quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CADA CABEÇA, UMA SENTENÇA... CADA UM TEM SEU MODO DE PENSAR

Cada cabeça,uma sentença... DEUS na sua imensa sabedoria, fez o ser humano dotado de consciência, dotado de inteligência e deu a ele o Livre Arbítrio, a livre escolha do rumo da sua vida, o poder de decisão para que o ser humano use como quiser.DEUS, como criador poderia ter feito pessoas que pensassem somente do jeito DELE, que não tivessem raciocínio. Gente sem identidade, sem razão, sem expressão.DEUS, criou seres autônomos, indivíduos únicos, gente com diretos e ideias próprias. Seria bem mais fácil tanto para DEUS , quanto para os seres humanos, se ELE tivesse feito o contrário. Fácil porque DEUS não teria que se preocupar com os seres humanos e  para os seres humanos, porque não poderiam se colocar em  tantos problemas e por a culpa deles em DEUS. DEUS  faz as coisas da maneira correta, ainda que seja a maneira mais difícil.O simples fato de elaborar as ideias, e escrever  um texto já é a prova  dessa liberdade. A gente usa a liberdade do jeito como quiser e pode até pedir a interferência DELE na vida da gente.  A gente pode interferir com as nossas atitudes na vida dos outros, julgar as situações (e até os outros) decidir o que fazer e agir. Pode  decidir se faz o mal ou se faz o bem. Cada um é um, cada um tem seu modo de pensar e sentir as coisas.Cada um tem a liberdade e a oportunidade dispor da razão e com isso interagir com o resto do planeta. Todo dia a gente acorda e tem a chance de fazer diferença e diferente. A vida é agora!! Cabe a gente usar dessa liberdade com sabedoria e da sabedoria com liberdade para ser uma pessoa melhor a cada dia, para encarar a vida de frente, fazer o certo porque é o certo a ser feito e  buscar ser feliz de fato e de verdade. Viva a vida!!   

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

MAMÃO COM AÇÚCAR... COISAS FACEIS

Mamão com açúcar... Um dia, uma pessoa recebeu um conselho sobre namoro. A inexperiencia fazia dessa pessoa confusa e ela queria muito acertar. A familia fazia gosto e pressão, mas, a pessoa não tinha certeza. Então, um amigo, mais velho, deu um  conselheiro, que  valeu a vida toda, disse que a vida não era mamão com açúcar, que se realmente não tinha certeza dos sentimentos, tinha que enfrentar a situação e todas as  consequencias que isso teria.  A pessoa então, pensou bem, e decidiu esperar mais um tempo para ver se a certeza dos sentimentos aparecia ou se aparecia alguém que certamente lhe acertaria o coração e a alma. Por mais escolhas que a gente faça, a gente tem que saber que vai pagar um preço, vai ter consequencias, vai ter uma dificuldade ainda que seja mínima. Nada vem de graça,nada vem sem ter um pouco de alegria e de dor, não necessáriamente nessa ordem. O que a gente faz com os acontecimentos da vida é que faz a vida mais ou menos mamão com açúcar. As dificuldades vão existir sempre  e a gente pode revertê-las e fazer delas um estímulo, uma motivação, algo bom.Certo é que na vida, a gente tem o poder de decisão, o poder de fazer das coisas ruins que acontecem alguma coisa que realmente valha a pena. A gente pode ser mais divertido, mais alegre, mais solto, basta a gente enfrentar e procurar o riso ao invés da amargura, ao invés do choro e do desespero, a esperança e a paz, mesmo que isso não seja mamão com açúcar, é possível. E nessa possibilidade, a gente se agarra e faz disso uma realidade ainda que distante.Nunca entendi como uma fruta que é amarga e não muda nada quando se coloca açucar, pode ser uma iguaria para muita gente e sinonimo de coisa fácil.Mas, sei que a vida não é mamão com açúcar, mas pode ser laranja com sal(adooooooooro!!), morango com chantily,pessego em calda, doce de côco da Tia Martha, basta a gente colocar isso na mão de DEUS , que o resto passa a ser resto, que a gente aprende a sorver da vida todos os sabores que ela tem , A vida é agora... a vida é sempre e pra sempre ... Viva a vida !!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ANGU DE CAROÇO... COMPLICAÇÃO , CONFUSÃO...

Angu de caroço.. Quem sabe cozinhar comida mineira tem que saber fazer angu. Angu que em São Paulo vira polenta. Fazer um angu, parece não ter ciencia, ser algo fácil. É só colocar na panela um pouco de oleo um dente de alho amassado, sal, fubá  e torrar um pouco. Depois disso, colocar água, e aí que começa a ciencia da coisa, mexer sem parar, até ferver, se fosse fácil... para desandar não precisa mais nada. Desandando o angu, encaroça aí, tem um monte  de truque para desencaroçar,cada cozinheiro tem um jeito. Uma coisa é certa,dá um trabalhão desencaroçar o angu. Para falar a verdade, eu sei fazer angu direitinho, mas não gosto do meu. Prefiro a polenta que eu ganho da D. Neide Rufino Inhauser, rsrsr com um molho de carne moida , noooossa, água na boca !! Mas voltando ao texto , antes que ele também encaroce rsrsr... Quando eu tinha mais ou menos uns 10/12 anos, minha mãe, saiu e  mandou  fazer angu para o cachorro, para que quando ela chegasse dar  de comer ao cão. Ele comia uma panela enorme de angu com bofe ou sardinha. A gente estava reformando a casa, tinha pedreiros por todo lugar. Eu obedeci a minha mãe e fui para a escola. Quando cheguei levei a maior bronca, porque a minha mãe tinha encontrado a panela lavada e o cachorro tinha ficado com fome. Eu dizia que tinha feito o angu e a minha mãe dizia que não, me perguntando ,como é que o angu tinha fugido da panela ? Respondi, que isso eu não sabia, mas que eu tinha feito, isso eu tinha.Fui jantar e depois ver tv antes de deitar. No outro dia, os pedreiros elogiaram o angu que a minha mae tinha mandado  eu fazer para eles.Eles contaram que comeram e ficaram tão felizes que areiaram a panela. Foi ai , que a coisa deixou de ser um angu de caroço, o mistério do sumiço do angu que eu tinha feito estava resolvido. Os pedreiros, gozavam a nossa cara  e perguntavam se eles podiam ser cachorro na nossa casa para comer bofe com angu todo dia, rsrsr. A vida é como angu, ás vezes encaroça e cada um sabe um jeitinho de desencaroçar. O meu jeito é pedir ajuda a DEUS e me manter calma para raciocinar como  eu posso resolver os caroços do angu da minha vida. Hoje mais do que nunca, sei que tanto no angu, quanto na vida, as coisas sempre se resolvem , mesmo que não seja a resolução que a gente tinha planejado. A vida é agora, não espera, não para, segue seu rumo.Ciente disso quando o angu da vida encaroçar, desandar, o jeito é buscar a DEUS  e agir com sabedoria. A vida é simples, a gente é que complica.Nenhum angu é maior que DEUS, ELE desencaroça qualquer angu. Para desencaroçar leva tempo e muito esforço, mas, desencaroça, Hoje é sempre o dia para começar a faxina na alma. Desencaroçar os angus, resolver as pendencias , A vida é muito breve , efemera para que a gente empurre o que precisa ser resolvido para debaixo do tapete. Agora é a hora de começar a fazer valer a vida  se a gente quiser... A gente vai lá e faz.  Viva a Vida !!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

QUEM SEMEIA VENTO COLHE TEMPESTADE...CONSEQUENCIAS DOS MAUS ATOS

Quem semeia vento colhe tempestade...Conheci uma senhora que tinha fama de ranzinza. Eu,  sem saber da fama,no primeiro dia que a vi, a elogiei e ela por estar numa cadeira de rodas, me repreendeu dizendo que a minha piedade , ela não queria  e eu não precisava dizer que ela era bonita. Eu respondi que não a via com piedade, falei o que senti de falar, e por ela não me conhecer, não sabia que eu era assim. Confesso, que ela me entristeceu por uns segundos,mas, percebi que a rabugice dela não podia estragar a festa e fui cuidar da vida, me divertir. Essa mulher precisa de ajuda , faz hemodialise e fica debilitada. O marido morreu recentemente de cancer, cuidava dela com desvelo. A Mulher é mal humorada crônica, sabe como ninguém ferir as pessoas com suas palavras e altivez. Sabe como ninguém ser rude. é rude com as melhores amigas , é rude com os filhos, é rude com quem cruza seu caminho. Com sua rudeza afastou todo mundo, ninguém quer ficar perto dela nem pagando bem, ninguém mais está disposto a ajudar porque ela sempre ofende as pessoas.  Quem a conhece de longa data, diz que ela sempre foi assim, pedante e altiva, sempre usou a lingua como uma espada afiada no coração das pessoas. Hoje, está lá, idosa, precisando das pessoas para levar no hospital para fazer dialise, levar ao médico ou nos lugares que ela precisa ir.Triste e deprimida, deixada na sua casa,  pelos filhos que cansados de serem destratados não a visitam mais. Não acho bem feito, acho que está colhendo , o que plantou. Se a gente planta limão não vai colher morangos. Tudo na vida tem consequencias, fruto das nossas escolhas e ações.O que a gente semeia, a gente colhe. A gente não é uma ilha, a gente precisa dos outros. Fazer o certo por ser o certo a fazer é nossa obrigação moral. Mellhorar a cada dia, lutar todo dia com a nossa rabugice, com os nossos monstrinhos interiores faz parte da semeadura do bem , da semeadura da verdade e do bom caracter. Ter domínio próprio, num crescendo todo dia, faz com que nossos monstrinhos morram de inanição.Hoje é o dia da gente  rever nossos conceitos, valores, principios para que a gente veja qual é a semente que a gente está plantando.A vida é curta demais para que a gente faça mal uso dela. A vida é muito curta para que a gente não pense muito bem nas nossas escolhas e ações. A vida é curta demais para que a gente passe  por ela com maus atos,coisas que não fazem bem a ninguém. A vida é muito curta para que a gente não a curta!! Viva a vida!!

domingo, 24 de fevereiro de 2013

NÓ EM PINGO D'ÁGUA....GENTE QUE FAZ, APESAR DAS CIRCUNTANCIAS...

Nó em pingo d´água... Dizem que tem gente nesse mundo que dá nó em pingo d´água, pessoa esperta capaz de fazer proezas com o que a vida lhe dá. Gente que apesar das circuntancias, dizerem Não, dá um jeito de fazer o que tem a ser feito. Gente que como a letra do  Hino Nacional, não foge a luta, vai lá guerreia e nem sempre vence as batalha, mas, luta. Gente que a luta não apaga o sorriso  e nem  seu brilho.Gente que tem tudo para ser mal humorada, triste e está sempre com uma palavra boa , sem forçar a  barra. Gente que faz seu trabalho e dá dignidade para qualquer serviço, porque faz seu melhor. Gente como a minha avó Judith que apesar de ter tudo ao seu redor para ser triste, resolve teimosamente ser feliz e fazer todo mundo feliz, nunca vi a minha avó reclamar ou choramingar por nada e ela faz isso naturalmente, nem percebe, tem um coração agradecido a DEUS  e a todo mundo, não guarda mágoas.Gente que anonimamente, é herói, que luta pela vida, todo segundo no leito de um hospital e muitas vezes perdendo a luta não desiste. Gente que sobrevive  dignamente e sem dividas com um salário minimo. Gente que resolve estudar ao invés de seguir o fluxo das coisas e do ambiente em que vive.Se tem alguém que deu nó em pingo ´d'água, essa pessoa foi JESUS. Nasceu numa estrebaria, cresceu ajudante de carpintaria, viveu sem se corromper entre cobradores de impostos, pescadores, prostitutas, coxos, lunáticos, cegos,leprosos.Companheiro dessa gente da pior qualidade,nesse meio tempo, andou sobre as água, curou cegos,leprosos e mais um monte de gente, transformou água em vinho,ressucitou gente, aos 12 anos deu aula para os grandes mestres da sua época,multiplicou 5pães e 2 peixes alimentou mais de 5000 mil pessoas e ainda sobrou bastante. Foi entregue por um ''amigo'' á justiça,acusado injustamente e diante dos nobres ,foi interrogado estes não acharam nele algo que justificasse acusação, então,o entregaram para uma multidão como num juri popular, esta  lhe deu sentença de morte , morreu numa cruz,e depois de 3 dias ressucitou, e subiu ao céus , onde está até hoje ao lado de DEUS, seu pai. Se isso não for dar nó em pingo d'água... não sei o que é não, rsrsr.  Se não tem remédio, remediado está ,se a gente se acomoda com as coisas e faz como sapo em panela sendo cozido, que não sente que água fica cada vez mais  quente , morre sem reagir ,sem perceber e ainda acha bom  o quentinho. DEUS pode mudar as circuntâncias?Pode, sem dúvida!! Mas, a nossa atitude, pertence a nós, é a gente que tem que fazer.Pensando assim, no fundo, em certo momento da vida, a gente dará(ou já deu) nó em pingo d'água, basta a gente não desistir e persistir no que acredita. Hoje é o tempo da gente arregaçar as mangas e trabalhar bastante para conquistar o que só a gente pode fazer pela gente. Hoje,  é o tempo da gente abrir o coração e alma, tomar coragem para fazer aquilo que fará diferença, que fará  a vida valer  mais a pena de fato e de verdade. A vida é muito curta, a vida é agora!! O amanhã pode não chegar... Então é hoje, o tempo da  gente enfrentar a realidade, sem desistir do sonho. Viva a vida !!

sábado, 23 de fevereiro de 2013

ÁGUAS PASSADAS NÃO MOVEM MOINHOS... APEGO AO PASSADO

Águas passadas não movem moinhos... Dizem que recordar é viver, até certo ponto , acho que o correto da frase seria :- Recordar é reviver.Quando a gente conta algo sempre revive o que aconteceu.A  gente é cópia dos nossos ancestrais e ás vezes a gente se pega tendo um comportamento igual, mesmo o que a gente reprove, quando viu já fez a coisa, o nosso passado nos persegue; A gente é hoje porque  teve um passsado. Não faço aqui apologia para esquecer o passado. Vira e mexe a gente se pega aprontando. Cada dia mais a vida nos leva a correr em direção a uma escolha que pode mudar tudo .Longe de mim,, se deve dar ter o direito, de parametro. Tem gente  que exagera, lembra de coisas do arco da velha.Escolhas que mudam toda vida. Com  o passar do tempo , a gente aprrende que as escolhas são determinantes para  a gente. Tem gente  que parou no paassado, gente que não se desapega  das emoçoes ruins. Sempre tem uma observação do tipo: no meu tempo isso, na minha epóca aquilo. Gente que se apega tanto ao passado que guarda rancor, cultiva magoa. Eu  não sei, da vida de ninguem, acho que viver ou esperar que ela mude é um grande perda de tempo. O passado é parte integrante da gente não se pode negar. A gente só é hoje porque a gente tem  uma história, um passado.T udo que a gente faz  hoje tem um pedacinho do passado em nos. A gente tem livre arbítrio, pode escolhe o caminho a seguir.hoje é o tempo da gente desapegar do passado , fazer uma faxina na alma e por para fora o que nos perturba. Se a gente dá o melhor que  a gente pode no hoje, vai poder ter uma qualidade de vida melhor, se prender no passado não é legal. Se agarrar com unhas e dentes, ao passado impede de se viver plenamente acredito que quem vive de passado não sabe viver o presente.  Sei, que eu acredito que DEUS faz novas todas a coisa e é assim, em novidade de vida que eu quero viver  .O passado já passou, foi´se. Viver o agora é fundamental, afinal , quem vive de passado é museu, rsrsr Viva a vida!!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CHORA DE BARRIGA CHEIA... RECLAMAÇÃO SEM RAZÃO

Chora de barriga cheia... Por ironia do destino sempre que ouço ou falo essa expressão , lembro de uma propaganda do governo sobre merenda escolar. A propaganda durava quase um minuto,( isso é uma fortuna em tempo de tv) era um filme  que mostrava a vida de um menino pobre que frequentava a escola, lá ele merendava  e  a medida que ele comia o semblante dele mudava para melhor. Terminava com o menino sorrindo e uma frase de efeito:- Ninguém ri de barriga vazia!!No fim do filminho, a gente se sentia feliz também ao ver o menino sorrir. Quem dera a escola pública fosse igual ao filme e fizesse com que a gente se orgulhasse dela. Outro dia na rede social, li em post que dizia, mais ou menos isso :- Dia cheio!! Indo para lugares que todo mundo ama ir : correio e banco!kkk. Eu  sabia que a pessoa tinha dinheiro para pagar as contas e para mandar encomendas. A pessoa é  idônea , honesta. Ninguém gosta de enfrentar fila, e nesse lugares é o que mais tem. Eu ressaltei em um comentário que  se tinha dinheiro para pagar as coisas e contas estava bom demais . A pessoa contraargumentou que não era bem assim. Eu repliquei dizendo que ela estava chorando de barriga cheia e que em nosso pais quem tem dinheiro para comer e pagar as contas , era rico.Pobre sem divida é bilhonário.Ás vezes a gente se traí, quando a gente começa ver somente o sofrimento da fila do banco/correio e não o quanto é bom não ter cobrança, não ter pendencias. Aperto financeiro muita gente passa, ter dinheiro para pagar as contas é uma coisa boa, ainda que depois a gente fique sem dinheiro para comprar uma bala Chita, rsrsr. A gente tem que ser mais Poliana, fazer  o jogo  contente , sem se alienar. Já está comprovado que vive melhor quem vê e leva a vida com mais positividade.É mais saudável e promove saúde, olhar a vida pelo o lado bom , mesmo quando está tudo ruim,mesmo quando se vai de mal a pior, rsrsr.Para essas horas que eu gosto de pensar como nos versos dessa canção chamada rotina:-  ''A gente pode acordar de manhã E viver uma vida bem diferente Seguir em frente,Olhar para Cristo E esquecer-se das coisas que ficam pra traz,Ele promete renovar as forças,Daquele que NELE esperar E assim voar como águia. Correr e não se fadigar.(...)
Só quando JESUS entra Na história da rotina,Coisas velhas se tornam novas A cada manhã,JESUS da cor a vida,JESUS dá vida à vida,JESUS é a razão de ser,JESUS, razão de ser feliz,Sem ELE  não há razão e nem viver!! " Se quer ouvir , vale a pena ir no link, é só clicar nele:http://letras.mus.br/quarteto-vida/499251/ . Quando a gente olha ao redor , a gente vê o quanto a gente é privilegiado, o quanto a gente tem e vive reclamando literalmente de barriga cheia. De vez em quando ,a gente deve dar uma repaginada no coração , uma limpeza na alma, a gente consegue, ou pelo menos morre tentando, rsrsr . Tentar já é um bom começo, desistir antes de começar é que não dá. Então, agora e hoje é o tempo para que gente se dê a oportunidade de se reinventar, tentar fazer diferente, uma chance de melhorar a vida. "Parar de ser reclamão", não é facil e não é da noite pro dia que a gente vai consegur. É um processo longo e árduo, um treino cerebral, e com DEUS na vida fica menos dificil. A gente está ‘’careca de saber’’ que lamentar aquilo que não temos é desperdiçar aquilo que possuímos. Já está passando da hora da gente transformar a reclamação em gratidão. A murmuração em louvor, a insatisfação em motivação." Chiar" não resolve, vai ao banco, vá feliz, vai conversar com o chefe e levar um ''carão'' vá pensando que pelo menos tem emprego e daí para frente. A vida vai ficar bem mais leve , faz diferença.   A gente pode mudar para melhor, ser um ser mais evoluído, menos rabugento e ''reclamão'' e pode até  transformar o mundo, com uma atitude positiva, de gratidão.  A vida é bela, basta a gente querer ver a beleza dela !!!Reclamar, pra quê? Desgaste desnessesário!! Afinal ,se chiar resolvesse alguma coisa, Sonrisal, não  morria afogado, rsrsr . Hoje é tempo da gente curtir a nossa curta vida e ser mais pleno , grato por tudo, porque agora é a hora da gente ser mais feliz. Viva a vida!!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

EM TEMPOS DE GUERRA URUBU É FRANGO... ESCOLHA NA HORA DIFÍCIL

Em tempo de guerra urubu é frango... Nunca passei  por uma guerra, de verdade, dessas que perto da casa da gente tem tanques, soldados amigos e inimigos, em que o território Nacional fica ameaçado. Conheci gente que foi pracinha, na Itália. Conheci gente que na Itália ficou sem as mãos por causa de guerra. Esse homem maneta, tinha na porta do seu apartamento, uma placa que dizia que naquela casa morava um dos grandes heróis de guerra e que ele era honrado. Ele morava numa cidadezinha muito pequena, longe de Roma umas 3 /4 horas de carro. O povo da cidade contava ,uma história diferente do que a placa contava. O povo contava que ele entrou em um depósito para matar a fome e quase que ele morreu. No lugar de comida, encontrou  minas que explodiram nas mãos dele. Deixavam claro, que aceitavam a história oficial, e que a verdade ficava encoberta no ato de heroísmo do homem ter tido a coragem de ir roubar comida, e não havia honra nenhuma. Falavam dele, era apontado na rua, ficavam cochichando pelas costas. Apesar dos olhares,comentários , a vida seguiu em frente,parece  que o homem fazia que não estava sabendo de nada, ele tinha um certo prestígio na cidade e no país, tinha de tempos em tempos, um soldado que ficava por conta dele e recebia  uma alta aposentadoria . O jeito com que as pessoas o olhavam não fazia muita diferença, oficialmente era homem honrado,  e era isso que contava. A versão  verdadeira nunca descobri, não tive nenhuma intimidade, oportunidade de perguntar a ele a história que ele contava da vida dele. O máximo que eu cheguei perto foi ao esperar o elevador do prédio em que ele morava e eu estava hospedada. Sempre que falavam dele contavam resumidamente as duas versões, sempre com uma pontinha de desprezo. A vida é uma guerra, em que a gente tem que lutar  todo dia pelo pão. Ás vezes, dependendo das escolhas, a gente pode até ficar sem mão e mesmo que haja algo que nos faça heróis, sempre haverá um porém , se a gente em algum momento fez algo que não era certo, dá margem para  sempre haver uma história oficial e outra oficiosa Nessa guerra a gente tem que se esquivar de muitas armadilhas, emboscadas, não dá para não fazer o que é certo e sair ileso. O “jeitinho brasileiro” pode até funcionar por um tempo, mas, não o tempo todo, uma hora aparece o mal feito. As pessoas acham que  em tempos de guerra se justificam as medidas extremas, que  por isso, a gente tem que tirar proveito de uma situação. Comprei um metro de corrente, outro dia, a atendente embrulhou  bem a mais, então, voltei para devolver e moça me disse que eu podia ter ficado ia levar vantagem. Eu respondi a ela que eu somente queria o que eu tinha pago, e aquele pedaço excedente não era meu. A vida é uma guerra, em que muita gente quer tirar vantagem, muita gente quer se apropriar do que não é dele. Acho que a medida mais extrema nos nossos tempos, nesses tempos de “ matar um leão por dia”, é a gente agir corretamente, haja o que houver.Com DEUS, não tem essa de Jeitinho, errou “tá” errado, acertou , “Tá” acertado!! A vida é agora!!  Viva a vida !!











 

 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

POR BEM FAZER MAL HAVER... FAZER O BEM SEM GARANTIAS

Por bem fazer, mal haver...Fico pensando em tanta gente que faz o bem e recebe em paga o mal. Tanta gente que faz o mal e de certa maneira se dá bem . Fazer o bem não é garantia de receber em troca o bem, isso é a mais pura das verdades.  Quando penso nisso, me lembro da parábola
 o Sapo e o Escorpião:- Era uma vez um sapo e um escorpião que estavam parados à margem de um rio.
- Você me carrega nas costas para eu poder atravessar o rio? - perguntou o escorpião ao sapo.
- De jeito nenhum. Você é a mais traiçoeira das criaturas. Se eu te ajudar, você me mata em vez de me agradecer.
- Mas, se eu te picar com meu veneno - respondeu o escorpião com uma voz terna e doce -, morro também. Me dê uma carona. Prometo ser bom, meu amigo sapo.
O sapo concordou.
Durante a travessia do rio, porém o sapo sentiu a picada mortal do escorpião.
- Por que você fez isso, escorpião? Agora nós dois morreremos afogados! - disse o sapo.
E o escorpião simplesmente respondeu:
- Por que esta é minha natureza, meu amigo sapo. E eu não posso mudá-la.
A gente não pode querer que o limoeiro dê morangos. Talvez, a gente pode esperar que haja limoes doces por aí e  mesmo que haja, limão é limão. A gente pode esperar que as pessoas façam o bem,não temos garantias que se fizermos as pessoas vão  fazer também. A gente tem que fazer o bem porque a gente acredita que é o certo a fazer, não  por uma religião, não por uma esperança de que ele voltará para nós. A gente não pode ser tolo a ponto de pensar que na vida tudo são flores. A gente faz o bem, mediante a consciência de que o bem  é  o certo a ser feito, apesar de sabermos que a gente é mal, que DEUS em nós produz bondade, e a gente pode NELE obter forças para  fazer um esforço e tentar ser melhor. A gente sempre está tentando mudar a nossa natureza, fraca, vil, perversa , humana. A gente não é perfeito, a gente não é bom, a gente é simplesmente humano. A gente faz o bem para ter a consciência limpa, a paz de espírito, a esperança no melhor sempre. Pelo menos, fico feliz de não depender de um sapo e de não ser escorpião, rsrsr, apesar, de muitas vezes agir com insensatez e de destilar veneno magoando quem me faz o bem. A gente é humano e apesar de tudo a gente sobrevive, e melhor ainda aprende com o que acontece com a gente, pelo menos isso!! E aprendendo, a gente sobrevive e vive melhor. Assim a vida continua ... Mesmo com toda maldade ,com toda humanidade ela é bonita, não pode negar a sua natureza , que vinda de DEUS é perfeita, justa, cheia de graça, repleta de bondade e maravilhosamente linda. A vida é bela!!!  Enquanto há vida , há esperança, acredito plenamente nisso!!  Hoje é sempre o tempo de espalhar a semente do bem  , mesmo sem garantias, mesmo  que a gente não colha, a gente não deixou de plantar , fez a parte que nos cabia, esperou o melhor, acreditou na vida e  isso  basta! Viva a vida!!


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

COSTUME DE CASA VAI Á RUA... HÁBITOS

Costume de casa vai á rua...No supermercado, parecia que a mulher contava moedas. Com filho  de uns 4/5 anos a  tiracolo,  olhava preço, fazia contas.  Não sei o porque do menino, do nada, abrir o maior berreiro. Não teve como não chamar a atenção das pessoas, o menino no chão,rodando, esperneando,gritando uma lista imensa de palavrões, fora, os ''te odeio",''sua indiota''... A mãe tentava  ignorar, mas, bem se via, que isso estava incomodando bastante. E quanto mais a mãe fingia que não era com ela, mais forte o menino fazia a pirraça. E todo mundo, no supermercado, na maior expectativa da reação da mãe . Acho que a mãe estava esperando  o menino se cansar e o garoto fazia o mesmo , esperava a mãe cansar de ignorá-lo. Era um jogo de nervos e resistencia, briga dificil de saber quem era vencedor. Enquanto a mãe e menino mediam forças, os outros tinham que tolerar que o menino fizesse o ouvido de penico. O menino então, não satisfeito com isso começou a tirar do carrinho as compras e jogar para o alto, e a mae nada de reagir, só na ignorância. E assim, a coisa ia, até que o gerente foi  até a mulher e falou uma coisa bem baixinho com ela, apanhou tudo que o menino tinha jogado no chão, pos de novo  no carrinho, pegou o menino pelo braço e o levou dali.O menino, nisso dobrou o volume da voz e xingou o gerente , o chamou de tudo quanto era nome, xingou a árvore genealógica toda do gerente, rsrsr, nem assim a mãe se dirigiu ao menino, continuou o que estava fazendo, corada de vergonha. Resultado da batalha, todos os dois sairam perdendo.
Na sala de aula, um zunzunzum, e a professora tentando dar aula para turminha do primeiro ano. A conversa rolava solta, o recreio tinha sido agitado e estavam todos na expectativa da aula de Educação Fisica. Então, a professora tentou em vão, fazer com que os alunos parassem e executassem a tarefa.Diante do fracasso, ela apelou,vociferou um cala boca,  assustou a turma,promoveu o silêncio. Agora sim, ela podia ter sossego para passar o Para Casa. Depois de um sermão, a prefessora, vê uma mão zinha levantada, permite que a menina fale.Então. a menina disse:-Tia, a gente não pode falar calaboca, é falta de respeito com as outras pessoas.Minha mãe que disse. Mamãe efalou que a gente tem que dizer , por favor , faz silencio ou silencio, por favor. A Professora ficou desconcertada. Resultado,quem ensina tem muito aprender, a educação  começa em casa, educação  vem de berço.Ao longo da vida a gente vai conservando certas manias e as leva com a gente para onde a gente for. Hoje é tempo  da gente ser  em casa ,mais gentil, mais solidário, mais humano , sabendo isso também irá á rua e quem sabe contagiará o mundo? A vida é curta demais para que a gente não a curta!! A vida é agora!! Viva a vida!!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

FAZER BARRACO... ARTE DE FAZER ESCANDALO

Fazer barraco...Vai parecer que é uma história ou cena de novela,também pensaria isso se não tivesse acontecido comigo. Lá pelos idos dos anos de  1988/89, mensalmente , minha família ia ao shopping. Não para ver as loja e sim porque saia mais barato comprar no supermercado de lá. Eu podia nesse dia ''matar ''aula na faculdade para isso. Era um acontecimento esperado. Uma dessas vezes enquanto  meus pais e meus irmãos colocavam coisas no carrinho, fui dar uma olhada nas loja e fazer um lanche.Como eu tenho síndrome de boa samaritana, Madre Teresa de Calcutá, atraio acontecimentos em que preciso exercitar meu senso de ajudar e servir as pessoas. Na volta do lanche , a caminho do supermercado, encontrei um menino de no máximo 3 aninhos, perdido da mãe. O menino, sei lá porque veio me pedir ajuda , fui escolhida na multidão. Ele me disse que tinha se perdido do irmão e da mãe e que o pai estava no shopping, só não sabia onde porque o pai tinha ido numa loja e a mãe, ele e o irmão na outra. Pois, bem, peguei o menino e fomos para administração do shopping. Pena , que não tem um lugar para que a gente coloque crianças perdidas, um achados e perdidos de criança.Pedi que a locutora chamasse a mãe do menino, pelo auto falante e assim ela fez uma centena de vezes sem resposta. Por incrivel que pareça, a criança estava tranquila e até tinha ideias para que  se a mãe não o buscasse, ele tinha o endereço de casa e o telefone estava no catálogo no nome do pai,ele disse. Falou que se a gente ligasse para o pai, o pai o buscaria. Detalhe, naquela época telefonia móvel era somente coisa de filme. Fiquei lá pelo menos umas 2 horas e meia. Eu e o menino, de vez em quando a locutora, e a moça da recepção.Olhava o relógio e faltava menos de 15 minutos para fechar o shopping. Pensava na bronca que eu ia levar do meu pai.  Eu quase estava acatando a ideia do menino de levá-lo comigo e depois no dia seguinte chamar o pai  para buscar. E eu, preocupada com meus pais, tudo estava demorado demais. e depois de umas 3 horas,  que eu estava na administração, a mãe aparece. Eu esperando uma cena de filme, o menino correndo para abraçar a mãe e ela por traz do abraço balbuciando  para mim, um muito obrigada. Mas, infelizmente a vida não é um filme , ou a realidade não é um sonho. A mulher me olhou como se eu fosse culpada, se eu tivesse sequestrado o garoto.  E ai, a madame, chique, fina, com suas roupas caras , começou a me xingar e perguntou:- Cadê o outro, Cadê meu outro filho? E eu:- outro? Que outro, uai,. só tinha um . Ela começou  a gritar :  Onde você enfiou o outro, sua incompetente? Não se faça de boba !!! Eu que não sabia de nada , disse: Eu não sei do outro não!olha, aqui, dona, eu tenho que ir , tá ?Esse ai está entregue, se a senhora pedir a moça chama no auto falante. E a mulher me bloqueou  a saída começou a me xingar de tudo quanto era nome feio, me chamando de incompetente na maior altura, como se eu fosse a babá dos filhos dela. Doida de pedra, rsrsr!!Nessa hora, o pai chega e olha para mulher quase voando em cima de mim, me xingando, agindo como maluca , ele  a segura e diz : Cadê o Lippy?A mulher, joga a culpa em mim e diz que eu só tinha devolvido um. Então, eu  disse ao homem que tinha achado seu filho, que ele tinha me pedido ajuda e que estava indo embora porque senão eu ia levar chumbo dos grossos, se eu não estivesse pronta quando o meus pais chamassem para o carro.O homem me pediu desculpas me agradeceu , me abraçou, depois,  ficou de cócoras em frente ao filho  e  disse:Ô meu filho, que susto!!você está bem? E a mulher me xingando e xingando o marido. Aí, o marido num berro digno dos maiores generais:- Calada!!A culpa é sua, agora pede desculpa, a agradece a moça.Não tem vergonha ,não,?Fazer um escândalo desses, e ainda tratar as pessoas desse jeito... Vamos procurar o Lippy!! A mulher agradeceu, como se estivesse me xingando, não pediu desculpas e ainda falou que o marido estava me dando bola, que ele estava defendendo a sirigaita. E de repente ... o Lippy aparece e a famlia se reune  Aí a mãe  quase mata o menino de tanto gritar com ele.Então ele conta como se perdeu, enquanto ela estava na cabine experimentando roupa, ele estava de fora da loja como ela pediu ,se destraiu com a vitrine, quando ele olhou em volta o irmão tinha sumido. A mãe diz para Lippy como ele era irresponsável e desobediente, que ele podia ter sumido de vez,  porque assim  ela ia ter a vida dela de volta. O homem tentava em vão fazer mulher falar mais baixo, fazer a mulher parar e ir embora. Ela me olhou com muito ódio, enquanto pai me olhava agradecido e por tras da mãe, fazia gestos e balbuciava que ela era doida. O que pensar de tudo isso? Nem sei... Que dinheiro não compra educação, classe, finesse? Que existe muita gente doida e egoista nesse mundo?Que quem mora em mansão sabe fazer barraco? O fato é que quando a gente pratica o bem, simplesmente faz, como se fosse beber água, a gente não espera retorno. Mas, a mulher me pareceu que estava até feliz por perder os filhos. Vai saber... Vai ver que ela era doida mesmo, não sei. Enquanto ia  de volta para casa fui olhando a paisagem urbana e pensando naquela família, duvidando ,se devolver o menino era a coisa certa, com uma mãe doida daquelas. Levei comigo o olharzinho do menino me pedindo proteção , ajuda, ao mesmo tempo ele ficou tão sereno, calmo, não se desesperou em nenhum instante, ficou sem chorar e até bolou um plano B, caso não aparecesse ninguém para pegá-lo.Verdade é que aprendi demais com o menino, que confiou tanto em mim que se sentiu seguro. E na segurança, teve paz, teve sobriedade para raciocinar e não se deixar envolver com a situação toda, ficou adultamente lúcido, emocionalmente equilibrado, mal sabia ele que ele me fazia sentir segura do lado dele, enquanto aquela maõzinha quente segurava a minha mão.   Mesmo com todo o transtorno que mãe dele me causou, ainda senti que tinha feito o que tinha a fazer. Detesto barraco!! Hoje, passados mais de 20 anos, penso que a gente tem que ser assim com DEUS, como o menino confiou em mim plenamente, segurou a minha mão e pensou , tão bem pensado, em nenhuma hora ele titubeou, entregou e pronto!! Dependeu de mim e aceitou minha ajuda, sem pensar que algo podia dar errado,  simplesmente, acreditou que acontecesse o que acontecesse, eu ia achar a familia dele e o devolveria em paz.O tempo da gente ter um relacionamento assim com DEUS é hoje. Não é uma religião, é uma relação verdadeira, de entrega e confiança. A vida é agora!! Barraco não compensa!! A vida é muito curta para a gente se desgatar tanto  por tão pouco. A ira é um sentimento que pode ser dominado, a raiva e toda agressividade também . Antes do Barraco, tem sempre alguns segundos, que se a gente respirar fundo , beber um copo d´água, a gente desiste  dele, e é poupado do vexame. Na vida, a gente não tem opção de não viver...Então, é segurar na mão de DEUS e ir, acreditando que aconteça o que acontecer,a gente está nas melhores mãos.Viva a vida !!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

RUA DA AMARGURA... SE DEIXANDO DOMINAR PELA SOLIDÃO... TRSTEZA... DESANIMO...

Na rua da amargura... Tem muitas coisas nessa vida que podem baquear a gente. Coisas, que por mais que a gente seja forte vão  nos atigir em cheio. Nessas horas, a gente pode se dar o direito de se deprimir , chorar,  atitudes normais dentro das  circuntâncias, o que não pode é se deixar levar por elas a uma situação pior. A gente tem que se refazer , pedir ajuda a DEUS , aos amigos, aos profissionais que tem preparo para isso. A gente não pode se entregar, esmorecer, isso é estar na rua da amargura. O que eu penso quando escuto esta expressão é bem diferente do que ela de fato quer dizer. Acho que tem uma rua na vida que se chama amargura, que muita gente se muda para lá. Nessa rua não existe ninguém que não murmure, não existe ninguém que valorize o trabalho alheio, não existe ninguém que veja a vida com bons olhos. Quem mora na Rua da amargura, é uma pessoa que é ensimesmada, muitas vezes rancorosa, e com certeza  insatisfeita. Nunca um morador dessa rua vai sair por ai , olhando para o céu brincando de ver as nuvens., quem sabe ele consiga ver o quanto a rua está esburacada, o quanto a casa dos outros precisa de reforma, o quanto a vida é uma grande bola de esterco.O morador da Rua da amargura é incapaz de não reclamar, é incapaz de elogiar ou fazer um comentário positivo, é incapaz de ser condescendente. Ele é incapaz de '' se dar ao desfrute'' de aproveitar a vida e gargalhar de verdade, sem ser com ironia ou sarcasmo.Ele é incapaz de fazer criticas construtivas.  É incapaz de ser agradecido a DEUS pela vida e pelo que ele tem. O Morador da Rua da amargura está sempre em busca de inquilinos ou vizinhos. Taí uma Rua, que de nenhum dos 2 jeitos eu vou morar, porque uma vez nela é dificil de sair,é dificil de viver, é morrer em vida. A vida é feita de escolhas, o endereço da vida a gente escolhe, mostra isso com as atitudes e nossa maneira de encarar a vida.  Hoje, mais do que nunca, a gente tem que ficar ''esperto'' e comprar uma casinha simples na Rua da gratidão, porque quem mora lá, mesmo que em um quartinho, mora em uma mansão, vê o céu na terra, anda nas nuvens sem ser deslumbrado,enxerga os outros como semelhante, aceita as diferenças, sabe rir, sabe chorar, sabe viver. Quem mora na Rua da gratidão,reconhece a ação de DEUS, tem consciência de que a vida não é sempre um mar de rosas, por isso encara, enfrenta, luta, faz o que tem para fazer sem se ater ao lado mais ruim. Quem mora na rua da gratidão, pode não estar  sempre contente, mas, certamente é feliz.  A vida é muito curta para que a gente faça dela um pote enorme de Jurubeba em conserva ou quem sabe... uma travessa gigante  doce de Jiló com calda de Grapefruit!!  A gente pode com pequenas coisas, adoçar a vida... se a gente quiser fazer valer a gente simplesmente vai lá e faz.A vida é agora ... Viva a Vida!!

sábado, 16 de fevereiro de 2013

QUEM AVISA AMIGO É... GENTE QUE SE IMPORTA COM A GENTE...

Quem avisa amigo é ...Minha tia Violeta Vicência dos Santos Lima, era do tempo que Mal de Alzheimer, era cadiquice. Nasceu me 1904, morreu em 1987. Acho que la já entrou os anos 80 caducando. Era ''solteirona'' e tinha uma vontade enorme de casar. Como eu sei disso? Caduca, ela repetia uma sequencia de frases, que juntas não faziam nenhum sentido  e entre cada frase ela falava :-Quero casar, casar ,casar... Esse velho ditado ela repetia também, milhares de vezes durante o dia. A coisa era como uma cantilena, e ao longo da caduquice foi se apagando até que ficou uma palavrinha e depois um eterno silencio, um jogo de olhares, que só entendia quem convivia com ela. Morreu segurando minha mão. Quem avisa amigo é , acho que se eu tiver Alzheimer, vou quem sabe repetir essa frase também, rsrsr . Eu sei de cor, quase 30 anos depois , o que repitia minha tia Violeta:- "Quero casar, casar, casar... o pano das cascas...Quero casar, casar, casar..  Não te deixarei , nem te abandonarei, não temas e nem te espantes, na casa de meu pai há muitas moradas...Quero casar, casar, casar...Quem avisa amigo é, quem não ouve conselhos raras vezes acerta...Quero casar, casar, casar...  " O dia todo repetindo isso, anos e anos, era somente esse o vocabulário dela, e sempre que a gente fazia alguma coisa , qualquer coisa , ela falava obrigada para gente. Essa História contei para explicar minha relação com esse ditado arraigado nas minhas entranhas. Prossigo com  um fato que ilustra bem a expressão'' quem avisa amigo é '', coisa de criança, coisas da minha sobrinha Ana Clara.Criança tem cada uma... Ana Clara chega da escola e conta para sua mãe :
- Mãe hoje duas coleguinhas deixaram de ser amigas uma da outra. Aí eu disse para uma delas, vai lá e fala pra ela que você não vai fazer isso mais. Mas ,vê se fala sem "grossura" porque pode piorar.
- Resolveu Ana?
- Resolveu sim, todos brincaram felizes
.
A vida é curta e são esses momentos em que a gente é avisado, que a gente se sente privilegiado por ter gente que se importa com a gente. A gente se sente mais gente. mais vivo, quando um amigo para  e mostra o quanto a gente é importante para ele. Até uma criança sabe que a amizade é preciosa, que ser amigo é falar" sem grossura" para não piorar as coisas. Conheço muita  gente ... Mas amigo ...´É difícil de arrumar de verdade. Amigo que mostre um desvio quando a  gente  vai cair num precipício, amigo que desarma armadilhas, que está do seu lado pro que der e vier, que quando a gente precisa de uma mão , ele é o primeiro a estender,melhor , a se jogar inteiro para socorrer, amigo que fala sem "grossura" as maiores verdades, que fala sempre  o que a gente precisa ouvir. A vida é agora!!  Hoje é o dia da gente ser mais gentil e demonstrar isso aos amigos, sem  ficar desconcertado.  A vida não espera, não para. Então,a gente tem que encarar de frente e cada dia  ser mais gente.   A gente , se quiser, pode sair da nossa ''zona de conforto" e se mostrar amigo , investir em pessoas , pode não valer para aquela pessoa,mas, é super gratificante para a gente. Amizade é relacionamento uma troca... vem de dentro do coração. A tranformação do mundo para que ele seja bem melhor, começa na gente... Compete, a gente, então, ser  amigo de fato e fé.Hoje, agora, Now!! O manhã pode nunca chegar. Viva a vida!!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

PRÁ INGLÊS VER ..SOMENTE NA APARÊNCIA..

Prá inglês ver... Essa expressão surgiu na época em que o Rei JoãoIV, veio para o Brasil. Lá em Portugal, ficaram  no comando os ingleses. A Inglaterra, rainha na organização, quis colocar ordem em Portugal, criava leis que os portugueses figiam cumprir. Da teoria á prática , os ingleses são cumpridores. Já os portugueses... enrolavam, enganavam , somente para os ingleses verem. Eu ouvi essa expressão a primeira vez, por ironia do destino, da boca de um inglês, acho que tinha meus 13/14 anos. Ele falava e ria e eu não achava graça nenhuma. Ele falava ria sempre, mas, a hora favorita dele era quando tinha á mesa uma tigela de pavê, aí ele fazia o trocadilho, rsrsr. Eu confesso que não via sentido naquilo, era o esforço dele em fazer parte da cultura brasileira que era digno de admiração.Como muitas expressões, essa  era uma que para quem eu perguntei não tinha muita explicação. Eles entendiam e não sabiam explicar. Minha avó Judith , saiu, com essa:- "Prá ingles ver, é uma coisa de fachada!" Aí,eu entendi, sem saber explicar rsrs. Só agora que eu entendo a expressão, não sei, como um inglês podia achar graça disso. A nossa competente arte de enrolar, colocar o lixo para debaixo do tapete, de procrastinar e de dar ''jeitinhos''... Acho que o inglês no fundo não via a maldade  e a gravidade da coisa.Infelizmente, isso é quase uma caracteristica Brasileira, que não se justifica por ser parte de nossa  herança. Por mais que a gente tente mudar, está tão entranhado na gente que ás vezes a gente não percebe que faz isso com a gente mesmo. Conheço gente que anda vestido de griffe e deve a alma. Conheço gente que tem uma familia perfeita na rua e em casa... é uma sucursal do inferno.Conheço gente que finge que não fuma, pode? Tenta enganar as pessoas e posa de vitorioso, sem ser. Gente que tem vida de fachada, somente na aparência, sem na verdade ser. Claro, que todo mundo tem defeitos e a gente não precisa para ser honesto, colocar anúncio no jornal(Jornal?Anúncio?Que coisa mais antiga!!!rsrs), Colocar na rede social(agora, sim!! Isso é moderno, por enquanto, né? rsrsr). A verdade é que ser verdadeiro , para muita gente é apenas um discurso,uma coisa conviniênte a falar aos outros, a fazer, nem tanto. A gente é imperfeito, isto é fato!! A gente é quem decide a vida que a gente quer ter, escolhe a maneira que a gente vai proceder diante dos acontecimentos. São as escolhas que nos diferenciam, são elas que determinam quem a gente realmente é.Hoje mais do que ontem é o dia da gente escolher a verdade, a transparencia, fazer o nosso melhor, praticar o certo, ser coerente. A vida está aí, todo dia, dando a chance da gente ser mais gente e mais vivo. A vida está aí, toda hora, dando a oportunidade da gente a ter, seguindo em fé, com toda a razão, de todo coração, de verdade ,plena e intensamente,  sem ter vergonha de ser feliz , diante de DEUS  e o mundo e não só prá inglês ver . Eu acredito que isso é possível, basta a gente querer! Viva a vida!!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O MUNDO DÁ VOLTAS... TUDO TEM SEU CICLO...

O mundo dá voltas... Sempre fui uma criança curiosa, tinha uma sede de saber enorme, que fazia com que todos ao meu redor, ficassem admirados e cansados de responder minhas perguntas. Um dia desses,  com mais ou menos 2 anos e meio,eu perguntei ao meu pai, porque a lua estava em todo lugar. Tinha saido da casa da minha avó Clara e estava no ônibus voltando para casa e a lua estava lá, perseguindo a gente. Meu pai me explicou que a lua era satélite da terra, e o trabalho dela além de iluminar a noite, era isso mesmo ,andar  por onde a terra for. E explicou que a terra girava em torno do sol, que era como uma laranja, pegou a laranja para ilustrar. Quando a luz do sol iluminava uma parte do planeta, (a laranja ) era dia nesse lugar e  quando a luz do sol não iluminava era noite. Ele ia demosntrando com objetos que eu e ele faziamos de conta que era o espaço sideral, rsrsr. Ilustrou com um monte de coisas que ia achando, Abajour, caneta, além da laranja.Fui deitar com isso na cabeça,e como sempre não consegui dormir Fiquei imaginando, o planeta, que eu, tinha visto em uma enciclopédia, como uma laranja e querendo que do meu lado do planeta amanhecesse rápido, para eu perguntar ,como é que eles tiraram o retrato do planeta terra,e se a terra ficava rodando, girando, como é que está tudo  parado?(  Eu já tinha perguntado , na explicação do polo norte, quando me explicou que a terra tinha 2 polos  com a laranja .Nem o meu pai e nem a enciclopedia me responderam satistatoriamente, se, a terra era redonda porque eu via tudo quadrado.)Eu sempre quis morar no Japão porque meu relógio biológico só pode ser Japones, rsrsr , as poucas vezes que o sono  me vem já é dia, rsrsr. Engraçado, quando a gente é criança, a gente acha que o pai da gente é o mais sabido de todos... Quando a gente cresce , ele continua  o mais sabido de todos em muitas coisas e a gente em outras, isso não tem enciclopédia/google que explique. Engraçado como eu ainda tenho perguntas e mais perguntas e quanto mais eu sei parece que eu não tenho nada na cabeça rsrsr, que eu não sei nada. Certo é que nas voltas que o mundo dá a gente percebe que a vida é cíclica, como a lua e as marés. O que um dia foi importante, no outro é insignificante. É como unha encravada, a gente percebe que o dedão do pé é quase um ser que vive com a gente. Na hora de extirpar o canto da unha , o médico vem e explica que a unha pode ficar feia, que ela pode cair e nascer estranha e que a gente tem que escolher. No meu caso, eu disse que era sem porblema, queria ficar livre daquela dor. O médico disse que tem sempre gente que desiste nessa hora, opta pela beleza da unha.Mas, para mim, não. Se foi importante ter uma unha bonita, na hora da dor  escolheria até ficar sem unha, rsrsr.  Depois que sara da operação, é um alivio, saber que nunca mais a unha vai encravar porque não tem mais canto para ele entrar,  um ciclo que se fecha . A gente tem que curtir a nossa vida, porque a vida é muito curta, muito efemera e por mais que ela dê voltas, a gente tem que enfrentar, sobreviver, seguir em frente. A vida é agora!! Hoje é dia da gente fazer da vida  mais leve, mais solta, mais gentil. Hoje é tempo da gente  fazer o certo porque é certo, procurar ser melhor, ser mais gente. Hoje é tempo da gente seguir sabendo que a  gente pode ter esperança , se a gente se revestir de fé, porque o mundo não pára, a vida segue sempre ciclos. E a gente tem que ir espalhando a semente do bem... Porque a vida continua, nas voltas  e reviravoltas que o mundo dá .Viva a Vida !!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

GOTEIRA É QUE ENCHE BACIA... SER PACIENTE É BOM.

Goteira é que enche bacia...  Conheço gente , que vive impaciente. Aliás, muitas pessoas já incorporaram tanto isso em suas vidas que já são caracteristicas dadas a elas que passam a ser tidas referencia no assunto.Conheço uma pessoa que disse que seu único defeito era que a mulher dele o tirava do sério e ele perdia a paciencia. No mundo que a gente vive, na correria que a gente sempre está, a gente tem a impressão que o tempo está sempre a um passo da gente que a gente está sempre atrasado como o personagem de Alice no país das maravilhas.Conheço crianças que são reféns dessa agitação toda, desse nosso mundo tão instantaneo e rápido,são  impacientes, não sabem esperar por nada, e tudo para eles tem que ser na hora deles. senão é um estresse tão grande que parece que o mundo vai acabar. Gente que passa pela vida, gente que a vida é um correria tão grande que não tem paciência de olhar para outro, olhar-se no espelho e ver o quanto isso faz mal A gente não pára mais para nada.  Há quem inveje a mim por dormir pouco, somente para ter mais coisas para fazer em um tempo extra.A imperfeição não está na pressa, mas, na impaciencia que a pressa impoe á vida.O impaciente, não para,e tudo que sai do controle dele é algo grande demais que na cabeça dele lhe dá o direito de passar por cima dos outros como uma tsunami, afinal de contas, o mundo dele não pode parar, ser gentil, ceder a vez.Meu marido abre a porta do carro para que eu entre , cuida de mim, não por obrigação, perde uns segundos na vida corrida dele e ganha muitos pontos comigo. Ele , sempre que pode me ajuda e faz coisas comigo, doa seu tempo para mim, mesmo sendo um workhoolic. Ele, foi picado pelo ambiente corporativo que compra barato a saude, o tempo e muitas vezes o sossego das pessoas que tem que conviver com isso, uma vez dentro dele, a empresa é sua dona, até que uma parte quebre o contrato. Sou uma pessoa, que pareço não ser observadora, não sou chegada a esportes, saí algumas vezes para caminhar com amigos e percebi que  as pessoas tem um ritmo acelerado,ficam ansiosamente  ofegantes, para queimarem calorias. Eu , confesso fui pela companhia,pela conversa  e lá descobri que quem caminha não faz isso para conversar, ainda mais com alguémque não acompanha o ritmo, anda devagar demais. Se eu soubesse que era assim, que caminhada era isso, tinha ido com outro espírito. Não sabia que  uma simples caminhada,era uma quase corrida!! Gente que pratica freneticamente uma atividade porque é a convenção da saude, porque quem não cuida  do corpo fica com a imagem manchada. Minha vida sempre foi uma corrida, corria para ir para escola , corria para ser boa para as pessoas, corria para ser uma pessoa melhor... Corria demais atrás do ônibus cheio que ia me levar para o trabalho, para casa, para algum lugar. Não adiantou de nada foi correr atras do vento como diria o Rei Salomão, o sábio. Eu estou aqui sem querer , teclando rápido, porque não quero perder as ideias que me vem ao fazer este texto, rsrsr. Confesso, que já fui uma corredora contumaz, e que após , levar uns sustos na vida, eu vi que desacelerar faz bem, que não precisa correr tanto e que ás vezes sou bem mais rápida quando faço as coisas respirando fundo. Hoje estou como a musica Tocando em frente, de Almir Sater.( http://www.vagalume.com.br/almir-sater/tocando-em-frente.html )'' Ando devagar por que já tive pressa/ E levo esse sorriso por que já chorei demais/ Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe,/Só levo a certeza de que muito pouco eu sei/Nada sei. /Conhecer as manhas e as manhãs, /O sabor das massas e das maçãs,/ É preciso amor pra poder pulsar, /É preciso paz pra poder sorrir,/É preciso a chuva para florir."
Talvez,minha correria na vida tenha valido por ter  chegado a conclusão que a gente está na vida e de vez em quando tem que ser turista nela, aproveitar a viagem. Rir, se divertir, conviver com gente que que edifique, ter um lazer,( ainda que esse lazer seja correr, que no meu caso, não seria nada divertido,rsrsr)ter uma atitude mais positiva, mais´otimista e pratica, nem sempre tão lógica quanto a gente ache que deve ser.  Concluí que  para que eu encha a bacia da minha vida só preciso de tão poucas gotinhas do céu,coisinhas simples que me fazem mais gente , mais viva e mais feliz. Viva a Vida!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

SEM PAPAS NA LINGUA... FALANDO O QUE TEM QUE SER DITO.

Sem papas na língua... Gosto da atitude de gente que não brinca na hora de falar sério, que fala sem mentir, esconder, fala o que tem para falar. Pena, que tem gente que acha que pode fazer isso sem usar da educação, passando pelos sentimentos dos outros, sem a mínima compaixão. Gente que confunde franqueza, com fraqueza de caráter. Gente que na desculpa de falar o que se tem para falar, fala sem doçura, dizendo que não é porque se ama que não se pode dizer as verdades da vida. A Verdade tem que ser dita, confesso, que já agi desse jeito,  por falta de sabedoria. Aprendi, que isso magoa e que um erro não justifica a boa intenção , não faço mais isso, até porque não tem nenhuma valia. Para ilustrar , lembrei de uma história antiga  Chamada O Rei e o Sábio:-
Era uma vez… Um rei que morava num  castelo.
Um dia, levantou-se apavorado. Havia tido um sonho terrível no qual teria perdido de uma só vez todos os dentes. Preocupado, ordenou:
- Chame o meu melhor sábio.
Em poucos minutos, lá estava o sábio diante do rei. Após contar-lhe o sonho terrível, ordenou-lhe:
- Diga-me, sábio, o que significa esse meu sonho?
O sábio pensou… pensou… pensou… e, virando-se para o rei, disse-lhe:
- Majestade, vai acontecer uma desgraça na sua família. Uma doença terrível vai invadir o castelo e morrerá o mesmo número de parentes tanto quanto for o número de dentes perdidos em seu sonho.
O rei, furioso, ordenou ao seu comandante da guarda que amarrasse o sábio no toco e lhe desferisse cem chibatadas diante de todos os súditos.
- Chame outro sábio, este é um idiota – ordenou aos gritos.
Logo, logo, lá estava o outro sábio diante do rei. Contando-lhe todo o sonho terrível, ordenou-lhe:
- Diga-me, sábio, o que significa esse sonho?
O sábio pensou… pensou… pensou… e, olhando nos olhos do rei deu um sorriso largo, disse:
- Vossa Majestade é realmente um iluminado, um protegido por Deus. O número de dentes que sonhou perder será o mesmo número de familiares que morrerão vítimas de uma doença terrível.
Mas, apesar de toda a desgraça do castelo, Vossa Alteza irá sobreviver são e salvo.
O rei, feliz da vida, ordenou que lhe entregassem cem moedas de ouro.
Quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:
- Não é possível! A interpretação que você fez foi à mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele puniu com cem chibatadas e a você ele recompensou com cem moedas de ouro.
- Lembra-te meu amigo – respondeu o adivinho – que tudo depende da maneira de dizer.
Esta História, para mim é uma lição de vida, quem fala as coisas de maneira displicente, sem amor e nem carinho, magoa a quem ouve e ainda apanha . Já ,quem usa de indulgencia, carinho, sabedoria ao falar as verdades da vida, além de mostrar respeito pelo outro, poupa problemas a si, na maioria das vezes. A gente deve ter em mente que a gente deve tratar aos outros do mesmo jeito ou melhor do que a gente quer ser tratado, independente da atitude do outro. A gente não pode ser reativo, a gente presica ser assertivo, isto é, não reagir e sim agir de acordo com que a gente pensa ser o certo, mesmo que o outro aja errado com a gente. Essa é a atitude do amar o proximo como a gente se ama, na prática, o que JESUS ensina.  Isso é um desafio diário, falar o que tem que ser dito de forma a ser entendido corretamente, comunicando de verdade. Todo dia a gente tem essa chance, tem a oportunidade de dizer palavras agradáveis , mesmo que seja em ocasiões desagradáveis. A vida é agora!! A vida é muito curta para que a gente a  estrague com rispidez, amargura e saia por ai, metralhando todo mundo.   A gente não deve mesmo ter papas na lingua, o que não quer dizer que não possa ter açucar , um docinho de vez em sempre  faz bem. Viva a vida !!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

DURO NA QUEDA... A ARTE DE NÃO SE ABATER...

Duro na queda... Eu admiro as tartarugas, elas parecem tão fraquinhas, taõ desprotegidas... Mas, na verdade ,elas não são. Elas levam a sua carcaça pela vida toda e quando mais ela vive mais dura a carcaça fica. Dentro da carcaça é tem um corpo que não é duro como sua armadura. Conheço pessoas assim, que levam sua carcaça pela vida e endurecem por fora  e dentro continuam a mesma coisa, dentro da carcaça endurecida, carcomida pelo tempo, tem um coração, tem uma pessoa. Como dizia Che Guevara;.-"Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás."  A gente tem que Ser duro sem nunca perder a ternura. A gente tem que enfrentar de frente tudo que acontece. Tudo que a gente fizer, ou que acontecer a gente tem que seguir em frente , sem ficar reclamando, lamuriando. Tive a pouco tempo uma experiência assim. Fui explicar o que tinha me acontecido para um amigo que eu achei de novo nas redes sociais. Fui contar como o meu 2011 tinha sido ruim.por isso não estava entrando na rede. Falei da bursite, da crise de dor cronica que foi medicada errado, achando que a minha dor tinha sido enorme demais. Então, o meu amigo depois de ler o meu relato, começou a me contar a vida dele em 2011. Ele me contou que tinha quebrado o braço de novo, porque foi ajudar um deficiente visual a entrar no metrô com a porta fechando, ele não ouviu os avisos por é deficiente auditivo. A esposa tinha tido cancer , mais de 20 nódulos na perna e por isso teve que  amputar, recebeu uma prótese que não lhe dá segurança. Estava desempregada porque as dores de antes de descobrir os nódulos a faziam faltar de serviço. Meu amigo por não ouvir, teve e tem  que marcar as consultas pessoalmente e por isso, muitas vezes, ele falta ao serviço. Se não bastasse o pai da moça, que a protegia e a defendia, morreu e a mãe junto com a irmã foram lá na casa deles  e bateram na moça porque ela não quis assinar um documento que a prejudicava no processo do inventário do pai. Eu eu me achando a Madre Teresa, Irmã dulce, por ter sofrido dores terríveis e ter sido mal medicada. Fiquei com vergonha de mim, (Shame on me!). Eu fui dura na queda, sobrevivi aos maus tempos. Mas, e o meu amigo?Ele foi duro na queda e mais um monte de coisas.Acho que a gente pode até chorar, o que não precisa é ficar curtindo tristeza, dor , tudo que nos derruba emocionalmente. Tem uma hora ,que a gente tem que engolir o choro, e seguir em frente. A gente tem que levantar e olhar para cima, tem um céu lá. Hoje a gente tem oportunidade de encarar a vida , de fazer o melhor que a gente puder , de crescer, de compartilhar, de receber e se doar. A gente na vida é só agente. A vida é agora !! A gente não pode reclamar de não ter vivido.  Penso como a citação de Fransciso Octaviano:-"Quem passou a vida em brancas nuvens,E em plácido repouso adormeceu,Quem não sentiu o frio da desgraça,Quem passou pela vida e não sofreu,Foi espectro de homem, não foi homem,Só passou pela vida, não viveu."Só nos resta viver de verdade e enfrentar tudo que vier com galhardia, com coragem e fé. Ser duro na queda, não se deixar abater, seguir em frente.   Em crise ,  se  prioriza o que tem que fazer, escolhidas  as prioridades , define o realmente precisa, o que tem mais valor,e vai lá e encara. Isso é  condição ''sine qua non'', para que a gente  firme o pé, se revista da força que vem de DEUS, e aguente o tranco.  .A vida vale a pena quando a gente faz valer.Viva a vida!!
 

domingo, 10 de fevereiro de 2013

LOBO EM PELE DE CORDEIRO... ARTE DE FINGIR SER BOM

Lobo  em pele de cordeiro...O mais próximo que eu cheguei de um cordeiro, foi na geladeira do supermercado.O mais perto que fiquei de um lobo foi no zoológico. Não tenho algum fato que me faça conhecedora desses animais, contato somente por fotografia, ou na história da Chapeuzinho Vermelho. Mas, na vida... ufa!! Como existem pessoas que são como a expressão!!Gente que se faz de bonzinho e depois  dá uma facada nas costas, uma rasteira.Minha mãe pegou uma menina de mais ou menos 12 anos. Ela era muito orfã já tinha passado em várias casas e varios orfanatos e ninguém a queria por perto. Na frente da minha mãe cantava hinos, era uma beata de tão religiosa, como a minha mãe gostava. Mas, era a minha mãe sair que essa menina virava outra, era uma capeta em forma de guria !! Não tinha quem a fizesse fazer o que tinha para ser feito, não tinha quem desse jeito na menina. Eu falava para minha mãe e ela não acreditava.Desrespeitava todo mundo , inclusive a minha avozinha. Um dia, minha mãe saiu deixou a menina comigo , essa menina ficou insuportavel, comigo e com a minha avozinha que foi para casa da vizinha e me deixou sozinha com a menina...Cantando musicas imorais, falando palavrão, fazendo gestos obscenos e ameaçando bater em quem cruzasse seu caminho . Não sei como, eu cheguei na casa da vizinha e deixei a casa por conta dela. Ela quebrava coisas, cantava na maior altura , falava indescencias e destratava quem se aproximasse. Minha mãe demorou muito, quando ela entrou em casa, a menina pensando que era eu agiu como uma louca e ficou super sem graça quando topou com a minha mãe a encarando. Ela uma loba vestida de cordeiro, ainda bem que a máscara caiu, e ela mesma se entregou. Eu já estava com fama de ciumenta, invejosa, por causa dela. Ao se deparar com a cena minha mãe viu que eu estava falando a verdade. E, claro, depois de dar uma bronca na menina e fazer com que ela arrumasse o que bagunçou, deu um jeito de mandar a menina para o lugar de onde ela veio. Pessoas que se fazem passar por boas,tem uma capacidade de envolver as pessoas, de enganar. Uma vez, eu defendi uma moça, fui contra a minha cunhada, disse que isso não podia ser verdade. A moça que a minha mãe estava tinha ajudado com o bebê dela junto,a moça que de vez em quando fazia algum serviço domestico, na casa dos meus pais,  estava roubando. Ela fazia serviço de diarista para mim e o menino ia com ela. Ela mudou da casa dos meus pais, arrumou um marido/homem que  deu um teto para ela Ai, me avisaram que ela roubava e eu nem via.  Precisei que ela fosse comprar algo no supermercado, e ela foi. Fui na despensa e o que eu vejo lá, a bolsa dela aberta com um monte de coisas que ela tinha roubado de mim, a vontade que eu tive foi de chorar de tão indignada por ter sido tão boba Quando ela chegou, ela percebeu que tinha sido descoberta, pediu um emprestimo como eu sempre fazia porque tinha dó. Nesse dia , eu disse que não tinha  e era verdade mesmo, e paguei a ela o dia. Nunca mais ela voltou em minha casa.  Lobo em pele de cordeiro, gente que não  se pode confiar, e que espera sua distração para arrancar qualquer coisa, no caso dela, uma bucha, uma gelatina, e outras miudesas que nem notava que tinha sumido.Quem age como cordeiro sendo lobo, coopera para o nosso bem, porque produz crescimento, marca nossa vida, mesmo  no contra exemplo, aperfeiçoa  nossa capacidade de perdoar, ensina a gente ser melhor, a ter discernimento e sabedoria, com relação as pessoas.  A gente não é um cordeiro , a gente não é santo, mas, acorda todo dia com uma vontade enorme de fazer bem feito, dar o melhor que a gente conseguir.Prefiro ser boba, do que desconfiada. Aprendi de tanto levar na cara, que  até as pessoas muito cruéis, muito infieis, merecem ser tratadas com educação e respeito , ainda que isso seja apenas uma atitude nossa. Aprendi que a gente não precisa de gente assim na nossa vida e que a gente tem mais é que ficar bem longe delas.Vi, num post de uma  amiga na rede social que dizia :- ''Em um mundo de pessoas rasas , mergulhar de cabeça é perigoso." Contra argumentei,Quem não arrisca não petisca!! Ainda vale a vida , acreditar no melhor das pessoas ... Mesmo o mundo cheio de pessoas rasas , a gente encontra gente rara,que tem beleza, conteúdo, profundidade e faz do mergulho um momento inesquecível.E são essas pessoas que a gente tem preservar, porque elas fazem a vida da gente  ser mais vida . A vida é curta demais para que a gente se deixe levar pelo mal.Como diria Angela Ro Ro:- ''Quem dera pudesse , a dor que entristece fazer compreender, os fracos de alma , sem paz e sem calma ajudasse a ver, que a vida é bela e só nos resta viver ." Hoje é tempo da gente não deixar que o mal nos contagie, porque para cada lobo com pele de cordeiro tem um monte de cordeiros legais no rebanho que  olham a gente no olho e veem nosso coração. A vida é agora... A vida é bela... Uma vez, que  a gente , entra na vida não tem opção, Só nos resta viver, aproveitar a viagem. Viva a Vida!!  

sábado, 9 de fevereiro de 2013

PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER ...NEGAÇÃO DA REALIDADE...

Pior cego é o que não quer ver ... Eu por 1 ano maravilhoso, aprendi demais com um amigo deficiente visual que estudou comigo jornalismo . Ele enxergava mais que todo mundo, via as coisas com clareza e rapidez que eu com toda a minha visão não conseguia. Quando penso nessa expressão , penso que tem muita gente que é cega por opção. Muita gente,nega a realidade , nega o que está a olhos vistos. Ás vezes, sem perceber que faz isso , vê uma realidade que não existe, talvez para se defender da que se tem. Não adianta confrontar essas pessoas porque elas não estão preocupadas em mudar, elas querem mudar os outros. Na Maioria das vezes, essas pessoas, só tem um jeito de olhar a vida , que é como o egocentrico faz, apesar de não serem egocentricas. O Egocentrico não consegue ver que o mundo gira para todos e não somente para ele. Ele não consegue ver o outro, a não ser que esse interfira no seu universo, mudando o eixo das coisas dele de lugar. Ele prefere que o mundo todo se desloque a favor dele do que mover a cabeça para ver que no universo existe outros seres. Quem tem um jeito de ser como na expressão só tem o jeito de ver a vida, do seu jeito e esse para ele é o certo. Quem vê diferente dele que é o cego.  O que eu acho, é que a vida  não é uma arena de ideias sempre, que tem gente que não vai mudar sua visão, mesmo que reconheça que a visão do outro está certa ou é melhor . Tem gente que não quer ver além do que ele já viu. Infelizmente, gente assim perde o bom da vida, não relaciona bem com as diferenças. E sem querer ver as muitas cores que existem, passam a vida vendo uma cor só, e muitas vezes preocupado em fazer com que outros vejam o mundo como ele vê. Olhar o mundo sem medo, sem um olhar de dono da verdade,mas, verdadeiro faz da vida mais colorida , mais interessante, mais viva. Parece que eu estou falando de uma coisa psicodélica,mas, só estou aberta para ver a vida, como a vida é. A vida é multicor, cheia de ideias que a gente pode até discordar, sem desrespeitar, sem agredir , meter o dedo no nariz do outro, sem querer mudar o outro pela força. DEUS criou todas as cores, mantem as cores por todo lado, colore até a vida da gente, se ELE estiver nela, é porque ELE quer que a vida seja colorida.A vida é como um Arco-Íris, se a gente quiser ver um, a gente faz até com uma gota d'água.  Se a gente se dispor a colorir a vida e pelo menos tentar ver a vida por um prisma que a monocromatica vida do outro seja respeitada, a gente vai ver a vida com olhos de encantamento,como um aprendiz.Quando a gente vê a vida com olhos de aprendiz, faz dela uma eterna descoberta, e percebe que a vida pode ser bem melhor.A vida é colorida, até um cego pode ver quando ele encara a vida como o meu amigo, de peito aberto, coração a larga , de frente e com muita vontade de viver. A vida é colorida quando a gente abre os olhos do coração e vê que outro é igual a gente, mesmo que seja um ''cabeça dura''rsrs, que seja um cego por opção.  A vida é colorida quando a gente não sente culpa de ver a vida cheia de cor , de ver a vida cheia de vida.Nesse caso, como o poeta Gonzaguinha,"Fico com a pureza da resposta das crianças... É  a vida , é bonita. E é bonita.  Viver e não ter a vergonha de ser feliz... Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz." A vida é mais colorida, quando a gente é a gente de fato e de verdade, respeita a visão do outro, compartilha a Graça de DEUS. A vida é muito mais colorida quando a gente vive intensa e plenamente e acredita que as cores da vida só enxerga quem quer.A vida é multicor, se a gente é simplesmente gente, se a gente busca ser cada dia melhor.Uma forma de colorir a vida é ser fiel ao que se acredita, acredito, que a vida é policromomatica, e vale a pena se a gente faz valer. Acredito tanto nisso, que  muitas vezes, pago para ver, rsrsr Viva a vida!!  

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

DANÇANDO CONFORME A MÚSICA... ADAPTAÇÃO EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS.

Dançando conforme a música...  Dançar, não è uma coisa  que acontece sem esforço. A bailarina, quando faz  sua apresentação passou horas treinando, decorando passos,uma sequencia ritmada, com movimentos milimètricamente pensados.O que aparece è tão leve, tão maravilhoso que a dor que a bailarina sente cada vez que fica nas pontas dos pès, è um momento de prazer intenso e o que era ruim , some diante da beleza da coisa pronta.  Desde que a gente saì da barriga da mãe , a gente se adapta e isso è um processo, às vezes dolorido.A gente sempre està se adaptando, seguindo a mùsica das circunstancias. A gente tem que se adaptar sem corromper, fazendo o certo porque isso tem que ser feito.  Mudança para muita gente, pode ser uma  coisa bem ruim. Depois, que se muda mais de 17 vezes , isso  não è tão complicado. A gente aprende a não guardar tanta coisa e ficar apenas com o necessàrio, a não juntar mais do que se pode carregar num carro. Aprende a não ter nada ''chic'' que possa quebrar porque certamente na mudança vai lascar , vai danificar  quando for transportado. Jà fui para muitos lugares em que não conhecia ninguèm, jà fui para lugares muito diferentes da vida que eu levava em outra cidade. Não adianta a gente mudar de casa e querer que a vida seja igual, porque isso não vai acontecer. Toda mudança, exige uma adapatação, quanto mais ràpido a gente fizer isso , menos sofrido isso vai ser. Se a gente conseguir achar algo positivo naquilo que acontece, mesmo quando nos incomoda, a gente consegue levar melhor a vida. sem tanto peso.A vida è muito curta para que somente o negativo dela seja ressaltado e visto. A vida não espera, não nos resta outra opção, senão viver da melhor maneira, do jeito que dà. A gente tem que viver bem agora. Hoje è sempre o tempo da gente  dançar o mais bonito que a gente puder, fazer o melhor que a gente conseguir. A vida è uma dança que de qualquer jeito  quem està nela tem que seguir a coreografia e atè quem  fica de bobeira, ''dança''. Então, o melhor è viver intensa e plenamente.  Nos" bailes "que a vida dà na gente, sorver cada momento, como se a vida fosse nosso  prato predileto. Se a gente fizer isso, a gente vai suplantar a dor, conseguir  fazer como  a bailarina faz. E assim,  vida vai valer cada pedacinho, cada passo, cada sacrifìcio e mesmo que todo mundo não reconheça, não tem problema.  DEUS que tudo ve , sabe o que vai no nosso coração, conhece nosso pensamento,  sempre espera a gente com um abraço e um aplauso. Viva a vida!!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

NINGUÉM É UMA ILHA... A GENTE PRECISA DE GENTE...

Ninguém é uma Ilha... Tem gente por ai, que acha que se basta. Gente que não enxerga que mesmo que não reconheça, precisa de outra pessoa. Age como criança mimada que quer fazer tudo sozinho , sem saber e  nem dar conta de fazer. Gente que não vive numa montanha, e se isola do mundo. Gente que não quer vínculo para não se envolver com os outros. Gente que participa de rede social e não se sociabiliza. Eremita , ermitão? Talvez!! Quem sabe só seja uma pessoa que não tem aguçada sua afetividade ... O Fato é que nem sempre, gente assim é introvertida, é como gato, não gosta de gente muito perto . Triste é perceber o quanto perde, gente  que não se envolve com gente. Interagir com pessoas,dá trabalho? Dá!! Ás vezes é custoso, é dispendioso em dinheiro , em tempo, é vantajoso e é também cheio de desvantagens, como qualquer relação. A gente precisa sempre dos outros, ninguém consegue se isolar completamente. Para ter comida precisa ir ao restaurante, ao supermercado, e para isso precisa de gente. A gente depende  de outras pessoas mesmo que não se relacione pessoalmente com elas.Quem não quer enxergar isso, que não enxerge. Quem acha que não depende de ninguém, está muuuito enganado. A vida é passa rápido demais,  não vale a pena a gente viver isolado, sem ter experiências( boas e até ruins) com pessoas de todos os jeitos. A gente aprende muito com os outros, e também ensina Cabe a gente ,a decisão de fazer contato com os outros habitantes do planeta. Cabe a gente, dividir, somar, multiplicar com outras gentes a nossa vida, no mundo real e no virtual. . A gente não é uma ilha, a gente é um shopping center em véspera de dia das mães, rsrsr ou seja,é uma pessoa cercada de gente por todos os lados. A vida é agora!! A vida é muito curta  para que a gente não a viva!! Viva a vida!!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

FLOR QUE NÃO SE CHEIRA... GENTE QUE NÃO SE DEVE CONFIAR

Flor não se cheira... Tem uma flor muito fedorenta,pode chegar a 75 kilos e o seu cheiro, nem longe é um perfume. Essa flor está plantada em Inhotim -Mg. Não é dessa flor que essa expressão fala. Flor que não se cheira é uma pessoa em quem não se pode confiar , gente que já provou por suas ações que não tem um  bom caráter.Ás vezes a pessoa é somente diferente do padrão, e fica com a fama de ser flor  que não se cheira. Na escola que estudei tinha muita gente assim, gente que mesmo que não fizesse nada era julgado pela aparencia e pela diferença. Estudei no Colégio Batista Mineiro, quem era rapaz  e era tatuado, tinha cabelo grande , já tinha a má fama. Eu, andava com uma galera assim, andava com os diferentes, os''desajustados'', e nunca os vi como tal. Eles tinham dons que eu queria ter, desenhavam bem, eram criativos e muito inteligentes. Se mexiam com drogas nunca me ofereceram ou usaram na minha frente. No Batista, não podia fumar , não podia ter bebida alcoolica. Como andava com essa turma somente na escola, nunca fizeram mal. Um dia , saí com umas pessoas da igreja que eu frequentava, fomos ao shopping. Nessa época ir ao shopping era um acontecimento chiquérrimo, em Belo Horizonte só tinha esse, era novidade. Estava eu e a turma da Igreja andando pelo shopping e de repente, um rapaz me abraça e me mata de susto . Era o João, um desses diferentes da minha escola.Ele sempre falava que gostava de mim , só porque eu ficava sem graça e para '' variar" fez isso. O povo escandalizou, falaram com a minha mãe e tudo mais. E eu disse que ele era uma boa pessoa, e de novo o João foi julgado como flor que não se cheirava. Nem sempre uma flor que não se cheira é ruim, só tem a fama sem ser nada do que o povo pensa que é. Olha a alcachofra, ela é uma flor que não se cheira, e mesmo assim, tem função de remédio e de alimento. A gente não pode ir pelo que o povo fala, não pode julgar uma pessoa . JESUS, andava com uma turma que era vista como flor que  não cheirava ... A mulher samaritana, a mulher que lavou os pés DELE com perfume, Zaqueu , sem falar em Judas. JESUS sabia que eles precisavam DELE  e por isso antes de julgar, deu a chance a eles de conhecê-lo e eles tiveram as vidas mudadas por JESUS.  A gente  é quem decide quem  a gente quer ser. Se quer espalhar gentileza, boas atitudes, fazer o bem. Isso é ser uma flor que se cheira. Depende da gente decidir. Tem um versículo Bíblico que diz que a gente é o bom perfume de CRISTO. Eu acredito que se gente faz o bem, segue a bíblia e faz o certo porque é o certo a fazer, pode contagiar e espalhar esse perfume bom, assim como JESUS, espalhou. A vida é muito curta para que a gente passe a vida,reclamando da violência, da injustiça. A vida é muito curta para que a gente passe a vida querendo um mundo melhor, querendo a paz. A vida é agora!! O mundo melhor começa quando a gente melhora o nosso mundo. A paz mundial, começa na gente. Se a gente se dispõe a ser instrumento/agente de paz no mundo, de verdade, a ser uma pessoa que pratica o que acredita  e não fica só na falação, a gente percebe que na vida da gente, a gente é só agente. A vida vale a pena e  se a  gente quiser pode  fazer valer  a vida!! Viva a vida !!!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

MURRO EM PONTA DE FACA... SACRIFICIO EM VÃO

Murro em ponta de faca...Vi num programa de  terapia de casal na tv,  um casal que  vivia junto,só  que separado. Ela tinha a vida dela e ele tinha a dele. Chegavam ao cúmulo de ir para o mesmo lugar, na mesma hora cada um em seu carro.Ela sempre tentava investir no relacionamento e ele achava que era perda de tempo. Ele sempre achava que ela era boba em querer estar perto dele e que ficar junto era coisa de gente sem ter o que fazer. No fim do programa, ele nem ligou quando o terapeuta disse que ela estava vivendo aquela relação,sem se relacionar , sofrendo á toa, já que o homem não queria mais ser o par dela na vida.A mulher argumenta que achava que valia a pena porque ela o amava.O terapeuta diz , então, que nada vai mudar, que ela podia ter outra vida e não tinha , simplesmente porque ela não tomava uma atitude .Depois disso, a mulher esperava uma reação do homem com quem legalmente tinha se casado e ele  ouviu e não reagiu. O terapeuta, então sai de cena e deixa os 2 e nada acontece e o programa termina assim, do jeito que começou. Não sei o que esta mulher via nesse homem, porque aquele homem não a via mais. Aliás, nem sei porque  ele ainda morava com ela. Acho que essa mulher é o típico exemplo de dar murro em ponta de faca. Insistir numa situação sem volta , sem retorno, sem troca , um sacrificio em vão. Não faço aqui apologia ao divórcio, á separação. Dei o exemplo porque nesse caso não tinha mais um casamento, uma pessoa só não faz uma relação. Na vida, a  gente tem que saber a hora de sair fora quando não dá mais. Persistir no que nos prejudica ou nos maltrata não é uma decisão das mais sábias. Eu me formei em instrumentação cirurgica, fui trabalhar com uma equipe de angiologia indicada por uma professora. Recém-formada, entrava ás 7 da manhã e não tinha hora de sair. Eram 2 médicos titulares , que quase não operavam , e um residente que operava sempre. Esse residente era muito mal educado,falava de mim, como se eu fosse um ser inferior, na minha frente, dizia que eu lavava os instrumentos muito bem e ria. Durante as cirurgias gritava comigo porque ele ao pegar os instrumentos se furava. Isso acontecia com a outra instrumentadora também,eu já tinha presenciado várias vezes . Então, não era defeito meu. Verdade é que eu achava que devia ficar nessa situação insuportável, achava que eu me firmaria como instrumentadora. Só que numa cirurgia, ele berrou comigo e me destratou e eu não deixo ninguém gritar comigo. Fiz meu trabalho naquela cirurgia, a paciente não tinha culpa de nada. Quando acabou, eu lavei tudo e disse que eu ia embora e ele disse que não ia dar referencias de mim e ainda disse que isso de deixar a equipe assim não era cristão. Eu nem respondi. Saí daquela situação, que não me fazia bem, tirei meu time de campo. Quem dá murro em ponta de faca muitas vezes se acostuma com a dor  de tanto esmurrar a faca. Certeza é que quem dá murro em ponta de faca, sempre sai machucado. Sair de um emprego em que o ambiente não está bom,ou de uma situação que é incomoda, depende da nossa atitude. A gente tem que pensar que a vida é curta demais e a gente precisa de qualidade de vida. Não adianta nada ter um emprego em que se perdeu a paixão, um emprego que detona com a saude. Avaliar, pesar bem e  decidir o que fazer, se vale a pena todo o sacrificio, se vale a pena viver sem ter vida pessoal.  Tem coisas que a gente faz por obrigação, a gente pode fazer isso  unindo o útil ao agradável, e  o que tem que ser feito se torna mais prazeroso. A vida é agora!! Fazer o que tem que ser feito , fazer o bem , fazer o certo  e bem feito, com mais positividade, com mais paixão, é ir em direção contrária ao murro em ponta de faca. É fazer a vida mais saudável e mais feliz. A distâcia entre a realidade e a possibiblidade, o ideal e o real, é somente a mudança de atitude. Isso é dificil, não é impossível.A vida é muito breve, muito curta para que a gente viva sem apreciar a estadia . Nem tudo é festa, mas, também não precisa ser castigo.A gente tem que fazer a vida mais leve antes que a vida nos leve! Viva a vida!!