domingo, 28 de abril de 2013

SE CAIR DO CHÃO NÃO PASSA... , APRENDIZADO ... SUPERAÇÃO ... ENFRENTAR A VIDA ...

Se cair do chão não passa... Quando eu era criança , era muito bobinha. Não tinha a esperteza que  muitas crianças na minha idade tinham. Era motivo de chacota, de riso e me faziam de boba ou de mais boba sempre. Tinha uma colega, que eu achava que era amiga, ela era mais velha que eu,quase um ano. Ela vivia e convivia com adultos, era filha de pais separados, morava nos fundos da casa do avô . E , no mesmo quintal, tinha um outro barração que tinha inquilinos do avô dela. Essa menina, tinha muito mais malícia que eu, era filha temporona, rapa de tacho, caçulinha, o xodozinho da casa.  Eu morava perto da casa dela, num barracão dos fundos, com entrada independente. Frequentávamos a mesma igreja, a mesma escola, e quase tudo faziamos juntas. Nossa relação sempre foi , ela mandando e eu obedecendo. Engraçado, que só agora depois de quase quarenta anos que eu vejo o quanto eu dediquei a ela e ela nunca correspondeu de verdade, crescidas, ainda mantivemos contato e foi do mesmo jeito, até que eu cansei das coisas que ela aprontava e parei de procurar. Então, a vida tratou de separar a gente cada uma para um lado. Hoje, moramos relativamente perto, cidades vizinhas , mas ,eu me recuso a procurar essa pessoa. Gato escaldado tem medo de água fria.Depois desta apresentação... Essa coleguinha ,um dia me mandou subir num banco de alvenaria , lógico, evidente , eu subi. Ela não se deu por satisfeita , estendeu os braços para mim e disse: Pula, pula, que eu te seguro, pula, se cair do chão não passa. Eu sem pestanejar, sem pensar, sem me questionar,  pulei me atirei para os braços dela , a menina , tirou o corpo fora , caí, me estatelei no chão, ralei o meu nariz , meu rosto ficou inchado. E a coleguinha caiu na gargalhada.Eu, fiquei sem entender , como uma pessoa podia fazer isso com a outra sabendo que  a outra é uma bobona como eu era, mentir , se esquivar e rir da minha cara. Na época eu ainda a justifiquei , achando que ela não me pegou porque não aguentou meu peso. Hoje ,eu vejo que eu pulei porque no meu mundo, pessoas não mentiam, enganavam , riam das outras  , apesar de acontecer comigo o tempo todo.No chão cimentado do Instituto Educacional Mineiro, ficou a mancha do meu sangue, ficou meu DNA, de menina tonta que acreditava que o mundo era como ela, puro e ingênuo. Só hoje , depois de tanto tempo que eu posso analisar e ver o quanto essa pessoa abusou da minha confiança idiota. Ainda sou bobona de um jeito mais desconfiado, de um jeito que aprende com o que acontece , de um jeito que não julga, que ainda se entrega, que dá chances, que justifica, que não se atira nos braços de quem pede para pular, e sim nos braços que me seguram , me abraçam, me entendem e me protegem de gente aproveitadora. Hoje , como naquela época ainda acredito no melhor das pessoas, porém, perto de mim, quero gente que me aceite como eu sou, que me valorize, que não se aproveite da minha ingenuidade, do meu jeito simplório de ser.Hoje, mais do que nunca, eu sei escolher melhor quem eu chamo de amiga, sei reconhecer gente que só quer  abusar . Hoje, mais do que nunca , aprendi a lição, que eu literalmente vivenciei, porque DEUS, não me desamparou, não desitiu, ele vê tudo e me defende , se eu caio , ele me levanta. Aprendi, sim, a dura penas, literalmente, aos 7 anos,  que se eu cair do chão não passo.A vida é agora!! Hoje é o tempo de aprender que cair impulsiona a gente a seguir em frente, criar forças ,criar asas para enfrentar o que acontecer. Hoje é tempo de perceber que mesmo caindo, vida é bela e só nos resta viver .  VIva a Vida!!  

Um comentário: