roma tinha em seu império ,depois que visita o Coliseo e pensa:-Como foi que esse povo conseguiu construir uma coisa tão grandiosa sem andaimes, sem segurança, apenas com a cara e a coragem? E a resposta para os pensamentos da gente é sempre pensar nesse mistério. A vida da gente é como uma cidade, em que a gente decide se vai construir , o que vai construir e como vai construir.Construir , leva tempo, demanda esperar cada etapa, demanda fazer e refazer cálculos que ás vezes, na hora da precisão, não são precisos. Demanda escolher os materias corretos e as pessoas certas para trabalharem, porque não tem como construir uma cidade sozinho. Em tempos de instantaneidade, de correria como os nossos, é dificil, a gente esperar estapaz da vida acontecerem, é dificil não querer que a obra ande na velocidade da tecnologia.O alicerce tem que ser muito firme para que a construção não caia. (DEUS é meu alicerce,NELE ,acredito, pode vir as tempestades que a casa não sai do lugar, não cai, funciona para mim)Não adianta correr, na vida tudo tem o seu tempo, sua hora, a gente tem apenas que viver e a cada surpresa da vida, encarar, adminisntrar , sabendo que o que quer que aconteça, faz parte de uma construção, que muitas vezes a gente tem que visitar outros lugares para perceber o quanto já construiu e  que falta sempre uma parte a ser construida. Como uma formiguinha,que trabalha quase sem descanso,essa construção é um trabalho hercúleo, tijolo por tijolo, um passo de cada vez, dia-a-dia. Viva a vida!!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

IR DE CARONA... IR DE GRAÇA NO VEICULO DOS OUTROS

Ir de carona... Tem cada coisa que acontece comigo... Meu celular ficou sem bateria, na hora que eu precisava chamar um taxi para voltar para casa. Como não sei o numero 0800 de cabeça, o jeito foi voltar andando para casa. Mas, como sou abusada, fui pedindo a DEUS , um milagre de um taxi passar por mim, já que na cidade que eu moro, depois das 6 horas da tarde, somente pedindo no disk taxi. Pedi também que eu encontrasse um conhecido, de carro,  coisa rara,no frio que estava fazendo, além da chuvinha fina. Ia eu pelo caminho, conversando com DEUS , queria muito passar no Emporio da Vó, e a pé não ia chegar a tempo de pegar a loja  aberta, queria comprar o pão que o meu marido gosta. Olhei aomeu redor e vi um carro preto, e pensei :puxa vida , podia o carro de um amigo ... olhei de novo, pensei , bem que podia ser o carro da Debora... Olhei outra vez , e quando vi , era a Débora mesmo !!! Que maravilha !! Era a familia da Débora e melhor eles me viram e convidaram para uma carona. Cheguei a tempo de comprar o pão,  e deu tudo certo . Eta, DEUS bom!! ELE já tinha preparado uma carona para mim. Na vida, costumo dizer que sou carona, vou para onde o motorista me levar. É muito bom uma carona, no sol, na chuva, de noite, de dia. O ruim é quando  tem gente que  pega carona nas ideias dos outros, sem  que haja permissão , nos maus exemplos, no que não presta. A vida é agora !! A gente tem que pegar carona nas coisas boas , nas boas ideias, desde que o dono permita , para chegar onde a gente quer, o que não pode é pegar carona sem saber para onde se quer ir, porque isso muitas vezes , não ajuda, atrapalha , desvia a gente  do nosso caminho  e depois para achar o retorno , é quase um caminho sem volta ... Mas, isso já 'outra expressão, já é outra história. Viva a vida!!

terça-feira, 25 de junho de 2013

ESTAR COM A FACA E O QUEIJO NA MÃO... DOMINANDO A SITUAÇÃO

Estar com a faca e o queijo na mão... A vida toda eu me auto torturei, com uma mania de me culpar por tudo.A insegurança me fazia rememorar cada ação para  achar os defeitinhos que ficavam enormes apartir do momento que eu dedicava tempo a eles. Era como se eu alimentasse um montro que crescia ,  ficava cada vez maior,tomando conta da minha mente e me impedindo viver o presente plenamente, porque a tortura de achar que eu tinha feito algo errado me entristecia. Enfrentava as situações com esse medo de errar, apesar de saber fazer direito, era muito ruim. Sinceramente , eu não acreditava que pudesse mudar essa situação sem que fosse um milagre. Milagres acontecem, já vi e vivi muitos. Pedia a DEUS, que me ajudasse , que tirasse esse monstro de mim, até que um dia , percebi que DEUS fez cair do céu, na minha frente , a faca e o queijo, só faltava eu partir o queijo e comer. Percebi, que eu preferia alimentar o monstro dentro de mim, do que levantar a cabeça e ver a resposta da minha oração  na minha frente.Acho que a maturidade faz a gente ver as coisas com mais clareza, faz a gente ver que todo mundo erra e que ninguém depois que sai da sua casa fica rememorando os erros que  a gente cometeu. Afinal de contas, a gente quando sai de um lugar , a menos que seja ofendido ou coisa parecida, pensa nos bons momentos. Todo mundo dá gafe , não existe perfeição e todo mundo releva os erros da gente, quando são amigos, aceitam a gente com os defeitos, qualidades, o pacote todo,assim, como a gente também releva dos outros.O caso era eu me aceitar como eu sou e ser eu e pronto.Relevar meus defeitinhos irritantes , matar de inanição o monstro da insegurança, da baixa auto estima, mostro rememorador de coisas insignificantes. E, como diz a minha terapeuta, ser boazinha comigo. Saber que eu tenho limites, nãosou perfeita, faço o melhor que eu posso,não posso viver segundo um padrão que não respeita quem sou, estabelecido por outras pessoas, assimilado durante a minha vida. É dificil demais matar o mosntro porque ele revive cada vez que eu tenho a tentação de pensar e rememorar  o que fiz.É um desafio constante, que vai ficando cada vez mais fácil a medida que eu não dou atenção ou me esforço para isso. Fato é que olhar para frente , pegar a faca e o queijo e uma sensação  maravlhosa!!Aceitar quem eu sou do jeito que eu sou, facilitou bastante,porque eu sei que DEUS me fez assim, com defeitos irritantes , com muita vontade de acertar. Oportunidades aparecem, a faca e o queijo estão á mesa, basta a gente olhar para frente, deixar o que passou no passado , aprender com os erros ,(ainda que eles sejam irritantes ) fazer diferente , se servir. A vida é agora!! A gente tem conserto, a gente muda, se a gente quiser, se a gente olhar para frente .  Com a maturidade,  vi que eu estou com a faca e o queijo na mão, o que eu vou fazer com isso, é o que faz diferença.Tem gente que joga o queijo fora e fica esfaqueando as pessoas e ele mesmo. Tem gente que se empanturra de queijo. Tem gente  que reparte o quejo e guarda a faca. Tem gente que como eu , parte o queijo bem fininho guarda para comer na hora da precisão, quando a fome apertar. A vida é assim mesmo, uma luta,uma batalha que a gente trava com a gente mesmo, com o ambiente que a gente frequenta, com tudo que acontece.Quando a gente nasce, a gente ,entra nessa batalha, nessa luta, um dia a gente perde, um dia a gente ganha, mas o importante é se manter lutando, não desanimar porque a vitória pode demorar , mas um dia ela vem. Tem um verso na bíblia que diz que em  JESUS  a gente é mais que vencedor, eu creio nisso,funciona para mim. Então, nessa fé, continuo lutando, continuo vivendo, cada dia ,um passo de cada vez, Fazendo o meu melhor , fazendo diferente para quem sabe ... Fazer diferença. Vou , seguindo com o coração aberto,cabeça erguida, porque eu agora olho para frente. Viva a vida !!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

CADA MACACO DO SEU GALHO...CADA UM CUIDANDO DA SUA VIDA

Cada macaco no seu galho...Tem gente especialista em cuidar do que não é da conta deles. Gente que acha que tem o poderde criticar e dar palpite no que os outros fazem. Gente que s especialista em tomar conta da vida dos outros. Claro , tem gente que se expõe tanto que dá munição para essas pessoas, mas... Nada justfica, gente que sem permissão, avança para a vida das pessoas como se fossem donas delas. Quem já não foi vítima de gente assim? Quem já não amargou do veneno  destilado por essas pessoas?Tem gente que é mais rápido do que os sites de busca, se a gente quer saber uma informação sobre alguém basta mencionar o nome e a pessoa dá o serviço e já com os comentários dela.Fato é que quando cada um cuida da sua vida, faz o seu servíço, paga suas contas e impostos em dia,  as coisas andam. Se a vida fosse perfeita ... se a gente vivesse no mundo da fantasia ...  A gente tem que conviver com toda a gente e  até com gente que toma conta  da vida dos outros. A gente tem que conviver  da melhor maneira possível, 'não dando munição , náo colaborando para que a pessoa tenha algo da gente ou que a gente comentou dos outros para passar a diante. Ah.. tomar conta da própria ,já ajuda demais , rsrsr, sem falar, que sobra mais tempo para a gente curtir e aproveitar o que vale a pena . A vida é bela !! Cada um na sua, cada macaco no seu galho, o que não impede de dividir o galho com quem a gente um dia se apaixonou , ai tem ficar juntinho ... sem que se  perca cada um o seu jeito,a sua essencia,porque é isso que faz a gente ser o que é .  A gente tem mais que viver , de bem com a vida ... Viva a vida!! 

domingo, 23 de junho de 2013

PAVIO CURTO ... GENTE SEM PACIÊNCIA

Pavio curto... A pessoa de pavio curto, está sempre a beira de um ataque de nervos. Qualquer coisa pode detonar a bomba interior. Não precisa ser uma coisa grande , não precisa ser algo de importante , para detonar a bomba basta acontecer algo que a pessoa de pavio curto ache que não é do jeito que deve ser . Outro dia, presenciei uma coisa, que no mínimo é deplorável. Um menino devia ter uns 10/11 anos no máximo, na noite fria , sem casaco , de chinelos de borracha, shortinho e uma blusinha de malha fina, vendia flores de mesa em mesa num restaurante. Ele oferece para um senhor, quase pedindo um favor :- Ô moço ,compra uma rosa pra me ajudar? O homem  olha para ele e diz que não quer . O menino se vira e agradece. Ai, o homem, não sei porque se enfurece, segura o braço do menino e o puxa de volta para a mesa dele e diz  com voz brava:- Vou te ensinar a vender . Passa um sermão  no menino ,  que assustado somente  balança a cabeça,   fica olhos baixos, a cara estampa  a submissão e a humilhação. Depois disso , o o homem solta o menino e joga na mesa o dinheiro para comprar a flor. O menino pega o dinheiro ,  dá  o troco e o  homem diz vociferando:-  Fica com o troco. Gente assim, se a gente deixar contamina o ambiente, faz todo mundo ficar insatisfeito. Eu imagino que quando a gente está no céu, num lugar em  que ficam as criancinhas, antes de nascer, a gente tem várias filas, nessas filas, tem algo que a gente precisa ter para viver aqui na terra. Quem é pavio curto entrou na fila da paciência e não teve paciência para  ficar na fila até chegar no lugar onde se pegava  a paciência. Quem tinha paciência sobrando doou um pouquinho para ele, mas, não suficiente para que ele a use de forma eficaz. Então, o pavio curto explode por qualquer coisinha, e faz da vida das pessoas que  um inferno. Conjecturas a parte, o fato é que tem gente que perde o controle ,  se desequilibra, se descabela e se a convive com a gente essa tensão, parece que se impregna na gente  e quando vê a gente está na mesma sintonia. A vida é muito curta para que a gente não a curta. A vida é tão efêmera , passa tão rápido, pra quê perder tempo enfezado, de mau humor , de mal com tudo? Sempre há uns segundinhos ,antes da gente chegar as vias de fato e deixar  a bomba explodir. Paciência, ainda que pouca é para que a gente use. Um momento de impaciência, pode arruinar a vida toda. Então, o jeito é respirar fundo, pegar um copo d´água, beber um gole devagar , depois beber e ficar com a agua na boca para não falar besteira, respirando fundo, até se acalmar. Na calma, há paciência. E quando ela chega, a gente pode resolver com sabedoria a situação. Na maioria das vezes a gente percebe que a coisa não era tão enorme que valesse uma explosão. A gente tem que aproveitar a vida de verdade, plena e intensamente, afinal, só de vive uma vez e vai que chega a hora da gente ... vai que ... Cada momento na vida da gente é único e não volta mais . Termino com os versos de uma música sertaneja  :'' Tá nervoso? Vai pescá!! Fica frio , não adianta esquentar, cabeça fria bota as coisa no lugar . " link http://letras.mus.br/gino-e-geno/851370/    Rsrsrsrsrsrsr ... C A L M A !!!  A vida é simples , a gente que a complica... Viva a vida !!

sábado, 22 de junho de 2013

CHORAR PELO LEITE DERRAMADO .... LAMENTAR-SE POR ALGO QUE JÁ ACONTECEU E NÃO TEM MAIS SOLUÇÃO

Chorar pelo leite derramado... Leite é uma coisa curiosa... serve para tanta coisa... Tem gente que ama e tem gente que detesta ... Fato é que a gente  se acostumou a depender do leite, ainda que a gente não o beba. Não tem coisa mais chata nesse mundo do que a gente  colocar o leite para ferver vigiar o leite e se descuidar por um minuto e o leite derramar no fogão. Despois disso é esperar esfriar  o fogão e limpar . Já inventaram uma ferramenta para isso , mas, para falar a verdade , na hora que a gente vai por o leite para ferver, a gente esquece da ferramenta . Na vida é a mesma coisa , tem vez que a gente faz coisas que a gente se arrepende depois que fez e aí já não dá mais para consertar . Mesmo a gente tendo ferramentas para que isso não aconteça e a gente não tenha que se lamentar, a gente  esquece das ferramentas e quando vê, já fez. Depois de feito, consertar,pode levar muuuuuito tempo, e se ele não estiver a nosso favor, fica quase impossível de resolver. Ouvi em uma palestra que há três coisas que nunca voltam atrás: - A flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida. Eu acho que são quatro coisas , então acrescentaria  a essa lista o leite derramado. Tem coisas que ou a gente muda a atitude e não faz mais ou sempre a gente vai se lamentar. Conheci uma pessoa que tinha o pai militar, uma vida muito confortável, mas, como todo adolescente, discutiu com o pai , era noite e todos foram dormir.  Infelizmente, de madrugada o pai teve um infarto fulminante e faleceu. E a pessoa até hoje amarga a vida porque suas ultimas palavras  para seu pai ,não foram doces. Não adianta chorar , lamentar, apesar de ser parte da vida , sofrer, se sentir triste, a gente não pode deixar que isso domine a gente. Errou?O jeito é esperar o fogão esfriar e limpar o fogão,  calçar a cara e ir pedir perdão. O limpar o fogão, além de didático, porque ensina que a gente tem que ficar mais atento para o leite não derramar, é um momento de introspecção, uma coisa que só quem deixou leite derramar pode fazer. a não ser que tenha uma empregada que faça isso .O perdão , quem ofendeu que tem que pedir.   A gente acaba aprendendo e usando as ferramentas que a gente tem dentro da gente para  não desrespeitar ninguém e fazer o '' amar ao próximo como a si mesmo " , que traduzindo é  tratar os outros como a gente quer ser tratado. Tudo que a gente faz atinge a outros, mesmo que a gente pense que não. É uma lei da natureza. Pode ser clichê, mas,  gentileza gera gentileza. A vida é agora ! Esse é o tempo de viver o hoje, o presente, só se vive uma vez , em compensação, todo dia é uma oportunidade da gente reinventar a vida ! Viva a vida !!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

PAGAR O PATO... SOFRER INJUSTIÇA... LEVAR A CULPA

Pagar o pato... A gente está nesse mundo e vê tantas coisas erradas, que a gente fica indignado. Injustiças acontecem a todo segundo. Engraçado, que eu não lembro de ter sofrido injustiça, a não ser um dia que eu fui á delegacia da rodoviária ,denunciar o roubo da minha passagem de ônibus  e o guarda disse que eu estava aplicando um golpe. Fui vitima duas vezes, um por ter sido assaltada e outra por ter sido acusada de aplicar um golpe. Ainda bem que tinha um cliente do banco que eu trabalhava , que estava no comando da delegacia e da sala dele escutou a minha voz e resolveu o problema. Sofrer injustiça é muito ruim . Fico indignada com lojas que tem guarda volumes. A loja não confia na gente, mas quer que a gente confie nela. Uma vez deixei a sacola no guarda volume e foi entregue para outra pessoa. O gerente pagou tudo, depois que eu chamei a polícia, foi horrível porque a sacola não era minha, e a dona estava grávida.  Injustiça é muito doído, a gente se sente impotente diante da situação. Como disse minha sobrinha de 4 anos, argumentando com a mãe, usando as palavras do  avô:- Na realidade, isso não é justo!! Até as crianças sabem o que é injustiça e o quanto é dolorido sofre-la.  A vida não para , a gente tem que seguir em frente , e quando vier a injustiça, saber sair com dignidade da situação, ter paciência e sensatez  para não fazer nenhuma besteira e piorar ainda mais. Termino com os versos de Franscisco Otaviano , poeta carioca nascido no século XIX, que aprendi, com o Reverendo Américo Gomes Coelho:- 
''Quem passou a vida em branca nuvem ,
E em plácido repouso adormeceu,
Quem não sentiu o frio da desgraça,
Quem passou pela vida e não sofreu,
 Foi espectro de homem -Não foi homem,
Só passou pela vida -Não viveu!"

 Aproveite a vida enquanto é tempo ... A vida é agora !! Viva a vida!!!
 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

QUEM MUITO ESCOLHE FICA ESCOLHIDO...QUEM NÃO SABE CONVIVER FICA SOZINHO

Quem muito escolhe , fica escolhido... Tem gente  que só acha defeito nos outros. Gente que só sabe criticar, desmotivar os outros. Gente que não se faz companhia agradável. Gente que destrói as pessoas ao invés de construir . Essas pessoas são tão negativas, que amargam a vida delas e dos que convivem com elas. Escolhem ser assim, seletivas, dispersando da vida delas. gente que podia ser amiga, que podia ser companheira. Escolhem ser individualistas, egocêntricas, egoístas, escolhem não conviver  bem em  comunidade e perdem  por não não se serem capazes de  ter um bom relacionamento com as pessoas. Pessoas assim , geralmente, acabam excluídas por escolherem demais. Triste é ver que essa gente  que não vê que a razão de ficarem sozinhos é o jeito de ser . A vida é muito curta... A vida é agora... A gente não pode cair no erro de ser excluídos por ter  atitudes que não são de gentileza e cortesia. Aprender a aceitar a gente e os outros faz toda diferença. ´Viver com  as pessoas é fundamental  para ser uma pessoa melhor, faz parte da vida.  Hoje mais do que nunca é preciso saber viver...  Viva a vida!!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

QUERER É A CHAVE DO PODER... A VONTADE A SERVIÇO DA CONQUISTA

Querer é a chave do poder... Tudo que a gente tem ou a maioria das coisas que a gente tem, um dia a gente quis. O querer  faz com que haja uma ação para abrir as portas para a conquistar, ou seja abre a porta daquilo que a gente pode ter. Nem sempre o que a gente quer a gente pode , nem sempre o que a gente pode a gente quer. Incoerências á parte... Tem gente que luta para viver, e nessa força se apega a fé e essa fé abre as portas para a conquista da saúde , da melhoria da qualidade de vida, dos muitos caminhos. Achar os mecanismos que tragam á tona o que se quer é o poder que o querer tem  na gente. Saber usar o poder do querer faz  a gente escolher de maneira mais sensata, ponderada, pensada e faz a diferença toda na vida. Tem gente que usa esse poder para subjugar os outros, para faz ser o que é mal. Tem gente que usa para atingir os seus objetivos e também como incentivos para lutar contra os impedimentos que aparecem até a conquista. Certeza é que quem tudo quer, tudo perde, a gente tem que saber filtrar aquilo que se quer para que a gente tenha o melhor daquilo que a gente pode. Usando esse poder com sabedoria, a gente pode avaliar o que realmente vale escolher. A vida é muito curta para que a gente não a curta. A gente tem mais é que poder querer ser cada dia uma pessoa melhor com direito a tudo:- a sonho, a realização, e na medida do possível ser feliz. Viva a vida !!!

terça-feira, 18 de junho de 2013

DE MÃO CHEIA ... ARTE DE FAZER BEM FEITO

De mão cheia...Cada pessoa tem um dom, uma aptidão, ainda que  não saiba,  tem algo que faz bem feito, algo em que se destaca. Coisas que os outros fazem com dificuldade, tem gente que faz com a maior facilidade do mundo. Tem gente que escreve bem , tem gente que calcula bem, tem gente que entende de tecnologia, tem gente que canta bem, tem gente que dança bem... Ainda que ninguém reconheça tem algo que as pessoas fazem bem ou até melhor que as outras. Todo mundo tem seu valor, tem seu jeito, tem algo a oferecer. Isso independe de  classe social, porque isso vem com cada um , é de graça. Usar esse dom para o bem, para o justo, para o melhor do mundo, é que faz toda a diferença. Na vida o importante é a gente ser gente de mão cheia!! Viva a vida !!!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

NUNM BECO SEM SAIDA... SITUAÇÃO DIFICL, SEM ESCOLHA , SEM ALTERNATIVA ...

Beco sem saída... Quando eu  era pequena, de vez em quando minha mãe e minha avó iam na casa de uma família muito grande cujo o pai era grego e a mãe brasileira. A casa Ficava num beco, numa vila no bairro Carlos Prates em Belo Horizonte . Sempre que ouvia essa expressão, e até hoje , lembro do lugar que era ao mesmo tempo movimentado e sombrio. Movimentado porque a família era grande e  tinha filhos de muitas idades que viviam de rusga uns com os outros. Movimentado porque na rua da vila era lugar de transito para os moradores e era onde a brincadeira das crianças rolava solta. Para quem como eu vivia em apartamento, em casa pequena e não tinha irmãos era tudo novidade .Era assustador pelo desconhecido, era assustador porque tinha bicho de estimação pela rua, era assustador porque a noite, o lugar era cheio de sombras, como nos filmes de  terror da minha TV preto e branco. Era mais assustador, eu sempre aceitar brincar de esconde -esconde, de cabra-cega naquele lugar, com gente que morava lá,maiores que eu em tamanho e em idade. Gostava tanto de estar com as pessoas, que nem o medo , nem a consciência de que eu sempre perdia, me faziam parar de brincar e de curtir a brincadeira. Ás vezes a vida nos coloca em lugares que são como os da minha lembrança, em lugares de movimento e sombra. Situações em que a gente fica sem opção a não ser ,seguir em frente. Dentro da gente sempre tem uma solução guardada para essas horas. DEUS não dá algo , além das nossas forças. A gente tem que descobrir em meio ao caos, o equilíbrio, a paz , o eixo que faça a gente ter uma ideia que nos leve  do beco sem saída. Uma ideia, ainda que seja abrir uma saída, ou dar meia volta e seguir outro rumo. O que a gente não pode é ficar parado diante da dificuldade, se deixar vencer por aquilo que no momento aparentemente não tenha ou não nos dá a chance de solução. Se a gente olhar em volta, pensar, vai perceber que quando a gente se acalma, o desespero dá lugar a esperança  e a gente acaba ganhando da situação.  Pensando bem, a vida é como o meu gosto por estar com as pessoas, mesmo sabendo que cada dia a gente tem que enfrentar coisas que são difíceis, que contrariam, a gente não pode deixar de ter prazer em viver . A vida é agora... Mesmo a vida sendo um enorme  beco, cheio de saídas, a gente não pode deixar de curtir, porque a morte é certa.  Amanhã... pode nunca chegar ... Hoje a gente tem mais que curtir a brincadeira mais séria, esse enorme beco que a gente entra quando nasce. Hoje é o dia de aproveitar a vida . Viva a vida!! 

domingo, 16 de junho de 2013

DIREITO DE ANZOL É SER TORTO ... AMBIGUIDADE, RELATIVIDADE DAS COISAS...

Direito de anzol é ser torto... A vida tem coisas que se a gente explica acaba complicando. Um bom exemplo disso, são as palavras que dependendo do contexto em que são escritas, tem um sentido diferente. A ambiguidade das coisas faz algo que é prazer para uns ser uma tortura para outros. Alegria de gente que come carne é ir num rodízio, o que seria uma tortura para os vegetarianos radicais. Alegria de fumante é baforar a fumacinha, poluir o planeta e o seu próprio corpo, já para o não fumante, cada baforada é um suplicio. Nem sempre o certo é certeza, nem sempre o certo é realmente certo/justo. Nem sempre a justiça está certa. Cada pessoa tem seu jeito, a gente tem que respeitar as diferenças.O direito é  para quem dele precisa. Mesmo que esse direito pareça torto, tem como função principal harmonizar a convivência entre os diferentes. Cada um vê o mundo com seu olhar, o que para um é verdade para outros não faz o menor sentido. Para o ateu, a possibilidade da existência de um ser soberano, criador do universo, é totalmente fora de cogitação, ao passo para quem tem fé , DEUS é quem rege sua vida. Cada um com sua certeza ou incerteza... Fato é que a gente tem que viver de modo que seja coerente com aquilo que crê ou descrê. Muitas vezes vi,  ateus com sensibilidade, ateus que emanam uma bondade tão grande que são verdadeiros instrumentos de DEUS. E vi também gente que vive em igreja e não perdoa, é vingativa, é orgulhosa, gente que não lembra da misericórdia, intolerante com seus semelhantes e tudo que é diferente do que ela pensa. A vida não é uma ciência exata, não é cartesiana. A vida não é preta ou branca, ela é colorida com muitos tons e matizes. Cabe a gente , saber ver a vida nos miiiiiiiiiiiiiínimos   detalhes, aproveitando tudo que acontece, cada momento. Afinal de contas, ás vezes, a vida é como uma foto/obra arte moderna ,meio virada, que a gente tem que se contorcer para ver melhor. A vida é agora e é essa a hora da gente viver. Viva a Vida!!

sábado, 15 de junho de 2013

QUEM PLANTA, COLHE ... CONSEQUENCIAS DAS COISAS QUE A GENTE DECIDE E FAZ

Quem planta colhe... Tem  um verso na bíblia que diz que tudo que a gente semear , isso a gente vai ceifar. Vejo muita gente querendo colher quando não plantou. Vejo gente que não semeou e quer ceifar. Gente que quer um bom emprego, com um bom salário, sem ter estudado, sem ter feito por merecer. Trabalhar e ganhar um bom salário demanda tempo gasto em estudo, em experiência profissional, em enfrentar e aguentar firme num ambiente competitivo. Emprego bom sem isso, só acontece para maus políticos, em filme, em novela, na ficção. A realidade é cruel e muitas vezes injusta, no mercado de trabalho. Não é somente no trabalho que a gente planta e colhe , na vida também é assim. Tem gente que semeia contenda, gente que semeia coisas ruins, gente que semeia o mal, um dia vai colher  o mal que plantou. Não dá plantar limão e colher morango... A gente é responsável pelo que semeia , a gente deve semear o que quer colher. Em cada semente , vai um pouco da gente, com tudo que a gente é e tem. A certeza mais certa é que colher demanda plantar. E a vida é isso, um plantio diário, esperança da colheita. Viva a vida!!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

CARA AMARRADA... CONTRARIEDADE, MAL HUMOR , ZANGA ...

Cara amarrada... Tem gente que não consegue desamarrar a cara. Amarrar a cara  não faz da vida das  pessoas melhor. Quem amarra a cara por qualquer coisinha, geralmente , não sabe sorrir. Gente que amarra a cara, na maioria das vezes é gente  emburrada, ensimesmada, gente que não consegue ver a vida sem ser da maneira dele. Gente que amarra a cara , muitas vezes se irrita por tudo que acontece, Gente que amarra a cara sem querer tem a tendência de contaminar o ambiente. Trabalhei Com uma moça que parecia uma princesa, tinha trejeitos finos, gente que já frequentou as altas rodas da sociedade. Era uma moça muito bonita , para mim, tinha dois defeitos, a cara amarrada e fumava demais. O fumo  me incomodava, sou alérgica. A moça era muito mal humorada, e passava uma imagem de esnobe. Ela não ia com a minha cara, tinha que me ensinar o serviço e detestava isso. Numa reunião de trabalho, teve a oportunidade de me expor e o fez. Disse que eu olhava de lado, que eu era muito chata,  que tudo para mim era bom, e que eu falar  por favor  e obrigado  para tudo a deixava irritada. Acho que o fato dela amarrar acara , era porque na verdade , ela fazia coisas para que eu me desse mal e eu me saia bem e ainda agradecia. A cara dela sempre amarrada, a ponto de todo mundo reparar e dizer quando ela sorria era fingimento puro. Depois, de um tempo trabalhando comigo, não sei porque, ela de vez em quando, ria . Um dia, ela pediu as contas, despediu de todos, eu fiquei por último. A moça da cara amarrada chorou  e me pediu perdão de tudo , me contou seus ardis para que eu amarrasse a cara como ela. Eu disse que  não  tinha nada para perdoar , gostava dela, cada um tem um jeito . Ela me abraçou, se despediu. Eu  disse a ela que desejava tudo de melhor ,  que ela fosse feliz de verdade e se desse a oportunidade de sorrir mais para ela mesma , e também para a vida. Depois desse dia, nunca mais a vi, mas infelizmente, quando falo dela, ou me lembro, vejo a cara amarrada primeiro e só depois  o sorriso da despedida me vem á memoria. Sou muito prática... Penso que se a gente amarra a cara , não resolve nenhum problema, acho que até piora. Ficar de cara amarrada, não é solução para nada e faz mal á saúde, ao ambiente. Bom mesmo é a gente ver a vida por um prisma de realismo e positividade, onde ao invés de se  desgastar, estressar,  a gente faça algo que  nos satisfaça , que quebre esse ciclo... E é  sempre tempo de se dar um tempo e rir mais. Diz na bíblia, que um sorriso aformoseia o rosto, traduzindo, cara amarrada "não está com nada." Hoje é tempo da gente lembrar que sorrir faz bem para todo mundo ,é saudável, que amarrar a cara ,amarga a vida. A vida é agora !!A vida é para ser vivida, sorvida como o prato predileto...A gente precisa de rir e sorrir, de ver a vida  com olhos de criança, ser prático e não se deixar contaminar por aquilo que nos contraria. A vida é para ser simples. A vida é para viver intensa e plenamente , de peito aberto, de sorriso na cara, afinal, rir ainda é de graça e como diz o ditado, é o melhor remédio.Viva a vida!!! 

quinta-feira, 13 de junho de 2013

PAGAR PRÁ VER... TER CERTEZA DA RAZÃO QUE DESAFIA OS OUTROS A PROVAREM O CONTRÁRIO..

Pagar pra ver ... pagar pra ver não é a gente ir em lugares que tem que pagar para entrar. O termo vem do jogo de poker que o jogador paga para ver as cartas do adversário, acreditando ter melhores cartas para jogar. Pagar pra ver é apostar que se tem razão, é desafiar outro á provar que a gente está errado. Quem paga para ver pode ver o que não quer, pode perder a aposta, mas, assume o risco, resolve bancar a coisa toda . Gosto de gente destemida, corajosa, que mesmo não tendo muitas possibilidades , vai lá e paga para ver  e toca a vida. Gente que investe nas pessoas, como Margherit Duvas, que ajudou um menino da FEBEM, Roberto de Souza,(http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Contador_de_Hist%C3%B3rias ) a ser um cidadão de bem, mesmo quando tudo estava contrário, deu uma chance ao garoto e pagou para ver. Gente que dá força para que as pessoas progridam, acreditam e pagam pra ver o progresso, o investimento feito. Pagar para ver é um ato de coragem e demanda saber se jogar na vida de tal forma que quando a aposta é feita, a gente tem que acreditar tanto que mesmo que a gente se decepcione com os outros nos quais a gente investe a gente tem a certeza que fez o que era certo. Pagar pra ver é acima de tudo acreditar que a gente está certo e mergulhar de cabeça na vida. Casar é pagar pra ver , é acreditar que a vida com aquela pessoa é a vida que a gente quer viver. É desafiar o outro a ser feliz com a gente. É mergulhar fundo na certeza mais incerta que é a vida a dois e tudo que esse convívio pode trazer de bom e de ruim. É provar todo dia que vale a pena , que a gente encontrou a pessoa certa e é a pessoa  certa para conviver  com o cônjuge .Casar é pagar pra ver que pode dar errado, apesar da gente acreditar sempre que está certo. Casar é pagar pra ver quando a gente tem que apoiar o outro, não se anular, se manter interessante depois do tempo passar. Para falar a verdade, viver é pagar pra ver, é se bancar, já que a gente não tem controle de nada, a gente não sabe o que vai acontecer no próximo minuto... Tudo pode mudar em um minuto. Então , cada vez que a gente faz o que tem que ser feito, dá o melhor que pode , a gente está pagando pra ver  e para sobreviver a nós mesmo, á morte , aquilo que nos acontece. A gente paga para ver quando acredita que no futuro vai tudo ser melhor e trabalha duro para isso. A vida é muito curta , é passageira, é efêmera ...mas, enquanto a gente está nela, não  se tem a opção, tem que viver  ....A gente tem que ter fé, acreditar que DEUS  está com a gente.  Então, com essa força, a vida continua...  E  sempre vai ser assim, enquanto a gente tiver vida ,a gente  paga pra ver todo dia . A vida é para se viver, acredito nisso, e isso, eu pago para ver... Viva a vida !!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

LEVANDO RASTEIRA...TRAIÇÃO

Levando rasteira...Quem nunca levou uma rasteira de alguém que atire a primeira pedra. Levar uma rasteira é ser traído, é levar um golpe de alguém que anda com a gente. Gente que conhece a gente, os pontos fortes e os fracos. Gente que se assenta conosco á mesa, que sabe bem quem a gente é. Gente que por ser fraco ou ser forte o bastante para encarar a gente de frente e ao mesmo tempo fazer algo que prejudique a gente e  ajude a ela. Gente que as palavras  caráter, lealdade, amizade  são palavras sem nenhum sentido. Gente capaz de trocar anos de ''andanças'' por apenas, segundos de prazer. O pior de tudo é que quando a coisa vem á tona , chega para a gente e diz que não é bem assim, disfarça e se faz de ofendido. Gente que na hora da precisão é seu amigo, na hora da rasteira, da traição, nem lembra de considerar o outro. Gente assim , pode lhe dar um beijo agora e virar a esquina e vender a alma da gente em troca de migalhas. Dessa gente, até o  Filho de DEUS não escapou. Que tem muito Judas, por aí , espalhado nesse mundão, isso tem. Mas, não é por isso que eu vou desconfiar das pessoas, e nem vou  deixar de esperar sempre o melhor delas. Não é porque existe Judas que eu vou julgar todo mundo como traidor. Prudência e astúcia são para serem usadas com inteligência com discernimento, sabedoria para escolher as amizades , também ajuda. Se  ainda assim, aparecerem Judas na vida da gente é porque faz parte de um plano maior de DEUS, que sempre coopera para o bem. Afastar do caminho e da vida dessas pessoas é a melhor pedida.  Eu tenho compromisso com DEUS , comigo mesma, cuido da minha vida, deito a cabeça no travesseiro, tenho a consciência limpa. Preocupo em fazer a minha parte , em ser a mais honesta possível ,em seguir JESUS, não dou bola para Judas  Depois de tantas rasteiras, a gente percebe  que gente como o Judas faz parte da vida, mesmo que ele ache que nos levar para o sacrifício não seja nada, e  até valha a pena,  Então, levou rasteira? Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima. A gente tem mais que ser feliz, seguir a vida a diante...  Mais dia , menos dia ,  o Judas acaba se enforcando, rsrsr . Viva a vida !!

terça-feira, 11 de junho de 2013

FOGO DE PALHA ...ÍMPETO FUGAZ , PASSAGEIRO

Fogo de palha...Riscar um fósforo num palheiro é querer ver fogo se alastrar bem rápido. Tem vezes que a gente age assim,  no ímpeto, toma decisões com o entusiasmo da hora e depois não dá continuidade, e a vontade passa tão rápido como o fogo pega na palha. Muitas vezes, a gente não dá a importância devida para essas decisões . Conheço gente que vê revista de dieta e logo se anima a fazer, compra tudo que precisa e depois de um tempo ou diante de um prato preferido muda de ideia. Tem gente que todo ano faz um propósito de ler a bíblia toda, e chega em fevereiro, a vontade passa e não continua diante da correria da vida , se deixa vencer. Tem gente que se dispõe a fazer mil coisas , começa cada uma delas e nunca termina o que começou. Como qualquer pessoa , não sou perfeita, mas, o que eu começo, no que depender de mim, termino. Se sei que não vou continuar, nem começo. Eu confesso que muitas vezes, no ímpeto faço coisas que me sobrecarregam, coisas que me  fazem prometer a mim mesma que isso não vai acontecer de novo e quando vejo, já fiz. Uma coisa que eu não faço mais, há tempos, é fazer resoluções de começo de ano que eu não possa cumprir, isso evita que eu me frustre, que eu me sinta mal comigo. O importante é saber o que ateia o fogo de palha em nós, para que a gente não comece, o que não vai terminar. O importante é não se deixar consumir pelas coisas que nos fazem ser insensatos , coisas que a gente não pode cumprir, ainda que algumas pessoas nos forcem a decidir na empolgação do momento ou de carona na empolgação dos outros. Ás vezes a gente tem que dizer NÃO... Quando a gente sabe o que quer e sabe onde pode chegar,  a gente tem a real noção de quem a gente é e não tem que agradar os outros sempre. Saber isso, é conhecer os limites, não é fraqueza, é força, é cada dia , passo-a-passo, fazer o que se dispôs a fazer e ser bem sucedido nisso. É ter o gosto do dever cumprido, fazer o que tinha para ser feito, e isso é saudável, fogo constante, é chama de vida que aquece  a alma, a mente e o coração. Viva a vida!!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

VENDER O ALMOÇO PARA COMPRAR A JANTA... DINHEIRO QUE NÃO SOBRA..

Vender o almoço para comprar a janta... A primeira vez que eu ouvi essa expressão era criança muito pequena, e não a entendi com clareza, entendi literal e achei muito incoerente. Lembro de ficar em volta ouvindo a conversa para saber como era isso. Claro, que depois de horas pensando, perguntei á pessoa que tinha dito , como é que ela conseguia fazer isso ,se ela não estava almoçando mais, e ainda  a convidei para comer na minha casa. A pessoa achou graça e eu achei muito esquisito , se a pessoa tinha o almoço praquê vender para comprar a janta? A pessoa tentou me explicar e cada vez complicava mais, até que resolveu me explicar(do jeito de adulto) que era uma expressão e que um dia eu ia entender. O tempo passou (e somente quem passa por isso, sabe como é), e eu na faculdade, trabalhando contava as moedinhas para pagar a mensalidade e as minhas despesas, torcia para  que o mês  acabasse junto com o dinheiro. Eu nunca fui boa em esportes, mas, nessa época fazia era uma exímia ginasta, fazia uma ginástica para que o dinheiro desse numa inflação de 80% ao mês. Nunca fui boa em matemática, mas, sabia muito bem que se eu tinha zero, não tinha nada , e que o zero , no meu caso, era sempre á esquerda. Quem tem zero,não pode gastar .Hoje, acho graça daquele tempo, que eu vendia o vale transporte para o trocador, resultado das minhas andanças(literalmente falando). Acho graça de ter vendido meus tickets, porque muitas vezes levei marmita, sanduiche de casa, ou ainda comia sanduiche de ovo no restaurante natural, porque era mais barato e eu gostava demais . Foi levando marmita e vendendo ticket, que eu entendi o que era vender o almoço para comprar a janta. Não me arrependo disso, contei moedinha, sim. Sempre paguei minhas contas, honrei meus compromissos. Lição que eu tiro disso:- A vida ensina para quem quer aprender, levei um bom tempo para saber o que significava vender o almoço para comprar a janta. Tive as minhas perguntas de criança, respondidas. Como a gente consegue fazer a façanha, a gente simplesmente dá um jeito, não passa fome, não saí por aí gastando o que não tem, gasta somente o que pode e tem com o dinheiro que recebe do trabalho, o que dá para comprar. Sabe de uma coisa? Contar moedinhas não é tão ruim, quando a gente tem consciência que tudo que a gente tem e pode ter é DEUS  quem dá. A gente tem mais  é que ter um coração grato  e tirar o máximo de proveito de tudo que acontece. Com essa noção, tudo que vier, vai cooperar para o nosso bem, assim, a gente caminha para ser cada dia   melhor, aprende viver com o que tem e  vive mais feliz. Viva a vida!!

domingo, 9 de junho de 2013

ESSA PESSOA '' É DE LUA'' ...PESSOA INCONSTANTE

Essa pessoa é de lua ... Para explicar um comportamento desses de pirar o próprio Freud,  a gente tem que entender o universo , o extenso universo do '' de lua'' . Eu tive uma pessoa que trabalhou para mim que era assim, um dia chegava com a cara mais feliz do mundo fazendo piada , me cumprimentava toda serelepe , na outra semana, mal olhava na minha cara. Sinceramente, não sabia o que esperar, então, se aparecesse na minha frente a lua feliz, eu era feliz , se não aparecesse , nem ligava , porque , a pessoa era desse jeito  e no fim do dia sempre estava com o serviço pronto e  a cara boa e para mim era o que importava. Conversei com parentes dela para saber se era algo que eu fazia e a resposta foi que ela era assim até com eles.  As pessoas são importantes, isso eu acredito demais. Dar valor e importância ás pessoas , prezo e faço o meu melhor, mas, para falar a verdade, eu não tenho compromisso com a ''lua'' delas. Gente de lua, a gente faz conforme elas fazem com a gente , essa é a melhor atitude a ser tomada. Gente de lua tem a tendência de achar que a gente implica com elas, se a gente age na ''lua'' da braveza , recebe logo uma resposta irada; se age na ''lua'' da tristeza, a pessoa acha a gente insensível; se age na ''lua'' indefinida,( a mais comum das pessoas assim), aí, acha que a gente está provocando. O melhor mesmo é deixar quieto e esperar voltar ás boas, palavra  de quem conviveu sem atrito com uma pessoa '' de lua''. Certo, é que a vida é muito curta para que a gente deixe que as pequenas coisas nos chateiem e nos ofusquem a beleza de viver. Respeitar sempre as pessoas, se puder melhorar o dia delas ...  Praticar a regrinha básica de tratar as pessoas como a gente acha que deve ser tratado e acima  de tudo lembrar sempre que todos vivemos sobre o mesmo céu, mas, ninguém tem o mesmo horizonte. Viva a vida !!

sábado, 8 de junho de 2013

MAR DE ROSAS... SITUAÇÃO DE CALMARIA, SEM PROBLEMAS OU ADVERSIDADES...

Mar de rosas... Dorival Caymmi, poeta  músico, compositor, tem uma música que diz que é doce morrer no mar e outra que diz  que o mar quando quebra na praia é bonito. Nas duas músicas, ele faz alusão á morte, nas duas músicas, ele dá ares de beleza á tristeza. Talvez , porque a vida é/seja assim mesmo, uma ambiguidade ambivalente. A gente quando entra na vida também recebe a nossa sentença de morte. Ninguém está livre disso, de ser um sobrevivente mesmo que não se dê conta disso, mesmo que a gente viva como se  fosse viver aqui eternamente. A vida não é sempre tempestade e nem sempre é bonança, tudo tem sua hora e lugar, tudo tem seu tempo. Isso não é novidade nenhuma, o Rei Salomão, escritor do livro de Eclesiastes, na bíblia, já tinha escrito isso, há mais de 2000 anos atrás. Ele, em toda sua sabedoria, não conseguiu escapar dos problemas, até porque, um homem que tem 700 esposas e 300 concubinas, não tinha lá uma família das mais perfeitas, imagina na época da páscoa o que virava esse reino. Fato é que a vida não é um mar de rosas para ninguém, a não ser na Disneylândia, a terra da fantasia e faz-de-conta. No mundo real, nesse que a gente vive, não tem jeito, apesar de ter gente que se iluda, na expectativa que a vida possa ser um mar de rosas. Nem o filho de DEUS escapou a isso, desde o dia que ELE nasceu até o dia que ELE morreu, a vida DELE não foi um mar de rosas. Não sei quem difundiu essa ideia do mar de rosas, não sei quem foi que inventou que a gente tinha que esperar que a vida fosse um mar de rosas, mas, certamente essa pessoa devia encontrar paz nas duas coisas. No mar, que  faz a gente  mais leve e nas rosas que tem a beleza simples da flor. A vida não é um mar de rosas... mas, também não quer dizer que não possa ter paz, esperança e expectativa de melhora. O que faz a vida ser  mais fácil ou mais difícil, é a maneira que a gente a encara, a enfrenta. A vida é muito curta e quando a gente se dá conta, já foi... por isso sempre é tempo da gente curtir da melhor maneira que der , enquanto a gente puder, aproveitar o cotidiano, o simples, no dia-a-dia, na convivência, porque na maioria das vezes é nisso, que a vida da gente se torna especial. Viva a Vida !!!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

MANTEIGA DERRETIDA... GENTE QUE NÃO TEM MEDO DE CHORAR EM PÚBLICO

Manteiga derretida... Quando eu era pequena , sempre ouvia essa expressão, com relação ás pessoas que choravam á toa, se emocionavam com facilidade. Não era falada de maneira pejorativa, não era um defeito e nem por isso uma qualidade, só era característica de algumas pessoas. Uma dessas pessoas era a tia Juanica, tia da minha avó , irmã do meu bisavô. Era uma mulher de longos cabelos brancos quase sempre presos em coque. Ela fazia uns quitutes maravilhosos , tinha uma carinha de gente do campo, simples e amiga , chorava de alegria e era famosa por ter muitas lágrimas em velórios. Outra pessoa  a quem as pessoas se referiam como manteiga derretida, era meu avô paterno, porque ele se compadecia de todo mundo, tentava ajudar e chorava até de ver as notícias na TV ou jornal. Era um homem grande que chorava por coisas pequenas, dessas que valem a pena chorar. Chorava ao ver um deficiente  pedia ajuda  dar ao deficiente um pouco de qualidade de vida,ao contar a história da pessoa, se emocionava. E quando conseguia o que o deficiente precisava e fazia a entrega, ficava feliz e chorava por melhorar a vida de alguém. Acho que ser manteiga derretida é coisa de gente  que  tem coragem para ser verdadeira, que sabe  a que veio e que não  se preocupa com que os outros vão pensar. Pensando bem, na vida a gente tem que filtrar as emoções, as ruins(toda raiva, tudo que é negativo) , a gente tem que jogar fora, extravasar de alguma forma , desde que não seja nem na gente e nem nas pessoas. As boas, a gente tem mais é que dar vazão,deixar fluir o que isso traz de bom e de bem para gente. E nunca é tarde para gente se permitir ser um monte de coisas, e até  um pouco manteiga derretida, porque assim,a gente acha o equilíbrio.E aí, nesse eixo, tem sentido, tem cor, encontros, lágrimas, risos, a gente é mais feliz e mais cheio de vida ... Viva a vida !!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

DE TIRAR O CHAPÉU... COISAS OU PESSOAS MARAVILHOSAS ,ADMIRÁVEIS

De tirar o chapéu...Tudo nessa vida é questão de escolha, interesse, atitude, não necessariamente nessa ordem. A ordem alterna, sempre  dinâmica. Tudo que a gente escolhe, despertou o interesse e fez com que a gente tomasse uma atitude  para ter , fazer. Tem umas coisas que são sem dúvida, coisas  de tirar o chapéu. A descoberta do Raio X, a descoberta da Penicilina, a invenção do avião do telefone, do computador ... tanta coisa que facilita a vida... máquina de lavar e secar roupas, geladeira...A gente usa e muitas vezes nem percebe que falta a coisa faz até que a coisa  enguiça. Coisas que antes, há uns 15 anos atrás, a gente nem fazia ideia da falta que iam fazer no mundo, coisas de tirar o chapéu, como as redes sociais,  a máquina digital, que eternizam os momentos e fazem com  que todos possam ser celebridades. Pensando bem, tem gente que é gente de tirar o chapéu... gente que trabalha, estuda, gente que  simplesmente  faz o que tem que ser feito para sobreviver e viver nesse mundo com o mínimo de dignidade. Gente, que não importa seu lugar na pirâmide social, faz o certo, porque é o certo a ser feito, são fiéis ao que acreditam e tem fé em DEUS  e na vida. Gente que mesmo que a vida não seja um mar de rosas, um conto de fadas, elas lutam para viver todo dia, ainda que isso seja remar contra a maré. Gente que enfrenta o que der e vier e ainda reparte o pouco que tem com os outros. Gente que precisa de um ombro para chorar e na adversidade dos outros, se oferece para ajudar e se entrega de corpo e alma. Sim, são essas pessoas anônimas, que a gente  sempre pode contar  e as vezes , só sente a falta quando ela não está mais com a gente. Gente de tirar o chapéu que fazem diferença e deixam a sua marca no tempo, na vida , na gente , no mundo . Gente que sempre está com a gente,  mesmo quando não está presente, gente que a gente leva com a gente dentro da mente, da memória e sempre  para sempre dentro do coração,assim, a gente as eterniza e a vida  continua ... Viva a vida!!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

SEGURANDO A ONDA ....AGUENTANDO UM SITUACAO SEM PERDER A COMPOSTURA



Segurando a onda.. Tem  situacões nessa vida que a gente tem que tomar a dianteira da coisa. A gente não pode destruir tudo que a gente construiu.Tem coisas que acontecem que fogem ao controle,não dependem da  nossa vontade. A gente tem que ponderar,tem que ter auto controle ou tudo se perde.  Tem que se ter serenidade diante do imprevisto. Uma coisa que me irrita, é gente que fura fila.O furador de fila é alguém sem caracter, que acha que é muito esperto ao passar na frente e literalmente passando os da fila para tras.Com gente assim, a gente não pode bater boca, tem que chamar a gerencia e mostrar a pessoa e ela será tirada da fila.Sempre tem gente que se mete a brigar com os fura filas e isso não resolve. Sensatez nunca é demais... Para isso,vale pedir ajuda a DEUS, aos amigos  e até sair fora da situaçao . A vida é muito curta para que a gente não a curta. A gente consegue fazer o certo,o justo, se a gente acreditar de fato , se a gente quiser. Então... hoje é tempo de respirar bem fundo e não se estressar com coisas tãoo pequenas.Quem sabe assim, aos poucos a gente aprenda a não se estressar com as grandes coisas, rsrs. Na hora dificil,sair do sério nao adianta,tem que segurar a onda , ou a onda dá um caldo na  gente. Viva a vida!
 


terça-feira, 4 de junho de 2013

CARTAS NA MESA... VERDADE EXPOSTA

Cartas na mesa... Novo Testamento, tem uma história sobre um rapaz rico. Esse rapaz, vai até JESUS e diz que sabe as escrituras  de cór , obedecia a Lei e pergunta  a JESUS, oque ele precisa para ter a vida eterna. JESUS, podia ter dito muitas coisas, afinal e o cara era rico... JESUS, disse a ele que  faltava ele se desfazer dos bens, dar aos pobres, e que depois, o seguisse. E diz a bíblia que o jovem saiu triste , porque tinha muitas riquezas.  JESUS,  que tem o poder de ver o coração, viu o apego as coisas que  o rapaz tinha. JESUS ''abriu o jogo'' com o rapaz. Fico pensando, se JESUS, fosse um membro da igreja ,dessas que pedem dinheiro na TV, em nome DELE, acho que seria excluído, excomungado, por essa atitude.  Infelizmente, as pessoas estão se tornando cada vez mais um perfil no facebook. E muita gente embarca nessa e fica alienado, apesar de conectado. Onde está o seu tesouro , aí está o seu coração. Pena, que tenha tanta gente como esse pobre rapaz rico, estão  por aí , sem ter esperança e carregando o peso de tudo. JESUS, não passou a mão na cabeça do rapaz. JESUS, pôs falou sério, disse o que precisava dizer, sem rispidez, sem '' veemência'', sem arrogância. O rapaz, foi embora triste e nunca mais a bíblia falou sobre ele.  A verdade é sempre a melhor pedida. A verdade quando a gente conhece é libertadora. Hoje mais do que nunca, a gente precisa de "Jogar limpo" com a gente, com os outros, com DEUS. Partilhar  da verdade com os outros sem ser grosseiro ,pedante , sem enfiar o dedo na cara de ninguém. Colocando as cartas na mesa , a gente precisa muito mais de um relacionamento vivo e verdadeiro com JESUS  do que religiosidade, ritualismo. A vida é agora!!  A vida é simples, a gente que a complica .A verdade pode ser sempre exposta, e nunca imposta. Pronto falei! Viva a vida !!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

NEM TUDO QUE RELUZ É OURO... PARECER NÃO É SER ...

Nem tudo que reluz é ouro...A Pirita é uma pedra muito parecida com o ouro, conhecida no meio da mineração como Ouro dos tolos .A pirita pela aparência pode enganar os mais ambiciosos, os que se dizem mais espertos e que na maioria das vezes não se resguardam em saber o que de fato tem nas mãos. O jornal da noite, outro dia, dizia que as pessoas mais velhas são as que mais caem no golpe do bilhete premiado. Fiquei surpresa com a estatística que das pessoas abordadas pelos golpistas , são pouquíssimas que não se deixam levar pela conversa deles. O Golpe do bilhete de loteria premiado , é feito de maneira tão simples que pegam os idosos desprevenidos. Um cara  simples,diz que tem um bilhete premiado e que quer  repassar  o bilhete por uma quantia pequena, porque não tem documentos ou outra desculpa que convença. Quem tem um premio grande vai passar por alguns trocados a um desconhecido? Mas, como a reportagem dizia, os idosos se deixam levar pela ambição e a emoção de ficarem ricos, tirando vantagem de quem parece ser mais bobo que eles e acabam se dando muito mal.Quem tem carácter não se vende, ainda que pague um preço alto por isso. Ser desonesto e falso é bem mais fácil do que ser verdadeiro e honesto, infelizmente muita gente cai em tentação, ainda mais num pais como o nosso que as coisas que acontecem são odes a corrupção. Não sei da vida dos outros, prefiro pagar o preço caro de ser uma pessoa  verdadeira, trabalhadora, honesta, sem criar expetativas quanto aos outros , pois, posso me decepcionar. Acho sem pieguice nenhuma, que o trabalho dignifica o homem, que a força de um bom exemplo pode se eternizar. Seguir no bom caminho nem sempre é o caminho mais fácil, mesmo assim, acho que vale a pena, acredito muito nisso.  Certo é que pirita não é pepita... Valor não tem preço, apesar de preço ter um  valor. Citando Millôr Fernandes, e  meu amigo Anderson, concluo:-" O se leva dessa vida é a vida que se leva!!"  Viva a vida !!!

domingo, 2 de junho de 2013

MATAR DOIS COELHOS COM UMA CAJADADA SÓ... RESOLVENDO MUITOS PROBLEMAS COM APENAS UMA SOLUÇÃO

Matar dois coelhos com uma cajadada só. Para matar dois coelhos com uma só cajadada, há que se ter uma questão complicada para resolver. São nessas ocasiões em que mais se divaga , e a mente parece ir mais devagar que a gente precisa ter equilíbrio. Amigo Oculto, amigo secreto é quase certo dar problema, desde gente que entra, mas, na revelação fica de fora, a insatisfação completa com o presente ganho. Amigo oculto em noite de natal, é sempre complicado, ainda mais quando as pessoas moram em regiões diferentes  do país e somente se encontram nas festas. Naquele ano, recebemos os tais minúsculos papeizinhos pelo correio, com os nomes dos amigos. Saímos de férias, na mesma ocasião e compramos o presente no país em que fomos visitar. Na hora da revelação , aconteceu o seguinte, teve uma pessoa que tinha dois presentes e outra que não havia ganho nenhum. Uma dessas pessoas, era quem a gente tinha ''tirado'' no amigo oculto. Foi um bafafá daqueles, discutindo o que fazer, gente chateada, gente que começava a ficar bravo . Gente que na chateação não pensava direito, e quase colocava a noite a perder. Então, eu na minha simplicidade, pensei e disse:- Eu acho que tenho como resolver. Tem dois presentes, a gente tem que ir por exclusão, o presente que a gente trouxe só serve para pessoa que a gente trouxe e não dá para trocar. O outro presente , pelo embrulho é de loja daqui da cidade , então ... é só a pessoa que ficou sem o presente, que também é daqui da cidade,  ir na loja e trocar por algo que mais lhe agrade. Lição que eu tirei disso:- Problemas complicados, ás vezes tem as soluções mais simples. Viva a vida!!

sábado, 1 de junho de 2013

JOGAR VERDE PARA COLHER MADURO.. HABILIDADE DE SEDUZIR PARA DESCOBRIR SEGREDOS...

Jogar verde para colher maduro... Tem gente por ai, que tem prazer em usar de astúcia para descobrir os mistérios dos outros. Gente que sabe jogar com as palavras , que sabe ver nos outros o que todos veem e devolver como se fosse uma grande descoberta, o que está mais do que na cara. Gente que sem mais nem menos se mete a conhecedor da vida e da  alma alheia.Chega com palavras e sorrisos, com insinuações e perguntas e nunca com afirmações e se julga esperta o bastante para enganar até os mais sábios. Gente que se aproveita da carência espiritual e de tudo que o sobrenatural desperta na maioria das pessoas para ganhar o apreço, a atenção. Gente que nunca afirma nada, gente que planta perguntas para colher respostas ... gente metida a leitor de corações, metida a ter poderes sensitivos da alma humana que sem armas , de coração aberto , sem reservas resolve lhe dar ouvidos. Outro dia, tive uma experiência dessas, uma pessoa tentou se passar por muito conhecedora de mim, sem nunca ter me visto na vida. Começou abrindo sua ''torneirinha de abobrinhas'', dizendo que era ''isso e aquilo'' e que sentiu que eu era '' assim e assado''... E eu disse que nada daquilo que ela falava fazia parte de mim. Ela disse que ia me dar coragem, eu disse que não precisava e a pessoa foi ficando sem graça, porque como ela mesmo disse, não costumava se enganar. Vi essa pessoa jogar milhares de verdes no tempo que ela ficou no mesmo ambiente que eu. As pessoas ficaram como que hipnotizadas e mesmo gente esperta se rendia á astucia da pessoa. E assim , ela se sentia cada vez mais forte, para aconselhar o óbvio, para falar nada mais nada menos do que o espelho já mostrava. Comigo, não se atreveu a falar mais nada, sem nem pedir licença virou para o lado e começou a conversar com gente que dava os maduros para os verdes que ela plantava. A lição que eu tiro disso é que a  nossa vida é  como nossa casa, a gente não pode escancarar as portas, porque certamente vai perder o sossego. A vida é muito curta para que a gente seja insensato abrindo a porta para o ladrão, ainda que esse ladrão só nos roube preciosas informações.A gente não deve confiar nossa alma, nossa vida a qualquer pessoa. A gente não deve atirar nossos tesouros a primeira pessoa que vier falando bonito. A vida é agora, é para ser vivida plena e intensamente e com sensatez isso fica muito mais leve. Viva a vida!!